Gerente: Jéferson Maturana Dalla Rosa
Chefe do Núcleo de Controle Patrimonial: Luciano A. Metztorf
Chefe do Núcleo de Engenharia, Projetos e Obras: Tiago Stumm Marder
Chefe do Núcleo de Suprimentos: Valmor A. Albrecht
Chefe do Núcleo de Serviços: Ines T. Ruppel Dambroz
Chefe do Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança: João Lucas P. dos Santos
À Gerência da Coordenadoria Patrimonial e de Serviços estão adscritos os Núcleos: Controle Patrimonial, de Serviços, de Suprimentos, Engenharia, Projetos, Obras e Manutenção e de Gestão Ambiental e Biossegurança no Campus Ijuí e as atividades relativas à Coordenadoria Patrimonial e de Serviços dos Campi de Panambi, de Três Passos e de Santa Rosa. Também sob a gestão direta da Gerência estão os Serviços de Central de Cópias, os Serviços Postais e Importações.
A Coordenadoria Patrimonial e de Serviços, em agosto de 2016, passou por uma revisão em sua estrutura funcional, quando o Núcleo de Controle Patrimonial acumulou as atividades de manutenção, ajardinamento e marcenaria e passou à denominação de Núcleo Patrimonial. Diante disso, o Núcleo de Engenharia, Projetos e Obras deixou de ser Núcleo e passou a ser ligado diretamente à gerência com a função de projetos e Engenharia. Neste relatório, já se apresenta os dados anuais no respectivo núcleo.
Cabe à gerência dar suporte e condições para o desenvolvimento das ações de cada Núcleo, almejando disponibilizar estruturas e serviços institucionais em nível de excelência. Também compete à Coordenadoria Patrimonial e de Serviços o controle dos espaços físicos para uso interno ou locação para terceiros.
A gestão da Coordenadoria Patrimonial e de Serviços utiliza com principal ferramenta de gestão o Balanced Scorecard –BSC, através da execução dos planos de ações discutidos e estabelecidos pela Reitoria, tendo guiado seu desempenho por um conjunto de indicadores, mensurados pelo SA - Strategic Adviser.
O atendimento às demandas institucionais e atividades relacionadas à Coordenadoria são prioridades da gerência, que prima pela gestão profissionalizada e descentralizada. Para que isso se efetive busca-se motivar os colaboradores, conceder autonomia e condições para as chefias e encarregados atuarem com vistas a metas operacionais pré-estabelecidas, qualificação constante dos processos, voltados para uma gestão eficaz.
Cabe ressaltar que no período de 15 de agosto a 30 de setembro, a gerência da Coordenadoria Patrimonial e de Serviços esteve a cargo de Ines T. Ruppel Dambroz, substituindo o atual gerente Jeferson Maturana Dalla Rosa que esteve em férias e licença particular não remunerada nesse período. I
Central de Cópias
No que tange aos Serviços de Cópias, continuou-se com a política de pontos de atendimento ao público terceirizados.
Quanto à administração das máquinas copiadoras, distribuídas nas unidades administrativas e departamentos, são locadas de três fornecedores, com leitura feita pelo colaborador de cada unidade ou departamento e o lançamento das cópias no centro de custos pelos funcionários do Núcleo de Controle Patrimonial.
Núcleo Patrimonial
O Núcleo Patrimonial, a partir de reformulação da estrutura da Coordenadoria Patrimonial e de Serviços, realizada em meados de 2016, passou a incorporar os Serviços de Controle Patrimonial, de Ajardinamento, de Marcenaria e de Manutenção.
Serviço de Controle Patrimonial
O Setor é responsável pela manutenção do cadastro de todos os bens móveis permanentes da Instituição, nos seus diversos campi e espaços locados, realizando baixas, movimentações e cadastro de novos bens, através da conferência da documentação para os devidos registros contábeis e patrimoniais. Atualmente, o cadastro mantém 46.206 bens do ativo imobilizado.
Em 2016 foram cadastrados 600 novos bens permanentes nas diversas contas contábeis, conforme quadro abaixo:
Descrição da Conta | Total de Bens |
---|---|
Aplicativos para Informática – Software | 01 |
Audiovisuais e Comunicações | 45 |
Bens recebidos em comodato | 25 |
Equipamentos Agropecuários | 01 |
Hardware | 251 |
Infraestrutura | 07 |
Instalação Predial | 03 |
Laboratórios | 66 |
Máquinas e Aparelhos para Oficina | 17 |
Máquinas Aparelhos Reprográficos | 01 |
Móveis, Equipamentos e Utensílios | 179 |
Tratores e Implementos Agrícolas | 01 |
Veículos | 03 |
TOTAL | 600 |
Foi dado sequência ao trabalho de localização dos bens através de inventário nas diversas contas patrimoniais em todos os setores da Instituição a partir do novo sistema criado pela Coordenadoria de Informática. Houve a manutenção da conciliação das contas contábeis e patrimoniais conforme registros.
O Serviço de Controle Patrimonial responsabilizou-se pela qualidade dos mobiliários de salas de aula, sendo encaminhados reparos em 397 cadeiras estofadas.
Vários eventos foram realizados durante o ano de 2016 e o núcleo esteve envolvido no agendamento dos espaços institucionais, organização dos espaços, disponibilização da infraestrutura e controle de entrada de pessoas nos eventos realizados do Salão de Atos, através de pulseiras personalizadas, tanto para eventos internos, quanto para locação para terceiros.
Serviços de Manutenção Predial, Obras e Infraestrutura
Os Serviços de Manutenção e Obras executa grande diversidade de atividades diárias que se referem a instalações e reparos de redes elétricas, lógica, telefônica, hidráulica, cloacal e pluvial; pinturas, reparos em edificações, instalações de máquinas e equipamentos de uso geral.
É responsável por disponibilizar a estrutura necessária para a realização de eventos institucionais, tais como: Profissional do Futuro; ExpoIjuí/Fenadi; Vestibular; e eventos desenvolvidos pelos Departamentos, MADP e EFA.
As demandas encaminhadas por meio do sistema “Solicitação de Atendimento” (help desk patrimônio) chegaram a 3.218 chamados. Esse número representa um acréscimo de 24% nos atendimentos em relação ao ano de 2015.
O Serviço de Manutenção esteve à frente da política de manutenção preventiva e higienização dos climatizadores com mão de obra terceirizada.
Reformas ou ampliações projetadas e executadas no ano de 2016
Os projetos necessários para a sua execução foram desenvolvidos pela equipe do Núcleo Patrimonial, com apoio, fiscalização e o acompanhamento da obra pelo Serviço de Engenharia, ligado à Gerência da Coordenadoria Patrimonial e de Serviços.
Sede Acadêmica
Ijuí - DCEEng
Ijuí - Campus
Três Passos
Santa Rosa
Panambi
Ajuricaba
Serviços de Ajardinamento
O ajardinamento do Campus no ano de 2016 priorizou a manutenção e remodelação de alguns espaços existentes.
Foram realizadas algumas ações de ajardinamento na AFFI, visando à realização da Festa de Final de Ano da FIDENE e abertura da temporada.
Trabalho de remoção e poda de árvores tanto no campus como na sede, todas com a devida autorização das autoridades competentes, pois a maioria causava danos diretos a estruturas dos prédios.
A manutenção dos projetos implantados em anos anteriores contou com o corte de grama, recolhimento de folhas, podas, corte de galhos e árvores danificadas por temporais, reposição e substituição de plantas, irrigação, controle fitossanitário, etc.
O ajardinamento contou com a implantação de várias mudas de raiz nuas, produzidas no Campus ou retiradas de alguns espaços existentes.
Os Serviços de Ajardinamento trabalha também em consonância com o Núcleo de Gestão Ambiental, realizando limpezas e manutenções de áreas que auxiliam na manutenção do processo de licenciamento da FIDENE. Pode-se destacar os trabalhos com compostagem e manutenção das áreas de preservação que demandam trabalhos diários da equipe.
As plantas utilizadas no ajardinamento geral encontram-se relacionadas no quadro a seguir.
Quadro demonstrativo do ajardinamento no ano de 2016
Descrição | Procedência | Total |
---|---|---|
Pedriscos | Compra | 105 sacos |
Separador de jardim | Compra | 125 m |
Manta de bidin | Compra | 60 m |
Vasos resinados | Compra | 10 unidades |
Grama | Compra | 100 m |
Forrações anuais | Compra | 7.980 mudas |
Forrações permanentes | Compra | 3.750 mudas |
Arbustos | Compra | 153 mudas |
Árvores | Compra | 104 mudas |
Serviços de Marcenaria
Os Serviços de Marcenaria no ano de 2016 continuaram com uma grande participação na realização de manutenções, por várias vezes, agregando os Serviços de Manutenção. Realizaram diversas outras atividades em conjunto com as demais equipes, com destaque na realização de eventos institucionais em que se faz necessária a montagem de palcos, divisórias e estruturas. Há também enfoque na manutenção dos móveis e utensílios existentes.
Com a realização de diversas alterações de layouts ou novos projetos, ocorreu a produção de móveis, destaque para a reforma e ampliação do prédio de Artes e os sanitários reformados na sede acadêmica, com a produção de portas e bancadas em fórmica para os laboratórios do Complexo Biociências, com a produção de mobiliário e as transferências dos diversos setores que ocorreram durante o ano, em que os serviços de marcenaria se fizeram fundamentais para desmontagem e montagem de móveis e as necessárias adequações.
A seguir estão listados os móveis classificados como bens permanentes produzidos e serviços realizados pela Marcenaria no ano de 2016.
Quadro demonstrativo da produção da Marcenaria no ano de 2016
Especificação | Quantidade |
---|---|
Revitalização de Balcão em MDF | 06 |
Revitalização de Bancadas em MDF | 10 |
Revestimento de quadros existentes com fórmica | 9 |
Quadros com fórmica (lousa) para salas de aula | 5 |
Portas em madeira | 5 |
Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança
O Sistema de Gestão Ambiental (SGA), segundo a norma ISO 14.000, é aquele que prevê mecanismos de gestão que visam desenvolver nas empresas formas de planejar ações, prever e controlar impactos negativos ao meio ambiente, gerir os riscos da atividade e buscar a melhoria contínua do desempenho ambiental procurando constantemente avaliar e monitorar o atendimento a normatização legal vigente.
Na FIDENE/UNIJUÍ o Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança tem a função estratégica de planejar e operacionalizar todos os aspectos relacionados ao SGA da instituição, através da implementação e execução da política ambiental, da formulação de programas, do desenvolvimento de ações, da mensuração dos resultados e da auto avaliação, a fim alcançar o equilíbrio e proteção ambiental.
O Núcleo possui seus objetivos, importantes para o alinhamento e o alcance das metas estabelecidas em nível institucional. O estabelecimento de objetivos e metas proporciona visualizar de maneira clara e direta aquilo que se espera do SGA em determinado espaço de tempo. Dessa forma, os objetivos estratégicos são:
Serviço de Gestão Ambiental e Biossegurança
A gestão ambiental da instituição, no decorrer do ano de 2016, desenvolveu diversas atividades que contemplaram vários aspectos ambientais. Ações que já vinham sendo desenvolvidas nos anos anteriores buscou-se consolidar como processo operacional e rotineiro dentro da instituição. Pode-se citar que a coleta seletiva de resíduos e as capacitações foram incorporadas ao dia a dia da Instituição. Algumas atividades que passaram a ser responsabilidade da gestão ambiental foram o controle de pragas e o controle da qualidade do abastecimento de água dos campi. Contudo, a obtenção e principalmente a manutenção das licenças ambientais foi o aspecto que ditou as atividades do núcleo.
As capacitações realizadas durante o ano tiveram o objetivo de levar aos participantes as informações relacionadas à correta separação, acondicionamento e destinação dos resíduos gerados pelas atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão da Fundação, principalmente gerados em laboratórios. Foram capacitadas 143 pessoas, totalizando uma carga horária de 21 horas, focando principalmente nos colaboradores destes locais.
Em relação à gestão dos resíduos, o essencial foi a identificação dos mais variados tipos de resíduos. O inventário facilitou a execução, sendo o ponto de partida para as fases posteriores do manejo dos resíduos. A partir disso a separação destes foi fundamental para destinar adequadamente, diminuindo os custos para a Instituição e principalmente o impacto causado ao meio ambiente. No ano de 2016 as planilhas de controle dos resíduos registraram as quantidades e a destinação, as quais são apresentadas no quadro abaixo.
Quadro 1 – Controle dos Resíduos
Tipo de Resíduo | Quantidade | Destinação |
---|---|---|
Papel – Kg | 9.999 | Associação de Catadores |
Plástico – Kg | 5.484 | Associação de Catadores |
Metal – Kg | 2.010 | Associação de Catadores |
Vidro – Kg | 1.156 | Ecoponto Municipal |
Orgânico – Kg | 7.658 | Coleta Urbana |
Não reciclável – Kg | 13.823 | Coleta Urbana |
Eletrônico – Kg | 11.260 | Natusomos |
Lâmpadas Fluorescentes – Unidade | 2.594 | Logística Reversa |
Madeira – m3 | 35 | União Ambiental |
Resíduo Perigoso – Risco Químico – m3 | 19,5 | Cetric |
Resíduo Perigoso – Risco Biológico – Lt | 25.035 | Stericycle Gestão Ambiental Ltda/Servioeste |
Os resíduos classificados como perigosos, com risco à saúde e ao meio ambiente, foram os principais aspectos de análise pela gestão ambiental. A busca por empresas habilitadas para o tratamento e com um custo compatível desencadearam um processo de pesquisa no mercado, a fim de destinar adequadamente os resíduos com estas características. O resultado alcançado foi a troca da empresa prestadora de serviços que recolhia, transportava e destinava os resíduos com risco biológicos, gerando uma economia de aproximadamente vinte e cinco por cento no valor unitário. Já, em relação aos resíduos perigosos com risco químico, a gestão ambiental viabilizou o descarte alterando o processo interno de armazenamento, o que resultou em uma economia de trinta por cento no valor final de destinação destes resíduos.
Outra atividade que passou a fazer parte do escopo do núcleo neste ano foi o controle de qualidade do abastecimento de água dos campi, através da verificação da cloração nos locais onde é necessário e também a periodicidade de limpeza dos reservatórios estabelecendo um cronograma para a realização deste serviço. Além disso, o controle de pragas nos espaços institucionais, principalmente em locais/setores onde é exigido a comprovação da execução destes serviços pela vigilância sanitária, como Hospital Veterinário e Farmácia Escola, resultou na celebração de contrato com empresa especializada com frequência de monitoramento através de vistorias periódicas.
Contudo, o maior desafio do ano foi responder a todas as condicionantes com prazo contidas na licença de operação LO 7235/2015-DL obtida junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler – FEPAM. A demarcação das Áreas de Preservação Permanente – APPs e o monitoramento do lançamento de efluentes foram as principais ações relacionada à licença. As APPs existentes foram redimensionadas conforme diretrizes condicionantes da LO, aumentando sua área para 10,3 hectares de área preservada. Destes, 4,23 hectares são áreas onde existe algum tipo de infraestrutura que inviabilizou a recuperação desses espaços. Diante disto, foi encaminhada proposta à FEPAM de compensar em outra área de igual equivalência a vegetação nativa existente.
A proposta levada até a FEPAM foi baseada em diagnóstico realizado por técnicos, de que no interior do campus de Ijuí existem situações distintas de conservação e cada uma delas requer um manejo específico. As APPs existentes foram classificadas com três características e estágios distintos: APP consolidada, APP com paisagismo e APP a compensar.
As áreas consolidadas são locais onde a vegetação está em estágio avançado de regeneração, encontrando espécies de vegetação típicas de mata ciliar nativas de nossa região. Já os locais classificados como APP com paisagismo são locais onde foi proposto um manejo diferente sendo preservado uma faixa horizontal de cinco metros com espécies de vegetação nativa de mata ciliar e o restante também preservado, porém com a possibilidade da execução de roçadas e circulação de pessoas. Já as áreas a compensar são os locais onde existe alguma infraestrutura, como prédios, arruamentos e calçadas e que, dessa forma, não permite o manejo de regeneração da vegetação. Para as áreas de APP com paisagismo e APP a compensar foi proposto e aceito pela FEPAM a compensação em área equivalente, sendo necessário a averbação em matrícula na forma de gravame junto ao registro de imóveis.
Outro ponto salientado no conteúdo da licença, e que a gestão ambiental executou as ações necessárias para atender, foi em relação aos aspectos ligados ao lançamento de efluentes sanitários junto ao córrego geografia (fluxo d’água que passa no interior da vegetação aos fundos do Salão de Atos). Durante o ano de 2016 foram realizadas mensalmente medições da vazão do córrego e também análises físico-químicas das águas tanto a jusante quanto a montante, além da vazão do próprio efluente lançado conforme procedimentos descritos na licença. Estas informações foram compiladas e semestralmente foram enviadas à FEPAM como relatório técnico apontando as conclusões obtidas pelo monitoramento.
Ainda em relação à obtenção de licenças ambientais, durante o ano de 2016 foi obtida licença de operação do campus Santa Rosa. Esta licença foi concedida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, através da Assessoria de Meio Ambiente do município. A licença tem vigência até 14 de julho de 2021 e abrange toda a área do campus.
Outras licenças foram obtidas para atender situações pontuais. Nestes casos se tratavam de exigências de projetos com financiamento por editais públicos e que necessitavam de licenças específicas. Foram providenciadas licenças que contribuíram para a aprovação dos projetos “Avanços tecnológicos à produção mais eficiente e sustentável de aveia com qualidade à alimentação” e “Desenvolvimento de alimentos sem glúten a partir de grãos cultivados na região noroeste do estado do RS”, ambos a serem executados no IRDeR e com aporte de recursos para investimento de R$ 2.607.989,89 (dois milhões, seiscentos e sete mil, novecentos e oitenta e nove reais e oitenta e nove centavos). Além destes, o projeto “Implantação dos laboratórios de interação, criação e prototipagem” a ser executado pela CRIATEC – Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica que resultou em um aporte de recursos no valor de R$ 547.459,22 (quinhentos e quarenta e sete mil, quatrocentos e cinquenta e nove reais e vinte e dois centavos).
Para o ano de 2017 deve ser atendida a meta prevista no PDI, sendo encaminhado o licenciamento ambiental dos campi Panambi e Três Passos.
Núcleo de Suprimentos
O Núcleo de Suprimentos constitui-se do Setor de Compras e almoxarifado. O setor de compras é responsável por realizar as compras institucionais e o encaminhamento do pagamento dos fornecedores, já o almoxarifado Central desempenha as funções de recebimento, conferência, armazenamento e distribuição de materiais.
Setor de Compras
No ano de 2016, além da realização das compras institucionais, ocorreram diversos processos licitatórios (56 cartas convite e 145 na modalidade orçamento) e contratação de serviços de terceiros no âmbito da gestão de materiais e de serviços aprovados em Orçamento Programa e projetos específicos.
Almoxarifado Central
Responsável pelo recebimento, conferência, armazenamento, registro e distribuição dos materiais, conforme Orçamento Programa.
Quadro demonstrativo de Compras
Material | Quantidade |
---|---|
- Açúcar | 1.105 kg |
- Alvejante (K-Boa) | 2.195 litros |
- Águas Minerais sem Gás de 500ml | 4.171 unidades |
- Álcool | 1.328 litros |
- Cabinho Flexível 2,5mm (Fio) | 18.900 metros |
- Café Bom Jesus | 750 kg |
- Canetas para Quadro Branco wbm-7 | 2.512 unidades |
- Cartuchos para Impressoras HP | 583 unidades |
- Chás (Diversos Sabores) | 1.366 unidades |
- Cera Bravo Incolor | 1.790 litros |
- Copos Descartáveis para água de 150ml | 660.650 unidades |
- Desinfetante para Banheiro | 1.460 litros |
- Detergente para limpeza | 2.615 litros |
- Envelopes Timbrados | 39.340 unidades |
- Erva Mate | 1.136 kg |
- Fitas Adesivas de PVC e Papel | 1.110 rolos |
- Lâmpadas Fluorescentes de 40w e HO | 1.949 unidades |
- Lâmpadas Eletrônicas PL de 15,20,25 e 45w | 1.473 unidades |
-Papel A4 - Pacote com 500fls. | 4.018Pacotes |
- Papel Almaço Pautado | 41.640 folhas |
- Papel Higiênico Rolão com 300m | 8.592 rolos |
- Papel Toalha Intercalado com 1000fls. | 4.050 rolos |
- Papel Toalha Rolão com 200m | 4.530 rolos |
- Sacos para Lixo de 20, 50 e 100 litros | 79.800 litros |
- Tintas Acrílicas de 18 litros (várias cores) | 235 latas |
Quadro demonstrativo do Material Permanente
DESCRIÇÃO | Valor em R$ |
---|---|
Aplicativos para Informática – Software | 6.500,00 |
Audiovisuais e Comunicações | 33.504,39 |
Bens Recebidos em Comodato | 59.177.17 |
Equipamentos Agropecuários | 13.900,00 |
Hardware | 626.978,66 |
Infraestrutura Campus Ijuí | 141.589,32 |
Infraestrutura IRDeR | 12.600,00 |
Instalação Predial Ijuí | 21.505,00 |
Instalação Predial Panambi | 3.852,00 |
Laboratórios | 943.564,78 |
Máquinas e Aparelhos Reprográficos | 4.200,00 |
Máquinas e Aparelhos para Oficina | 4.749,33 |
Móveis, Equipamentos e Utensílios | 165.557,24 |
Tratores e Implementos Agrícolas | 111.000,00 |
Veículos | 263.700,00 |
Núcleo de Serviços
O Núcleo de Serviços é constituído pelos Serviços de Limpeza, Copa e Cozinha; Transportes, Vigilância e Multimeios.
Coube também à Chefia do Núcleo a continuidade na Coordenação da Casa do Estudante da UNIJUÍ – UNICASA e a representação da UNIJUÍ, na condição de suplente, junto ao Fórum Permanente da Agenda 21 Ijuí. Neste ano, participou do Colegiado Pedagógico Administrativo da EFA como representante da UNIJUÍ.
O Núcleo de Serviços esteve sob a Chefia de Rafael Metztorf, alocado ao Núcleo de Suprimentos, no período de agosto a setembro de 2016, período que a atual chefia exerceu a função de gerente da Coordenadoria Patrimonial e de Serviços.
A seguir são apresentadas as principais atividades desenvolvidas pelos Serviços que compõem o Núcleo.
Serviços de Limpeza, Copa e Cozinha
Os Serviços de Limpeza, Copa e Cozinha efetivou a limpeza e higienização dos espaços institucionais e atendeu a todas as unidades institucionais e aos eventos como: seminários, palestras, formaturas, matrículas, vestibular e ExpoIjuí. Também, acompanhou e prestou serviços aos eventos promovidos por outras instituições, porém realizados nos espaços Institucionais.
A equipe dos Serviços de Limpeza, Copa e Cozinha marcou forte presença nas capacitações oferecidas por esta IES, e em reuniões realizadas no setor, buscando o aprimoramento de competências técnicas e comportamentais, com o intuito de qualificar o trabalho e também na perspectiva de sempre primar por qualidade de vida no trabalho.
Os Serviços de Limpeza, Copa e Cozinha, com o apoio do Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança e dos Serviços de Jardinagem, operacionaliza a coleta seletiva do lixo. Neste ano de 2016 a equipe recebeu capacitações, promovidas pelo Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos e o Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança, considerando a necessidade do constante aperfeiçoamento deste processo.
Serviços de Transportes
Encarregado: Airton Dallepiane Junior
Os Serviços de Transportes deu continuidade ao seu trabalho de atendimento das demandas Institucionais, realizando o transporte de pessoas e materiais, sempre considerando a dimensão de que os profissionais desta área conduzem muito mais do que veículos, conduzem vidas.
A Instituição conta com autorização do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – DAER para a realização de viagens com ônibus e micro-ônibus, para atendimento às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Em não havendo a disponibilidades de veículo e/ou motorista, as viagens são realizadas por empresa terceirizada.
No ano de 2016 manteve a linha fixa, com veículos da frota Institucional, a partir do Campus Ijuí/Santa Rosa nos turnos da tarde e da noite; a partir de Santa Rosa/Ijuí e a partir do Campus Ijuí/Três Passos no turno da noite. A Instituição manteve a terceirização para o atendimento da linha fixa a partir do Campus Ijuí/Panambi, no turno da noite, através de Empresa Terceirizada “José da Silva”. A linha Santa Rosa/Ijuí no turno da tarde foi também terceirizada com a empresa VDR Transportes, a partir de 18 de maio de 2016.
As viagens com veículo de passeio sempre que demandadas são realizadas com motorista deste Setor de Transportes, porém quando houver consenso, os condutores são os próprios demandantes professores e/ou funcionários de unidades Institucionais.
Também, quando necessário, professores e funcionários realizaram deslocamentos com veículo próprio. A operacionalização deste procedimento se dá através da firmatura de contrato entre a FIDENE e o respectivo professor ou funcionário e o devido pagamento da quilometragem percorrida. Neste ano foram pagos 49.347 km, denominado de quilometragem paga a terceiros. O valor pago por km rodado é de R$ 0,80.
Este setor manteve o controle da documentação dos veículos de passeio junto ao DETRAN e dos veículos de transporte de passageiros junto ao DAER de acordo com a legislação vigente.
Manteve, também, atualizados, os cursos de Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros e Condutores de Veículos de Transporte Escolar aos motoristas que integram o quadro do Serviços de Transportes.
Para renovação da frota, neste ano a Instituição adquiriu um veículo com a capacidade para 08 passageiros, marca Mercedes Benz, que terá como prioridade o transporte de professores ao Campus Três Passos. Foram vendidos neste ano os seguintes veículos: ônibus Mercedes Benz, placas IHZ 1312; Van, placas IIZ 6201; e Gol placas ILN 3052.
Quadro Demonstrativo
As informações a seguir demonstram parte dos números que compõe o centro de custos dos serviços de transportes do período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2016. Constata-se uma redução de 21% no item “quilômetros rodados” e uma pequena redução de 6% no item quilometragem paga a terceiros, o que reflete na redução dos valores associados a estes itens. Pode-se afirmar que pequena parte da redução dos quilômetros rodados com a frota institucional está associado à terceirização da linha fixa no turno da tarde do itinerário Santa Rosa/Ijuí, porém a grande parte é a redução/otimização de viagens. Cabe reportar ao elevado custo dos serviços de manutenção, o que aponta para a necessidade de constante renovação/substituição da frota de veículos.
Descrição | Quantidade |
---|---|
Veículos passeio | 20 unidades |
Micro-ônibus | 2 unidades (placas IPZ 4738, alocado ao IRDER; e placas: IKQ 8639) |
Ônibus | 2 unidades (placas IIG 0201 e IWO 6881) |
Caminhões | 02 unidades (placas IC Y6761, alocado ao IRDeR e IFR 3852) |
Utilitários | 4 unidades (placas JZV 9812; IOQ 4038; INF 6275, alocado ao IRDER; e IWX 0691 |
Km rodados | 561.574 km |
Km pago a veículos de terceiros | 49.347 |
Combustível | 56.557,42 litros |
Média de consumo carro de passeio e utilitários | 11,60 km/litro |
Média de consumo ônibus/caminhão | 5 km/litro |
Despesas com seguro | R$ 51.131,48 |
Despesas com materiais e peças para manutenção | R$ 100.862,01 |
Despesas com combustível | R$ 243.016,79 |
Despesas com diversos e serviços de terceiros | R$ 135.324,69 |
Despesas de viagens/alimentação/hotel/pedágios | R$ 27.792,31 |
Sinistros com perda total de veículo | - |
Sinistro com pequenos e médios danos | - |
Fonte: Programa SIE (01 de janeiro a 31 de dezembro 2016).
Serviço de Vigilância
Encarregado: Valdir Camargo Sozio
Fiscais: Gelson Malaquias e José Carlos Trindade
A Vigilância Orgânica da FIDENE/UNIJUÍ busca atender ao compromisso específico de sua função, cumprindo o que determina a legislação vigente, associado a um trabalho de forma integrada com as demais unidades, no que tange a informações e orientações institucionais.
Esta Instituição conta com Alvará concedido pelo Departamento de Polícia Federal, de autorização de funcionamento de Serviço Orgânico de Segurança Privada, na atividade de Vigilância Patrimonial.
No final do ano de 2016, a instituição recebeu, do Comando do Exército, autorização para compra de Coletes à prova de bala. Foi ncaminhado processo de solicitação para a Polícia Federal via sistema GESP. O processo encontra-se em análise.
Visando atender o que determina a legislação da Polícia Federal, os Vigilantes desta IES realizaram o Curso de Reciclagem ao Curso de Formação de Vigilantes. Neste ano houve a possibilidade de realização do Curso em Ijuí, em virtude da instalação da Escola Colmeia Formação de Vigilantes no Município.
Neste ano deu-se continuidade às capacitações de Vigilantes para atuar enquanto Brigadistas em eventos da Instituição, em situações de emergência como, por exemplo, prevenção e combate de incêndios, primeiros socorros e evacuação de ambientes, controle de presença limitando o número de pessoas conforme a capacidade do espaço, impedindo o uso de instrumentos sonoros e de pirotecnia. A Brigada de Incêndio é normatizada através da NBR 14.276.
Principais Atividades Desenvolvidas:
Para além das capacitações previstas em lei, foram realizadas capacitações através do Núcleo de Administração de Recursos Humano e reuniões para socializar informações e discutir a dinâmica de atuação.
Serviços de Multimeios
Os Serviços de Multimeios em 2016 deu continuidade ao seu trabalho de assessoria às atividades acadêmicas e aos eventos institucionais com a instalação de equipamentos de multimeios, sonorização, filmagem e transmissão de eventos através de videoconferência e teleconferência.
Neste ano, a Instituição deu continuidade aos investimentos em equipamentos de multimídias que foram instalados em sala de aula na condição de equipamento fixo. Com esta qualificação dos espaços de sala de aula a Instituição deu continuidade ao sistema de entrega e devolução de chaves, através de sistema desenvolvido pela Coordenadoria de Informática.
Foram realizadas reuniões para socializar informações e discutir a dinâmica do setor e capacitações através do Núcleo de Administração de Recursos Humanos.