Logo Unijuí
EVENTOS

XXIII ENACED - Encontro Nacional de Educação

INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ O DIA 21/04/2024

 

APRESENTAÇÃO

Os eventos XXIII Encontro Nacional de Educação (ENACED), III Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências (SIEPEC) e V Encontro de Debates Sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado (ENTECI), com o tema: “CIÊNCIA, TECNOLOGIAS, DEMOCRACIA E DECOLONIALIDADE: CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE EDUCACIONAL”, serão realizados nos dias 20, 21 e 22 de maio/2024. A realização destes três eventos, de modo colaborativo, marcarão os 29 anos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ com apoio das seguintes instituições: Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF); Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - Polo IFFAR Jaguari, IFSUL, IFRS; Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UNB); Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Portugal; Grupo de Investigación Conocimiento Profesional del Profesor de Ciencias – CPPC y al Semillero de Investigación Enseñanza de las Ciencias Naturales – ENCINA de la Universidad Surcolombiana; Red Internacional de Investigación en Ensino de las Ciencias (RIEC); Maestría en Docencia de la Química, UPN Bogotá; Observatório do Currículo Integrado do IFFAR; Red Latinoamericana en Educación en Ciencias Naturales (REDLAECIN); Secretaria Municipal de Educação de Ijuí-RS, Coordenadoria Regional de Educação 36 CRE-Ijuí - RS; Secretaria de Municipal de Educação de Balsas, MA.

 

Justificativa A temática Ciência, Tecnologias, Democracia e Decolonialidade: Contribuições ao Debate Educacional encontra, nas interações entre Universidade e Educação Básica vivenciadas historicamente na Unijuí, um espaço de discussão no evento XXIII ENACED, III SIEPEC e V ENTECI como processo formativo junto às redes federais, estaduais, municipais e particulares em diálogo com a Educação Superior nacional e internacional. A Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), no ODS 4 (Educação de Qualidade) fundamenta o ensino, a extensão e a pesquisa, nos projetos estabelecidos. O evento, alinhado à Portaria MCTI nº 6.998, contribui com os eixos um e quatro, fortalecendo o SNCTI por meio de palestras e workshops inovadores para formação de recursos humanos e integração de ações. Promove a defesa e popularização da ciência, universalização do acesso a benefícios científicos e difusão de tecnologias para melhorar as condições de vida. Ainda, transmite palestras e podcasts gratuitamente pelo canal do PPGEC no Youtube. A participação presencial e estabelecimento de contatos fortalecem aprendizagens e cooperação acadêmica e profissional, à medida em que proporciona a discussão do tema, desdobrado em estudos de Tecnologias, Ética, Diversidade, Gênero, Linguagens, Educação, Pensamento Computacional, Metacognição, Contrarreforma, Ensino Médio e Currículo Integrado. As palestras mobilizam conhecimentos e reflexões que promovem avanços na compreensão e constituição do conhecimento de professor num ensino para o desenvolvimento do pensamento crítico no contexto do debate sobre ciência, tecnologias, democracia e decolonialidade na educação básica e superior.

Comissão Organizadora:

Dra. Maria Cristina Pansera de Araújo (UNIJUI)

Dr. Sidinei Pithan da Silva (UNIJUI)

Dr. Paulo Evaldo Fensterseifer (UNIJUI)

Dra. Maria Regina Johann (UNIJUI)

Dra. Maria Simone Vione Schwengber (UNIJUI)

Dra. Marli Dallagnol Frison (UNIJUI)

Dra. Vidica Bianchi (UNIJUI)

Dr. Roque Gullich (UFFS)

Dr. Adão Caron Cambraia (IFFAR)

Dra. Taniamara Chaves (IFFAR)

Dra. Sandra Elisabet Nonenmacher (IFFAR)

Dra. Rubia Emmel (IFFAR/UFFS)

Dra Lenir Basso Zanon (UNIJUÍ)

Dra Fabiana Kurtz da Silva (UNIJUÍ)

Comissão Organizadora Internacional

Dra. Diana Fabíola Moreno Serra (UPN-Colombia)

Dr. Elias Francisco Amortegui Cedeno (Univ. Surcolombiana)

Dra. Graça Simões de Carvalho (UMINHO - Universidade do Minho Portugal)

Dr. Jonathan Andres Mosquera (Univ. Surcolombiana)

Dra. Rosa Branca Tracana Pereira (IPG - Instituto Politécnico da Guarda - Portugal)

Dra. Zélia Ferreira Caçador Anastácio (UMINHO - Universidade do Minho Portugal)

Comissão Técnica-Científica:

Dra. Eva Teresinha de Oliveira Boff (UNIJUÍ/UFRGS)

Dra. Marli Dallagnol Frison (UNIJUÍ)

Dra. Vidica Bianchi (UNIJUÍ)

Dr Anderson Luiz Tedesco (UnoChapecó

Ma. Clarines Hames (IFFAR)

Comissão de Apoio:

Carmem Antunes (UNIJUÍ)

Lígia Vanessa da Silva (UNIJUÍ)

Thaís de Souza Lasch (UNIJUÍ)

Claudia Lemke (UNIJUÍ)

Diovana Machado da Silva (UNIJUÍ)

Alisson Berbaum (UNIJUÍ)

Anelise Rodrigues (UNIJUÍ)

Jaqueline Maieron (UNIJUÍ)

Gian Eligio Soliman Ruschel (UNIJUÍ)

Maria Carolina Magalhães (UNIJUÍ)

Comissão Cultural:

Dra. Maria Cristina Pansera de Araújo (UNIJUÍ)

Dra. Maria Regina Johann (UNIJUÍ)

Ma. Clarines Hames (IFFAR)

Ma. Silviane Koch (UNIJUÍ/36ªCRE)

Contato

Central de Eventos

E-mail eventos@unijui.edu.br WhatsApp (55) 99218-5008 

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.