Gerente: Dionei Fábio Buske
Núcleo de Suporte ao Usuário: Marlo Jorge da Costa (até 17/04/2017)
Núcleo de Redes e Banco de Dados: Maiquel Jerson Franco Fridhein
Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas: Lucas Gerhardt
A Coordenadoria de Informática realizou em 2017 um conjunto de ações que permitiram qualificar as atividades da Instituição, garantindo implementação de novos serviços com tecnologias atualizadas, levando em questão a performance e segurança da informação.
Foi efetuada a migração de todas as contas de e-mail de funcionários e professores para a plataforma em nuvem do Microsoft Office 365, permitindo a atualização tecnológica e crescimento do armazenamento nas caixas de e-mail, também habilitando todos os aplicativos Office na Nuvem para uso de toda a comunidade Acadêmica, envolvendo mais de 10.000 usuários. Foi adquirido um laboratório de informática de 30 computadores para o Campus Santa Rosa e 250 CPU´s DELL seminovas para troca de computadores defasados em setores administrativos de todos os Campi da Instituição.
No ano de 2017, no que se refere aos Sistemas que atendem a Instituição, o Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas desenvolveu uma série de projetos, entre eles: Reescrita do Sistema de Emissão de Certificados, passando a ser eletrônica, sem a impressão física dos mesmos; foi desenvolvido uma nova sistemática para Trancamento de matrícula e ajuste de matrícula, direcionando processos, onde as etapas e regras estão pré-definidas e são executadas automaticamente conforme execução da atividades; implantação da Loja Virtual da Editora, para disponibilização do acervo e venda online ; Redefinição e ajuste no Sistema de Provas EaD e Extemporâneas; Desenvolvimento do Sistema para Digitalização de documentos de estudantes e acesso dos mesmos via Sistema posteriormente; desenvolvimento do novo Sistema de Gestão de Tempos Docentes. Desenvolvimento do Aplicativo mobile para os estudantes.
Segue a descrição mais detalhada das diversas atividades que foram desenvolvidas pelos Núcleos desta Coordenadoria.
NDS - NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
O ano de 2017 foi um dos mais produtivos do Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas, sendo marcado pelo trabalho em 24 diferentes projetos de software.
Fruto da reestruturação tecnológica, da mudança na forma de trabalho e da organização das atividades em forma de projetos com prioridades definidas pela instituição e divididos em três ciclos trimestrais, o resultado positivo deste ano trouxe importantes avanços na organização dos processos institucionais na forma de processos eletrônicos. A exemplo do Processo de Trancamento de Curso, implementado nesse formato durante o ano, também foram reescritos os processos de Cancelamento e Ajuste de Matrícula, a elaboração de Provas Extemporâneas e a seleção de Bolsistas para projetos de pesquisa e de extensão.
Outros projetos desafiadores no ano foram a implementação da Loja Virtual da Editora Unijuí e a consolidação do Módulo GED (Gestão Eletrônica de Documentos) que passou a ser a base de armazenamento de documentos digitalizados já sendo utilizada neste ano para a emissão eletrônica de certificados de participação em eventos na instituição. Também neste ano, definiu-se a conclusão e a entrega de importantes projetos institucionais como a GDD e o Aplicativo Institucional Mobile.
Na base estrutural do sistema, o ano foi marcado pelo avanço na utilização da nova camada de processamento de regras de negócio, onde também foram feitas melhorias e ampliações consideráveis, que serão utilizadas a partir do próximo ano, ampliando cada vez mais as possibilidades de integração entre os sistemas e automatização de processos.
Também continuando com a proposta iniciada em 2014, o atendimento das demandas diárias continuou sendo alvo de olhar criterioso, sempre buscando a resolução dos problemas de forma permanente. No ano de 2017, teve-se um total de 1.265 chamados abertos ao NDS, 4,2% acima do número de chamados de 2016, que totalizou1.214 chamados, contra 1.852 em 2015 e 2.285 chamados em 2014.
Dentre as principais atividades do NDS durante o ano de 2017, pode-se destacar:
- Implantação de novo sistema de emissão de Certificados, que passou a ser com emissão eletrônica dos certificados de eventos, cursos de extensão e demais certificados emitidos, não é mais necessária a impressão dos mesmos, pois é gerado um código de validação do certificado que pode ser acessado pelo usuário via portal;
- Revisão de módulo de almoxarifado no que se refere a pedidos e estoque, que passou a permitir execução e baixa parcial de pedidos das unidades, permitindo um controle mais detalhado dos mesmos e posição mais exata do estoque;
- Desenvolvido módulo, via Web, para permitir o trancamento de matrícula de forma mais automática, criando um fluxo de processos que determina as etapas e ações necessárias na tarefa, sem necessidade de acesso a várias aplicações;
- Desenvolvido novo sistema para criação de uma loja virtual para a Editora Unijuí, que contempla todo processo, desde o pedido do usuário até o pagamento do item adquirido, este sistema também poderá ser usado em outras necessidades de lojas virtuais futuras que venham a ser necessárias;
- Criado aplicação no SIE para controle dos depósitos de Fundo de Garantia parcelados junto à Caixa Federal, a fim de ser mais fácil o controle destes itens;
- Implementação do módulo de Farmácia e Dispensação de Medicamentos, do Sistema do Hospital Veterinário, para controlar o uso de materiais e a dispensação de medicamentos em cada atendimento realizado pelo Hospital;
- Revisão dos módulos do Sistema do Hospital Veterinário, realizando ajustes em procedimentos que foram melhorados, implementação de relatórios novos e emissão automatizada de documentos dos atendimentos, visando melhor atender a rotina do Hospital;
- Conclusão do sistema de controle de provas EaD, possibilitando a elaboração online e organização via sistema das provas, contemplando também as provas extemporâneas da Graduação Presencial;
- Desenvolvimento do fluxo para a seleção de Orientadores e Bolsistas dos projetos de pesquisa e de extensão da Instituição, permitindo a tramitação completa da seleção de bolsistas desde a divulgação do edital de vagas até o cadastro das bolsas;
- Desenvolvimento dos relatórios necessários à Controladoria, sendo eles o DVA e DFC;
- Efetuado o desenvolvimento de funcionalidades e aplicações para contemplar as exigências do e-Social, este desenvolvimento terá prosseguimento em 2018, até a efetiva necessidade de entrega de dados ao governo;
- Desenvolvidas as regras, aplicações e relatório para implementação da nova Gestão de Tempos Docentes (GDD), basicamente no primeiro semestre de 2017, e teve ajustes a pedido da direção no decorrer do segundo semestre;
- Reformulação do Site da EFA, melhorando o visual e efetuando ajustes na estrutura de dados do Site;
- Iniciado o desenvolvimento de um novo intermediador de pagamentos para a Loja Virtual da Editora e todos os pagamentos feitos via cartão no Site da Universidade, este será entregue em março/2018;
- Desenvolvimento de novo Sistema para contemplar o novo CREDIUNIJUÍ, que entrou em execução para os vestibulandos 2018, possibilitando o cadastro dos contratos, geração da bolsa, gestão das cobranças e suas parcelas;
- Iniciado desenvolvimento de novo sistema de alocação de Salas de Aulas e docentes, com base na oferta de disciplinas do semestre;
- Desenvolvido sistema para digitalização dos documentos dos estudantes vestibulandos, o sistema entrou em operação para os vestibulandos do vestibular de verão 2018, não ficando mais retidos documentos dos estudantes, ficando apenas a documentação digital;
- Reformulado o Sistema para controle de filas, a fim de uso para futuros eventos que necessitem implementar filas para eventos Institucionais;
- Desenvolvimento do Aplicativo institucional para sistemas ANDROID, com foco em funcionalidades para os estudantes, em sua primeira versão. O Sistema deve ser implementado no primeiro semestre de 2018.
NRBD - NÚCLEO DE REDES E BANCO DE DADOS
Período Janeiro/2017
- Atualização da chave de validação do SAS;
- Implementação do Office 365;
- Acompanhamento de obras realizadas no período de férias coletivas;
- Erro no disco número 9 do Storage de Backup;
- Troca de equipamentos na Unicasa;
- Atendimentos telefônicos.
Período Fevereiro/2017
- Reforma no terceiro andar da Sede acadêmica;
- Primeiras migrações para Office 365;
- Transmissão de evento para o DEAg;
- Troca de servidor APTESTE;
- Atividades de rotina do Núcleo.
Período Março/2017
- Migração dos Setores Administrativos para o Portal Office 365;
- Migração dos Departamentos para o Portal Office 365;
- Manutenção nas contas de e-mail administrativas;
- Remoção de algumas contas de ex-funcionários;
- Problema no servidor de e-mail dos Estudantes;
- Ajustes rede WiFi Santa Rosa;
- Atividades de rotina do Núcleo.
Período Abril/2017
- Mudança do Net Search para o Text Search em ambiente PROD;
- Manutenção do Nobreak sala da central Biblioteca;
- Ajuste do Rack da central Biblioteca;
- Ajuste do Rack da Reitoria;
- Ligação por fibra para a CMKT, Reitoria, Secretaria Acadêmica e Salas de Estudos;
- Ajuste no AD nas O.Us de estudantes com matrículas ativas;
- Remoção dos APs Ruckus do campus Ijuí (COINF, Salão Azul 3 NDS), com repasse para Santa Rosa;
- Atividades de rotina do Núcleo.
Período Maio/2017
- Problema na rede WiFi Santa Rosa;
- Participação em evento do ForTI;
- Remoção de Swtich de Ijuí para serem enviados a Santa Rosa;
- Substituição da Central Telefônica de Ijuí;
- Atualização do Certificado do www.unijui.edu.br.
Período Junho/2017
- Problema com raio em Panambi, com queima de equipamentos;
- Queima do servidor DCPAN;
- Compra e troca do novo servidor para ser o DCSR;
- Troca do servidor DCPAN por uma máquina realocada de Ijuí;
- Virtualização do servidor Monitor2.
Período Julho/2017
- Realizado upgrade do servidor;
- Realizada a troca da parte elétrica da sala de Servidores;
- Passagem de Fibra para o Almox;
- Passagem de Fibra para o novo Auditório;
- Criação do Servidor para inventário de Hardware.
Período Agosto/2017
- Problema com envio de e-mail por envio de SPAM;
- Problemas de trancamento do SIE;
- Troca de Switches em Santa Rosa e ligação de up-links por Fibras;
- Disponibilização do Office 365 para estudantes;
- Atividades diárias do Núcleo.
Período Setembro/2017
- Rompimento da fibra do Almoxarifado Ijuí;
- Implementação de VLAN para WiFi em Santa Rosa;
- Instalação dos equipamentos de rede sem fio em Santa Rosa;
- Mudança no método de autenticação para 802.1x em todos os campi;
- Correções no método de autenticação, criação de certificado;
- Implementação de Rede WiFi no DCEEng.
Período Outubro/2017
- Criação de máquinas virtuais REST1, REST2 e RESTGW;
- Auditoria Externa;
- Trocas de equipamentos por queima em Santa Rosa;
- Instalação de equipamentos Ruckus com rede Visitante em Ijuí.
NSU - NÚCLEO DE SUPORTE AO USUÁRIO
Período Janeiro/2017
- Atendimento de 142 Chamados de Suporte;
- Montagem de estrutura para o Vestibular Mais no Salão Azul;
- Preparação dos laboratórios de Informática para o início das Aulas.
Período Fevereiro/2017
- Atendimento de 355 Chamados de Suporte;
- Retirada da Estrutura de Matrículas e devolução do laboratório.
Período Março/2017
- Atendimento de 480 Chamados de Suporte;
- Suporte aos usuários relativo a migração do e-mail para a Nuvem Microsoft.
Período Abril/2017
- Atendimento de 375 Chamados de Suporte.
Período Maio/2017
- Atendimento de 619 Chamados de Suporte.
Período Junho/2017
- Atendimento de 589 Chamados de Suporte;
- Montagem de estrutura no Salão Azul para o processo de Matrículas.
Período Julho/2017
- Atendimento de 459 Chamados de Suporte.
Período Agosto/2017
- Atendimento de 639 Chamados de Suporte;
- Iniciada a Troca de CPU velhas por CPU´s DELL Semi-novas;
- Troca do laboratório K6/7 por CPU´s DELL semi-novas.
Período Setembro/2017
- Atendimento de 607 Chamados de Suporte.
Período Outubro/2017
- Atendimento de 663 Chamados de Suporte;
- Retirada de CPU´s velhas e colocação de CPU´s DELL em Setores administrativos.
Período Novembro/2017
- Atendimento de 584 Chamados de Suporte;
- Troca de CPU´s DELL em Setores Administrativos.
Período Dezembro/2017
- Atendimento de 454 Chamados de Suporte;
- Instalação de novas imagens de software nos laboratórios do Prédio K, Campus Ijuí;
- Montagem da Estrutura para o Vestibular 2018, no Prédio D e Biblioteca;
- Montagem da Central de matrículas no Salão Azul;
- Revisão e descarte de computadores velhos, mantendo somente os possíveis de realocação e peças úteis para uso em outros computadores.