Coordenadoria de Recursos Humanos – CRH

Download .doc Download .pdf
Voltar

Gerente: José Luís Bressam

Chefe do Núcleo de Administração de Recursos Humanos: Nelite Aimi Monteiro

Chefe do Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos: José Luís Bressam

A Coordenadoria de Recursos Humanos, como órgão administrativo da FIDENE, tem pautado sua atuação na construção das condições necessárias para a provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoramento de recursos humanos. A Coordenadoria está estruturada no Núcleo de Administração de Recursos Humanos, no Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos e no SESMT - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. Também está vinculado a Coordenadoria o SAS - Serviço de Atendimento em Saúde.

O Núcleo de Administração de Recursos Humanos - NARH foca suas ações no atendimento das questões trabalhistas legais e na gestão dos benefícios sociais estendidos a todos os funcionários da FIDENE. Neste sentido, no ano de 2016, reforçou o trabalho de interação com as unidades institucionais, visando o esclarecimento dos aspectos legais que precisam ser observados nas relações trabalhistas, capacitando os gestores da Instituição nestes aspectos e evitando problemas na esfera judicial no futuro, bem como fez vários encaminhamentos com vista a implantação do programa do governo federal denominado e-Social. Junto a este Núcleo tem funcionado o Gabinete Odontológico, onde profissionais têm atuado prestando serviços odontológicos aos técnicos-administrativos e seus familiares que aderiram ao Plano Odontológico Institucional.

O Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos - NDRH atua no recrutamento, seleção, desenvolvimento e na capacitação profissional. Desenvolve ações na identificação de potencialidades, bem como na inserção ao universo FIDENE e suas mantidas, na integração de pessoas visando comprometê-las com o Projeto Institucional. O Processo de Formação Continuada dos Técnicos e Gestores foi desenvolvido com a perspectiva de contribuir para o desenvolvimento do quadro funcional da instituição, sendo que com a implantação do Programa APRIMORA estas atividades aumentaram substantivamente em termos de horas de formação. Foi também implementada a quinta turma do programa de aprendizagem para jovens aprendizes.

Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT têm atuado na promoção da saúde, da segurança e da qualidade de vida dos funcionários da Instituição. Constituído por uma equipe multidisciplinar de profissionais de diferentes áreas, que trabalham em conjunto, possibilitando desenvolver diversas ações de promoção, prevenção e proteção da saúde dos trabalhadores.

O SAS – Serviço de Atendimento em Saúde compreende a Sala de Vacina da instituição, juntamente com os serviços referentes ao atendimento de estudantes e demais membros da comunidade acadêmica nos aspectos relacionados a primeiros socorros, procedimentos ambulatoriais e pré-hospitalar no âmbito do campus Ijuí.

A Coordenadoria de Recursos Humanos interagiu permanentemente com as chefias e técnicos-administrativos e de apoio visando uma adequada gestão de pessoas.

GERÊNCIA DA COORDENADORIA

Principais Atividades Desenvolvidas:

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS E OUTRAS ATIVIDADES (Seminários, Cursos, Treinamentos, Exposições, Feiras, etc.)

EVENTO/ATIVIDADE TIPO Nº DE PARTICIPANTES PROMOÇÃO/LOCAL CARGA HORÁRIA
5ª Jornada Virtual de Liderança 2016 O 1 Rh.com 10h
Congresso Virtual de Recursos Humanos - 10º ConviRH O 1 Rh.com 20h
Fórum do P.O.D.E O 1 UNIJUÍ 16h
Fórum de Gerentes O 1 UNIJUÍ 3h

TIPO: S – SeminárioC – Curso T – TreinamentoO – Outros

NÚCLEO DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Principais atividades desenvolvidas:

Atualmente a FIDENE conta, em seu quadro profissional, com pessoas distribuídas nas categorias docente, técnico-administrativo e de apoio, jovens aprendizes e estagiários remunerados.

 

Quadro 1 – Professores por titulação nas Mantidas UNIJUÍ e EFA

Titulação Mantida PHd Doutor Mestre Especialista Graduado Total %
UNIJUÍ 02 124 261 35 00 422 91,54
EFA 00 00 07 18 14 39 8,46
Total FIDENE 02 124 268 53 14 461 100,00

 

O Quadro 1 apresenta o número de professores por titulação, alocados nas Mantidas UNIJUÍ e EFA. Comparativamente ao ano de 2015 houve um aumento de 11,42% no número de docentes da Mantida EFA e na Mantida UNIJUÍ houve uma diminuição de 2,08% no contingente de docentes.

Quadro 2 - Situação funcional dos Professores por Regime de Trabalho da UNIJUÍ

Regime de Trabalho Ativos Afastados TOTAL
TI 40 Horas 164 05 169
TP 36 Horas 04 00 04
TP 32 Horas 41 00 41
TP 30 Horas 13 02 15
TP 28 Horas 05 00 05
TP 24 Horas 14 00 14
TP 20 Horas 23 02 25
TP 16 Horas 02 00 02
TP 10 Horas 34 00 34
Hora Aula 113 00 113
TOTAL 413 09 422

O Quadro 2 demonstra a situação funcional dos professores da Mantida UNIJUÍ tendo como comparativo o regime de trabalho dos docentes. Já os Docentes da Mantida EFA estão distribuídos da seguinte forma, tendo por base o regime de trabalho:

Quadro 3 - Situação funcional dos Professores por Regime de Trabalho da EFA

Regime de Trabalho Ativos Afastados TOTAL
Hora Aula 26 01 27
TP Parcial 11 01 12
TOTAL 37 02 39

Quadro 4 – Técnicos-Administrativos e de Apoio por Mantida

Mantida Ativos Afastados TOTAL
FIDENE 08 00 08
UNIJUÍ 656 21 677
MUSEU 11 01 12
EFA 07 00 07
RTVE 13 00 13
TOTAL 695 22 717

No ano de 2016 o quadro dos Técnicos-Administrativos e de Apoio aumentou em relação ao ano de 2015, em 0,83%.

Quadro 5 - Admissões e Demissões no ano de 2016

Mês TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS DOCENTES
Admissões Demissões Admissões Demissões
Janeiro 5 3 0 1
Fevereiro 3 8 21 12
Março 11 9 3 3
Abril 19 3 2 1
Maio 5 7 2 0
Junho 5 56 0 1
Julho 13 3 6 16
Agosto 10 1 4 4
Setembro 30 6 3 1
Outubro 5 2 0 0
Novembro 5 7 0 1
Dezembro 6 5 0 6
TOTAL 117 110 41 46

Este quadro demonstra, por categoria funcional, o nível de turnover (fluxo de entradas e saídas de pessoal) registrado no ano de 2016.

Quadro 6 - Banco de Horas dos Técnicos-Administrativos e de Apoio

Semestre Horas Extras Horas Extras Total
50% 100%
1º/2016 1.901,69 1.827,74 3.729,43
2º/2016 1.386,12 1.215,81 2.601,93
TOTAIS 3.287,81 3.043,55 6.331,36

O quadro 6 demonstra o número de horas extras registradas no decorrer do ano a cada fechamento semestral. O banco de horas é um regime de compensações de horário mediante sistema de créditos e débitos de horas trabalhadas, instituído pela Instituição para o controle de horas trabalhadas pelo pessoal técnico-administrativo e de apoio da FIDENE, estabelecido no dissídio coletivo da categoria funcional. Destaca-se, ainda, que o período de cada semestre vai de 16/04/2016 a 15/10/2016 (1º semestre) e 16/10/2016 a 15/04/2017 (2º semestre) e que os números do 2º semestre referem-se apenas a um fechamento parcial até 15/12/2016.

 

Quadro 7 – Funcionários/Estagiários por Categoria Funcional e Gênero

QUADRO FUCIONAL - HOMENS E MULHERES
Docentes Homens 213
Docentes Mulheres 248
Subtotal 461
Administrativos Homens 289
Administrativos Mulheres 248
Subtotal 717
Estagiários Homens 18
Estagiárias Mulheres 47
Subtotal 65
TOTAL 1.243

O quadro 7 apresenta a distribuição dos colaboradores por categoria funcional e por gênero.

Quadro 8 - Demonstrativo total dos gastos com pessoal da FIDENE

Mês Gasto Bruto com Encargos
Janeiro R$ 7.355.256,52
Fevereiro R$ 5.770.188,91
Março R$ 6.117.736,54
Abril R$ 6.223.119,69
Maio R$ 6.353.975,01
Junho R$ 6.345.740,10
Julho R$ 6.706.076,63
Agosto R$ 6.386.378,66
Setembro R$ 6.238.801,98
Outubro R$ 6.347.815,15
Novembro R$ 6.298.541,27
Dezembro R$ 6.374.595,10

O quadro 8 traz a evolução financeira com gastos de pessoal praticados pela Instituição no ano de 2016, considerado o percentual de 20,67% com encargos sociais.

 

Quadro 9 - Número de funcionários por tempo de serviço

Tempo de Serviço 2016 2015 2014 2013 2012 2011 2010 2009 2008 2007 2006
Até 3 anos 362 464 383 309 286 291 306 275 192 190 293
De 3 a 7 anos 228 135 202 189 157 138 150 189 227 359 366
De 8 a 11 anos 111 76 89 103 123 149 147 181 215 223 248
De 12 a 21 anos 265 280 287 298 320 316 328 326 343 364 312
De 22 a 31 anos 161 173 136 132 134 118 109 102 94 70 72
Mais de 32 anos 51 49 45 40 40 39 36 31 30 16 09
TOTAL 1.178 1.177 1.142 1.071 1.060 1.051 1.076 1.104 1.101 1.222 1.300

O quadro 9 apresenta o tempo de serviço dos funcionários na instituição ao longo dos anos.

Quadro 10 - Atendimentos Odontológicos mensais

Mês Número de Consultas
Janeiro 34
Fevereiro 142
Março 174
Abril 136
Maio 150
Junho 174
Julho 159
Agosto 159
Setembro 161
Outubro 155
Novembro 179
Dezembro 180
TOTAL 1.803

O quadro 10 demonstra o número mensal de atendimentos efetuados pelo gabinete odontológico. Salienta-se que este serviço integra o rol de benefícios sociais oferecidos aos colaboradores da FIDENE e é regido por um Plano Odontológico Próprio, mediante contribuição mensal.

Atualmente, o plano tem a adesão de 392 técnicos-administrativos e de apoio denominados titulares e 145 dependentes.

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS E OUTRAS ATIVIDADES (Seminários, Cursos, Treinamentos, Exposições, Feiras, etc.)

EVENTO/ATIVIDADE TIPO NÚMERO DE PARTICIPANTES PROMOÇÃO/LOCAL CARGA HORÁRIA
E-Social – Nova versão 2.2. -  conferência online chamada WebEx C 2 Online IOB 2 horas
5ª Jornada Virtual de Liderança T 1 W/D Treinamento 10 horas

TIPO: S – SeminárioC – Curso    T – TreinamentoO – OutrosP – Palestras

NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS

Neste ano foi realizado o fechamento do primeiro ciclo do Programa APRIMORA, o qual visa integrar as diferentes práticas de Recursos Humanos, especialmente em cinco itens: a) avaliação de desempenho; b) participação em momentos de formação e autodesenvolvimento; c) assiduidade ao trabalho; d) participação em eventos institucionais; e) atingimento de metas institucionais elencadas no planejamento estratégico. O técnico-administrativo, ao se envolver nestas cinco dimensões, recebe pontos os quais resultam em premiação ao final de cada ciclo do programa, ao final de um ano.

Esta pontuação consiste em:

Soma-se a pontuação de todos os itens de cada técnico, gerando a porcentagem do bônus: até 31 pontos (0%). De 32 a 38 pontos (12%). De 39 a 45 pontos (14%). Acima de 46 pontos (17).

A partir daí o fechamento do Programa apresentou os seguintes resultados: 655 técnicos participaram do ciclo de julho 2015 a junho 2016. Destes, 208 atingiram menos de 31 pontos, ou seja, 31,7% dos avaliados; 98 atingiram entre 32 a 38 pontos; ou seja, 14,96%; 130 atingiram 39 a 45 pontos, ou seja, 19,84%; e 219 atingiram acima de 45 pontos, o que representa 33,43% dos técnicos envolvidos no projeto.

Com a introdução do Programa Aprimora, pôde-se apurar o aumento significativo nas horas de formação/autodesenvolvimento, ou seja, passou-se de 2.185 em 2015 para 4.653 em 2016. Destas, obteve-se número considerável de atividades, as quais se denominam de autodesenvolvimento, quando o técnico-administrativo realiza sua formação em atividade que não foi ofertada diretamente pela instituição, apresentando o certificado de participação e validado a pontuação para o Programa Aprimora. Para que este certificado seja validado, é necessário estar dentro do período do ciclo e ser assunto relacionado à área de atuação do técnico dentro da Instituição ou sobre postura comportamental de modo geral (atendimento, ética, sustentabilidade).

Nas ações de formação, capacitação e desenvolvimento de pessoas, destaca-se o foco nas questões técnicas e comportamentais no que se refere à preparação para o trabalho, aquisição de novos conhecimentos, habilidades e atitudes para a permanência na função atual, bem como para a apropriação de novas atividades, funções e papéis fomentando sempre o profissionalismo, o relacionamento interpessoal, o trabalho em equipe e a qualificação para o atendimento ao público.

Obteve-se também positiva participação e envolvimento de grande parte dos técnicos nas ações e eventos institucionais. Aumento significativo de participações como ouvintes, bem como, organização e atuação efetiva.

Neste sentido, destaca-se o trabalho de preparação e constituição de equipes institucionais como fiscais e atendentes nas matrículas, assim como, fiscais de outras provas institucionais, e também para a prestação de serviço como fiscais em concursos externos.

Salienta-se, também, que o NDRH, através de alguns de seus integrantes, teve participação no conselho do programa SINERGIA e, por consequência, atuação nas diferentes atividades realizadas pelo programa, tais como: Dia do Amigo, Momento Campeiro, Dia da Criança, Outubro Rosa e Novembro Azul.

Dentre outros trabalhos realizados pelo NDRH, no ano de 2016, pode se destacar o quinto grupo do Programa Jovem Aprendiz, oportunizando a 27 jovens sua primeira experiência no mercado de trabalho, sendo que os jovens iniciaram em agosto a capacitação teórica que totaliza 480 horas ministradas pelo SENAC, o qual é parceiro no processo de qualificação dos aprendizes. A parte prática totaliza 620 horas de atividades em diferentes setores da instituição. Neste grupo, o programa acontece da seguinte forma: aulas teóricas e de atividades práticas na instituição em períodos intercalados. Salienta-se que os jovens iniciaram em agosto de 2016 e terminarão o programa em setembro de 2017. Neste processo foram capacitados vinte e três aprendizes no campus Ijuí, três no campus Santa Rosa e um no campus Três Passos. O programa tem propiciado a inclusão social destes jovens no ambiente empresarial, proporcionando a eles crescimento técnico e comportamental. Tem-se adotado como política institucional a contratação de jovens aprendizes ao final do programa como forma de valorizar o programa, bem como utilizar o potencial desenvolvido junto aos aprendizes.

Neste ano de 2016, não foi realizada a avaliação com a ferramenta, pois a mesma foi inserida num contexto mais amplo, ou seja, como um dos cinco itens do Aprimora (citado acima), neste sentido, a avaliação acontecerá em 2017, mas será referente ao trabalho realizado 2016.

Com base nos anos anteriores foram realizadas adaptações em sua processualidade, mas agora com as revisões dos Mapas de Competências, incorporando os elementos necessários para o aperfeiçoamento do trabalho, clareando as responsabilidades e atividades de cada função.

A Tabela 1 apresenta as capacitações realizadas pelo Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos em conjunto com outras unidades institucionais, com a respectiva carga horária e número de participantes e a Tabela 2 apresenta os Eventos Institucionais.

Tabela 1 - Capacitações realizadas pelo Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos em conjunto com outras unidades institucionais

CURSO COM APOIO/EXTERNO CARGA HORÁRIA INSCRITOS INSCRITOS PRESENTES
Mês da Mulher: Oficina - Avaliação da pele e hidratação Apoio Institucional 0,5 10 8
Mês da Mulher: Oficina - Você sabe escolher seu hidratante? Apoio Institucional 0,5 3 3
Mês da Mulher: Oficina - Conhecendo os rótulos dos alimentos Apoio Institucional 0,5 7 7
Mês da Mulher: Oficina - Meu lanche é saudável? Apoio Institucional 0,5 10 5
Mês da Mulher: Oficina - Intimidade: como posso me cuidar? Apoio Institucional 0,5 11 8
Mês da Mulher: Oficina - Intimidade: como posso me cuidar? Apoio Institucional 0,5 14 8
Mês da Mulher: Oficina - Avaliação da pele e hidratação Apoio Institucional 0,5 15 14
Mês da Mulher: Oficina - Você sabe escolher seu hidratante? Apoio Institucional 0,5 8 7
Mês da Mulher: Oficina - Intimidade: Como posso me cuidar? Apoio Institucional 0,5 10 6
Mês da Mulher: Oficina - Intimidade: Como posso me cuidar? Apoio Institucional 0,5 10 5
Mês da Mulher: Oficina - Você sabe escolher seu hidratante? Apoio Institucional 0,5 11 11
Mês da Mulher: Oficina - Você sabe escolher seu hidratante? Apoio Institucional 0,5 10 7
Mês da Mulher: Oficina - Auto Maquiagem Apoio Institucional 2 22 16
Mês da Mulher: Oficina - Você sabe escolher seu hidratante? Apoio Institucional 0,5 7 4
Mês da Mulher: Palestra "Atividade Física na Promoção da Saúde" Apoio Institucional 2 54 52
Mês da Mulher: Oficina - Auto Maquiagem Apoio Institucional 2 23 18
Mês da Mulher: Oficina - Você sabe escolher seu hidratante? Apoio Institucional 0,5 11 8
Mês da Mulher: Oficina - Você sabe escolher seu hidratante? Apoio Institucional 0,5 10 6
Mês da Mulher: Oficina - Conhecendo os rótulos dos alimentos Apoio Institucional 0,5 11 8
Mês da Mulher: Oficina - Avaliação da pele e hidratação Apoio Institucional 0,5 18 14
Mês da Mulher: Oficina - Conhecendo os rótulos dos alimentos Apoio Institucional 0,5 9 6
Mês da Mulher: Oficina - Meu lanche é saudável? Apoio Institucional 0,5 9 7
Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas Apoio Institucional 12 18 18
Mês da Mulher: Oficina - Meu lanche é saudável? Apoio Institucional 0,5 10 7
ESGN - Formação em Coaching e Mentoring Apoio Institucional 58 1 1
Curso de Inglês no Campus - Nível 1 Apoio Institucional 48 3 3
Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas Apoio Institucional 12 20 20
Programa de Formação Continuada de Docentes UNIJUÍ 2014/2015 Apoio Institucional 16 1 1
MBA do COMUNG Apoio Institucional 12 3 3
Programa de Formação Continuada de Docentes UNIJUÍ 2014/2015 Apoio Institucional 8 2 2
Programa de Formação Continuada de Docentes UNIJUÍ 2014/2015 Apoio Institucional 4 10 10
Processo de Avaliação Interno e Externo: Impacto na Gestão do Curso Apoio Institucional 4 19 19
Programa de Formação Continuada de Docentes UNIJUÍ 2014/2015 Apoio Institucional 12 2 2
Sistema de Arquivo FIDENE - Mestrado em Modelagem Matemática Apoio Institucional 2 2 2
Sistema de Arquivo FIDENE - DCEEng Apoio Institucional 2,5 6 6
Sistema de Arquivo FIDENE - DCEEng - 3º Momento Apoio Institucional 2,5 7 7
Sistema de Arquivo FIDENE - DCEEng - 2º Momento Apoio Institucional 2,5 6 6
"O Ajuste Fiscal e o Futuro da Economia Brasileira" Apoio Institucional 3 1 1
Orientações sobre a "Olimpíada Empreendedora" (Secretários de Curso e Recepcionistas Institucionais) Apoio Institucional 1 27 27
Como Conduzir Negociações Eficazes Apoio Institucional 15 3 3
Formação para Gestores: A Gestão da Universidade: Gestão de Pessoas e Estratégias de Posicionamento Apoio Institucional 4 19 9
Formação para Gestores: Desafios Acadêmicos Apoio Institucional 4 19 13
"O que te inspira?" Apoio Institucional 4 3 3
Padrão de Atendimento UNIJUÍ - Motoristas Apoio Institucional 4 12 12
Formação para Gestores: A Gestão da Universidade: Gestão de Pessoas e Estratégias de Posicionamento Apoio Institucional 4 13 8
Formação para Gestores: Gestão Pedagógica do Ensino e Gestão da Avaliação Apoio Institucional 4 13 11
Formação para Chefias: "A Gestão Estratégica nas Unidades Acadêmicas: a importância do alinhamento ao PDI" Apoio Institucional 4 17 16
Formação para Gestores: A Gestão da Universidade: Gestão de Pessoas e Estratégias de Posicionamento Apoio Institucional 4 21 14
Formação para Gestores: Gestão Pedagógica do Ensino e Gestão da Avaliação Apoio Institucional 3,5 13 9
Formação para Gestores: A Gestão da Universidade: Gestão de Pessoas e Estratégias de Posicionamento Apoio Institucional 4 21 13
Formação para Gestores: "Desafios Acadêmicos" Apoio Institucional 4 19 11
Imersão Programa Sinergia (Formação e Planejamento 2016) Apoio Institucional 8 26 24
Formação para Chefias: "Gestão Pedagógica do Ensino e Gestão da Avaliação". Apoio Institucional 4 13 10
Formação para Chefias: "A Gestão Estratégica nas Unidades Acadêmicas: a importância do alinhamento ao PDI" Apoio Institucional 8 17 17
Formação para Chefias: "Custos e Precificação no Ensino Superior" Apoio Institucional 4 14 11
Seminário sobre Ferramentas de Interação em Ambientes Virtuais de Aprendizagens e Troca de Experiências entre Tutores Apoio Institucional 22 8 8
Programa de Formação Continuada 2015 - Introdução EaD Apoio Institucional 100 7 7
Seminário Temático: "Rousseau e Arendt - Pensadores da República e da Educação" Apoio Institucional 20 1 1
Concepções e Modelo da Educação a Distância na UNIJUÍ Apoio Institucional 12 3 3
Funcionalidades do SIE 2016 Apoio Institucional 4 22 17
II Seminário de Educação a Distância: educação, tecnologia e novos comportamentos Apoio Institucional 4 1 1
ESGN - Mediação de Conflitos - Ijuí Apoio Institucional 20 1 1
Capacitação em PowerPoint Comentado, BB FlashBack e SIE Apoio Institucional 8 1 1
ESGN - Excel Básico Apoio Institucional 12 1 1
I Congresso Nacional: O Novo Código de Processo Civil Apoio Institucional 10 1 1
Mês da Mulher: Roda de Conversa "A história da luta das mulheres pela igualdade de direitos e os desafios do feminismo na atualidade" Apoio Institucional 1,5 27 27
IX Simpósio de Contabilidade do Mercosul Apoio Institucional 24 1 1
Pós-Graduação MBA em Coaching e Gerenciamento de Pessoas Apoio Institucional 12 2 2
Pós-Graduação MBA em Coaching e Gerenciamento de Pessoas Apoio Institucional 12 2 2
Estatística Básica: Abordagem Prática e Aplicada com uso de um Software Estatístico Apoio Institucional 12 1 1
Marketing de Serviços em Ação Apoio Institucional 12 1 1
Programa de Formação Docente DACEC Apoio Institucional 3 7 7
Pós-Graduação MBA em Marketing EaD Apoio Institucional 12 3 3
Fórum do P.O.D.E Apoio Institucional 3 29 26
Pós-Graduação MBA em Marketing EaD Apoio Institucional 12 1 1
Ciclo de Formação para Pesquisa 2015: Técnicas para apresentação de trabalhos em pôster Apoio Institucional 2 1 1
Palestras Semana Acadêmica DCEEng Apoio Institucional 12 1 1
Funcionalidades do SIE em relação ao ENADE Apoio Institucional 2 1 1
Requisitos Gerais para a Competência de Laboratórios ISO 17025:2005/2006 Apoio Institucional 4 4 4
Pós-Graduação em Gestão e Atenção Farmacêutica Apoio Institucional 12 1 1
Dias Acadêmicos da Formação Geral e Humanista da Unijuí Apoio Institucional 12 1 1
Oficina Instrumentalização Audiovisual: Como criar, produzir e realizar filmes Apoio Institucional 12 2 2
XVI Encontro de Estudos Farmacêuticos e VII COPEC Apoio Institucional 12 1 1
Semana Acadêmica da Enfermagem Apoio Institucional 12 1 1
Escrita Fiscal - Guia ICMS e SPED EFD ICMS/IPI Apoio Institucional 1 9 9
Curso Gestão Financeira na Medida Apoio Institucional 20 6 6
DACEC - Momento Formação/Integração com a Equipe Apoio Institucional 5 21 21
Arquivo FIDENE DACEC/MUSEU Apoio Institucional 2,5 4 4
Capacitação DACEC/Arquivo FIDENE -DACEC/MUSEU Apoio Institucional 3,5 19 18
Mês da Mulher: Palestra "Gênero e História: A luta pelos direitos das mulheres Apoio Institucional 3 20 20
Saúde da Mulher: Como cuidei das minhas mamas e do meu útero no último ano? Apoio Institucional 2 45 33
Excel Básico na UNIJUÍ Apoio Institucional 12 20 19
Capacitação para os Departamentos: Benefícios aos estudantes Apoio Institucional 4 33 32
Educação Ambiental - Funcionalidades da Coleta Seletiva - Unidades Administrativas/

Departamentos

Apoio Institucional 4 37 37
Educação Ambiental - Funcionalidades da Coleta Seletiva - Setor de Limpeza, Copa e Cozinha Apoio Institucional 4 24 22
Educação Ambiental - Funcionalidades da Coleta Seletiva - Setor de Limpeza, Copa e Cozinha Apoio Institucional 4 24 24
Avaliação Psicológica para Porte de Arma de Fogo - 1ª aula Apoio Institucional 10 1 1
Educação Ambiental - Funcionalidades da Coleta Seletiva - Setor de Limpeza, Copa e Cozinha Apoio Institucional 4 11 10
Avaliação Psicológica para Porte de Arma de Fogo - 3ª aula Apoio Institucional 10 1 1
Avaliação Psicológica para Porte de Arma de Fogo - 2ª aula Apoio Institucional 10 1 1
Palestra sobre Doenças Respiratórias e Alérgicas Apoio Institucional 2 179 162
Avaliação Psicológica para Porte de Arma de Fogo - 4ª aula Apoio Institucional 10 1 1
Audiovisual: Legenda em Vídeos Apoio Institucional 4 2 2
Fórum do P.O.D.E Apoio Institucional 3 50 44
Arquivo FIDENE - Campus Panambi Apoio Institucional 3 5 5
Combate a Incêndio - Brigada de Incêndio 2016 Apoio Institucional 20 12 12
Apresentação do Plano de Carreira – Técnicos-Administrativos – 14h Apoio Institucional 1,5 209 208
Arquivo Fidene - Campus Panambi - 2º momento Apoio Institucional 3 1 1
Apresentação do Plano de Carreira – Técnicos-Administrativos - 14h Apoio Institucional 1,5 106 81
Apresentação do Plano de Carreira – Técnicos-Administrativos - 15h30min Apoio Institucional 1,5 182 177
Curso: Resgate e Socorro - 1ª aula Apoio Institucional 8 5 5
EPI's e EPC's - Campus Panambi Apoio Institucional 3 4 4
Curso: Resgate e Socorro - 4ª aula Apoio Institucional 8 5 5
Curso: Resgate e Socorro - 3ª aula Apoio Institucional 8 5 5
Curso: Resgate e Socorro - 7ª aula Apoio Institucional 8 5 5
Curso: Resgate e Socorro - 5ª aula Apoio Institucional 8 5 5
Curso: Resgate e Socorro - 9ª aula Apoio Institucional 8 5 5
Curso: Resgate e Socorro - 6ª aula Apoio Institucional 8 5 5
Curso: Resgate e Socorro - 10ª aula Apoio Institucional 8 5 5
Curso: Resgate e Socorro - 8ª aula Apoio Institucional 8 5 5
Acolhendo Talentos - Recepção de novos Funcionários - 22/09 Apoio Institucional 2 11 11
Acolhendo Talentos - Recepção de novos Funcionários - 13/09 Apoio Institucional 2 7 7
Acolhendo Talentos - Recepção de novos Funcionários - 26/09 Apoio Institucional 2 11 11
Acolhendo Talentos - Recepção de novos Funcionários - 15/09 Apoio Institucional 2 14 12
Momento de Conversa e Reflexão - Nova Dinâmica de Trabalho - DCEEng Apoio Institucional 2 5 5
Capacitação sobre o Profissional do Futuro 2016 Apoio Institucional 2 46 46
Programa Sinergia Apoio Institucional 1 10 10
ESGN - Espiritual Coaching Apoio Institucional 10 1 1
IV Encontro de Bibliotecas do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - COMUNG Apoio Institucional 9 2 2
O desafio do profissional da T.I. Apoio Institucional 1 11 11
Empreendedorismo e Oportunidade: Case Rola Moça - I Encontro Multicampi Alusivo ao Dia do Administrador Apoio Institucional 3 2 2
Escrita Contábil - Financiamentos e Contas e Receber Apoio Institucional 1 9 9
ESGN - Gestão de Vendas EaD Apoio Institucional 40 1 1
ESGN - Gestão de Vendas EaD Apoio Institucional 40 1 1
Formação de Gestores Acadêmicos da UNIJUÍ 2015/2016 Apoio Institucional 20 2 2
JOVEM APRENDIZ 2016 - Padrão de Atendimento e Comportamento Apoio Institucional 4 22 22
Palestras: Encontro de Professores e Estudantes Apoio Institucional 8 1 1
Formação de Gestores Acadêmicos da UNIJUÍ 2015/2016 Apoio Institucional 4 1 1
Sistema de Arquivo FIDENE - DHE - 2º Momento Apoio Institucional 4 11 9
Sistema de Arquivo FIDENE - DHE Apoio Institucional 4 13 11
Registros Fotográficos de Cursos de Educação Continuada Apoio Institucional 2 6 6
As ferramentas de pesquisa da Biblioteca utilizadas no Portal da UNIJUÍ Apoio Institucional 1 11 11
Gestão Ambiental e Biossegurança 2016 - Atualização para os Laboratórios Apoio Institucional 4 31 23
Acolhendo Talentos - Recepção de novos Funcionários - 07/11 Apoio Institucional 2 8 6
XVI Jornada de Nutrição Apoio Institucional 24 1 1
Descarte de Resíduos - UEC Apoio Institucional 1 6 5
Fórum do P.O.D.E Apoio Institucional 3 27 27
Fórum do P.O.D.E Apoio Institucional 2 53 51
Retenções de Impostos e Contribuições Federais (ISS-PIS/COFINS/CSLL/IR/INSS) Apoio Institucional 8 1 1
5ª Jornada Virtual de Liderança 2016 – Técnicos-Administrativos Apoio Institucional 10 21 21
5ª Jornada Virtual de Liderança 2016 - Gerentes Apoio Institucional 10 11 11
Palestra no MUSEU "História e Cultura Africana e Afro-Brasileira na Sala de Aula" Apoio Institucional 2 5 5
Palestra no MUSEU: África no Brasil, África no RS! Qual a cara do Negro Gaúcho Apoio Institucional 2 5 5
Excel Intermediário 2016 Apoio Institucional 12 22 18
Excel Intermediário EaD Apoio Institucional 12 15 13
Gestão Ambiental e Biossegurança 2016 Apoio Institucional 4 30 22
Formação Cidadã - Sinpro Noroeste Apoio Institucional 4 1 1
Formação de Cipeiros 2016/2017 Apoio Institucional 4 27 23
Startup Open - 1º Espaço OpenTech ExpoIjuí/Fenadi - Avaliador Apoio Institucional 4 1 1
Formação de Cipeiros 2016/2017 Apoio Institucional 4 27 23
Formação de Cipeiros 2016/2017 Apoio Institucional 4 27 22
Formação de Cipeiros 2016/2017 Apoio Institucional 4 30 28
Formação de Cipeiros 2016/2017 Apoio Institucional 4 27 23
Palestras: "Competências Colaborativas e o Papel da Liderança" e "Líder de Si Mesmo" - ASC Apoio Institucional 2 4 4
Palestras: Competências Colaborativas e o Papel da Liderança/Líder de si mesmo - AGIT Apoio Institucional 2 10 10
Arquivo FIDENE - Instrumentos de Gestão: Plano de Classificação de Documentos e Tabela de Temporalidade de Documentos - Controladoria Apoio Institucional 3 10 10
Sistema de Gestão Ambiental - Campus Panambi Apoio Institucional 4 16 14
Apresentação do e-Social e Alterações Plano de Cargos e Salários - CRH Apoio Institucional 4 12 12
Capacitação Fiscais Vestibular de Verão 2017 Apoio Institucional 2 15 14
Programa de Formação Docente DACEC 2016 Apoio Institucional 20 1 1
Campus Santa Rosa - Padrão de Atendimento UNIJUÍ em Feiras de Exposição - Turma 1 Apoio Institucional 1 13 13
Fórum das Secretárias Executivas Apoio Institucional 3 13 13
Postura e Comportamento - Equipe do Setor de Limpeza, Copa e Cozinha Apoio Institucional 4 22 21
Fórum do P.O.D.E. Apoio Institucional 2 20 17
Controladoria - Prestação de Contas da Filantropia e Operacionalidades Apoio Institucional 2 11 11
Palestra: O que fazer para ter uma vida saudável? Apoio Institucional 4 134 121
Prevenção de Acidentes e Ações em Situação de Socorro - Simulado Apoio Institucional 20 1 1
Campus Santa Rosa - Padrão de Atendimento UNIJUÍ em Feiras de Exposição - Turma 2 Apoio Institucional 1 12 12
Campus Santa Rosa - Funcionalidades do Portal e do SIE Apoio Institucional 4 12 12
DCE UNIJUÍ - Feminismo: Protagonismo e luta das mulheres em todos os espaços Apoio Institucional 3 1 1
Gerenciamento de Crises Apoio Institucional 24 26 26
Curso de Espanhol - Módulo Básico - 1ª aula Apoio Institucional 3 16 15
Treinamento Brigada de Incêndio: Constituição da Função de Coordenador Geral da Brigada de Incêndio Apoio Institucional 8 1 1
Curso de Espanhol - Módulo Intermediário - 4ª aula Apoio Institucional 3 15 10
Fórum de Gerentes Apoio Institucional 3 21 19
Curso de Espanhol - Módulo Intermediário - 6ª aula Apoio Institucional 3 15 8
Alusão ao Maio Amarelo: Palestra "A Física e os Acidentes de Trânsito" Apoio Institucional 4 98 86
Curso de Espanhol - Módulo Conversação - 1ª aula Apoio Institucional 3 15 9
Curso de Espanhol - Módulo Básico - 2ª aula Apoio Institucional 3 15 14
Curso de Espanhol - Módulo Conversação - 3ª aula Apoio Institucional 3 15 8
Curso de Espanhol - Módulo Intermediário - 5ª aula Apoio Institucional 3 15 10
Curso de Espanhol - Módulo Conversação - 5ª aula Apoio Institucional 3 15 6
Curso de Espanhol - Módulo Intermediário - 7ª aula Apoio Institucional 2 15 7
Curso de Espanhol - Módulo Básico - 3ª aula Apoio Institucional 3 15 13
Curso de Espanhol - Módulo Conversação - 2ª aula Apoio Institucional 3 15 8
Curso de Espanhol - Módulo Básico - 4ª aula Apoio Institucional 3 15 11
Curso de Espanhol - Módulo Conversação - 4ª aula Apoio Institucional 3 15 6
Curso de Espanhol - Módulo Básico - 6ª aula Apoio Institucional 3 15 8
Curso de Espanhol - Módulo Conversação - 6ª aula Apoio Institucional 3 15 9
Curso de Espanhol - Módulo Intermediário - 1ª aula Apoio Institucional 3 15 8
Curso de Espanhol - Módulo Conversação - 7ª aula Apoio Institucional 2 15 9
Curso de Espanhol - Módulo Intermediário - 3ª aula Apoio Institucional 3 15 12
Curso de Espanhol - Módulo Básico - 5ª aula Apoio Institucional 3 15 9
Curso de Espanhol - Módulo Básico - 7ª aula Apoio Institucional 2 15 7
Treinamento dirigido Estimativa de Incerteza Apoio Institucional 8 4 4
Curso de Espanhol - Módulo Intermediário - 2ª aula Apoio Institucional 3 15 8
Momento Empreendedor: Conexão Noroeste - Rodada de Pitch Apoio Institucional 2 2 2
I Encontro de Diabetes sobre Atenção ao Idoso: Desafios e Perspectivas do Envelhecer saudável Apoio Institucional 8 2 2
Momento Empreendedor: Conexão Noroeste - Workshop de Finanças Apoio Institucional 1 4 4
Extensão Universitária: Metodologia do Ensino Superior Apoio Institucional 30 1 1
Momento Empreendedor: Tendências e Desafios Estratégicos para o ano de 2050 Apoio Institucional 3 5 5
Libras - Básico – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 10ª aula Apoio Institucional 1,5 21 19
Libras - Básico – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 8ª aula Apoio Institucional 1,5 21 17
Noções de Prevenção e Combate a Incêndio - Jovem Aprendiz Apoio Institucional 4 22 22
Libras - Básico – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 7ª aula Apoio Institucional 1,5 21 19
Libras - Básico – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 5ª aula Apoio Institucional 1,5 21 19
Libras - Básico – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 9ª aula Apoio Institucional 1,5 21 18
Libras - Intermediário – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 14ª aula Apoio Institucional 1 14 10
Libras - Básico – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 6ª aula Apoio Institucional 1,5 21 17
Libras - Intermediário – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 12ª aula Apoio Institucional 1,5 14 8
Libras - Básico – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 4ª aula Apoio Institucional 1,5 22 20
Libras - Intermediário – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 11ª aula Apoio Institucional 1,5 14 7
Libras - Intermediário – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 13ª aula Apoio Institucional 1 14 10
Libras - Intermediário – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 8ª aula Apoio Institucional 1,5 14 6
Libras - Intermediário – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 10ª aula Apoio Institucional 1,5 14 9
Libras - Intermediário – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 7ª aula Apoio Institucional 1,5 14 9
Libras - Intermediário – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 9ª aula Apoio Institucional 1,5 14 10
Libras - Intermediário – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 5ª aula Apoio Institucional 1,5 14 10
Libras - Básico – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 3ª aula Apoio Institucional 1,5 22 18
Libras - Intermediário – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 3ª aula Apoio Institucional 1,5 14 10
Libras - Intermediário – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 6ª aula Apoio Institucional 1,5 14 10
Libras - Intermediário – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 1ª aula Apoio Institucional 1,5 14 9
Libras - Intermediário – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 4ª aula Apoio Institucional 1,5 14 9
Libras - Básico – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 12ª aula Apoio Institucional 1,5 21 18
Libras - Intermediário – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 2ª aula Apoio Institucional 1,5 14 11
Libras - Básico – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 2ª aula Apoio Institucional 1,5 22 21
Libras - Básico – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 13ª aula Apoio Institucional 2 21 17
Libras - Conversação - Professores e Técnicos-Administrativos da UNIJUÍ - 10ª aula Apoio Institucional 1,5 9 5
Libras - Básico – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 11ª aula Apoio Institucional 1,5 21 17
Libras - Conversação - Professores e Técnicos-Administrativos da UNIJUÍ - 8ª aula Apoio Institucional 1,5 9 5
Libras - Básico – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 1ª aula Apoio Institucional 1,5 22 16
Libras - Conversação - Professores e Técnicos-Administrativos da UNIJUÍ - 6ª aula Apoio Institucional 1,5 9 5
Libras - Conversação - Professores e Técnicos-Administrativos da UNIJUÍ - 9ª aula Apoio Institucional 1,5 9 5
Libras - Conversação - Professores e Técnicos-Administrativos da UNIJUÍ - 4ª aula Apoio Institucional 1,5 9 7
Libras - Conversação - Professores e Técnicos-Administrativos da UNIJUÍ - 7ª aula Apoio Institucional 1,5 9 6
Libras - Conversação - Professores e Técnicos-Administrativos da UNIJUÍ - 13ª aula Apoio Institucional 1,5 9 7
Libras - Conversação - Professores e Técnicos-Administrativos da UNIJUÍ - 5ª aula Apoio Institucional 1,5 9 6
Libras - Conversação - Professores e Técnicos-Administrativos da UNIJUÍ - 12ª aula Apoio Institucional 1,5 9 6
Libras - Conversação - Professores e Técnicos-Administrativos da UNIJUÍ - 3ª aula Apoio Institucional 0 0 0
Libras - Conversação - Professores e Técnicos-Administrativos da UNIJUÍ - 1ª aula Apoio Institucional 1,5 9 7
Libras - Conversação - Professores e Técnicos-Administrativos da UNIJUÍ - 11ª aula Apoio Institucional 1,5 9 6
Acolhendo Docentes - Efetivo TI/TP Apoio Institucional 16 26 14
Libras - Conversação - Professores e Técnicos-Administrativos da UNIJUÍ - 2ª aula Apoio Institucional 1,5 9 6
Fórum do P.O.D.E. Apoio Institucional 3 31 27
Excel Básico na UNIJUÍ Apoio Institucional 12 24 21
Momento Empreendedor: Conexão Noroeste - Workshop de Franquias Apoio Institucional 1 3 3
Momento Empreendedor: Conexão Noroeste - Workshop de Scrum Apoio Institucional 1,5 4 4
Momento Empreendedor: Reflexões sobre Empreendedorismo e Desenvolvimento Apoio Institucional 3 5 5
SICONV e Operacionalidades - Controladoria da UNIJUÍ Apoio Institucional 2 12 12
Vídeo: Gestão de Times Eficazes Apoio Institucional 1 4 4
Momento Empreendedor: Conexão Noroeste - Workshop de Design Thinking Apoio Institucional 1,5 3 3
Momento Empreendedor: Conexão Noroeste - Experiências que Inspiram Apoio Institucional 3 4 4
Momento Empreendedor: Ninguém é igual a Ninguém... Ainda Bem! Apoio Institucional 3 4 4
Congresso Virtual de Recursos Humanos - 10º ConviRH Apoio Institucional 20 30 28
Acesso a longo prazo e transparência ativa de documentos arquivísticos autênticos Apoio Institucional 9 1 1
Atualização em Transtornos do Espectro Autismo Curso Externo 7 1 1
Seminário Virtual 2015 - Engajamento e Motivação Curso Externo 10 2 2
Comunicação Efetiva Curso Externo 12 1 1
Seminário da Plataforma Proquest Curso Externo 1,5 1 1
Tecnologia e Infraestrutura de Telecomunicações Curso Externo 40 1 1
Administração de Redes Microsoft Curso Externo 40 1 1
Sistemas de Comunicações Ópticas Curso Externo 40 1 1
Avaliação Neuropsicológica da Aprendizagem Curso Externo 10 1 1
FOPROP/SUL Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação/Regional Sul - 2015 Curso Externo 16 1 1
Ação de Extensão Universitária: Simpósio Avaliação da Educação Superior Curso Externo 20 1 1
Administração de Redes Linux Curso Externo 40 1 1
Seminário de E-books da coleção E-volution Curso Externo 1,5 1 1
MS Excel 2010 - Básico (V2) Curso Externo 11 1 1
Qualidade no Atendimento e Postura Profissional Curso Externo 10 1 1
ESGN - Excel Avançado - Ijuí Curso Externo 12 2 2
IX Simpósio de Contabilidade do Mercosul Curso Externo 20 1 1
FOPROP/SUL Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação/Regional Sul - 2016 Curso Externo 16 1 1
MS Excel 2010 - Intermediário Curso Externo 10 2 2
CONAJUS Brasil - 1º Congresso Nacional Jurídico Online Curso Externo 30 1 1
Urgência e Emergência - Pré Hospitalar e Intra Hospitalar - 3ª aula Curso Externo 8 4 4
Capacitação em Direito do Consumidor - VA Curso Externo 60 1 1
Problemas e Perspectivas do novo CPC - EaD Curso Externo 3 2 2
Noções Gerais de Direitos Autorais Curso Externo 10 1 1
Urgência e Emergência - Pré Hospitalar e Intra Hospitalar - 5ª aula Curso Externo 8 4 4
Curso: Novo Código de Processo Civil - modalidade EaD Curso Externo 63 1 1
Seminário Municipal Gestão de Resíduos - Direito Ambiental e Reciclagem Curso Externo 3 1 1
Língua Portuguesa e Conceitos Básicos de Economia Curso Externo 12 2 2
Mestrado em Educação nas Ciências Curso Externo 12 1 1
Urgência e Emergência - Pré Hospitalar e Intra Hospitalar - 7ª aula Curso Externo 8 4 4
Urgência e Emergência - Pré Hospitalar e Intra Hospitalar - 2ª aula Curso Externo 8 4 4
Urgência e Emergência - Pré Hospitalar e Intra Hospitalar - 4ª aula Curso Externo 8 4 4
Urgência e Emergência - Pré Hospitalar e Intra Hospitalar - 1ª aula Curso Externo 8 4 3
Urgência e Emergência - Pré Hospitalar e Intra Hospitalar - 6ª aula Curso Externo 8 4 4
XXIX Reunião Anual da ABEU - Associação Brasileira de Editoras Universitárias Curso Externo 20 1 1
Urgência e Emergência - Pré Hospitalar e Intra Hospitalar - 8ª aula Curso Externo 4 4 4
Mestrado em Desenvolvimento Curso Externo 12 1 1
Mestrado em Ciência da Computação Curso Externo 12 1 1
Curso Empreendedorismo - Online Educa Curso Externo 25 1 1
Desbridamento de Feridas Curso Externo 8 1 1
Programa de Treinamento no uso do Portal de Periódicos da CAPES Curso Externo 3 1 1
Palestra Tendências de Varejo - Pós NRF 2016 - Produto de Terceiros Curso Externo 2 1 1
Programa de Treinamento no uso do Portal de Periódicos da CAPES Curso Externo 3 1 1
Novo Código de Processo Civil (PLS 166/10) Curso Externo 12 1 1
Programa de Treinamento no uso do Portal de Periódicos da CAPES Curso Externo 3 1 1
67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência Curso Externo 12 1 1
Programa de Treinamento no uso do Portal de Periódicos da CAPES Curso Externo 3 1 1
Curso de Gestão de Projetos Curso Externo 60 1 1
Programa de Treinamento no uso do Portal de Periódicos da CAPES Curso Externo 3 1 1
Programa de Treinamento no uso do Portal de Periódicos da CAPES Curso Externo 3 1 1
Programa de Treinamento no uso do Portal de Periódicos da CAPES Curso Externo 3 1 1
Programa de Treinamento no uso do Portal de Periódicos da CAPES Curso Externo 3 1 1
Noções Gerais de Direitos Autorais Curso Externo 10 2 2
Programa de Treinamento no uso do Portal de Periódicos da CAPES Curso Externo 3 1 1
Mestrado em Zootecnia - Produção Animal Curso Externo 12 1 1
Programa de Treinamento no uso do Portal de Periódicos da CAPES Curso Externo 3 1 1
Curso de Formação em Reabilitação Neurofuncional Curso Externo 12 1 1
Programa de Treinamento no uso do Portal de Periódicos da CAPES Curso Externo 3 1 1
Mestrado em Atenção Integral à Saúde Curso Externo 12 2 2
Gestão da Informação e Documentação - Conceitos básicos em Gestão Documental Curso Externo 12 2 2
Capacitação do FAC dos Museus Curso Externo 4 1 1
Gestão de Documentos de Arquivo e Gerenciamento Eletrônico de Documentos Curso Externo 40 1 1
XIII CIDEAD - Ciclo de Debates de Administração - Ouvinte Curso Externo 4 2 2
XV Coloquial Internacional de Gestão Universitária Curso Externo 12 1 1
Pós-Graduação MBA em Marketing e Comunicação Digital Curso Externo 12 1 1
Capacitação Nova Metodologia Negócio a Negócio III - Ferramentas de Serviços Curso Externo 9 1 1
Curso de Introdução à Fitoterapia para Profissionais da Saúde Curso Externo 12 1 1
Pós-Graduação em Redes de Computadores Curso Externo 12 1 1
II Encontro de Ouvidores das Universidades Gaúchas Curso Externo 7 2 2
Seminário Workcred - Capacitação de Recursos para Projetos Inovadores Curso Externo 8 2 2
Capacitação Nova Metodologia Negócio a Negócio - Ferramentas de Gestão Curso Externo 16 1 1
Pós-Graduação em Direito Processual Civil Curso Externo 12 1 1
Curso de Formação em Terapia Floral Curso Externo 12 1 1
III Seminário de Formação Científica e Tecnológica Curso Externo 8 1 1
Conexão Noroeste - Incubadoras de Empresas Curso Externo 6 1 1
XIV Encontro da Rede Prosa - COMUNG Curso Externo 8 4 4
Gestão e Sucessão em Empresas Familiares/Desenvolvimento e Integração Econômica no Mercosul Curso Externo 4 1 1
Desenvolvimento de Equipes - EaD Curso Externo 10 1 1
O Ajuste Fiscal e o Futuro da Economia Brasileira Curso Externo 3 1 1
Curso "Conhecendo LIBRAS" Curso Externo 12 1 1
Análise e Planejamento Financeiro Curso Externo 15 1 1
Webinar: Quais são as vantagens de usar o ORCID? Curso Externo 1,5 1 1
ESGN - Pesquisa de Marketing Curso Externo 40 1 1
Pós-Graduação Mídias na Educação EaD Curso Externo 12 1 1
XIII Encontro da Rede Prosa - COMUNG Curso Externo 8 2 2
Cinco passos para a Mediação de Leitura Curso Externo 12 1 1
Pós-Graduação Mídias na Educação EaD Curso Externo 12 1 1
Treinamento em Relações Internacionais Curso Externo 12 1 1
Curso Técnico em Radiologia Curso Externo 12 1 1
Workshop: Boas Práticas de Pipetagem Curso Externo 3 4 4
Ética e Serviço Público Curso Externo 12 1 1
Curso de Estimativa da Incerteza de Medição para Laboratórios de Ensaios e de Calibração Curso Externo 12 1 1
Introdução à Gestão de Projetos Curso Externo 12 2 2
Curso de Criatividade Curso Externo 3 1 1
Processo de Comunicação e Comunicação Institucional Curso Externo 5 1 1
Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes. Habilitação área de Eletrotécnica e Segurança do Trabalho Curso Externo 12 1 1
Novo Acordo Ortográfico - Teoria e Prática Curso Externo 12 1 1
Seminário Engajamento e Motivação EaD Curso Externo 10 1 1
Grupo de Estudos em Neuropsicologia Curso Externo 12 1 1
Hey Peppers! Curso de Inglês Curso Externo 12 1 1
Análise de Certificados de Calibração ISO 9001, ISO 22000, ISO 14001 E ISO/TS 16949 Curso Externo 8 1 1
24º Congresso de Marketing: o Futuro será de quem estiver preparado Curso Externo 8 1 1
Desperte seu Potencial Curso Externo 3 1 1
I ERA - Encontro Regional de Administração: Em momentos incertos o Administrador orienta o rumo Curso Externo 6 1 1
XI Encontro da Rede Prosa - COMUNG Curso Externo 8 1 1
Curso Gestão do Transporte e da Frota Curso Externo 12 1 1
Curso de Arquivologia EaD Curso Externo 12 1 1
Capacitação em Atenção à Violência Doméstica para Profissionais da Atenção Básica Curso Externo 12 1 1
10º FORTEC - Modelos Centralizados e Descentralizados de Geração, Validação e Apropriação Intelectual Curso Externo 2 1 1
Congresso de Estratégia Criativa - Pensando marcas em um ambiente mutante Curso Externo 8 1 1
10º FORTEC - A Valorização da Propriedade Intelectual na Pesquisa Acadêmica Curso Externo 1 1 1
Oficina Teórica Metodológica: Planejamento Estratégico Curso Externo 12 1 1
Curso: Logística - Conceitos e Aplicações SEST SENAT Curso Externo 30 1 1
Ciclo de Debates: A Preservação de Documentos Arquivísticos Curso Externo 1 1 1
Atenção às Situações de Crise em Saúde Mental Curso Externo 12 1 1
10º FORTEC - Palestras Curso Externo 12 1 1
10º FORTEC - Reunião dos Associados da Regional Curso Externo 2 1 1
Oficina: Ubuntu GNU/Linux Versão 16.04 - Capacitação Continuada da DED/CAPES Curso Externo 30 1 1
Gestão de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (cirúrgicos e não cirúrgicos) Curso Externo 32 1 1
Cirurgias Torácicas - Medicina Veterinária - Online Curso Externo 24 1 1
Curso: Gestão do Transporte e da Frota – SEST/SENAT Curso Externo 30 1 1
Formação Consultor DISC Etalent Curso Externo 12 1 1
Improbidade Administrativa - Turma 05 Curso Externo 20 1 1
Ciclo de Debates: Estratégias de Preservação em Repositórios Institucionais Curso Externo 1 1 1
Ouvidoria na Administração Pública Curso Externo 20 1 1
Curso: Resgate e Socorro - 2ª aula Curso Externo 8 5 5
I Seminário CEFEI - Palestras Curso Externo 12 1 1
Palestra: Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia: Ferramentas aceleradoras para a Inovação em Incubadoras Universitárias Curso Externo 3,5 5 5
Curso de Biblioteca Universitária: Avaliação para o MEC Curso Externo 30 1 1
Mestrado em Ecologia Curso Externo 12 1 1
Ciclo de Debates: Mudança Linguística e Repositórios de Preservação Digital Curso Externo 1 1 1
I Workshop entre Gestão e Conservação Ambiental Curso Externo 16 1 1
2º Startup Weekend - Eventos de Empreendedorismo Curso Externo 54 1 1
Novo Modelo de Publicação Eletrônica - Online Curso Externo 8 1 1
Prezi: Uma Inovação para Apresentações de Alto Impacto Curso Externo 8 1 1
Processo de Desenvolvimento de Software Curso Externo 12 1 1
Gestão de Estoques e Armazenagem Curso Externo 30 1 1
Treinamento sobre Higienização Curso Externo 1,5 25 25
Desenvolva sua Empresa - SEBRAE Curso Externo 6 1 1
Curso Livre: Gestão de Pessoas Curso Externo 10 1 1
Two Days Extreme Delphi Curso Externo 16 2 2
I Encontro Internacional de Atualização em Estimulação Auditiva e de Linguagem Curso Externo 8 2 2
5º Evento de Alinhamento para Aplicação de Exames e Avaliações do Inep Curso Externo 20 2 2
Gestão do Conhecimento nas Organizações Curso Externo 40 1 1
Excelência no Atendimento Curso Externo 20 1 1
I Simpósio Internacional de Comunicação Curso Externo 24 1 1
Atualização da Legislação de Trânsito - SEST/SENAT Curso Externo 4 4 4
Jornada Internacional: Água, Desenvolvimento e Sustentabilidade Curso Externo 12 1 1
Reciclagem do Curso de Formação para Vigilante 2015/2016 Curso Externo 42 22 22
Mestrado em Produção Animal - Zootecnia Curso Externo 12 1 1
Fundamentos de Administração Curso Externo 60 1 1
Noções de Preservação e Combate a Incêndio - SEST/SENAT - Santa Rosa Curso Externo 4 1 1
XIV - CIDEAD "A tomada de Decisão sob a Lógica Empreendedora e Inovadora" Curso Externo 6 1 1
Reciclagem do Curso de Formação para Vigilante 2015/2016 Curso Externo 8 22 22
Organização e Técnicas Comerciais Curso Externo 20 2 2
Engenharia de Requisitos Curso Externo 26 1 1
Excelência no Atendimento Curso Externo 20 1 1
Matemática Financeira Curso Externo 30 2 2
Departamento Pessoal na Prática Curso Externo 6 1 1
Ética Curso Externo 16 2 2
Pós-Graduação em Direito Processual Civil Curso Externo 12 1 1
Informática e Inclusão Digital - Excel Intermediário Curso Externo 24 1 1
Curso de Inglês Básico Curso Externo 50 1 1
Postura e Imagem Profissional Curso Externo 59 1 1
Uso terapêutico de Tecnologias Assistivas: Direitos das Pessoas com Deficiência e Habilidade Física e Motora Curso Externo 30 1 1
XI ANPED SUL - VIII Fórum dos Secretários de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Região Sul Curso Externo 40 1 1
Como Elaborar um Programa de Treinamento Curso Externo 16 3 3
Seminário de Assuntos Contábeis de Ijuí Curso Externo 8 7 7
16ª ERAD 2016 - Escola Regional de Alto Desempenho do Estado do RS Curso Externo 23 1 1
Curso Departamento Pessoal - Legislação e Cálculos Trabalhistas e Previdenciários Curso Externo 60 1 1
Evento DBA Brasil 1.0 Curso Externo 10 1 1
1º Meeting de Odontologia Estética: A odontologia estética das lentes de contato Curso Externo 4 1 1
Curso Preparatório: Português/Informática/Ética e Legislação/Técnicas de Vendas e Atendimento Curso Externo 104 1 1
Pós-Graduação Lato Sensu em Controladoria e Gestão Empresarial Curso Externo 12 1 1
1º Meeting de Odontologia Estética: Estética para Dentes Anteriores Curso Externo 8 1 1
Siconv para convenentes 5 - Prestação de Contas Curso Externo 10 1 1
1º Meeting de Odontologia Estética: Reconstrução de maxilar Curso Externo 2,5 1 1
Curso de Assistente Administrativo Curso Externo 35 1 1
Siconv para convenentes 3 - Proposta e Plano de Trabalho Curso Externo 20 1 1
Aprender a empreender Curso Externo 16 1 1
Curso de Gestão Pública Curso Externo 40 1 1
Programa Varejo Fácil Atendimento ao Cliente Curso Externo 15 1 1
1ª Seminário Regional de Reciclagem: Transformar para viver melhor Curso Externo 4 1 1
Atendimento ao Cliente Curso Externo 15 1 1
Oficina de Trabalho do Processo Eletrônico Curso Externo 3,5 1 1
Inteligência Competitiva para IES de Pequeno e Médio Porte Curso Externo 25 1 1
Cirurgias Urológicas de Cães e Gatos - Online Curso Externo 12 1 1
Reflexos no NCPC na Execução Trabalhista Curso Externo 6 1 1
Atualização Business Intelligence: Desenvolvendo e Monitorando Estratégias Curso Externo 30 1 1
Assessoria de Imprensa Digital: o consumidor virou mídia Curso Externo 12 1 1
Comunicação no Foco Organizacional Curso Externo 20 1 1
SEER - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas Curso Externo 30 1 1
Palestra Geração Empreendedora Curso Externo 2 1 1
Campus Party Brasil 2016 Curso Externo 12 1 1
Curso de Elaboração de Documentos do Sistema de Gestão da Qualidade Curso Externo 8 1 1
Curso Aposentadoria Especial e PPP Curso Externo 8 1 1
NR10 - Segurança nas Instalações e Serviços com Eletricidade Curso Externo 40 1 1
Técnico em Eletrotécnica Curso Externo 12 1 1
Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação em Nível Superior e Formação Continuada Curso Externo 8 1 1
Curso Microsoft - Fundamentos da Linguagem C# na Plataforma BrasilMaisTI Curso Externo 4 1 1
Terapia nas Disfagias Neurogênicas Curso Externo 1,5 1 1
Qualidade no Atendimento e Postura Profissional Curso Externo 10 1 1
Assessoria de Imprensa Digital: o consumidor virou mídia Curso Externo 12 1 1
Sistema de Gestão para Laboratórios de Ensaios e de Calibração - ISO/IEC 17025:2005 Curso Externo 16 1 1
TOTAL: 4.653 4.331 3.749

Tabela 2 - Eventos Institucionais

INSCRITOS PRESENTES
CURSO FUNCIONAL CARGA HORÁRIA INSCRITOS
DIA D: Conscientização na Prevenção e Combate à Dengue Evento institucional 3 15 13
ExpoIjuí/Fenadi 2015 - Comissão Finanças Evento institucional 3 1 1
Volta às Aulas 2016 Evento institucional 3 381 381
Organizador do Evento Momento Empreendedor Evento institucional 3 2 2
SIPAT 2016 Santa Rosa Evento institucional 3 27 27
SIPAT 2016 Santa Rosa Evento institucional 3 28 28
SIPAT 2016 Santa Rosa Evento institucional 3 21 21
SIPAT 2016 Santa Rosa Evento institucional 2 16 16
XIII CIDEAD - Ciclo de Debates de Administração - Comissão Organizadora Evento institucional 3 1 1
Treinamento Intervalado de Alta Intensidade - Equipe Organizadora Evento institucional 3 1 1
1º Fórum Estadual do Leite: Rumo à Excelência Evento institucional 3 2 2
SIPAT 2016 Ijuí - Inclusão na Universidade Evento institucional 3 150 143
SIPAT 2016 Ijuí - Quem ama abraça: Reflexões sobre a violência nas relações familiares - alusivo aos 10 anos da Lei Maria Penha Evento institucional 3 142 127
SIPAT 2016 Ijuí - Verdades e Mitos sobre a Saúde Bucal Evento institucional 3 139 122
SIPAT 2016 Ijuí - Atividades Orientadas no IRDeR: visita a toda estrutura, trilha ecológica, slack line, ascensão em cordas, rapel, trilha cega, arvorismo Evento institucional 3 46 42
Equipe Organizadora - Evento Física para Todos - Campus Três Passos Evento institucional 3 2 2
Outubro Rosa: Prevenção do Câncer de Mama Evento institucional 3 203 188
Participação em Campanha Institucional: Ação de Divulgação de Vestibular Verão 2017 Evento institucional 3 103 103
Novembro Azul: Prevenção na Saúde do Homem em relação ao Câncer de Próstata Evento institucional 3 147 136
Publicação: O Papel da Secretaria num Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu que completa 20 anos Evento institucional 3 3 3
Posse Reitoria Gestão 2017-2019 Evento institucional 3 246 245
Exposição do MUSEU: Comunidades Indígenas no Noroeste do RS Evento institucional 3 3 3
Equipe de Auxílio Evento Saca Dúvida Evento institucional 3 1 1

 

Quanto ao processo de recrutamento e seleção, destacam-se os seguintes dados:

Processos Seletivos 2016: Quadro de Professores Efetivos (tempo integral e parcial) - Unijuí

Campus Número de Processos Seletivos Vagas
Ijuí 01 01
Panambi 01 01
Três Passos -- __
Santa Rosa -- __
Total 01 02

Processos Seletivos 2016: Quadro de Professores Efetivos (Horistas) – UNIJUÍ, EFA

Campus Número de Processos Seletivos Vagas
Ijuí 13 13
Panambi -- --
Santa Rosa -- --
Três Passos 1 01
Total 14 14

Processos Seletivos 2016: Técnicos-Administrativos e de Apoio

Campus Número de Processos Seletivos Vagas
Ijuí 24 52
Panambi 01 01
Três Passos 03 03
Santa Rosa 04 06
Total 32 62

Processos Seletivos 2015: Estagiários

Campus Número de Processos Seletivos Vagas
Ijuí 30 58
Panambi 01 01
Três Passos 00 00
Santa Rosa 09 09
Total 40 68

Número de Inscritos

Tipo de Processo Vagas Ofertadas Número de Inscritos
Docente Efetivo (Tempo Integral, Parcial) 02 48
Docente Efetivo (Hora Aula) 14 165
Técnico-Administrativo e de Apoio 62 1.730
Estagiário 40 579
Total 118 2.522

O número de inscritos nos processos seletivos tem superado consideravelmente o número de vagas, o que demonstra que a forma utilizada para a atração de recursos humanos tem se mostrado adequada, ou seja, o Portal da Instituição tem sido visitado com frequência.

Resumo das Principais Atividades Desenvolvidas

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS (Seminários, Cursos, Treinamentos, etc.)

Título do Evento Tipo Número de Participantes Promoção/Local Carga Horária
5ª Jornada da Liderança C 3 rh.com 10h
Congresso Virtual de Recursos Humanos - 10º ConviRH C 3 rh.com 20h
Avaliação Psicológica para Porte de Arma de Fogo C 1 Núcleo Médico e Psicológico/POA 80h

TIPO: S – SeminárioC – CursoT – TreinamentoO – Outros

SESMT – SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO

Área Técnica - Enfermagem e Medicina

A equipe do SESMT presta os primeiros socorros e toma providências rápidas e necessárias para evitar que outros acidentes possam acontecer, bem como procura evitar o agravamento do estado de saúde da vítima. Após este primeiro atendimento faz o encaminhamento para rede de saúde se necessário.

O Serviço de Atendimento em Saúde – SAS compreende a Sala de Vacina e o Ambulatório de atendimento à comunidade acadêmica. Esta equipe atua integrada com a equipe de saúde do SESMT, desenvolvendo consultas de enfermagem, que abrangem: verificação de sinais vitais, teste de glicemia, curativos, aplicação de injetáveis com receita médica, aplicação de vacinas, entre outros.

A Sala de Vacina administrou os seguintes imunobiológicos:

Como mais uma ação voltada à saúde e ao bem-estar foi retomado o projeto de ginástica laboral na instituição no mês de abril de 2016, atendendo 39 setores e departamentos do campus Ijuí, o mesmo teve uma adesão de cerca de 216 participantes. Trabalhando com uma periodicidade de, no mínimo duas vezes por semana, o projeto conta com uma metodologia que divide as sessões/aulas em três momentos: preparatória, compensatória e de relaxamento, com uma duração média de 15 minutos. O projeto tem como principal objetivo a prevenção de possíveis lesões causadas pela função exercida por cada técnico-administrativo e a manutenção da qualidade de vida no trabalho.

Atividades da Medicina do Trabalho e Enfermagem do Trabalho:

Participação em Reuniões e Eventos:

REALIZAÇÃO DE EVENTOS E OUTRAS ATIVIDADES (Seminários, Cursos, Treinamentos, Exposições, Feiras, etc.)

Evento/Atividade Local Carga Horária Número de Participantes
Curso para integrantes das CIPAs 2016/2017 Ijuí, Santa Rosa e Designados Ijuí 20h 26
Treinamento Brigada de Incêndio - Primeiros Socorros Ijuí 8h 12
Lançamento Projeto “Viver Bem” Ijuí 1 h 121
Palestra “O que fazer para ter uma vida saudável, incentivando o autocuidado, onde cada um é responsável pela sua saúde”. Dr. Paulo Ricardo Nazário Viecili Ijuí 4 h 121
Palestra Outubro Rosa - “Prevenção do câncer de mama”. Dr. Gerson Jacob Delaziri Ijuí 3 h 188
Palestra “Doenças respiratórias e alérgicas”. Dr. Carlos Henrique François Ijuí 2 h 162
Palestra Novembro Azul - “Prevenção na saúde do homem em relação ao Câncer de Próstata”. Dr. Mauro Massafra Ijuí 3 h 136
Palestra Saúde da Mulher “Como cuidei das minhas mamas e do meu útero no último ano”. Profª Arlete Roman – DCVida Ijuí 2 h 33

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS (Seminários, Cursos, Treinamentos, etc.)

Título do Evento Tipo Número de Participantes Promoção/Local Carga Horária
Curso Qualificação em Urgência e Emergência – Pré-Hospitalar e Intra-Hospitalar C 2 17ª CRS/COMUPA/Unijuí 60h
Semana Acadêmica da Enfermagem J 1 DCVida/Unijuí 24h
Lesões Cutâneas – Desbridamento de Feridas C 1 Educação Continuada/Unijuí 8 h
Semana Interna de Prevenção de Acidentes – SIPAT 2015/2016 C 3 CIPA/Unijuí 20h
Atualização em Gestão Ambiental e Biossegurança T 2 Gestão Ambiental/CRH 4 h

TIPO: S – Seminário; C – Congresso; J – Jornada; T – Treinamento; O – Outros.

Área Técnica - Engenharia de Segurança do Trabalho

Principais Atividades Desenvolvidas:

Total de Extintores Instalados 487

Quadro – Comunicação de Acidentes de Trabalho

Ano Número CATs
2005 05
2006 10
2007 08
2008 12
2009 13
2010 05
2011 04
2012 18
2013 25
2014 15
2015 20
2016 15

Quadro – Solicitação de EPIs

Ano Número de Análises
2012 194
2013 172
2014 157
2015 169
2016 176

Participação em Reuniões:

REALIZAÇÃO DE EVENTOS E OUTRAS ATIVIDADES (Seminários, Cursos, Treinamentos, Exposições, Feiras, etc.)

Evento/Atividade Local Carga Horária Número de Participantes
Curso para integrantes das CIPAs Ijuí, Santa Rosa e Designados Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos 20h 26
Treinamento Brigada de Incêndio Ijuí e Santa Rosa 8h 12
Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT 2016 Ijuí 20h 442

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS (Seminários, Cursos, Treinamentos, etc.)

Número de Participantes
Título do Evento Tipo Promoção/Local Carga Horária
Seminário sobre Prevenção de Incêndio S 1 Corpo de Bombeiros - Porto Alegre 16h
Seminário sobre Higiene e Segurança do Trabalho S 1 Associação Engenharia de Segurança - Novo Hamburgo 24h
Brigada de Incêndio T 1 UNIJUÍ 8h
Curso de Resgate e Socorro C 5 Fácil Treinamentos 240 h
Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT 2016 S 2 CIPA UNIJUÍ 20h
Atualização NR 12 Máquinas e Equipamentos O 1 UNIJUÍ 16h
Novembro Azul: Prevenção na Saúde do Homem em relação ao Câncer de Próstata C 2 UNIJUÍ 4h
Implementação de e-Social T 2 NN Eventos 8h

TIPO: S - Seminário C – Curso T – Treinamento - O – Outros;