Professor da Unijuí palestra na Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho da Dubai Alimentos - Unijuí

Professor do curso de Agronomia e do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí, Roberto Carbonera esteve participando, na última quarta-feira, 23 de agosto, da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat) da Dubai Alimentos.  Em duas palestras, ele trabalhou o tema “Práticas Sustentáveis na Agronomia e Meio Ambiente”.

Foi muito gratificante tratar deste tema, sob o enfoque dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, as implicações nas práticas cotidianas da Agronomia e os desafios da sustentabilidade social, ambiental, econômica e institucional”, destacou o professor.

Todas as palestras desenvolvidas na Sipat, incluindo as discussões coordenadas pelo professor Carbonera, foram direcionadas ao grupo geral de profissionais da Dubai Alimentos. A escolha do tema, "Práticas Sustentáveis na Agronomia e Meio Ambiente", demonstra o compromisso da empresa em levar informações relevantes e alinhadas com as preocupações atuais aos colaboradores.

A palestra abordou a importância de práticas agronômicas sustentáveis para a produção de alimentos de alta qualidade, impactando diretamente na origem dos ingredientes utilizados nos produtos produzidos pela empresa. Para a Dubai, a qualidade começa com a procedência dos grãos que são transformados. Ao entender as práticas sustentáveis na agronomia, os colaboradores não apenas compreendem a origem dos alimentos que consomem, mas também como essas práticas podem impactar na qualidade nutricional e na segurança alimentar.

Além disso, a preocupação com o meio ambiente está mais presente do que nunca. As práticas sustentáveis não apenas garantem a continuidade dos recursos naturais, mas também estão alinhadas com as metas de sustentabilidade da empresa. Isso ajuda a criar um futuro mais promissor para todos os colaboradores e a comunidade.

Ao educar os colaboradores sobre práticas sustentáveis na agronomia, a empresa também amplia o senso de pertencimento e orgulho de fazer parte de uma organização que se preocupa com o futuro do planeta e com a qualidade dos produtos ofertados. Conhecer os ODS da ONU é crucial para atender aos requisitos de certificações e normas cada vez mais voltadas para práticas sustentáveis, e isso consequentemente assegura a competitividade no mercado e também reforça a imagem da Dubai como uma empresa comprometida com a responsabilidade ambiental.