Assessoria e Serviços Comunitários

Download .doc Download .pdf
Voltar

Coordenador: Ivanildo Scheuer

A Assessoria e Serviços Comunitários (ASC) tem por missão fortalecer os vínculos da FIDENE com a região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, através de ações com órgãos de caráter público e privado, principalmente no desenvolvimento especializado e na execução de concursos públicos e processos seletivos, com ampla experiência no segmento, tendo como princípios administrativos a Legalidade, Impessoalidade, Publicidade, Moralidade e Eficiência.

É responsável, também, pela preparação de recursos humanos para atuar nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), em convênio com o Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Rio Grande do Sul – DETRAN RS, para a oferta dos Cursos de Instrutor de Trânsito, Atualização de Instrutor de Trânsito, Examinador de Trânsito, Diretor Geral, Diretor de Ensino e respectivas Atualizações.

Municípios Filiados

Responsável: Jeferson Luís Parolin. Conta com a assessoria técnica de Ivanildo Scheuer, Maria Clenir Wociechoski, das equipes da Controladoria e da Coordenadoria Financeira, que juntos auxiliam na gestão financeira.

Tem como objetivo ser um canal de comunicação com os Municípios Filiados à FIDENE, possibilitando aproximar as relações com os agentes públicos de forma a proporcionar a integração e o desenvolvimento regional através de serviços e assessorias junto às unidades da FIDENE/UNIJUÍ. Estão filiados quatro (04) municípios, sendo Horizontina, Ijuí, Nova Candelária e Santa Rosa.

Concursos Públicos

Coordenação Geral: Maria Clenir Wociechoski. Conta com a assessoria técnica de Ivanildo Scheuer, Jeferson Luís Parolin, Daniel Santos de Oliveira, Lauro Antônio Pasche e Pedro Carlos Rasia, este último, como Presidente da Comissão Examinadora de Concurso Público e Responsável Técnico junto ao Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul - CRA/RS.

Foram realizados dois concursos públicos e dois processos seletivos para quatro (04) municípios pertencentes à região de abrangência da Fidene/Unijuí. Também foi realizado o concurso para a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa – FUMSSAR, autarquia da Prefeitura Municipal de Santa Rosa. Os concursos e as seleções foram realizados, conforme cronograma:

Concursos Públicos
Contratante Cargos Candidatos
1 Augusto Pestana 05 210
2 Cândido Godoi 02 36
TOTAL 246
Seleções Públicas
Contratante Cargos Candidatos
1 Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa 02 291
2 Município de Santa Rosa 01 105
TOTAL 396

Qualificação Convênio DETRAN RS

Coordenação Geral: Daniel Santos de Oliveira. Conta com a assessoria técnica de Maria Clenir Wociechoski, Jeferson Luís Parolin e Ivanildo Scheuer, este último como Coordenador Pedagógico junto ao Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN RS.

Foram ministradas três (03) turmas do Curso de Instrutor de Trânsito, sendo 02 em Ijuí (27ª e 28ª edições) e (01) em Santa Rosa, (13ª Edição).

Duas turmas do Curso de Atualização de Instrutor de Trânsito, em Ijuí (8ª e 9ª edições); e uma de Examinador de Trânsito (16ª edição/Ijuí).

Nome do Curso Período Alunos Local

Curso de Instrutor de Trânsito – 180 horas

19/03/2016 a 06/08/2016 20 Ijuí/RS
06/08/2016 a 10/12/2016 23 Ijuí/RS
18/06/2016 a 15/10/2016 16 Santa Rosa/RS
TOTAL 59
Nome do Curso Período Alunos Local
Curso de Examinador de Trânsito – 28 horas 22 a 30 /07/2016 15 Ijuí/RS
TOTAL 15
Nome do Curso Período Alunos Local
Atualização de Instrutor de Trânsito – 20 horas 05 a 08/05/2016 14 Ijuí/RS
16 a 17/07/2016 09 Ijuí/RS
TOTAL 23

Assessorias e Consultorias na Atualização/Elaboração de Planos Estratégicos de Desenvolvimento

Coordenação Geral: Alceu Van Der Sand, Mestre em Integração da América Latina, contratado como Consultor Externo. Conta com a assessoria técnica de Aline Benso - Mestra em Desenvolvimento/UNIJUÍ, Roselaine Rita Marconcine de Oliveira – Bacharel em Administração e Mestranda em Desenvolvimento e Políticas Públicas/UFFS (aluna especial), Marisa Tatiana Reimann - Bacharel em Economia/UNIJUÍ e Maicon Dall Alba – Graduando em Administração/UNIJUÍ, este último na função de estagiário.

  1. Assessoria na Elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional do Corede Noroeste Colonial: Os serviços foram contratados via Carta Convite nº 01/2016 de 22/03/2016. O contrato de prestação de serviços foi firmado em 05/04/2016, no valor total de R$ 65.707,00 (sessenta e cinco mil, setecentos e sete reais), tendo como prazo o período de 05 de abril de 2016 a 17 de dezembro de 2016. O processo estrutura-se em dois momentos: 1) Diagnóstico e Relatório de Avaliação; 2) Relatório de Propostas Hierarquizadas, considerando os aspectos econômicos, sociais, ambientais, políticos, éticos, cultura, territoriais, entre outros. A metodologia adotada para este processo de atualização/elaboração é a mesma que já ocorreu no processo de elaboração dos planos estratégicos em 2009/2010, com a participação dos vinte e oito presidentes dos Coredes, dois técnicos indicados por cada Corede e a Diretoria do Fórum dos Coredes RS. Esta metodologia é para viabilizar a unidade metodológica na diversidade histórica, sociocultural, econômica, infraestrutura e institucional das regiões coredianas gaúchas.
  2. Assessoria na Elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional do Corede Fronteira Noroeste: Os serviços foram contratados via Carta Convite nº 01/2016 de 29/02/2016. O contrato de prestação de serviços foi firmado em 14/03/2016, no valor total de R$ 59.621,00 (cinquenta e nove mil, seiscentos e vinte e um reais), tendo como prazo o período de 15 de março de 2016 a 31 de dezembro de 2016. O processo estrutura-se em dois momentos: 1) Diagnóstico e Relatório de Avaliação; 2) Relatório de Propostas Hierarquizadas, considerando os aspectos econômicos, sociais, ambientais, políticos, éticos, culturais, territoriais, entre outros.

Oficinas Teórico-metodológicas do Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul - COREDES RS

Coordenação Geral: Sergio Luís Allebrandt. Colaboraram Dieter Rugard Siedenberg, Marcos Paulo Dhein Griebeler, Airton Adelar Mueller, Fabricio Ramires Barbosa, Sandra Albarello, técnicos da SEPLAN e da Fundação de Economia e Estatística – FEE.

Foram ministradas três oficinas teórico-metodológicas para viabilizar a homogeneização das atualizações dos Planos Estratégicos Regionais dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul. As Oficinas foram realizadas na cidade de Lajeado/RS. Para viabilizar o alinhamento teórico-metodológico, de linguagem e de entendimento das etapas metodológicas do processo de planejamento, foram divididas em três etapas: a) Oficina 1: Visão Geral do Processo de Planejamento; Diagnóstico Técnico; Análise Situacional e Matriz Fofa, com carga horária de 16 horas; b) Oficina 2: Macro objetivos e Carteira de Projetos, com carga horária de 16 horas; c) Oficina 3: Modelo de Gestão; Fechamento do Processo, Revisão do Plano, com carga horária de 16 horas.