2.1.3.2. Editora UNIJUÍ

Download .pdf
Voltar

Editor-chefe: Fernando Jaime González

Diretor Administrativo: Anderson Konagevski

A Editora UNIJUÍ é órgão de apoio da UNIJUÍ, vinculada diretamente à Reitoria da Universidade. O objetivo é incentivar e estimular a produção intelectual dos professores que nela atuam e de outras Instituições de Ensino Superior por meio da publicação de livros e revistas. Possui também como atribuição a divulgação e a distribuição de seus livros. A direção da Editora é administrada por um Conselho composto por um editor-chefe e um diretor administrativo, ambos nomeados pelo(a) reitor(a) da UNIJUÍ. A Editora conta, em seus diversos setores, com um quadro funcional composto por seis profissionais.

Principais Atividades Desenvolvidas

Durante o ano de 2019 a Editora priorizou as edições de livros que tiveram todo seu custo de publicação custeado por programas de apoio e incentivo ou pelos próprios autores.

Em 2019 foram publicados 19 novos títulos de livros, alcançando uma tiragem total de 14.109 exemplares. Entre os novos títulos foi priorizada a publicação de livros nas Coleções (cada Coleção possui um Conselho Editorial Interinstitucional próprio). Foram produzidos outros materiais que totalizam cinco títulos e 863 exemplares. Ainda foram reimpressos 13 títulos de livros, com uma tiragem de 1.362 exemplares, além de 12 edições das Revistas eletrônicas, que são publicações online.

De forma sistematizada, os dados referidos constituem o quadro:

TIPO TÍTULOS NOVOS NOVA EDIÇÃO REIMPRESSOS REIMPRESSOS
(quantidades) (exemplares) (quantidades) (exemplares)
C.U.S. 0 0 0 0
EaD 0 0 0 0
LIVROS 19 14.109 13 1.362
OUTROS 5 863 0 0
REVISTAS 12 0 0 0
T.A.C. 0 0 0 0
Subtotal 36 14.972 13 1.362
Total Títulos 49 Exemplares 16.334

O quadro apresentado demonstra, em relação a 2018, que houve uma estabilidade no número de títulos de livros novos publicados (19 títulos) e um aumento no número de obras reimpressas (de sete para 13). Esse movimento se deu pela necessidade de novas impressões de materiais esgotados, bem como reflexo das tiragens menores que se está realizando quando solicitadas as reimpressões. Esse movimento tem por objetivo o controle do estoque da Editora, evitando, assim, que os valores de estoque subam.

Ainda teve-se um aumento do número final de exemplares impressos (de 5.250 para 16.334). Após a readequação no quadro de funcionários e outras exigências para novas publicações, dando atenção a obras com apelo comercial e um rigor maior nas questões orçamentárias, tornou-se possível o movimento e adequação, mantendo uma produção significativa e, consequentemente com o rigor no controle, a redução dos estoques.

Os livros da Editora continuaram a ser vendidos, durante o ano de 2019, por grandes distribuidores e livrarias. Entre estas merecem ser destacadas várias livrarias virtuais, como a Editora da Unesp, Inovação Distribuidora, Livraria 30% e a Livraria da Travessa, entre outras, as quais representam 45% do faturamento da Editora.

Em parceria com a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, no evento científico Salão do Conhecimento, pelo segundo ano a Editora disponibilizou o livro-brinde para o evento, quando foi disponibilizado um exemplar de livro por inscrição, em que o inscrito acessa a loja virtual da Editora e realiza a escolha do livro.

Intensificou-se no decorrer de 2019 as publicações eletrônicas (e-book). Além de publicações de forma gratuita, entre livros já lançados em formato impresso e novos títulos, a Editora publicou 27 títulos em e-book em sua página.