No dia 09 de março, as geladeirotecas do Projeto Descongele suas Ideias, da Unijuí, voltaram à ativa. Após o recesso de férias, período em que os livros são guardados, os bolsistas responsáveis pelo cuidado reorganizaram os livros antigos e catalogaram as novas doações. Foram abastecidas novamente as três geladeiras presentes no campus Ijuí, localizadas nas paradas de ônibus e na cantina 1, atrás do Prédio A.
O Projeto Descongele suas ideias
A ideia principal do projeto é de implantar geladeiras com livros em espaços públicos do campus da Unijuí. A ideia, já desenvolvida em outras cidades brasileiras, foi trazida para a universidade pela mestranda em Direitos Humanos Juliana Oliveira Santos no ano de 2016 e o projeto está adscrito ao Núcleo de Educação e Informação em Direitos Humanos, junto ao Programa de Pós- Graduação em Direito – Mestrado em Direitos Humanos e conta com o apoio da Unijuí.
A iniciativa fundamenta-se em quatro eixos: o Gosto pela Leitura, Educação e Ser Humano, Sustentabilidade e Sensibilização para a Arte. Quem circular pelo campus pode ler enquanto estiver próximo a um dos locais das geladeiras e depois devolver o livro à geladeiroteca. Se quiser continuar a leitura, pode retirá-lo e devolvê-lo no prazo de uma semana, mediante a assinatura de uma lista que está no congelador.
É importante salientar que só serão aceitas as doações de livros livros literários – inclusive infantis – e de diversas ciências e áreas como filosofia, sociologia, psicologia, educação, biologia, etc, exceto os livros didáticos. Revistas não entram na lista de doações também. A responsabilidade e o cuidado no manuseio é obrigação de cada um, as geladeirotecas não devem ser local de depósito de lixo.
Aos interessados em contribuir com o projeto doando livros podem encaminhar as doações à Secretaria do Mestrado em Direitos Humanos, campus Ijuí.