2.1.2.2. Departamento de Ciências da Vida - DCVida

Download .pdf
Voltar

1. DIMENSÃO DA GESTÃO DO DEPARTAMENTO

CHEFE: MÁRCIO JUNIOR STRASSBURGER

Chefe Substituto: MARINEZ KOLLER PETTENON

Mandato: 15 de julho de 2017 a 14 de julho de 2020

Coordenadores dos Cursos:

Biomedicina - Matias Nunes Frizzo

Ciências Biológicas - Licenciatura - Juliana Maria Fachinetto

Ciências Biológicas - Bacharelado - Juliana Maria Fachinetto

Enfermagem - Marinez Koller Pettenon

Farmácia - Christiane de Fátima Colet

Fisioterapia - Simone Zeni Strassburger

Medicina - Jorge Ralf Brust

Nutrição - Adriane Huth

Tecnologia em Estética e Cosmética - Edina Matilde Linassi Coelho

Tecnologia em Gastronomia - Adriane Huth

Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Atenção Integral à Saúde - Thiago Gomes Heck

Coordenador do Núcleo de Pesquisa do DCVida - Thiago Gomes Heck

Coordenador do Núcleo de Extensão e Cultura do DCVida – Elenita Costa Beber Bonamigo

O Departamento de Ciências da Vida finalizou o ano de 2019 com oito cursos ofertados, sendo: Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Tecnologia em Estética e Cosmética e o curso novo de Tecnologia em Gastronomia a ser ofertado em 2020. O total de estudantes dos cursos de graduação somam 733, sendo que conta com um quadro de pessoal de 82 professores, 34 técnicos e 13 estagiários.

Durante o ano de 2019, o DCVida efetivou diversas ações vinculadas ao ensino, dentre elas, o planejamento e proposição do curso de Tecnologia em Gastronomia, lançamento do primeiro ano do curso de Medicina, novo currículo do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética (com redução do tempo total de curso e nos dias semanais de aula), integralização do Núcleo Comum da Saúde, acompanhamento dos demais cursos quanto a procura, efetivação de ofertas, ENADE e divulgação. O ano de 2019 também ficou marcado pela efetivação de todas as ofertas de pós-graduação lato sensu, e boa procura pelo curso de mestrado em Atenção Integral à Saúde.

Para atender às demandas vinculadas ao ensino de graduação e de pós-graduação, diversos investimentos foram realizados na estrutura de laboratórios e salas de aula. Laboratórios foram ampliados, qualificados, além de realizar investimentos em equipamentos necessários para as aulas práticas, como por exemplo duas telas 3D para estudo de anatomia. O número de técnicos e carga horária foi ampliada, possibilitando atender melhor as demandas de atividades práticas nos diferentes laboratórios. Os laboratórios de prestação serviço também foram foco de ações e qualificações durante o ano. O Unilab passou a ser responsabilidade do curso de Biomedicina, ampliou seus serviços a partir do credenciamento junto à Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí. Na Central Analítica houve profunda reformulação da atuação técnica, com o objetivo de reduzir custos e qualificar os serviços prestados.

A Farmácia Universitária fez ajustes nos horários de atendimento e buscou diversas alternativas para ampliar sua atuação, seja para a comunidade interna ou externa.

A Unijuí Saúde, composta pelo Consultório de Nutrição, Clínica de Fisioterapia, Consultório de Enfermagem e Unidade de Reabilitação, mudou de local, vindo definitivamente para o Campus em um espaço adequado para atender as diferentes demandas. No primeiro de semestre de 2019 professores do DCVida participaram do processo de Planificação da Saúde em Ijuí, em parceria com o governo do Estado do RS, 17ª CRS e Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí. Nesse mesmo semestre realizamos o 6º Congresso Internacional de Saúde, muito bem avaliado pelos participantes nacionais e internacionais.

Outro tema bastante discutido e debatido no DCVida foi a construção do PDI 2020-2024, cujo conteúdo orienta a condução do departamento para os próximos cinco anos. Durante o ano, também realizamos diversas ações de divulgação dos cursos de graduação e de pós-graduação, além de termos importante procura por estudantes no Profissional do Futuro, bons números de inscrição no vestibular, porém com baixa efetivação de matrículas (com exceção ao curso de Medicina).

Na pesquisa conseguimos manter os padrões de aprovação de professores pesquisadores nos editais internos.

Na extensão em 2019 aprovamos, para desenvolver em 2020, dois projetos de extensão, com a possibilidade de cinco bolsistas em cada proposta, totalizando três projetos em execução para 2020. Além das diversas ações e atividades desenvolvidas, também atuamos para adequar o corpo docente dos diversos cursos às suas demandas, seja de ampliação ou redução de atividades.

E a grande preocupação para o próximo ano diz respeito a procura e efetiva de matrículas nos cursos, sendo necessário revermos nossas propostas curriculares, assim como ampliar a capacidade de divulgação de nossos diferenciais na região.

Em fevereiro de 2019, mediante a publicação da portaria do Diário Oficial da União nº 905/2018, com a autorização do curso de Medicina na UNIJUÍ, foi necessário indicar a coordenação do curso, a coordenação pedagógica e os membros do Núcleo Docente Estruturante, a partir do quadro de docentes já contratados. Além disso, houve investimento na contratação de professores e técnicos, organização dos Laboratórios, na compra de equipamentos e contrapartida com o Município.

Foi realizado o evento Profissional do Futuro, no mês de outubro de 2019, nos Campi Ijuí e Santa Rosa, para o qual os coordenadores de curso organizaram as atividades de cada curso para recepção e envolvimento dos possíveis futuros estudantes da Universidade. O objetivo deste evento foi divulgar os cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Gastronomia e Medicina, bem como mostrar os diferenciais que cada curso apresenta nas diversas profissões, com apoio dos laboratórios do Departamento.

Em setembro de 2019 foi aprovada a resolução do CONSU nº 26/2019, que dispõe sobre a criação e implantação do curso de Tecnologia em Gastronomia, com oferta prevista para o 1º/2020. A aprovação deste curso significa mais uma área de atuação do Departamento de Ciências da Vida e, com isso, um conjunto de investimentos que qualificam os cursos de graduação do DCVida.

O curso de Tecnologia em Estética e Cosmética teve seu PPC reformulado no ano de 2019 para oferta do novo currículo em 2020. Com a reformulação o curso reduziu a carga horária ofertada e passou a oferecer a certificação de qualificação profissional ao final de cada ano cursado.

Foi realizado o 6º Congresso Internacional em Saúde, nos dias 14 a 17 de maio de 2019, com a presença de 728 participantes e 622 trabalhos apresentados. O Congresso abrangeu programação de todos os cursos de graduação do DCVida e participação ampla dos estudantes. Além disso, foi realizado evento de pré-congresso nos Campi de Santa Rosa e Três passos.

Foi realizada a 5ª MoEduCiTec, no dia 24 de outubro de 2020, com a presença de 3.126 participantes visitantes e 199 trabalhos apresentados. Este evento reuniu escolas, Universidade e Institutos dos diversos níveis de ensino.

Com a aprovação do programa de mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade - oferta em 2019, o DCVida passou a ter 3 professoras doutoras integrantes do programa.

O laboratório de Análises Clínicas - laboratório escola teve seus serviços ampliados, através de convênio firmado com a prefeitura Municipal de Ijuí, através de edital específico, para atendimento de pacientes via SUS no Laboratório de Análises Clínicas - UNILAB. O laboratório passa a ser também ambiente de qualificação para os cursos de Biomedicina e de Farmácia, além da prestação de serviços.

Foi realizada a transferência dos serviços da UNIJUÍ SAÚDE para o prédio D - Campus Ijuí, em dezembro de 2019. O espaço do prédio D foi reformado e remodelado e as atividades da UNIR, Clínica de Fisioterapia, Consultório de Nutrição e Consultório de Enfermagem passam a ser atendidas neste novo espaço, tanto para os estudantes da UNIJUÍ como para a comunidade externa e interna.

De junho a novembro de 2019 foi amplamente discutido sobre o PDI 2020-2024 em reuniões que envolveram diversas instâncias do Departamento, desde os cursos de graduação, Comitê de Gestão e Colegiado do Departamento de Ciências da Vida, com apoio da Reitoria da UNIJUÍ. O DCVida discutiu e elaborou objetivos e estratégias para os próximos cinco anos de atuação na Universidade.

O DCVida obteve um projeto de extensão aprovado no edital 2019, sendo que, desta forma, conta com três projetos aprovados no total, sendo: Educação em saúde, Atenção à saúde da pessoa com deficiência e Projeto prematuros: prevenção, apoio e cuidado.

2. DIMENSÃO ENSINO

2.1. ENSINO DE GRADUAÇÃO

2.1.1. DADOS DA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DOCENTE

CURSOS DE GRADUAÇÃO
(por CAMPUS)
2019
ESTUDANTES
1° Semestre
ESTUDANTES
2° Semestre
Total Participaram da Avaliação Total Participaram da Avaliação
Modalidade Presencial
CAMPUS IJUÍ
Biomedicina 49 32 51 39
Ciências Biológicas - Licenciatura 17 9 13 10
Ciências Biológicas - Bacharelado 51 27 45 35
Enfermagem 102 44 94 38
Farmácia 136 93 131 77
Fisioterapia 136 89 134 70
Medicina 33 22 59 38
Nutrição 94 54 91 48
Tecnologia em Estética e Cosmética 115 74 93 43
Total 733 444 711 398

FONTE: SIE – 08.05.99.10.03.

CURSO DE BIOMEDICINA – CAMPUS IJUÍ

COORDENADOR: MATIAS NUNES FRIZZO

Oferta e efetivação do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Hematologia Laboratorial: curso confirmado com 19 alunos, sendo que em contrapartida pela efetivação do curso foram investidos R$ 15 mil reais em equipamentos no laboratório escola de análises clínicas do curso.

Realização do 6º Congresso Internacional em Saúde na UNIJUÍ (maio 2019)

Resumo do Evento: o evento teve apoio financeiro da FAPERGS, COREN-RS e CRBM-5 e apoio na organização dos Programas de Pós-Graduação Mestrado em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências e do Mestrado em Direitos Humanos e cursos de Graduação do Departamento de Ciências da Vida (Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Medicina). As entidades parceiras com representantes envolvidos na organização deste evento foram: 14ª e 17ª Coordenadorias Regionais de Saúde, Secretarias Municipais de Saúde de Três Passos e de Santa Rosa, Hospital Bom Pastor de Ijuí, Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) e Hospital Unimed, Universidade de Minho da cidade de Braga, Portugal e Universidade Fronteira Sul - Campus Cerro Largo. As empresas que contribuíram com patrocínio em forma de produto ou financeiro foram a Tumelero, Shopping das Plantas, Farmácia São Lucas, Odonto Ijuí, Imunijuí, Radiolar e Hemovita.

Nesta sexta edição tivemos a apresentação de 608 temas livres, sendo 477 em forma de comunicação breve e 131 em comunicação expandida. Esta foi segunda edição do evento e, a primeira no Brasil, que eliminou o formato de apresentação em forma de pôster de papel, incentivando a educação ambiental.

Foram realizadas, durante o congresso, 12 Jornadas dos cursos que pertencem ao Departamento de Ciências da Vida da UNIJUÍ, sendo: Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e do Programa de Mestrado em Atenção Integral à Saúde. No total foram realizadas 72 atividades científicas sendo 9 minicursos, 7 mesas redondas, 1 conferência, 1 roda de conversa, 12 Jornadas de Curso e 1 oficina. Tivemos a presença de 73 palestrantes e 60 coordenadores destas atividades científicas.

A comissão organizadora contou com 20 pessoas, incluindo professores e profissionais da área de saúde, ciências biológicas e áreas afins, 4 secretários e 16 estudantes que participaram da comissão organizadora de estudantes. O Comitê Internacional foi formado por 6 pessoas e o Comitê Científico por 67 pessoas que realizaram a avaliação dos temas livres.

Também durante o evento foram realizadas apresentações culturais de grupos da cidade de Ijuí, dentre eles: Conjunto Instrumental do Colégio Evangélico Augusto Pestana (CEAP) com 35 integrantes, Coral Ijuí, Grupo de Flautas e Coral do CEAP com 30 crianças, Orquestra Musical do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) com 8 crianças, Grupo de Danças da União das Etnias – UETI da etnia Espanhola com 25 crianças e Grupo de Danças Chaleira Preta com 27 integrantes, Grupo Colméia do Município de Ijuí/RS com 60 crianças, Banda Municipal de Ijuí/RS com 24 integrantes, Grupo de Teatro da APAE de Ijuí/RS com 19 integrantes e 1 violinista independente. A participação de grupos culturais foi de forma voluntária e com grande impacto nestas atividades culturais antes do início das atividades científicas durante a tarde e à noite.

Tivemos a participação de 754 inscritos no evento dentre estudantes de graduação e de pós- graduação e profissionais da saúde, ciências biológicas e áreas afins. Entre palestrantes e participantes tivemos a participação de 4 continentes sendo África, América, Europa, Oceania e, dentre os países, Brasil, Argentina, Angola, Portugal, Itália, França e Austrália.

Nesta edição já foi organizado previamente a data e local da próxima edição que será do dia 30 junho a 03 de julho de 2020 na Universidade de Minho, em Braga, Portugal, com a temática do 7° Congresso Internacional em Saúde: Contextos e Problemáticas Emergentes.

No sessão de encerramento das atividades do 6° Congresso Internacional em Saúde tivemos a premiação do 1°, 2° e 3° lugares para comunicação breve e 1°, 2° e 3° lugares para comunicação expandida.

Durante o evento, vários palestrantes foram convidados a dar entrevista na rádio da UNIJUÍ permitindo que a comunidade regional pudesse receber informações sobre saúde com participantes externos. Os participantes do evento também deram entrevistas relatando sua participação no evento.

Salienta-se, também, que nos meses que antecederam o congresso foram promovidos 2 eventos pré -congresso gratuitos e abertos à comunidade. Um no dia 19 de março de 2019 na cidade de Três Passos (550 participantes) e outro no dia 23 de abril de 2019 na cidade de Santa Rosa (150 participantes).

Portanto, tivemos o empenho e dedicação de toda a equipe desde estudantes, funcionários, professores e profissionais de saúde da UNIJUÍ e das entidades parceiras na organização. O trabalho da equipe culminou com grande sucesso na organização do maior evento da saúde da Região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. As atividades científicas permitiram que todos os participantes se envolvessem, discutissem e refletissem sobre aspectos que são importantes para o avanço no serviço da saúde, de forma direta e indireta, na melhoria das condições de saúde da população.

Abaixo os trabalhos que foram premiados no evento

Comunicações Expandidas:

1º - EFFECT OF ULTRAVIOLET B RADIATION ON THE MODULATION OF GENES RELATED TO MITOCHONDRIAL QUALITY AND MITOPHAGY – GIULIAM KÁTIA STRÜCKER, HELOÍSA SCHRAMM DA SILVA, THALINE DE QUADROS, SOFIA TROPPMAIR, DIB AMMAR, EVELISE MARIA NAZARI.

2º - ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE DISSULFIRAM FRENTE A BACTÉRIAS MULTIRRESISTENTES - SARA DE LIMA MARION, MARISSA BOLSON SERAFIN, AUGUSTO DIAS DA MOTA, AMANDA MAINARDI, LAÍSA NUNES FRANCO, ROSMARI HORNER.

3º - SISTEMAS MATRICIAIS DE QUITOSANA ASSOCIADOS A CONJUGADOS PEPTÍDEO-LIPOSSOMA - JORDANO CICHELERO FACCHINI, MARIA ISMENIA ZULIAN LIONZO.

Comunicações Breves:

1º - DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DE SNACKS EXTRUSADOS SEM GLÚTEN - JOSEANA SEVERO, ANDRESSA MARIA ANDRIGUETTO, RAUL VICENZI, MARIA LETÍCIA DE ALMEIDA KASCTIN DOS SANTOS.

2º - CARACTERIZAÇÃO PARCIAL DE FRAÇÕES OBTIDAS DE EXTRATOS DAS FOLHAS DE Acca sellowiana(O. Berg) Burret - CINDY GIACOMELLI RIGO, MATEUS ZIN, ELISABETE MARIA ZANIN, JULIANA ROMAN, HELISSARA SILVEIRA DIEFENTHAELER, SILVANE SOUZA ROMAN.

3º - AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA IN VITRO DE CLONAZEPAM FRENTE A MICRORGANISMOS MULTIRRESISTENTES E ESTUDO DO EFEITO SINÉRGICO COM COLISTINA - VITÓRIA SEGABINAZZI FOLETTO, AUGUSTO MOTA, AMANDA MAINARDI, LAÍSA NUNES FRANCO, ROSMARI HÖRNER, TACIELI FAGUNDES DA ROSA.

Publicações dos anais:

https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/conintsau/index

Página do congresso internacional:

https://www.unijui.edu.br/eventos/6-congresso-internacional-em-sade-578

Divulgação no Comunica da UNIJUÍ do congresso internacional:

Relatório: https://www.unijui.edu.br/comunica/institucional/31676-congresso-internacional-em-saude-reune-700-participantes-de-cinco-continentes-na-unijui

https://www.unijui.edu.br/comunica/institucional/31269-o-6-congresso-internacional-em-saude-divulga-programacao-o-6-congresso-internacional-em-saude-divulga-programacao

https://www.unijui.edu.br/comunica/institucional/31642-6-congresso-internacional-em-saude-inicia-na-proxima-semana

Realização da Aula Inaugural do Curso com o Conselho Regional de Biomedicina - 5ª Região (março de 2019)

Realização da aula Inaugural do curso com o Presidente do Conselho Regional de Biomedicina da 5ª Região - Professor Renato Minozzo.

Realização do Dia do Biomédico (novembro 2019)

No dia 20 de novembro o curso organizou uma homenagem aos estudantes do curso, professores e técnicos biomédicos em comemoração ao profissional Biomédico.

Promoção do 7º Congresso Internacional em Saúde (julho 2020 - Portugal)

Divulgação do 7º Congresso Internacional em Saúde já ainda em 2019 para os estudantes do curso que têm interesse em apresentação dos seus trabalhos já irem se organizando. Como o curso de Biomedicina tem semestralmente projetos integradores, os trabalhos desenvolvidos podem ser apresentados em eventos.

Cursos de qualificação profissional

Como estratégia de de qualificação dos estudantes do curso de Biomedicina, bem como de profissionais o curso organiza uma agenda de cursos na área biomédica, a fim de consolidar como uma referência não só na formação de profissionais, assim como na qualificação profissional. Em 2019 100% dos cursos ofertados foram efetivados,os quais encontram-se abaixo:

Credenciamento do Laboratório Escola do Curso de Biomedicina junto ao CISA, SUS, UNIMED e IPÊ e realização de ações para incrementar a receita do UNILAB

No conjunto destas ações ao longo de 2019 conseguimos recredenciar ao CISA e credenciamos com a Prefeitura Municipal de Ijuí (atendimentos SUS). Estamos aguardando o retorno da solicitação de credenciamento junto ao IPÊ e Unimed Noroeste. Além disso, o UNILAB buscou uma aproximação aos professores e estudantes do PPGAIS para a realização de exames laboratoriais nos projetos de pesquisa. Como resultado o Laboratório Escola de Análises Clínicas do curso de Biomedicina encerra o ano de 2019 com saldo positivo. Neste ano, fruto do credenciamento com o município de Ijuí, houve um aporte muito grande na prestação de exames laboratoriais, com uma média de 30 pacientes atendidos diariamente pelo laboratório. Para suprir esta demanda de atendimentos houve a ampliação da carga horária da Responsável técnica (Eliana Durks), contratação de mais um biomédico 38 horas (Ivan Barth) e contratação de duas estagiárias (estudantes do curso de Biomedicina através de estágio não obrigatório).

Inserção dos estudantes em projetos de pesquisa e de extensão

Ao longo do ano diversos estudantes se inseriram em projetos de pesquisa e de extensão tanto como bolsistas voluntários como bolsistas PIBIT, PIBIC e PROBIC.

Realização de atividades de divulgação do curso junto à comunidade de Ijuí e região

Ao longo do ano o curso promoveu diversas ações junto à comunidade para a divulgação do curso de Biomedicina. Dentre as atividades realizadas, as principais foram:

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA – CAMPUS IJUÍ

COORDENADORA: JULIANA MARIA FACHINETTO

Foram realizadas diversas atividades dos cursos de Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado:

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - BACHARELADO – CAMPUS IJUÍ

COORDENADORA: JULIANA MARIA FACHINETTO

Foram realizadas diversas atividades dos Cursos de Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado:

CURSO DE ENFERMAGEM – CAMPUS IJUÍ

COORDENADORA: MARINEZ KOLLER PETTENON

CURSO DE FARMÁCIA – CAMPUS IJUÍ

COORDENADORA: CHRISTIANE DE FÁTIMA COLET

CURSO DE FISIOTERAPIA – CAMPUS IJUÍ

COORDENADORA: SIMONE ZENI STRASSBURGER

CURSO DE MEDICINA – CAMPUS IJUÍ

COORDENADOR: JORGE RALF BRUST

CURSO DE NUTRIÇÃO – CAMPUS IJUÍ

COORDENADORA: ADRIANE HUTH

Nutrição e saúde cardiovascular

Responsável: Karina Ribeiro Rios/ Estéfani Lauxen

Consultório de Nutrição/Unijuí Saúde, 23 - tarde, 24 - manhã, 25 - manhã, e 27/09 - manhã

Lipídios: Efeito dos ácidos graxos sobre o perfil lipídico e a saúde cardiovascular

Responsável: Adriane Huth

Campus Ijuí, sala B6, 23/09, às 19h10min

Inquérito com comunidade universitária sobre saúde do coração

Responsável: Ligia Franz

Disciplina Pesquisa em Saúde, Campus Ijuí, pontos de ônibus e entrada do prédio da biblioteca

Dia 24/09, tarde

Saúde do Coração

Disciplina - Nutrição em Saúde Coletiva, 23/09/2019, estudantes e professores

Local: Parada de ônibus e Sala de Chaves

Público: estudantes, professores e técnicos-administrativos e de apoio

Coordenadora da atividade: Maristela Busnello

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA – CAMPUS IJUÍ

COORDENADORA: ÉDINA MATILDE LINASSI COELHO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA

COORDENADORA: ADRIANE HUTH

Trabalho da equipe de professores na elaboração do PPC;

Elaboração do projeto dos laboratórios do Curso;

Visitas técnicas para elaboração dos projetos dos laboratórios do Curso;

Divulgação do vestibular;

Orientação de matrícula dos vestibulandos.

2.2. PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

2.2.1.CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO/MBA E RESIDÊNCIA

CURSO DE PÓS–GRADUAÇÃO LATO SENSU em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Pós-Anestésica e Centro de Materiais e Esterilização - 2ª edição

COORDENADORA: ENIVA MILADI FERNANDES STUMM

Local de oferta: Campus Ijuí

Carga horária: 360 horas

Público-alvo: Enfermeiros (as).

Início e término do Curso: 31/05/2019 a 30/05/2021

Total de estudantes no Curso 13
Benefícios: Nº de estudantes
Pagante Integral 06
Bolsa Acordo Sindical (50%)
Egressos (15%) 04
Conveniadas (10%) 03

CURSO DE PÓS–GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ESTÉTICA E SAÚDE - 3ª EDIÇÃO

COORDENADORA: EDINA MATILDE LINASSI COELHO

Local de oferta: Campus Ijuí

Carga horária: 360 horas

Público-alvo: Tecnólogo em Estética e Cosmética, Biomédicos, Farmacêuticos, Fisioterapeutas e profissionais da área da saúde.

Início e término do Curso: 27/09/2019 a 26/09/2021

Total de estudantes no Curso 25
Benefícios: Nº de estudantes
Pagante Integral 07
Bolsa Acordo Sindical (50%) 01
Egressos (15%) 16
Conveniadas (10%) 01

CURSO DE PÓS–GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA – 2ª EDIÇÃO

COORDENADORA: SIMONE EICKHOFF BIGOLIN

Local de oferta: Campus Ijuí

Carga horária: 390 horas

Público-alvo: Profissional Fisioterapeuta com graduação em Fisioterapia

Início e término do Curso: 26/04/2019 a 25/04/2021

Total de estudantes no Curso 22
Benefícios: Nº de estudantes
Pagante Integral 07
Bolsa Acordo Sindical (50%) -
Egressos (15%) 15
Conveniadas (10%) -

CURSO DE PÓS–GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA – 2ª EDIÇÃO

COORDENADORA: ELIANE ROSELI WINKELMANN

Local de oferta: Campus Ijuí

Carga horária: 360 horas

Público-alvo: Profissional Fisioterapeuta

Início e término do Curso: 05/04/2019 a 04/04/2021

Total de estudantes no Curso 11
Benefícios: Nº de estudantes
Pagante Integral 06
Bolsa Acordo Sindical (50%) -
Egressos (15%) 05
Conveniadas (10%) -

CURSO DE PÓS–GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA – 2ª EDIÇÃO

COORDENADORA: KARLA RENATA DE OLIVEIRA

Local de oferta: Campus Ijuí

Carga horária: 360 horas

Público-alvo: O curso é destinado a Nutricionistas, Enfermeiros, Farmacêuticos, Fisioterapeutas, Educadores Físicos, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Assistentes Sociais e outros profissionais de áreas afins.

Início e término do Curso: 28/06/2019 a 26/06/2022

Total de estudantes no Curso 22
Benefícios: Nº de estudantes
Pagante Integral 07
Bolsa Acordo Sindical (50%) 01
Egressos (15%) -
Conveniadas (10%) 14

CURSO DE PÓS–GRADUAÇÃO LATO SENSU EM HEMATOLOGIA LABORATORIAL - 4ª EDIÇÃO

COORDENADOR: MATIAS NUNES FRIZZO

Local de oferta: Campus Ijuí

Carga horária: 360 horas

Público-alvo: Graduados em Biomedicina, Farmácia, Biologia, Medicina, demais profissionais da área da saúde e áreas afins.

Início e término do Curso: 12/04/2019 a 11/04/2020

Total de estudantes no Curso 18
Benefícios: Nº de estudantes
Pagante Integral 06
Bolsa Acordo Sindical (50%) 02
Egressos (15%) -
Conveniadas (10%) 10

CURSO DE PÓS–GRADUAÇÃO LATO SENSU EM NUTRIÇÃO CLÍNICA METABÓLICA E TERAPIA NUTRICIONAL - 1ª EDIÇÃO

COORDENADORA: ALINE DUTRA MADALOZZO

Local de oferta: Campus Ijuí

Carga horária: 360 horas

Público-alvo: Graduados em Nutrição e áreas afins

Início e término do Curso: 03/05/2019 a 02/05/2021

Total de estudantes no Curso 15
Benefícios: Nº de estudantes
Pagante Integral 03
Bolsa Acordo Sindical (50%) 01
Egressos (15%) -
Conveniadas (10%) 01

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA DA FAMÍLIA E COMUNIDADE

COORDENADOR: LUIS ANTONIO BENVEGNU

Local de oferta: Campus Santa Rosa

Carga horária: 5.760 horas

Público-alvo: Médicos

Início e término do Curso: 11/03/2019 a 10/03/2021

Benefícios: Nº de estudantes
Bolsa do Ministério de Saúde (100%) 01

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA

COORDENADORA: MARILEI UECKER PLETSCH

Local de oferta: Campus Santa Rosa

Carga horária: 5.760 horas

Público-alvo: Formados nas diferentes áreas de atuação: sendo ofertado um total de 11 (onze) vagas, sendo 4 (quatro) para Enfermagem; 1 (uma) para Farmácia; 1 (uma) para Nutrição; 2 (duas) para Odontologia; 1 (uma) para Psicologia; 1 (uma) para Serviço Social; e 1 (uma) para Educação Física (Bacharelado).

Início e término do Curso: 11/03/2019 a 10/03/2020

Benefícios: Nº de estudantes
Bolsa do Ministério de Saúde (100%) 11

2.2.2. CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Liberação Miofacial - 1ª Edição
Período: Junho
Local de oferta: Ijuí
Carga horária: 16 horas
Total de Participantes: 24 Pagante integral (100%): 03 Estudantes/Egressos (10%): 21
Assistência de enfermagem ao paciente com insuficiência respiratória e ventilação mecânica
Período: Julho
Local de oferta: Ijuí
Carga horária: 24 horas
Total de Participantes: 02 Pagante integral (100%): 01 Estudantes/Egressos (10%): 01
Coleta e Processamento de Amostras Biológicas - 2ª edição
Período: Agosto
Local de oferta: Ijuí
Carga horária: 08 horas
Total de Participantes: 23 Pagante integral (100%): 06 Estudantes/Egressos (10%): 17
Leitura e Interpretação de Lâminas de Gram - 1ª edição
Período: Agosto
Local de oferta: Ijuí
Carga horária: 08
Total de Participantes: 17 Pagante integral (100%): 03 Estudantes/Egressos (10%): 12 Conveniadas (10%): 02
Exames Complementares: Interpretação de Exames Laboratoriais
Período: Agosto
Local de oferta: Ijuí
Carga horária: 16 horas
Total de Participantes: 06 Pagante integral (100%): 03 Estudantes/Egressos (10%): 03
Exames Complementares: Interpretação de Imagens
Período: Agosto
Local de oferta: Ijuí
Carga horária: 16 horas
Total de Participantes: 05 Pagante integral (100%): 01 Estudantes/ Egressos (10%): 02 Conveniadas (10%): 02
Assistência de Enfermagem Perioperatória em Terapia Intensiva
Período: Agosto
Local de oferta: Ijuí
Carga horária: 24 horas
Total de Participantes: 01 Pagante integral (100%): 01 Estudantes/Egressos (10%): -
Excel Aplicado à Saúde - 1ª edição
Período: Setembro
Local de oferta: Ijuí
Carga horária: 08 horas
Total de Participantes: 20 Pagante integral (100%): 18 Estudantes/Egressos (10%): 02
Aplicação de Medicamento e Injetáveis - 3ª edição
Período: Setembro
Local de oferta: Ijuí
Carga horária: 12 horas
Total de Participantes: 10 Pagante integral (100%): 03 Estudantes/ Egressos (10%): 06 Conveniadas (10%): 01
Ventilação Mecânica Invasiva: Módulo Básico
Período: Setembro
Local de oferta: Ijuí
Carga horária: 16 horas
Total de Participantes: 09 Pagante integral (100%): 04 Estudantes/Egressos (10%): 05
Ventilação Mecânica: Como ventilar o paciente nas diferentes patologias
Período: Outubro
Local de oferta: Ijuí
Carga horária: 16 horas
Total de Participantes: 10 Pagante integral (100%): - Estudantes/ Egressos (10%): 09 Conveniadas (10%): 01
Ventilação Mecânica: Desvendando a Interpretação Gráfica e Assincronias
Período: Outubro
Local de oferta: Ijuí
Carga horária: 16 horas
Total de Participantes: 01 Pagante integral (100%): 01 Estudantes/Egressos (10%): -
Imagenologia e exames complementares e sua relevância na assistência de enfermagem
Período: Outubro
Local de oferta: Ijuí
Carga horária: 24
Total de Participantes: 04 Pagante integral (100%): - Estudantes/Egressos (10%): 04
Implementação do BrCAST - Ijuí
Período: Novembro
Local de oferta: Ijuí
Carga horária: 08
Total de Participantes: 16 Pagante integral (100%): 06 Estudantes/

Egressos (10%): 05

Conveniadas (10%): 05
Assistência de enfermagem à criança em Unidade de Terapia Intensiva: aspectos fisiopatológicos e assistenciais
Período: Novembro
Local de oferta: Ijuí
Carga horária: 16 horas
Total de Participantes: 01 Pagante integral (100%): 01 Estudantes/Egressos (10%): - Conveniadas (10%): -
Prática em Auriculopuntura - 4ª edição
Período: Novembro
Local de oferta: Ijuí
Carga horária: 16 horas
Total de Participantes: 27 Pagante integral (100%): 11 Estudantes/Egressos (10%): 14 Conveniadas (10%): 02
Ventilação Mecânica não Invasiva
Período: Novembro
Local de oferta: Ijuí
Carga horária: 16 horas
Total de Participantes: 05 Pagante integral (100%): Estudantes/Egressos (10%): 02 Conveniadas (10%): 03
Assistência de enfermagem à mulher em terapia intensiva: gestação e puerpério
Período: Dezembro
Local de oferta: Ijuí
Carga horária: 16 horas
Total de Participantes: 01 Pagante integral (100%): 01 Estudantes

Egressos (10%): -

Conveniadas (10%): -

2.3. ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE

COORDENADOR: THIAGO GOMES HECK

O Colegiado do PPGAIS, reunido nos dias 29 de agosto, 5 de setembro e 12 de setembro de 2019, realizou o processo de autoavaliação do PPGAIS baseado nos documentos enviados pela CAPES sobre autoavaliação de PPGs e nas questões do formulário de autoavaliação da área Interdisciplinar - Câmara IV.

O Colegiado respondeu em conjunto cada uma das questões. A discussão dos itens e a argumentação para as respostas geradas estão no link https://drive.google.com/file/d/1QJwEWvtxZ3rW_1kBxUGJr_c2Iltzaibd/view?usp=sharing. Além disso, foi discutido e reorganizado a articulação dos projetos de pesquisa a partir de eixos temáticos transversais às linhas de pesquisas do PPGAIS. Ainda, neste período, foram postas em prática as alterações realizadas após a revisão do regimento e da estrutura curricular de disciplinas obrigatórias e eletivas do PPGAIS.

Neste processo realizado coletivamente, foi avaliado de forma criteriosa, a dinâmica e o funcionamento do PPGAIS, considerando como processo auto avaliativo, a opinião dos docentes e dos discentes, colhidas em reuniões extraordinárias e pelas respostas emitidas no questionário organizado pelo Colegiado PPGAIS em conjunto com as Comissões Próprias de Avaliação da (CPAs) da UNICRUZ e da UNIJUÍ. Neste conjunto de ações, foi realizada a análise do percurso formativo dos discentes, do parecer recebido na avaliação quadrienal 2013-2016 da área interdisciplinar, dos relatórios preenchidos na Plataforma Sucupira e do regimento do PPGAIS.

Cabe destacar outras curiosidades:

3. DIMENSÃO PESQUISA

3.1. AVALIAÇÃO DO NÚCLEO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO

COORDENADOR: THIAGO GOMES HECK

O núcleo de pesquisa do DCVida, no ano de 2019, esteve envolvido nas seguintes atividades:

3.2. PROJETOS DE PESQUISA

Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa em Fisiologia - GPeF

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu: Atenção Integral à Saúde

Título: COMBINAÇÃO ENTRE DIETA HIPERLIPÍDICA E EXPOSIÇÃO CRÔNICA À MP2,5 EM RATAS OVARECTOMIZADAS: EFEITOS EM PARÂMETROS METABÓLICOS, OXIDATIVOS E INFLAMATÓRIOS NO DESENVOLVIMENTO DO DIABETES

Coordenadores: PAULINE BRENDLER GOETTEMS FIORIN, THIAGO GOMES HECK

Período de realização da pesquisa: 01/02/2016 - 31/12/2020

Apresentação:

O presente projeto propõe investigar os efeitos da privação de estrogênio em ratas ovarectomizadas no desenvolvimento de DM2 induzido pela combinação entre consumo de dieta hiperlipídica e exposição crônica à poluição atmosférica por material particulado fino (MP2,5), por meio de alterações nas condições metabólicas, de estresse oxidativo e no perfil inflamatório.

Público-alvo: Mulheres, Comunidade científica

Resultados:

Para a realização deste projeto, foram utilizadas 54 Ratas Wistar, divididas inicialmente em 4 grupos, que receberam dieta padrão para animais de laboratório (11% de gordura), ou ração hiperlipídica (58% de gordura). E foram expostos a salina, ou ao poluente atmosférico ROFA (1mg/kg de animal), por instilação intranasal 5 x/semana, 1x ao dia, durante as 24 semanas. Constituindo os seguintes grupos: C, P, D e DP.

Após a exposição ao ROFA ou salina durante 12 semanas, metade dos animais de cada grupo foi submetida a ovariectomia (OVX), e outra metade realizou cirurgia Sham. Assim, os animais foram reagrupados em oito grupos.

Até o momento a associação entre exposição ao ROFA, consumo de dieta hiperlipídica, e condição de privação de estrogênio (grupo DP+OVX) evidenciou aumento no percentual de tecido adiposo visceral e de fígado, na glicemia de jejum e na área sob a curva do GTT, indicando um possível quadro de resistência à glicose. Além disso, o grupo em destaque evidenciou um aumento nos níveis de triglicerídeos. Quando avaliada a resposta tecidual, observamos que o consumo de dieta hiperlipídica foi o principal fator de risco, promovendo alterações na lipoperoxidação nos tecidos adiposo branco, sóleo e pâncreas. O consumo de dieta hiperlipídica também promoveu diminuição de linfócitos e aumento de neutrófilos, e a associação dos três fatores (grupo DP+OVX) elevou o número de leucócitos totais, sugerindo uma condição inflamatória. Demais biomarcadores, como a HSP70, evidenciam até o momento um aumento nos níveis de HSP70 intracelular hepática no grupo P+OVX, o que pode sugerir uma possível capacidade responsiva do fígado. Demais dados que seguem sendo analisados completarão a discussão dos danos causados pela associação dos três fatores de risco.

Grupo de Pesquisa: Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências - GIPEC

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu: Educação nas Ciências

Título: INTERAÇÕES SOCIOCULTURAIS NO AMBIENTE ARTICULADORAS DE AÇÕES EDUCATIVAS NA PRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CURRÍCULO

Coordenadora: VIDICA BIANCHI

Período de realização da pesquisa: 18/03/2018 - 30/12/2020

Apresentação: Este projeto propõe estudar interações socioculturais no ambiente e suas articulações com a produção e desenvolvimento do currículo na perspectiva da Educação Ambiental. Identificar se os currículos disciplinares praticados nos cursos de licenciatura conseguem superar a lógica da fragmentação e da linearidade dos conteúdos escolares, tão discutidos e refletidos atualmente. Durante a vida escolar e acadêmica, o tema Educação Ambiental (EA) está sempre presente, de alguma forma, tanto dentro como fora da sala de aula esta temática é abordada de forma superficial e descontextualizada. De outra forma, professores, estudantes e comunidade poderiam intervir para buscar soluções práticas e eficientes na resolução de situações-problemas relacionadas a preservação do ambiente ao qual estão inseridos. A partir dessas reflexões diferentes maneiras de desenvolvimento curricular emergem, assim, o contexto percebido a partir da perspectiva comum pode possibilitar uma análise científica e articuladora de mudanças efetivas nos processos de ensinar e de aprender.

Público-alvo: Crianças e adolescentes, Indígenas, Estudantes (intercâmbio), Professores da Educação Básica, Professores do Ensino Superior.

Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim

Resultados: Foram realizadas dissertações e trabalhos em eventos e artigos e capítulos de livros.

Grupo de Pesquisa: Cuidado, gestão e educação em enfermagem e saúde - GPCGES

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu: Atenção Integral à Saúde

Título: TRANSIÇÃO DO CUIDADO NA PERSPECTIVA DO PACIENTE ONCOLÓGICO E EQUIPE DE SAÚDE: ESTUDO COM MÉTODOS MISTOS

Coordenadora: ADRIANE CRISTINA BERNAT KOLANKIEWICZ

Período de realização da pesquisa: 01/10/2018 - 31/12/2021

Apresentação: As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são as principais causas de morbimortalidade no mundo, ocasionando um problema de grande magnitude no campo da saúde, estando entre as principais causas de incapacidades, impactos econômicos para as famílias e a economia dos países, além de ser uma das maiores razões para a demanda de serviços de saúde necessitando de cuidados contínuos em toda rede assistencial. A transição do cuidado (TC) é uma estratégia para alcançar, operacionalizar e coordenar a continuidade do cuidado da assistência à saúde, na transferência de pacientes entre diferentes serviços de saúde ou diferentes unidades de um mesmo local. Tendo em vista, um melhor atendimento ao paciente, a equipe multidisciplinar é de extrema importância na elaboração de estratégias para auxiliar e modificar práticas, contribuindo para o desenvolvimento e a implementação de TC mais qualificadas, oferecendo intervenções baseadas em evidências científicas para melhorar a continuidade e a qualidade do cuidado. Para tanto, este projeto visa: Analisar a transição do cuidado, do hospital para o domicílio, bem como estratégias de fortalecimento da mesma, na perspectiva de pacientes oncológicos, cuidadores e equipe de saúde, por meio do uso de metodologia mista.

Público-alvo: Família, Comunidade científica, Autoridade locais, Lideranças comunitárias, Estudantes (intercâmbio), Professores do Ensino Superior.

Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim

Resultados:

Participaram do estudo 213 pacientes oncológicos. Destes 57,7% (123) do sexo masculino, e com idades concentradas na faixa de 25 a 59 anos, 47,4% (n=101). A média de idade foi de 59,6 (± = 13,2) anos. Quanto ao estado civil predominaram os casados ou em união estável, 79,7% (n=169), e a cor branca 86,2%% (n=175). Em relação a escolaridade, pouco mais da metade da amostra, 58,2% (n=124) apresentaram instrução inferior ao ensino médio, seguido daqueles que informaram ter o ensino médio, 25,8% (n=55). Quanto ao fato de estar trabalhando, no momento da entrevista, 13,6% (n=29) responderam de forma afirmativa. O local de residência atual na zona urbana, alcançou 68,1% (n=145) da amostra.

Quanto as características clínicas verificou-se que, o motivo da internação foi o clínico, 73,1% (n=155). Os estadiamentos mais observados foram IV, 38,0% (n=68) e III, 27,9% (n=50). A presença de metástase foi confirmada em 44,2% (n=92) dos investigados. Pouco mais da metade dos casos referiram ter outra comorbidade, 52,6% (n=110).

Sobre a queixa principal de internação, 45,0% (n=95) estavam internados para realizar tratamento quimioterápico/radioterapia, seguido de internação cirúrgica, 21,8% (n=46). O uso de medicação contínua foi de 68,5% (n=146). Considerando o diagnóstico clínico, 63,4% (n=135) dos casos são neoplasias relacionadas ao Sistema Digestório. O tipo de câncer primário foi observado na maior parte dos casos, 60,7% (n=128). E, no que se refere ao anos de diagnóstico, destacaram-se os casos datados de 2017 em diante, 79,8% (n=170).

Ao avaliar o escore total do CTM, a média foi de 74,1 (±10). No domínio Preparação para o autogerenciamento a média foi (77,7±12,1), muito próximo a média geral da escala. Em relação ao escore médio mais elevado, este ocorreu no fator Entendimento sobre as medicações (83,3±11,5) e as menores médias, foram observadas na Importância Preferencias (69,4±16,5) e Plano de Cuidado (66,1±13,9).

Grupo de Pesquisa: Atenção à Saúde

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu: Atenção Integral à Saúde

Título: PERFIL DOS INDIVÍDUOS SUBMETIDOS À CIRURGIA CARDÍACA E HEMODINÂMICA EM UM HOSPITAL DO INTERIOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Coordenadora: ELIANE ROSELI WINKELMANN

Período de realização da pesquisa: 03/05/2017 - 31/07/2027

Apresentação: As doenças cardiovasculares (DCV) podem ser consideradas a principal causa de morte em toda a população brasileira. Sendo responsáveis por cerca de 20% das mortes de indivíduos acima de 30 anos no ano de 2009 (MANSUR et al, 2001). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as DCV são a causa de 30% do total de mortes no mundo. A cirurgia cardíaca vem sendo amplamente utilizada como forma de tratamento para as doenças cardiovasculares (RENAULT; COSTA-VAL; ROSSETTI, 2008). Este procedimento pode ser definido como um procedimento para restauração e restituição das capacidades vitais de um indivíduo, que possua previamente alguma DCV, para que este tenha condições de exercer suas atividades funcionais (LIMA et al, 2011). As cirurgias cardíacas são consideradas procedimentos de grande porte e consideravelmente invasivo, o que exige planejamento e estudo por parte da equipe responsável. Conhecido o grau de agressividade ao organismo do paciente submetido a esse processo, é necessário um constante acompanhamento clínico pré e pós operatórios para diminuir a incidência de intercorrências peri, pós-operatória e durante recuperação do indivíduo. As intervenções cirúrgicas cardíacas mais frequentes incluem a revascularização do miocárdio (RVM) e as trocas valvares (LAIZO, DELGADO, ROCHA, 2010).

Público-alvo: Comunidades locais.

Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim

Resultados:

Este projeto recebeu bolsista a partir de agosto de 2019: bolsista CNPq a estudante de fisioterapia Karen Rafaela Okaseski Scopel.

As coletas em prontuários do presente estudo estão sistematizadas abaixo: 2017: 199 prontuários; 2018: 85 prontuários e TOTAL: 319 prontuários.

Neste período foi coletada uma média mensal de 63,8 prontuários em três coletas semanais com seis pesquisadoras em um período de 3h diárias. Estes prontuários correspondem a todas as cirurgias cardíacas eletivas e de urgência. Para finalizar o ano de 2017 faltam nove urgências a serem coletados, de 2018 foram 155 prontuários entre urgências e eletivas e 146 até o mês de setembro de 2019.

Grupo de Pesquisa: Atenção à Saúde

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu: Atenção Integral à Saúde

Título: PERFIL DA RELAÇÃO SAÚDE/DOENÇA DOS INDIVÍDUOS SUBMETIDOS A EXAME POR IMAGEM EM UM SERVIÇO HOSPITALAR NO INTERIOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Coordenadora: ELIANE ROSELI WINKELMANN

Período de realização da pesquisa: 08/03/2018 - 29/12/2028

Apresentação: Os avanços tecnológicos ocorridos nos métodos de imagem desde 1895, com o desenvolvimento do raio-X, proporcionaram aos usuários e profissionais de saúde exames com menor dose de radiação, mais resolutivos, melhor qualidade, nitidez e precisão em menor tempo. Outro fator importante que este desenvolvimento oportunizou foi a redução dos custos e aumento da produtividade, sendo acessível e abrangendo maior parte da população, assim, tornando-se um método de grande relevância para a detecção de alterações focais ou sistêmicas. Por este motivo, é de extrema importância, que estes métodos permaneçam em constante estudo e evolução. O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) é composto pelos serviços de densitometria óssea, radiografia, ressonância magnética nuclear (RMN), tomografia computadorizada (TC) e ultrassonografia (US), onde cada uma destas modalidades possui suas peculiaridades e especificidades. O CDI é considerado uma área vital na dinâmica de funcionamento hospitalar, pois possui um desenvolvimento técnico científico de última geração que permite a eficiência no processo de diagnóstico clínico conclusivo, rastreamento e acompanhamento do quadro saúde/doença, delineamento e eficácia do tratamento (BISAGNI, 2000).

Público-alvo: Crianças e adolescentes, Idosos, Mulheres, Família.

Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim

Resultados:

Este projeto foi aprovado no segundo semestre de 2019 pelo órgãos competentes.

Não teve bolsista específico para este projeto. A estudante de graduação e bolsista CNPq em outro projeto desempenhou coleta de dados nos prontuários referente a este projeto e realizou a partir dos dados seu projeto de TCC de graduação em Fisioterapia.

Grupo de Pesquisa: Cuidado, gestão e educação em enfermagem e saúde - GPCGES

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu: Atenção Integral à Saúde

Título: DETERMINAÇÃO DE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS, EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL E DANOS À SAÚDE HUMANA EM TRABALHADORES RURAIS

Coordenadora: ENIVA MILADI FERNANDES STUMM

Período de realização da pesquisa: 26/08/2016 - 31/12/2020

Apresentação: A agricultura moderna passou a utilizar diferentes técnicas e insumos a fim de minimizar perdas na produção e atender a demanda crescente por alimentos, o que possibilita incremento tanto na produtividade quanto em rentabilidade. Entretanto, o uso indiscriminado desses insumos (agrotóxicos e fertilizantes) pode acarretar prejuízos à saúde humana e ao ambiental. OBJETIVOS: estudar e desenvolver método analítico para determinação de resíduos de agrotóxicos em água e em alimentos; analisar a exposição e intoxicação aguda e crônica, ocupacional, por agrotóxicos, entre trabalhadores rurais das regiões do CEREST Missões e CEREST Fronteira Noroeste; realizar estudo de método analítico para determinação dos efeitos subclínicos de agrotóxicos em agricultores; realizar intervenções educacionais com trabalhadores rurais; avaliar a ocorrência de transtornos mentais comuns em trabalhadores que utilizam agrotóxicos e relacioná-los com sintomas físicos e emocionais referidos.

Público-alvo: Idosos, Mulheres, Associações, Pequenos produtores, Comunidades locais, Família.

Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim

Resultados:

O atual projeto de pesquisa construído integra até o momento três dissertações do mestrado em Atenção Integral à Saúde, uma de autoria de Sandra Drews Montagner intitulada - Correlação entre câncer e exposição ocupacional a agrotóxicos foi defendida em 22 abril de 2019, da qual estão sendo preparados três artigos para posterior encaminhamento a periódicos da área.

As outras dissertações do mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade estão em andamento (projeto de pesquisa), da qual sou co orientadora, uma de Laura Mench Pereira, que está trabalhando com a temática “Avanços Científicos e Tecnológicos à Redução do uso de Fungicida em Aveia Branca via Parâmetros Genéticos e Modelos Biométricos”. A de Suelen Caroline dos Santos da Luz, que se intitula “Avaliação de danos genéticos em moradores da zona rural e relação com intoxicação por agrotóxicos”. Renata Linassi Bárta com a pesquisa sobre “Avaliação da qualidade da água destinada ao consumo humano em diferentes formas de abastecimento público em municípios de pequeno porte do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul”. A mestranda Juliana Boniatti Libardoni Buratti, com o tema “Avaliação e preservação de recurso hídrico a partir do uso de indicadores e bioindicadores de qualidade ambiental”. O estudante Carlos Adalberto Sebastiany, o qual trabalha com o tema “Condições das embalagens vazias de agrotóxicos devolvidas pelos agricultores na unidade central de recebimento das missões, São Luiz Gonzaga, RS”. E uma orientação da aluna Carla Regina Daronco com o projeto intitulado “Qualidade da água para consumo proveniente de captação subterrânea”.

Além disso, foi produzido relatório científico, com tema referente ao câncer e agrotóxicos.

Grupo de Pesquisa: Cuidado, gestão e educação em enfermagem e saúde - GPCGES

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu: Atenção Integral à Saúde

Título: AVALIAÇÃO DA DOR, ESTRESSE E COPING EM PACIENTES E FAMILIARES NO ÂMBITO HOSPITALAR

Coordenadora: ENIVA MILADI FERNANDES STUMM

Período de realização da pesquisa: 01/04/2013 - 31/07/2020

Apresentação: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, analítica, transversal, que busca avaliar a dor, estresse e coping de pacientes e de familiares, no âmbito de um hospital geral.

Público-alvo: Estudantes; Comunidade Científica.

Resultados:

Dando continuidade à pesquisa no ano de 2019, da seguinte forma: concluída a coleta de dados na UTI Adulto e UTI Coronariana, logo após foi realizado a análise estatística e a produção dos relatórios científicos referentes aos temas dor, estresse e coping de familiares e pacientes no âmbito hospitalar. Além disso foi concluído o relatório que integra a pesquisa e, mais especificamente, o sub-projeto com apoio da FAPERGS. Sequencialmente, as bolsistas participaram da coleta de dados da dissertação da mestranda orientanda, do PPGAIS, Raida Mheisen, a qual está trabalhando com a temática “Resiliência de pacientes com artrite reumatoide e relação com desfecho clínico”. As bolsistas receberam qualificação sobre o tema da dissertação pela autora e professora orientadora aliado a treinamento para familiarização com os instrumentos de coleta de dados que foram utilizados. Avalia-se que essa etapa foi fundamental e contribuiu de forma positiva para a obtenção dos dados e para formação acadêmica das estudantes.

No mês de dezembro iniciou-se a coleta de dados de outra mestranda, Carmen Schultz, orientada por mim, que versa sobre “Dor musculoesquelética, estresse ocupacional, burnout e resiliência de profissionais de enfermagem no âmbito hospitalar”. A mesma está em andamento, com previsão do término no mês de fevereiro/2020, com apoio das bolsistas e de uma graduanda voluntária. Avalia-se que as ações desenvolvidas até o momento estão adequadas, ao encontro do planejado, porém o N é de 540 profissionais de enfermagem. E a mestranda Katrin Dreschler Corrêa, com seu projeto intitulado “Estresse, dor musculoesquelética e resiliência em servidores penitenciários” irá iniciar a coleta de dados em 2020 no município de Santo Ângelo.

Orientado e concluído duas dissertações do PPGAIS, uma de autoria de Marina Calegaro Brites da Rosa, intitulada “Análise dos níveis de estresse, cortisol salivar e capacidade de resiliência de enfermeiros no âmbito hospitalar” defendida em março de 2019 e outra de Deise Rhoden “Avaliação da dor, estresse, cortisol salivar e capacidade de resiliência de enfermeiros de um hospital geral antes e após ação educacional” no dia 20-12-2019, ambas orientadas por mim. Os artigos produzidos (7) estão sendo preparados para posterior encaminhamento a periódicos da área.

No decorrer do ano também participei de eventos com apresentação de trabalhos oriundos da pesquisa.

Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano - GERON

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu: Atenção Integral à Saúde

Título: ESTUDO DO ENVELHECIMENTO FEMININO - FEMALE AGING STUDY

Coordenadoras: LIGIA BEATRIZ BENTO FRANZ e EVELISE MORAES BERLEZI

Período de realização da pesquisa: 02/01/2014 - 31/12/2019

Apresentação: O projeto de pesquisa Estudo do Envelhecimento Feminino é um macro projeto que abriga um conjunto de investigações observacionais e experimentais que têm como objetivo estudar os efeitos do declínio do estrogênio e suas repercussões sobre a saúde da mulher no período do climatério; e produzir novas tecnologias para a atenção básica visando a redução das doenças crônicas não transmissíveis na busca de uma velhice saudável.

Público-alvo: Estudantes; Comunidade Científica.

Resultados:

O projeto de pesquisa Estudo do Envelhecimento Feminino está inserido no Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano, linha Envelhecimento e Saúde, que tem como objetivo desenvolver pesquisas que possibilitem compreender as repercussões do processo do envelhecimento na saúde humana na perspectiva da atenção integral à saúde. No ano de 2019, as atividades continuaram na compilação dos dados, e com atividades que estão gerando dados para a tese de doutorado de uma das integrantes do grupo de pesquisa na área de incontinência urinária. Dentro deste projeto de pesquisa, no ano de 2020, tem a previsão de mais um estudo para o desenvolvimento de uma tese de doutorado intitulada em seu projeto inicial de “EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL CRÍTICA NA SAÚDE DE MULHERES (ADULTAS MADURAS E IDOSAS) DE DISTINTAS CAMADAS SOCIAIS” com o objetivo de realizar uma intervenção de educação alimentar e nutricional utilizando preceitos teóricos da pedagogia crítica de Paulo Freire, em mulheres de duas distintas classes sociais. Este de autoria de uma egressa da UNIJUÍ, da graduação e do PPGAIS, atualmente doutoranda do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGEDU) da Faculdade de Educação (FACED) da UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL.

Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano - GERON

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu: Atenção Integral à Saúde

Título: ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO IDOSO

Coordenadora: EVELISE MORAES BERLEZI

Período de realização da pesquisa: 19/09/2017 - 30/12/2021

Apresentação: O processo de envelhecimento populacional brasileiro traz imensos desafios para o setor saúde tanto pelo aumento de usuários idosos quanto pela complexidade do cuidado ao idoso, especialmente o idoso frágil e com sarcopenia. Na perspectiva da assistência integral ao idoso o Ministério da Saúde preconiza uma atenção focada na manutenção da capacidade funcional que engloba aspectos físicos, psíquicos e emocionais, bem como, a intervenção interdisciplinar com medidas farmacológicas e não farmacológicas, com destaque para a atividade física e alimentação saudável. Neste contexto teórico é que foi construída a proposta de pesquisa considerando o processo de senescência e as doenças crônicas degenerativas associadas e o impacto sobre a saúde a do idoso, especialmente os residentes na comunidade e sob cuidados das equipes de saúde das Estratégias de Saúde da Família.

Público-alvo: Idosos

Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim

Resultados:

A pesquisa Atenção Integral à Saúde do Idoso durante o ano de 2019 deu prosseguimento à coleta de dados, gerando análises e tendo como resultados produções da equipe da pesquisa, tanto de docentes como de seus orientandos, entre eles estudantes de graduação, bolsistas de iniciação científica, mestrandos e doutorandos.

Grupo de Pesquisa: Biodiversidade e Ambiente

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu: Atenção Integral à Saúde

Título: DANIO RERIO COMO MODELO EXPERIMENTAL PARA ESTUDOS EM PLANTAS DOS GÊNEROS PAEPALANTHUS E SCHINUS DE INTERESSE BIOTECNOLÓGICO EM SAÚDE

Coordenadora: JULIANA MARIA FACHINETTO

Período de realização da pesquisa: 01/03/2019 - 31/12/2019

Apresentação: Este projeto pretende investigar o efeito de compostos bioativos de interesse em saúde, isolados de plantas.

Nesta etapa, serão realizados bioensaios usando peixe zebra, um modelo vertebrado alternativo, como bioindicador de toxicidade e ação biológica dos extratos vegetais. Estes bioensaios são importantes para a eventual tomada de decisão sobre a(s) espécie(s) a serem estudadas com maior aprofundamento e que tipo de análise será mais adequada. Espera-se que esses bioensaios confirmem a possibilidade de uso de peixe zebra como metodologia em bioprospecção, indicando a direção futura das pesquisas.

Público-alvo: Comunidade científica

Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim

Resultados:

Este projeto não foi desenvolvido. Ele era o Trabalho de Conclusão de Curso de um estudante do Bacharelado em Ciências Biológicas. O estudante teve que mudar de projeto pois um equipamento necessário para obtenção dos extratos vegetais encontrava-se danificado. A obtenção dos extratos era o primeiro passo para o desenvolvimento do projeto, inviabilizando o restante do trabalho.

Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos de Educação Popular, Movimentos e Organizações Sociais - GEEP

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu: Educação nas Ciências

Título: GRUPOS DE SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIAS DE PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Coordenadora: MARISTELA BORIN BUSNELLO

Período de realização da pesquisa: 04/01/2018 - 31/12/2019

Apresentação: O projeto vincula-se ao Grupo de Estudos de Educação Popular, Movimentos e Organizações Sociais - GEEP do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ. A proposta de pesquisa do GEEP busca acompanhar os debates e pesquisar frente as profundas transformações pelas quais passa a sociedade contemporânea. Assim, questões de cunho teórico, prático e epistemológico relacionadas à educação popular em relação ao associativismo e cooperativismo, organização da sociedade civil e sua relação com o Estado, práticas de ensino escolar provocam a reflexão sistemática e conjunturalmente situada. Em consonância ao propósito do GEEP que visa estudar os dispositivos pedagógicos que orientam a educação, o ensino e a aprendizagem nestas áreas, o projeto aqui apresentado busca investigar e compreender questões da educação em saúde e a promoção da saúde num dos cenários de práticas educativas que são os grupos de saúde.

Público-alvo: Organizações/movimentos populares, Comunidades locais, Comunidade científica, Lideranças comunitárias, Professores do Ensino Superior.

Resultados:

Durante o ano de 2019 foi dado continuidade às entrevistas junto aos profissionais de saúde dos municípios da 17ª CRS. Desenvolvemos e participamos de uma formação com profissionais do Núcleo Regional de Educação em Saúde Coletiva - NURESC, abordando o tema da Educação Permanente em Saúde e a Educação em Saúde. Essa atividade teve a participação da professora coordenadora e bolsista de iniciação científica UNIJUÍ.

As bolsistas de Iniciação Científica participaram da Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria apresentando alguns dos resultados da pesquisa na forma de pôster.

Em dezembro foi realizado um encontro de socialização dos resultados da pesquisa junto aos estudantes da área da saúde da UNIJUÍ, abordando o tema e discutindo a necessidade de fortalecer a formação sobre a temática. Na ocasião participaram estudantes dos cursos de Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia.

No momento estamos finalizando a transcrição das entrevistas e iniciando a produção dos dados da pesquisa.

Grupo de Pesquisa: Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências - GIPEC

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu: Educação nas Ciências

Título: O CONHECIMENTO CIENTÍFICO-ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO HUMANO E COM A FORMAÇÃO DA VISÃO DE MUNDO: CONTRIBUIÇÕES À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Coordenadora: MARLI DALLAGNOL FRISON

Período de realização da pesquisa: 03/07/2017 - 02/07/2020

Apresentação: Esta pesquisa, com base teórica em autores da perspectiva histórico cultural, tem como principal objetivo ampliar e aprofundar conhecimentos relacionados: ao processo de apropriação dos conceitos científico-escolares pelos estudantes; às implicações dessa apropriação para o desenvolvimento do psiquismo do estudante e do professor e o papel das atividades de ensino e de estudo nesses processos. Defende o desenvolvimento do ensino escolar que gere nos alunos e professores, necessidades voltadas à aquisição do conhecimento em suas formas mais desenvolvidas A pesquisa é qualitativa, modalidade pesquisa-ação (CARR; KEMMIS, 1998). As ações de pesquisa girarão em torno de processos de produção e de desenvolvimento curricular na modalidade de Situação de Estudo (SE) que serão desenvolvidas em uma escola pública estadual da cidade de Ijuí (RS). Envolve professores da universidade e professores e estudantes da 1ª série do Ensino Médio. Serão realizados encontros de estudo e de planejamento das atividades de ensino, acompanhamento de aulas, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com alunos e professores. A organização dos dados será realizada conforme pressupostos teóricos da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2011) e a interpretação será feita com apoio de Vigotski (2001), Leontiev (2004), Leontiev, Vigotski e Luria (2005), Saviani (2011) e Duarte (2011, 2013), dentre outros.

Público-alvo: Estudantes, Professores da Educação Básica.

Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim

Resultados:

Esta pesquisa busca investigar questões relacionadas a não apropriação dos conteúdos escolares por estudantes da Educação Básica e as implicações no seu desenvolvimento psíquico (cognitivo e afetivo). Da pública e notória constatação de que a Educação Básica vive, no Brasil, uma séria e preocupante crise sinalizada pelos altos índices de evasão escolar, abandono e repetência, as ações desenvolvidas centraram-se na qualificação do trabalho educativo, via Situação de Estudo, uma vez que professores não estão dando conta de produzir um ensino que gere necessidades voltadas à aquisição do conhecimento em suas formas mais desenvolvidas.

Resultados apresentam indícios de que conhecer e refletir sobre como os professores produzem e entendem o trabalho educativo e a produção de conhecimento novo sobre a relação entre ensino e desenvolvimento psíquico contribui para a tomada de consciência sobre a complexidade dos processos de ensino, de aprendizagem e de desenvolvimento psíquico e das condições que esses processos exigem.

Revelam, ainda, que o domínio, pelos indivíduos, dos conhecimentos socialmente existentes, requer a (inter)mediação de atividades educativas, intencionalmente planejadas e articuladas à apropriação dos conceitos científicos em sua relação com os conceitos trazidos das experiências cotidianas. O estudo aponta que: i) concepções de professores e estudantes sobre o processo de desenvolvimento humano podem potencializar ou fragilizar as atividades de ensino e de estudo e interferir no processo de aprendizagem e de desenvolvimento; ii) é necessário clareza, por parte do professor, dos conhecimentos que devem ser ensinados e as formas adequadas para sua apresentação aos alunos para promover o pleno desenvolvimento humano; iii) é fundamental, professor e aluno, tomarem consciência das implicações do trabalho educativo (ensino e estudo) no processo formativo dos mesmos e da responsabilidade do professor no redimensionamento desses processos, de modo que, ambos, atinjam níveis de desenvolvimento mais elevado possível.

Grupo de Pesquisa: Cuidado, gestão e educação em enfermagem e saúde - GPCGES

Título: SEGURANÇA DO PACIENTE: PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Coordenadoras: MARLI MARIA LORO e ADRIANE CRISTINA BERNAT KOLANKIEWICZ

Período de realização da pesquisa: 01/07/2015 - 31/12/2021

Apresentação: A segurança do paciente tem sido uma preocupação constante nas instituições hospitalares, tanto para o setor administrativo quanto a equipe diretamente envolvida com os sujeitos cuidados, onde o paciente encontra-se internado. Não há evidências científicas que comprovem como é o clima de segurança dos profissionais atuantes diretamente em hospitais privados, tratando-se de uma lacuna a ser esclarecida. Dessa maneira, necessita-se conhecer a cultura de segurança vivenciada na instituição.

Público-alvo: Comunidade científica

Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim

Resultados:

Foi realizado grupo focal com 12 lideranças. Destes, nove enfermeiros coordenadores, assistenciais e gerenciais, uma nutricionista, uma gerente de faturamento e uma farmacêutica. Inicialmente a coordenadora discorreu sobre o tema cultura de segurança na instituição, a partir de resultados prévios que denotaram cultura positiva e realizada reflexão a respeito da questão norteadora: Quais os fatores que contribuem para que a cultura de segurança do paciente seja positiva em uma instituição?

Gradativamente, integrantes ficaram à vontade para expor suas ideias, ouvir opiniões e construir coletivamente aspectos essenciais para a mudança cultural. Posteriormente, após divergências e convergências, os componentes do grupo revisaram os dados construídos e validaram os principais aspectos que impulsionaram e possibilitaram a mudança na cultura de segurança, permitindo a identificação de fatores que serão tratados como categorias de análise, a saber: trabalho em equipe, valorização profissional, apoio da gerência, implantação de protocolos, satisfação profissional e condições de trabalho como fatores que contribuíram na consolidação da cultura segura.

Grupo de Pesquisa: Alimentos e Nutrição

Título: DESENVOLVIMENTO DE ALIMENTOS SEM GLÚTEN A PARTIR DE GRÃOS CULTIVADOS NA REGIÃO NOROESTE DO RS

Coordenador: RAUL VICENZI

Período de realização da pesquisa: 01/02/2017 - 31/12/2021

Apresentação: A oportunidade de compra de chia, quinoa e trigo sarraceno em grão ou alimentos produzidos a partir deles nas feiras e supermercados da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul é muito pequena. Esses grãos ainda não são cultivados em grande escala na região e muito menos em sistema orgânico ou agroecológico. Porém observa-se nos consultórios de nutrição, Unidades de Saúde, cursos de Gastronomia e no curso de Nutrição da UNIJUÍ a indicação da utilização e a busca da população por esses grãos e seus produtos e a dificuldade de compra. O presente projeto de pesquisa pretende avaliar a adaptabilidade e diferentes práticas de manejo para as culturas da chia, quinoa e trigo sarraceno cultivados preferencialmente em sistema orgânico e/ou agroecológico na região noroeste do Rio Grande do Sul e desenvolver alimentos sem glúten a partir desses grãos, avaliando suas qualidades químicas, nutricionais, microbiológicas e sensoriais e, desta forma, tornar estes grãos e produtos mais acessíveis e estimular sua diversificação aos consumidores locais.

Público-alvo: Associações, Pequenos produtores, Comunidade científica, Estudantes.

Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim

Agência Empresa Financiadora: Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do RS

Resultados:

No âmbito do projeto foram desenvolvidos 03 produtos alimentícios: 01 formulação de massas sem glúten, 01 formulação de pão sem glúten utilizando fermentação natural e 01 formulação de brownie sem glúten utilizando fermentação natural, as quais foram formuladas com substituição da farinha de trigo pelas farinhas de arroz, quinoa e trigo sarraceno, acrescidas de farinhas de batata doce e polvilho. As formulações desenvolvidas foram avaliadas através de parâmetros químicos, nutricionais e sensoriais. Os resultados evidenciaram que as formulações desenvolvidas, de forma geral, obtiveram boa aceitabilidade e tiveram aumento da qualidade nutricional, quando comparadas com alimentos similares convencionais. A formulação de massa que teve maior aceitabilidade, índice de aceitação de 92%, foi aquela desenvolvida com 20% farinha de quinoa, 40% de farinha de trigo sarraceno e 25% de farinha de arroz. Quanto a formulação de brownie sem glúten com fermentação natural, a formulação que teve maior índice de aceitação (85%) foi aquela elaborada com adição de 20% de farinha de quinoa e 80% de farinha de arroz, embora a formulação que recebeu a adição de 30% de farinha de quinoa e 70% de farinha de arroz foi aquela que apresentou maior preferência dos consumidores e maior intenção de compra. As formulações de pães sem glúten elaborados com adição de farinha de quinoa e com fermentação natural tiveram qualidade sensoriais semelhante aos pães sem glúten elaborados somente com farinha de arroz e, assim, a formulação elaborada com 75% de farinha de arroz, 15% de polvilho e 10% de farinha de quinoa teve índice de aceitação equivalente aos pães elaborados somente com farinha de arroz, porém com qualidade nutricional superior e poderia ser aceita pelos consumidores e melhorar a qualidade da sua dieta.

Grupo de Pesquisa: Alimentos e Nutrição

Título: AGROINDUSTRIALIZAÇÃO DE HORTALIÇAS ORGÂNICAS PRODUZIDAS NA REGIÃO NOROESTE DO RS

Coordenador: RAUL VICENZI

Período de realização da pesquisa: 19/11/2015 - 31/12/2020

Apresentação: O projeto está vinculado as áreas prioritárias de atuação do COREDE Noroeste Colonial, e foi apresentado ao Edital 01/2015 da SDECT/RS. Pretende-se desenvolver a avaliar a qualidade de hortaliças desidratadas e/ou congeladas oriundas de sistema orgânico de produção, cultivadas na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, de forma a contribuir para publicizar e ampliar as experiências locais de sistema não convencionais de produção, centrada na agricultura orgânica e/ou agroecológica.

Público-alvo: Associações, Pequenos produtores.

Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim

Resultados:

Foram realizados experimentos objetivando produzir cenoura em pó a partir da desidratação do suco de cenoura por atomização, em Spray-Dryer. Inicialmente, as cenouras foram lavadas, processadas, seu suco pasteurizado e filtrado. Previamente, neste estudo, foram avaliados a quantidade de maltodextrina a ser adicionada ao processo. A adição deste componente é necessária para evitar a aderência de pó no interior do equipamento, facilitando o carreamento de partículas. Desta forma, optou-se por utilizar 90% de maltodextrina em relação ao peso seco da cenoura. O processo de secagem do suco ocorreu no Spray Dryer, utilizando a vazão de alimentação do suco de 0,5 L.h-1; temperatura de ar de entrada de 120ºC, 140ºC e 160ºC; vazão do ar de 1,65 m3.h-1 e diâmetro do bico atomizador de 1,2 mm. Manteve-se estável a pressão do equipamento, em torno de 4,5 Bar, enquanto que a temperatura de saída do ciclone variou com as temperaturas setadas no início do processo 80ºC, 95,6ºC e 110°C, respectivamente. Após a coleta do pó, deu-se sequência com as análises físico-químicas: de umidade, cinzas, acidez titulável e glicídios, compostos fenólicos, vitamina C e cor da cenoura in natura e dos pós nas diferentes temperaturas citadas anteriormente. Através dos resultados foi possível observar que, neste trabalho, que com o aumento da temperatura de secagem não há perda significativa nas propriedades físico-químicas estudadas. A temperatura de 160ºC demonstrou ser eficiente, desde a porcentagem de umidade que foi menor se comparada aos outros pós, aos parâmetros de cor. Isso demonstra que não há perda significativa de propriedades quando o gradiente de temperatura é de 40ºC.

Em outro experimento, foi realizada a desidratação de batata doce das cultivares Amélia, Beauregard, Cuia e Rubisol, com objetivo final de produzir farinhas e avaliar a qualidade química e nutricional das mesmas. Todas as farinhas desenvolvidas mantiveram suas cores características como indica a análise realizada com calorímetro, onde a cuia e a rubisol apresentaram maiores tendências para cores como verde e amarelo sendo a coloração destas cultivares in natura amarelada e a amélia e beauregard para o vermelho e amarelo, sendo sua cor in natura alaranjada. A baixa acidez é uma característica destes alimentos e os valores para acidez titulável foram em média de 0,11% tanto para as raízes in natura quanto para as farinhas. Em geral os teores de polifenóis e antioxidantes encontrados nas diferentes cultivares de batatas-doces in natura foram bem próximos, o que também se pode perceber nas farinhas, já os resultados para carotenóides encontrados nos cultivares Amélia e Beauregard foram bem maiores do que para as demais, isso se deve ao fato destes cultivares apresentarem coloração alaranjada indicando que possuem mais destes compostos, os quais caracterizam as cores mais laranjas e vermelhas nos alimentos.

4. DIMENSÃO EXTENSÃO

AVALIAÇÃO DO NÚCLEO DE EXTENSÃO DO DEPARTAMENTO

COORDENADORA: ELENITA COSTA BEBER BONAMIGO

O Núcleo de extensão do DCVida trabalhou de forma estruturada para o crescimento das atividades desenvolvidas pelo departamento, atuando fortemente na comunidade e dando visibilidade a UNIJUÍ.

O projeto EDUCAÇÃO EM SAÚDE (2018/2019) teve uma grande participação na comunidade, sendo convidado para vários eventos, palestras e oficinas de estudantes durante o ano, divulgando os cursos e as atividades para promoção da saúde.

Outro projeto ATENÇÃO À SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (2019/2020) também foi ativo e buscou atuar na rede de atenção à pessoa com deficiência, estudando encaminhamentos à Unidade de Reabilitação, propondo fluxograma para divulgar e facilitar o encaminhamento para a UNIR e realizando atividade coletivas a fim de melhorar a qualidade no atendimento.

As principais atividades desenvolvidas pelo núcleo foram:

4.2. PROJETOS DE EXTENSÃO

Título: EDUCAÇÃO EM SAÚDE - 2018/2019

Coordenadora: ANGÉLICA CRISTIANE MOREIRA

Período de realização: 02/01/2018 - 31/12/2019

Apresentação: Projeto com ações direcionadas para a educação em saúde, prevenção de doenças e agravos, diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação. Envolve estudantes e professores de Enfermagem, Estética, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição e profissionais da saúde e educação por meio da articulação entre conceitos teóricos e práticos. As ações serão articuladas a partir do conceito de curricularização da extensão nos PPCs e em atividades específicas de extensão universitária.

Público-alvo: Crianças e adolescentes, Idosos, Mulheres, Associações, Comunidades locais, Família, Comunidade científica, Estudantes.

Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim

Objetivos: Discutir e problematizar com os estudantes as vivências, a partir da integralidade; Envolver os estudantes em atividades de ensino e serviço junto aos usuários assistidos pelas equipes de saúde; Articular a extensão universitária ao ensino em nível de graduação e de pós-graduação; Proporcionar vivências e consolidação de conhecimentos de núcleos profissionais e também vivências interdisciplinares, aqui nomeadas como vivências de campo.

Resultados:

No primeiro semestre de 2019 foram realizadas oficinas de capacitação com os estudantes participantes das atividades da extensão:

Foi aplicado um jogo de tabuleiro com estudantes do ensino fundamental da Escola IMEAB. O jogo de tabuleiro abordava diversos aspectos relacionados à saúde do adolescente.

Palestras sobre educação em saúde com estudantes de ensino fundamental e médio. Atividade realizada na Escola São Geraldo sobre os temas:

Atendimento domiciliar a gestantes vinculadas à ESF Assis Brasil - home care.

Atendimento domiciliar a idosos vinculados à ESF Assis Brasil - home care.

Reunião com a equipe de Saúde da ESF Assis Brasil para apresentar e discutir acerca do estado de saúde dos idosos e das gestantes assistidas pela equipe de extensionistas.

Diversas atividades com idosos vinculadas ao Programa Integrado para a Terceira Idade (PITI) na Universidade e no local onde os mesmos se encontram (sala de espelhos):

Atividades com idosos vinculados a ESFs e UBS:

Reuniões entre equipe de professores e estudantes extensionistas.

Elaborar Trabalhos Científicos a partir dos resultados alcançados. Foram elaborados e publicados nove trabalhos, sendo duas comunicações orais no 6º Congresso Internacional em Saúde da UNIJUÍ e sete pôsteres no Salão do Conhecimento 2019.

Nº Total de Beneficiários: 758

Nº de Beneficiários Atendidos de Forma Gratuita: 758

Nº de Beneficiários Atendidos de Forma Parcialmente Gratuita: zero

Nº de Beneficiários Não Gratuitos: zero

Percentual de Gratuidade Parcial (%): 100

Resultados

Título: ATENÇÃO À SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - 2019/2020

Coordenador: MARCIO JUNIOR STRASSBURGER

Período de realização: 01/01/2019 - 31/12/2020

Apresentação: Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência é uma proposta de extensão universitária na modalidade de ações comunitárias no Programa de Extensão de Atenção à Saúde. Segundo as Diretrizes Institucionais para a Extensão, as propostas desse programa devem incluir ações interdisciplinares que visam a promoção, proteção e recuperação da saúde na comunidade regional, em indivíduos e populações. Além disso, as diretrizes do programa também preconizam que as atividades devem oportunizar a qualificação acadêmica a partir da inserção nos diferentes espaços e serviços de saúde. O Programa de Atenção à Saúde organiza suas ações em linhas de ação, sendo que esta proposta se enquadra na linha de ação relativa ao planejamento, cuidado e educação em saúde.

A presente proposta de ações comunitárias objetiva desenvolver experiências acadêmicas de atuação interdisciplinar e interprofissional para qualificação da formação dos futuros profissionais de saúde a partir da atenção à saúde da pessoa com deficiência. O campo das ações práticas será a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência que é composta por diferentes serviços de saúde, incluindo as Estratégias de Saúde da Família, Unidade de Reabilitação Física (UNIR) e Hospitais.

As ações da proposta se organizam em dois momentos, atuação em um serviço de saúde de referência em reabilitação física e atividades que contribuam para a qualificação e fortalecimento da rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência. Entende-se que atenção à saúde da pessoa com deficiência é complexa e demanda envolvimento de diferentes áreas da saúde, e por isso o grupo de trabalho (docentes, bolsistas e voluntários) terá composição multiprofissional.

A atuação no serviço de referência em reabilitação física (UNIR) prevê ações de acolhimento, educação em saúde orientada para questões referentes à deficiência física, grupos de atividade física, e acompanhamento e atuação na avaliação e reabilitação. Todas as ações ocorrerão com integração de pelo menos duas áreas profissionais, estimulando a atuação interdisciplinar e interprofissional.

As atividades de qualificação e fortalecimento da rede de atenção organizam-se a partir da atenção básica (Estratégia de Saúde da Família), com ações de educação permanente para os profissionais das equipes sobre deficiência física; busca ativa de pessoas com deficiência que não estão sendo assistidas; produzir materiais de educação em saúde para prevenção de deficiências; contribuir para qualificar a referência e contrarreferência. Além disso, outro ponto de atuação serão os hospitais com ações de educação permanente para os profissionais sobre o fluxo de encaminhamentos das pessoas com deficiência para o serviço de referência.

Esta proposta de extensão universitária, além de contribuir com os diferentes serviços da rede de atenção à pessoa com deficiência, irá assistir uma considerável parcela da população local e regional, além de possibilitar que estudantes de diferentes cursos da saúde vivenciem experiências acadêmicas em diferentes ambientes profissionais.

Público-alvo: Crianças e adolescentes, Idosos, Mulheres, Portadores de deficiência, Comunidades locais, Família, Autoridade locais, Lideranças comunitárias, Estudantes, Professores da Educação Básica, Professores do Ensino Superior.

Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim

Objetivos: O projeto organiza suas ações objetivando contribuir para qualificação da atenção à saúde da pessoa com deficiência física. Para isso atuará para contribuir com o processo de reabilitação física a partir da atenção interdisciplinar de equipe multiprofissional, e fortalecer e qualificar a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência.

Resultados: O projeto de Extensão Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência iniciou suas atividades em 2019 com uma equipe composta por 3 professores de cursos distintos e 5 bolsistas de diferentes cursos.

A primeira atividade foi a construção, pelos bolsistas, de um fluxograma de acesso aos serviços de saúde vinculados a Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência.

Após produzido e aprovado o Fluxograma, os bolsistas visitaram as Estratégias Saúde da Família de Ijuí, com o intuito de esclarecer as formas de encaminhamento de pacientes para o serviço referência (UNIR), além de apresentar os serviços e produtos e equipamentos dispensados para quem necessita.

Outro resultado alcançado foi a produção e alimentação de uma planilha para coletar os dados dos paciente que procuram e estão em atendimento da UNIR. Como isso será possível traçar um perfil de uso dos serviços, bem como o perfil dos usuários com deficiência física.

Os bolsistas também participaram da 9ª Conferência Municipal de Saúde (11 a 12 de abril de 2019) e 6º Congresso Internacional de Saúde (14 a 17 maio de 2019), porém não houve submissão de trabalhos pois o prazo para envio terminou antes de iniciarmos as atividades de extensão.

Outras atividades desenvolvidas pelos bolsistas foram os grupos e intervenções na UNIR. Essas ações contaram com a atuação interprofissional dos bolsistas, sendo diversas as temáticas abordadas em grupos com pacientes e cuidadores.

Para o segundo semestre de 2019 houve o acréscimo de estudantes voluntários, o que contribuiu para o desenvolvimento das atividades. Contudo, houve diversas trocas de bolsistas, que afetaram parcialmente o desenvolvimento das ações previstas. Mesmo assim, mantivemos as atividades de divulgação das formas de acesso ao serviço de referência (ESFs e Hospitais), bem como os grupos e oficinas na UNIR.

Os bolsistas e professores do projeto postaram 5 trabalhos no Salão do Conhecimento de 2019, a partir das ações desenvolvidas durante o ano, tanto nos serviços quanto na rede de atenção.

Também foi revisado o protocolo de contra-referência para as unidades de saúde de origem dos pacientes em atendimento da UNIR, divulgação do serviço de referência nos clubes de serviços de Ijuí, divulgação dos serviços para rede de saúde de Panambi, e ainda planejamos a divulgação para a comunidade interna.

Todos os bolsistas participaram de acompanhamentos de atendimentos pelos profissionais da UNIR. Esses acompanhamentos ocorreram sempre em duplas, a partir da atuação de profissionais que não apenas da formação do bolsista

Nº Total de Beneficiários: 550

Nº de Beneficiários Atendidos de Forma Gratuita: 550

Nº de Beneficiários Atendidos de Forma Parcialmente Gratuita: 0

Nº de Beneficiários Não Gratuitos: 0

Percentual de Gratuidade Parcial (%): 0

Produção Científica

PADILHA, Carla Luara Lima; HEIN, Evelise Patz; KRUGER, Natalia Rosa; RIOS, Karina Ribeiro; ROMAN, Arlete Regina; STRASSBURGER, Márcio Júnior. O PAPEL DA EQUIPE DE SAÚDE PARA O ENCAMINHAMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ATÉ UMA UNIDADE DE REABILITAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: XX Jornada de Extensão. Salão do Conhecimento Unijuí, Ijuí, 2019.

ÁVILA, Nathalia Rosa Krüger; PADILHA, Carla Luara; HEIN, Evelise Patz; RIOS, Karina Ribeiro; ROMAN, Arlete Regina; STRASSBURGER, Márcio Júnior. A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: XX Jornada de Extensão. Salão do Conhecimento Unijuí, Ijuí, 2019.

HEIN, Evelise Patz; PADILHA, Carla Luara Lima; ÁVILA, Nathalia Rosa Kruger; STRASSBURGER, Márcio Júnior; ROMAN, Arlete Regina; RIOS, Karina Ribeiro. FLUXOGRAMA COMO FERRAMENTA DE ACESSO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ATÉ UMA UNIDADE DE REABILITAÇÃO FÍSICA NO MUNICÍPIO DE IJUÍ. In: XX Jornada de Extensão. Salão do Conhecimento Unijuí, Ijuí, 2019.

TASSOTTI, Rafael da Silva; CARVALHO, Fernanda Fernandes; RIOS, Karina Ribeiro. A RELEVÂNCIA DA TEORIA DOS GRUPOS OPERATIVOS APLICADA A PESSOAS EM REABILITAÇÃO FÍSICA E NEUROPSICOLÓGICA. In: XX Jornada de Extensão. Salão do Conhecimento Unijuí, Ijuí, 2019.

CARVALHO, Fernanda Fernandes; ROMAN, Arlete Regina; RIOS, Karina Ribeiro; STRASSBURGER, Márcio Júnior; TASSOTTI, Rafael da Silva. CUIDADO À PESSOA COM PÉ DIABÉTICO: O QUE DIZEM OS ESTUDOS SOBRE ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO. In: XX Jornada de Extensão. Salão do Conhecimento Unijuí, Ijuí, 2019.

5. PROMOÇÕES DE EVENTOS DO DEPARTAMENTO

5ª MoEduCiTec

24/10/2019, Ijuí - Campus Ijuí

Nº DE PARTICIPANTES: 199 autores e 3.126 participantes visitantes

6º Congresso Internacional em Saúde: Vigilância em Saúde: Ações de Promoção, Prevenção, Diagnóstico e Tratamento

Ijuí - Campus Ijuí - 14 a 17 de maio de 2019

Nº DE PARTICIPANTES: 728 Participantes e 622 trabalhos apresentados

Aula Inaugural do Curso de Biomedicina

Centro de Eventos, Campus Ijuí, 15 de março de 2019.

Nº DE PARTICIPANTES: 51

Aula Inaugural Curso de Farmácia

Centro de Eventos, Campus Ijuí, 14 de março e 16 de agosto de 2019

Nº DE PARTICIPANTES: 103

Aprimora FAR

Laboratório de Habilidades, Campus Ijuí, dias alternados durante o ano

Nº DE PARTICIPANTES: 126

Aula Inaugural Curso de Nutrição

Centro de Eventos, 28 de Março de 2019, Ijuí - Campus Ijuí

Nº DE PARTICIPANTES: 81 Participantes

Integra Nutri

Laboratório de Nutrição, Campus Ijuí, 20 de Março de 2019.

Nº DE PARTICIPANTES: 55 Participantes

Integra Nutri

Laboratório de Nutrição, Campus Ijuí, 04 de novembro de 2019.

Nº DE PARTICIPANTES: 43 Participantes

Aula Inaugural Curso de Medicina

Salão de Atos, 11 de Março de 2019, Ijuí - Campus Ijuí

Nº DE PARTICIPANTES: 86 Participantes

Aula Inaugural do Curso de Medicina

Salão de Atos, 05 de Agosto de 2019, Ijuí - Campus Ijuí

Nº DE PARTICIPANTES: 57 Participantes

Salão do Conhecimento 2019

Miniauditório , 23 de outubro de 2019, Ijuí - Campus Ijuí

Nº DE PARTICIPANTES: 42 Participantes

Aula Inaugural do Curso de Biologia

Palestra: Barragens: Impactos Ambientais e a Atuação do Biólogo

Centro de Eventos, Campus Ijuí, 13 de março de 2019.

Nº DE PARTICIPANTES: 48 Participantes

Alusivo ao Dia do Biólogo

Palestra: Para existir basta estar vivo? Pensando sobre nossa identidade

Centro de Eventos, Campus Ijuí, 23 de setembro de 2019.

Nº DE PARTICIPANTES: 33 Participantes

Aula Inaugural do Curso de Estética e Cosmética

Palestra: Ondas de Choque no Tratamento das Disfunções Estéticas

Centro de Eventos, Campus Ijuí, 18 de março de 2019.

Nº DE PARTICIPANTES: 69 Participantes

Aula Inaugural do Curso de Fisioterapia e 20 anos do Curso de Fisioterapia

Palestra: Superando Limites com Thiago Link

Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, Campus Ijuí, 28/03/2019

Nº DE PARTICIPANTES: 216 Participantes

Jantar 20 Anos do Curso de Fisioterapia da UNIJUÍ

Restaurante Confraria, Ijuí, 15/05/2019

Nº DE PARTICIPANTES: 120 Participantes

Integra Fisio

AFFI, Ijuí, 15/08/2019

Nº DE PARTICIPANTES: 150 Participantes

Aula Inaugural do Curso de Enfermagem

Palestra: O enfermeiro nos diferentes cenários de atuação

Centro de Eventos, Campus Ijuí, 28/03/2019

Nº DE PARTICIPANTES: 120 Participantes

6. LABORATÓRIOS ALOCADOS NO DEPARTAMENTO (ensino e prestação de serviços)

BIOTÉRIO

RESPONSÁVEL: PAULINE BRENDLER GOETTEMS FIORIN

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: O Biotério da UNIJUÍ é classificado como Biotério de Criação e Manutenção, que tem por objetivo a manutenção de animais para fins de matrizes, experimentação e ensino, proporcionando o cuidado e o bem-estar necessário para que os animais sejam utilizados em pesquisas científicas e aulas práticas na Instituição.

O Biotério é constituído por uma área total de 71,48m², dividido em dois ambientes, área de criação e área de experimentação. Para manutenção do bem–estar animal, os animais são mantidos isolados em salas de aproximadamente 4,8m².

O acesso à área de criação dos animais é restrito ao técnico do setor, ao estagiário que auxilia nos cuidados aos animais, a médica veterinária responsável e à coordenação do biotério. A entrada no setor de animais acontece de duas a três vezes por semana para limpeza e manutenção.

Os pesquisadores têm acesso apenas à área de experimentação em períodos bem definidos de acordo com o trabalho experimental a ser desenvolvido.

Os animais mantidos no biotério da UNIJUÍ são utilizados em pesquisas científicas na área da saúde e biológicas, por estudantes da graduação do DCVida (Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Ciências Biológicas) e do DHE (Educação Física) e por alunos da pós-graduação Stricto Sensu (Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde, PPGAIS - UNIJUÍ/UNICRUZ).

OBJETIVOS:

Disponibilizar animais para atividades de ensino e pesquisa da Universidade.

Proporcionar aos estudantes animais para realização de atividades práticas contemplando o que está proposto no Projeto Pedagógico dos Cursos do Departamento de Ciências da Vida.

Fornecer aos estudantes e pesquisadores da Instituição infraestrutura e condições técnicas necessárias para a realização de experimentação animal nas diversas áreas da saúde e biológicas.

Promover e manter o bem-estar dos animais mantidos no biotério para fins de experimentação animal.

RESULTADOS:

No ano de 2019 foram utilizados animais do Biotério da UNIJUÍ para a realização dos seguintes projetos de pesquisa: “Treinamento de Procedimento Anestésico e Ovariectomia em Ratas de Descarte Oriundas do Biotério da Unijuí”, registrada no CEUA com o nº de protocolo 007/19, sob a responsabilidade da professora Gabriele Maria Callegaro Serafini; “Treinamento Físico Associado à Terapia Térmica no Combate a Resistência à Insulina: Equilíbrio Extra e Intracelular de HSP70 como Biomarcador de Inflamação Subclínica no Diabetes”, registrada no CEUA com o nº de protocolo 023/17, sob a responsabilidade do professor Thiago Gomes Heck; “Efeito do Tratamento com o Hsp70 Exógena e Alanilglutamina na Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído e Pela Cisplatina: Possível Efeito Citoprotetor Mediado Pela Expressão de Hsp70 Coclear (Treinamento Metodológico)”, registrada no CEUA com o nº de protocolo 029/2017, sob a responsabilidade do professor Thiago Gomes Heck; “Proteína de Choque Térmico de 70 Kda como Biomarcador Clínico na Sepse: Correlação com Parâmetros Metabólicos e Hematológicos”, registrada no CEUA com o nº de protocolo 048/16, sob a responsabilidade do professor Thiago Gomes Heck; “Avaliação dos Efeitos Bioquímicos, Oxidativos e Inflamatórios da Administração da Infusão das Folhas de Morus Alba Linn em Ratas Ovariectomizadas”, registrada no CEUA com o nº de protocolo 003/19, sob a responsabilidade da professora Evelise Moraes Berlezi; “Estudo Comparativo entre Diferentes Regimes Alimentares sobre a Manutenção da Perda Ponderal e sua Relação com o Estresse Celular, Parâmetros Bioquímicos e Hematológicos em Ratos Wistar”, registrada no CEUA com o nº de protocolo 005/19, sob a responsabilidade da professora Mirna Stela Ludwig.

Por meio dos seguintes projetos desenvolvidas com animais mantidos no Biotério da UNIJUÍ foi possível propiciar a formação de estudantes de graduação, através de trabalhos de conclusão de curso, qualificação científica de bolsistas de iniciação científica com projetos de pesquisa, além de fomentar a formação de mestrandos e doutorandos na área da saúde, por meio de projetos de pesquisa.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes, Pesquisadores e comunidade científica.

NÚMERO DE PESSOAS ATENDIDAS E/OU ATENDIMENTOS REALIZADOS: 30

CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA

RESPONSÁVEL: SIMONE ZENI STRASSBURGER

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: atendimentos de fisioterapia à comunidade interna e externa à Instituição.

OBJETIVO: Proporcionar espaço para realização de atividades acadêmicas do curso de graduação em Fisioterapia.

RESULTADOS:

Atendimentos de fisioterapia à comunidade interna e externa à Instituição.

Ingressaram 283 pacientes na Clínica escola no ano de 2019 no período de aula/estágio. Total de 2.832 atendimentos nas diferentes áreas de estágio.

PÚBLICO-ALVO: Crianças e adolescentes, Comunidades locais, Famílias, Idosos, Mulheres, Pequenos produtores, Pessoas com deficiência, Negros e/ou quilombolas, Família e Estudantes.

NÚMERO DE PESSOAS ATENDIDAS E/OU ATENDIMENTOS REALIZADOS: 283

CONSULTÓRIO DE NUTRIÇÃO

RESPONSÁVEL: ADRIANE HUTH

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Consultas e reconsultas de nutrição, avaliação nutricional e bioimpedância elétrica.

OBJETIVOS: Ser campo de estágio como requisito importante e fundamental na construção de habilidades e competências dos futuros nutricionistas.

RESULTADOS: 169 atendimentos.

PÚBLICO-ALVO: comunidade interna da universidade e externa.

NÚMERO DE PESSOAS ATENDIDAS E/OU ATENDIMENTOS REALIZADOS: 169 atendimentos

HERBÁRIO

RESPONSÁVEL: JULIANA MARIA FACHINETTO

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

OBJETIVOS:

RESULTADOS:

Durante do ano de 2019, acadêmicos dos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Farmácia e Agronomia, e dos cursos de pós-graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade utilizaram o Herbário para sistematizar conhecimentos obtidos nas aulas teóricas e também pelos estudantes que realizaram trabalhos de conclusão de curso.

As exsicatas foram esterilizadas e recolocadas no Herbário e seus registros conferidos, no sistema rotineiro de controle de pragas.

O Herbário ofereceu uma vaga de estágio complementar remunerado.

Materiais botânicos foram identificados para pesquisas e publicações em artigos.

Foram coletados e identificados 30 espécimes botânicos, os quais foram cadastrados e incorporados junto ao acervo do herbário.

O HUIRB emprestou 79 exsicatas a pesquisadores de outras instituições.

O herbário recebeu doação de 9 exsicatas de outros herbários.

Foi concluída a revisão dos dados cadastrais e a captura de imagem das exsicatas pertencentes ao HUIRB para posterior disponibilização de todo o acervo no sistema Reflora.

Alunos do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e privadas da região, participaram de oficinas no herbário.

PÚBLICO-ALVO: Crianças e adolescentes, Comunidades locais, Comunidade científica, Estudantes.

NÚMERO DE PESSOAS ATENDIDAS E/OU ATENDIMENTOS REALIZADOS: Aproximadamente 460 pessoas.

LABORATÓRIO DE ANATOMIA HUMANA E LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA HUMANA

RESPONSÁVEL: PAULINE BRENDLER GOETTEMS FIORIN e MIRNA STELA LUDWIG

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

As atividades desenvolvidas nos laboratórios de fisiologia e de anatomia humana estão voltadas, principalmente, para a demanda semestral de aulas práticas previstas nos planos de ensino das disciplinas de Anatomia e Fisiologia Humana que integram o curso de Medicina e cursos do Núcleo Comum da Saúde, e demais cursos vinculados ao DCVida (Ciências Biológicas e Tecnólogo em Estética e Cosmética) e ao DHE (Educação Física). Além disso, o laboratório de fisiologia humana também está voltado para práticas do ensino na pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu – PPGAIS).

Os laboratórios de fisiologia e de anatomia humana recebem estudantes para o desenvolvimento de estágio e monitoria, com intuito de aprofundar conhecimento e auxiliar demais acadêmicos dos cursos do departamento no estudo das áreas de anatomia e fisiologia humana. Além disso, estagiários e monitores aprimoram e desenvolvem, juntamente com os professores, novas propostas metodológicas para o ensino teórico-prático das áreas.

O laboratório de anatomia humana também está disponível para visitação da comunidade externa, principalmente escolas de nível fundamental, médio e ensino técnico, além de outras instituições de ensino, e vem desenvolvendo novas técnicas de preservação de peças anatômicas com estagiários, monitores e outros grupos de estudo da Instituição.

O laboratório de fisiologia humana é utilizado como espaço para articulação de conhecimento e discussões do Grupo de Pesquisa em Fisiologia, por meio de seminários semanais, com a participação de acadêmicos voluntários, bolsistas, pós-graduandos e professores.

OBJETIVOS:

Proporcionar aos acadêmicos da graduação (DCVida e DHE) e pós-graduação (PPGAIS) atividades práticas contemplando o proposto nos planos de ensino e no Projeto Pedagógico de cada curso.

Proporcionar aos acadêmicos dos cursos de graduação um espaço para ampliar e aprimorar o conhecimento sobre o corpo humano, propostas metodológicas e técnicas anatômicas, atuando como monitores e estagiários nesses espaços de ensino.

Proporcionar à comunidade externa um espaço de conhecimento e reflexão acerca do corpo humano e da saúde.

RESULTADOS:

Nestes laboratórios foram desenvolvidas atividades de ensino, como aulas práticas de graduação e de pós-graduação, atividades de extensão por meio da visitação da comunidade externa, representada por escolas e instituições de ensino superior da região, atividades de extensão e pesquisa, por meio do desenvolvimento de novos materiais de ensino e técnicas de confecção e preservação de peças anatômicas, vinculadas à linha de pesquisa “Ensino Integrado de Anatomia e Fisiologia Humana”, do Grupo de Pesquisa em Fisiologia (GPeF).

Ao longo do ano foram realizados 23 seminários pelo GPeF, aberto para estudantes de graduação e de pós-graduação. Além disso, foram realizadas atividades de monitoria, para auxiliar estudantes da graduação no estudo de anatomia e fisiologia humana.

Durante o evento institucional “Profissional do Futuro”, a atividade integrada entre anatomia e fisiologia humana, realizada no laboratório de anatomia humana, teve o registro de 1.101 visitas no laboratório de alunos que participaram do evento. Além disso, ao longo do ano o laboratório esteve aberto à comunidade regional, recebendo visitas de escolas públicas e privadas, totalizando a visita de cerca de 217 alunos de ensino fundamental e médio.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes, crianças e adolescentes, comunidades locais e comunidade científica.

NÚMERO DE PESSOAS ATENDIDAS E/OU ATENDIMENTOS REALIZADOS: 1.318 pessoas da comunidade externa, além dos estudantes vinculados aos cursos do DCVida.

LABORATÓRIO DE BIOLOGIA VEGETAL

RESPONSÁVEL: TAMIRES FERRAZZA JOHANSSON

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

As atividades desenvolvidas no Laboratório de Biologia Vegetal estão voltadas, principalmente, para a demanda das aulas práticas previstas nos planos de ensino das disciplinas da área da Botânica que integram os cursos de Ciências Biológicas, Farmácia (DCVida) e Agronomia (DEAg).

No laboratório também são realizados projetos de pesquisa e de extensão e trabalhos de conclusão de curso (TCC) dos graduandos dos cursos de Ciências Biológicas e Agronomia.

O Laboratório é utilizado também para práticas de ensino e pesquisa na pós-graduação (Stricto Sensu – Atenção Integral à Saúde e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade).

O laboratório de biologia vegetal recebe estudantes de graduação para o desenvolvimento de estágio e monitoria, com intuito de aprofundar conhecimentos.

O laboratório também atende à demanda de visitação da comunidade externa, principalmente escolas de nível fundamental e médio, e outras instituições de ensino, além de atuar em eventos de divulgação do Curso de Ciências Biológicas e Universidade.

O laboratório é utilizado como espaço para pesquisa e discussões do Programa de Educação Tutorial (PET Biologia), por meio de reuniões semanais, com a participação de acadêmicos voluntários, bolsistas e professores.

OBJETIVOS:

Proporcionar aos graduandos e pós-graduandos (DCVida e DEAg) atividades práticas contemplando o que está proposto no Projeto Pedagógico dos Cursos.

Disponibilizar o laboratório para visitas com intuito de promover o conhecimento dos espaços da Universidade e do Curso de Ciências Biológicas.

Proporcionar vivências e práticas que contribuem para a construção do conhecimento científico aos alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas

RESULTADOS:

Neste laboratório foram desenvolvidas atividades de ensino (aulas práticas de graduação, práticas de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC), pesquisa, extensão e demais atividades dos cursos de Ciências Biológicas, Farmácia e Agronomia e de pós-graduação (Stricto Sensu – Atenção Integral à Saúde e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade).

Foram realizadas atividades de monitoria, para auxiliar estudantes de graduação no estudo das disciplinas relacionadas à área de Biologia Vegetal.

Ao longo do ano foram realizadas atividades de divulgação do curso de Ciências Biológicas e Universidade, e visitas gratuitas para escolas mediante agendamento, bem como visitas e aulas práticas para alunos da EFA – Centro de Educação Básica Francisco de Assis.

PÚBLICO-ALVO: Comunidade científica, Estudantes de graduação e pós-graduação, Crianças e adolescentes, Comunidade regional.

NÚMERO DE PESSOAS ATENDIDAS E/OU ATENDIMENTOS REALIZADOS: Aproximadamente 570 pessoas atendidas.

LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS I E II

RESPONSÁVEL: JADER RODRIGO KAPPAUN DA SILVEIRA

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: O curso de Farmácia conta laboratórios equipados para atender os discentes nas atividades práticas das disciplinas, assim como para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa, trabalhos conclusão de curso (TCC) e visitas de escolas, grupos e instituições diversas da região.

OBJETIVOS: Proporcionar atividades práticas contemplando o que é proposto pelo curso de Farmácia e demais cursos, bem como, atender e proporcionar atividades relacionadas ao curso de Farmácia para escolas, grupos e instituições diversas da região.

RESULTADOS: Nestes laboratórios foram desenvolvidas atividades de ensino (aulas práticas de graduação), atividades de pesquisa, atividades filantrópicas e de divulgação do Curso de Farmácia.

PÚBLICO-ALVO: Crianças, adolescentes, adultos e idosos de comunidades locais e regionais, comunidade científica, estudantes e professores .

NÚMERO DE PESSOAS ATENDIDAS E/OU ATENDIMENTOS REALIZADOS: 1.000.

LABORATÓRIO DE ENSAIOS BIOLÓGICOS

RESPONSÁVEL: THIAGO GOMES HECK

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

Foram desenvolvidas aulas práticas das seguintes disciplinas do PPGAIS: Biomarcadores Celulares e Moleculares das Populações, Ensaios Químicos e Biológicos Aplicados em Saúde, Experimentação em Modelos Animais.

Foram realizados procedimentos referentes a estes projetos de pesquisa:

Avaliação dos Efeitos do Jejum Intermitente como Estratégia Terapêutica na melhora do Quadro de Diabets Mellitus Tipo 2;

Concentração Plasmática de Ehsp70 em Gestantes com Achado Ecográfico de Sludge, e sua Relação com a Prematuridade;

Combinação entre Dieta Hiperlipídica e Exposição Crônica à Mp2,5 em Ratas Ovarectomizadas: Efeitos em Parâmetros Metabólicos, Oxidativos e Inflamatórios no Desenvolvimento do Diabetes;

Efeito do Tratamento Com Hsp70 Exógena e Alanilglutamina na Perda Auditiva Induzida pelo Ruído e pela Cisplatina: Possível Efeito Citoprotetor Mediado pela Expressão de Hsp70 Coclear;

Efeitos de Herbicida à Base de Glifosato sobre o Estresse Celular, Morfologia Tecidual e Capacidade Locomotora de Oligoquetas;

Efeitos do Exercício Físico e Exposição ao Etanol no Tecido Hepático e Encefálico, e no Perfil Comportamental em Peixe-Zebra;

Estudo Comparativo entre Diferentes Regimes Alimentares sobre a Manutenção da Perda Ponderal e sua Relação com o Estresse Celular, Parâmetros Bioquímicos e Hematológicos em Ratos Wistar;

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - (In)Atividade Física e Exercício;

Proteína de Choque Térmico de 70 Kda (Hsp70) como Biomarcador Clínico na Sepse: Correlação com Parâmetros Metabólicos e Hematológicos em Modelo Experimental;

Treinamento Físico Associado à Terapia Térmica no Combate a Resistência a Insulina: Equilíbrio Extra e Intracelular de Hsp70 como Biomarcador de Inflamação Subclínica no Diabetes.

OBJETIVOS: Desenvolver atividades de pesquisa, especialmente, na linha de pesquisa "Processos químicos e biológicos" do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (Programa Interdisciplinar em rede, entre UNIJUÍ e a Universidade de Cruz Alta).

RESULTADOS:

Foram geradas essas publicações em periódicos:

KOSTRYCKI, L. M.; WILDNER, G.; DONATO, Y. H.; SANTOS, A. Bender dos; BEBER, L. C. C.; FRIZZO, M. N.; LUDWIG, M. S.; KEANE, K. N.; CRUZAT, V. F.; RHODEN, C. R.; HECK, T. G . Effects of high-fat diet on eHSP72 and extra-to-intracellular HSP70 levels in mice submitted to exercise under exposure to fine particulate matter. Journal of Diabetes Research, v. 2019, p. 4858740, 2019.

Côrrea, J. B.; MOREIRA, B. P.; LOHMANM, LARISSA; SULZBACHER, L. M.; SANTOS, A. B. Bender dos; RUIZ, A.; LUDWIG, M. S.; HISCH, G. E.; SANTOS, Cledir; GERHKE, L. T. S.; HECK, T. G. Characterization of Schinus lentiscifolius March (Anacardiaceae) Bark Extract and its Effects on Lymphocyte Oxidative Stress and Heat Shock Response. Chemistry & Biodiversity, v. 16, p. 1800303, 2019.

SOARES, Marcos; SANTOS, Analu B. dos; WEICH, Tainara M.; MÂNICA, Gabriela Gomes; BITTENCOURT, Paulo Ivo Homem de; LUDWIG, Mirna Stela; Heck, Thiago Gomes. Heat shock response in noise-induced hearing loss: effects of alanyl-glutamine dipeptide supplementation on heat shock proteins status. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, 2019.

GOETTEMS-FIORIN, Pauline Brendler; COSTA-BEBER, Lilian Corrêa; SANTOS, Jaíne Borges dos; FRISKE, Paula Taís; SULZBACHER, Lucas Machado; FRIZZO, Matias Nunes; LUDWIG, Mirna Stela; RHODEN, Cláudia Ramos; HECK, Thiago Gomes. Ovariectomy predisposes female rats to fine particulate matter exposure?s effects by altering metabolic, oxidative, pro-inflammatory, and heat-shock protein levels. Environmental Science and Pollution Research, v. 26, p. 20581-20594, 2019.

HIRSCH, Gabriela Elisa; HECK, Thiago Gomes. Inflammation, oxidative stress and altered heat shock response in type 2 diabetes: the basis for new pharmacological and non-pharmacological interventions. ARCHIVES OF PHYSIOLOGY AND BIOCHEMISTRY, p. 1-15, 2019.

PÚBLICO-ALVO: estudantes de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado).

NÚMERO DE PESSOAS ATENDIDAS E/OU ATENDIMENTOS REALIZADOS: 70

LABORATÓRIO DE ESTÉTICA FACIAL

RESPONSÁVEL: KATARINE PATATT

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

Nos Laboratórios do Curso de Estética e Cosmética são realizadas diversas atividades práticas, com o objetivo de preparar o estudante para o mercado de trabalho. O curso conta com três laboratórios: Laboratório Facial, Corporal e Capilar. São realizados, também, atendimentos para familiares de estudantes e comunidade externa, bem como atividades para divulgação do curso, como Profissional do Futuro.

OBJETIVOS: Proporcionar aos estudantes atividades práticas contemplando o que está proposto no Projeto Pedagógico do Curso

RESULTADOS: Nestes laboratórios foram desenvolvidas atividades de ensino, atendimento externo e divulgação do curso.

PÚBLICO-ALVO: Crianças e adolescentes, comunidades locais, Comunidade científica, Estudantes.

NÚMERO DE PESSOAS ATENDIDAS E/OU ATENDIMENTOS REALIZADOS: 1.150.

LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA VEGETAL

RESPONSÁVEL: TAMIRES FERRAZZA JOHANSSON

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

As atividades desenvolvidas no Laboratório de Fisiologia Vegetal estão voltadas, principalmente, para a demanda das aulas práticas previstas nos planos de ensino das disciplinas da área da fisiologia vegetal que integram os cursos de Ciências Biológicas (DCVida) e Agronomia (DEAg).

No laboratório também são realizados projetos de pesquisa e trabalhos de conclusão de curso (TCC) dos graduandos dos cursos de Ciências Biológicas e Agronomia e da pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade.

OBJETIVOS:

Proporcionar aos graduandos e pós-graduandos atividades práticas contemplando o que está proposto no Projeto Pedagógico dos Cursos.

RESULTADOS:

Neste laboratório foram desenvolvidas atividades de ensino (aulas práticas de graduação, práticas de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC) e pesquisa dos cursos de Ciências Biológicas e Agronomia. Também foram desenvolvidas atividades de pesquisa por estudantes da pós-graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade.

PÚBLICO-ALVO: Comunidade científica, estudantes de graduação e pós-graduação.

NÚMERO DE PESSOAS ATENDIDAS E/OU ATENDIMENTOS REALIZADOS: 70.

LABORATÓRIO DE HABILIDADES

RESPONSÁVEL: MARINEZ KOLLER PETTENON

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

O Laboratório de Habilidades é parte integrante do complexo do DCVida, disponibilizado para todos os cursos que o integram, sendo utilizado pelos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Farmácia e especialmente Enfermagem onde são desenvolvidas atividades/procedimentos técnicos como: a técnica correta de higienização das mãos normal e cirúrgica, exame físico, verificação de sinais vitais, curativos de feridas e cateteres venosos, cateterismos vesical de alívio e de demora, sondagem nasogástrica, técnica de punção venosa periférica e em cateter totalmente implantado, instalação de fluidoterapia, cálculo, diluição e administração de medicamentos, instalação de oxigenoterapia, higiene corporal e oral, paramentação e instrumentalização cirúrgica, técnicas de reanimação cardiopulmonar, dentre outras. Os estudos extraclasses são acompanhados pelo estagiário/monitor; com agendamento prévio e disponibilidade de materiais. A organização, cuidado, manutenção, reposição dos diversos e diferentes materiais que compõem o laboratório e conservação dos equipamentos, multiplicando aos acadêmicos as formas corretas do uso e manuseio dos mesmos é atividade do monitor, o qual fica sob responsabilidade do coordenador do curso de Enfermagem.

OBJETIVOS:

Construir um ambiente de apoio pedagógico; permitir ao acadêmico a possibilidade de aprofundar seus conhecimentos e se apoderar de um arsenal tecnológico disponível; realizar as técnicas propostas pelos professores e aperfeiçoar habilidades; proporcionar aos acadêmicos um ambiente reflexivo e de produção de conhecimento; despertar no acadêmico a importância de dedicar tempo extraclasse para estudos.

RESULTADOS:

A partir da monitoria e do incentivo oferecido pelos docentes para que os acadêmicos utilizem de forma frequente e contínua o espaço do laboratório, percebe-se maior interação entre os estudantes; engajamento nos estudos das técnicas; afinidade com os materiais; interesse em executar os procedimentos vistos em sala de aula; aumento da habilidade e destreza no manuseio dos materiais e habilidade técnica; articulação da teoria com a prática. A auto confiança e segurança por parte do acadêmico, após a realização dos procedimentos no laboratório, contribui significativamente no atendimento ao paciente, resultando em uma assistência mais qualificada aos usuários atendidos nos serviços de saúde.

PÚBLICO-ALVO: Professores, estudantes, visitantes.

NÚMERO DE PESSOAS ATENDIDAS E/OU ATENDIMENTOS REALIZADOS: estudantes e professores dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia e visitantes.

LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA

RESPONSÁVEL: KATARINE PATATT e JAQUELINE SIEDE

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Dentre as atividades desenvolvidas estão: aulas práticas, projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso e visitas de escolas estaduais, municipais e particulares.

OBJETIVOS: Proporcionar aos estudantes atividades práticas contemplando o que está proposto no Projeto Pedagógico dos Cursos. Disponibilizar os laboratórios para visitas com intuito de promover o conhecimento dos espaços da Universidade.

RESULTADOS: Nestes laboratórios foram desenvolvidas atividades de ensino (aulas práticas de graduação e práticas de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC), pesquisa, extensão e demais atividades de dos cursos de Ciências Biológicas, Farmácia, Medicina Veterinária Medicina e demais cursos relacionados à área da saúde e afins.

PÚBLICO-ALVO: Crianças e adolescentes, comunidades locais, comunidade científica e estudantes.

NÚMERO DE PESSOAS ATENDIDAS E/OU ATENDIMENTOS REALIZADOS: 900.

LABORATÓRIO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

RESPONSÁVEL: ADRIANE HUTH

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Aulas práticas do curso de Nutrição, atividades e ações de projetos de extensão e pesquisa do DCVida, experimentos de TCCs dos estudantes do curso de Nutrição, aulas práticas do curso de Agronomia

OBJETIVOS: ser espaço para desenvolvimento de aulas práticas, TCCs, projetos de pesquisa e extensão, para que os futuros nutricionistas desenvolvam as habilidades e competências inerentes à profissão.

RESULTADOS: desenvolvimento de aulas práticas, TCCs, ações de extensão e pesquisa.

PÚBLICO-ALVO: estudantes dos cursos de Nutrição e Agronomia, comunidade externa que participa dos projetos de extensão.

NÚMERO DE PESSOAS ATENDIDAS E/OU ATENDIMENTOS REALIZADOS: 300.

LABORATÓRIO DE QUÍMICA SALA P01-03 E P02-02

RESPONSÁVEL: ANDRÉA SIMONE DOS SANTOS TEIXEIRA

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

OBJETIVOS:

RESULTADOS:

Aulas Práticas das disciplinas: Química Geral - Farmácia, Química Geral I - Engenharia Química, Química Geral II - Engenharia Química, Química Analítica - Farmácia, Química Analítica - Engenharia Química, Química Geral e Analítica para Agronomia (4), Química Geral Experimental - Engenharia Química, Físico-Química I, Química para Engenharia Elétrica, Tecnologia de Produtos de Origem Animal - Medicina Veterinária, Química para Engenharia Civil (2), Química Aplicada à Estética, Química para Biologia, Química Analítica Instrumental - Engenharia Química, Química Analítica Instrumental - Biomedicina, Bromatologia para Nutrição, Química Analítica Instrumental - Farmácia, Química para Engenharia Civil Santa Rosa, Química Geral e Experimental, Tecnologia de Alimentos - Agronomia (2).

Observação: Algumas disciplinas têm duas, três ou quatro turmas da mesma disciplina. Os cursos que utilizam o laboratório são: Agronomia, Ciências Biológicas - Bacharelado, Biomedicina, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Farmácia e Nutrição.

PÚBLICO-ALVO: Comunidade científica (professores, estagiários, bolsistas), estudantes, professores da EFA e alunos de ensino médio.

número de pessoas ATENDIDAS E/OU ATENDIMENTOS REALIZADOS: 610 pessoas.

LABORATÓRIO DE BIOQUÍMICA SALA 0 02-03

RESPONSÁVEL: ANDRÉA SIMONE DOS SANTOS TEIXEIRA

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

OBJETIVOS:

RESULTADOS:

Bioquímica - Agronomia (2), Laboratório de Biologia Molecular - Ciências Biológicas, Bioquímica - Farmácia, Bioquímica - Nutrição, Bioquímica - Estética e Cosmética, Análises Bioquímica - Farmácia, Bioquímica II - Enfermagem, Bioquímica - Medicina Veterinária, Bioquímica - Fisioterapia (2), Bioquímica das Fermentações - Engenharia Química, Bioquímica - Medicina Veterinária (3), Bioquímica - Medicina (UEA Bases Moleculares e Organização Geral do Corpo Humano).

Observação: Algumas disciplinas têm duas turmas da mesma disciplina. Os cursos que utilizam o laboratório: Agronomia, Ciências Biológicas, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Química, Medicina e Medicina Veterinária.

PÚBLICO-ALVO: Comunidade científica (professores, estagiários, bolsistas), estudantes, professores da EFA e alunos de Ensino Médio.

NÚMERO DE PESSOAS ATENDIDAS E/OU ATENDIMENTOS REALIZADOS: 350.

LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA O01-01

RESPONSÁVEL: ANDRÉA SIMONE DOS SANTOS TEIXEIRA

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

OBJETIVOS:

RESULTADOS:

Química Orgânica I para Engenharia Química, Química Orgânica para Farmácia (2). Algumas disciplinas têm 2 turmas da mesma disciplina. Os cursos que utilizam este laboratório: Farmácia, Engenharia Química e Ciências Biológicas.

PÚBLICO-ALVO: Comunidade científica (professores, estagiários, bolsistas), estudantes, professores da EFA e alunos de Ensino Médio.

NÚMERO DE PESSOAS ATENDIDAS E/OU ATENDIMENTOS REALIZADOS: 100.

LABORATÓRIO DE ZOOLOGIA

RESPONSÁVEL: TAMIRES FERRAZZA JOHANSSON

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

As atividades desenvolvidas no Laboratório de Zoologia estão voltadas, principalmente, para a demanda das aulas práticas previstas nos planos de ensino das disciplinas da área da zoologia e entomologia que integram os cursos de Ciências Biológicas (DCVida) e Agronomia (DEAg).

No laboratório também são realizados projetos de pesquisa e de extensão e trabalhos de conclusão de curso (TCC) dos graduandos do curso de Ciências Biológicas.

O Laboratório é utilizado também para práticas de ensino e pesquisa na pós-graduação (Stricto Sensu – Sistemas Ambientais e Sustentabilidade).

O laboratório de Zoologia recebe estudantes de graduação para o desenvolvimento de estágio e monitoria, com intuito de aprofundar conhecimentos.

O laboratório também atende à demanda de visitação da comunidade externa, principalmente escolas de nível fundamental e médio, e outras instituições de ensino, além de atuar em eventos de divulgação do Curso de Ciências Biológicas e Universidade.

O laboratório é utilizado como espaço para pesquisa e discussões do Programa de Educação Tutorial (PET Biologia), por meio de reuniões semanais, com a participação de acadêmicos voluntários, bolsistas e professores.

OBJETIVOS:

Proporcionar aos graduandos e pós-graduandos atividades práticas contemplando o que está proposto no Projeto Pedagógico dos Cursos.

Disponibilizar os laboratórios para visitas com intuito de promover o conhecimento dos espaços da Universidade e do curso de Ciências Biológicas.

Proporcionar vivências e práticas que contribuem para a construção do conhecimento científico aos alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares.

RESULTADOS:

Neste laboratório foram desenvolvidas atividades de ensino (aulas práticas de graduação e de pós-graduação, práticas de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC), pesquisa, extensão e demais atividades dos cursos de Ciências Biológicas e Agronomia, bem como da pós-graduação (Stricto Sensu – Educação nas Ciências e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade).

Ao longo do ano foram realizadas atividades de divulgação do curso de Ciências Biológicas, e visitas gratuitas para escolas mediante agendamento, bem como visitas e aulas práticas para alunos da EFA – Centro de Educação Básica Francisco de Assis.

PÚBLICO-ALVO: Comunidade científica, estudantes de graduação e de pós-graduação, crianças e adolescentes, comunidades locais.

NÚMERO DE PESSOAS ATENDIDAS E/OU ATENDIMENTOS REALIZADOS: 560.

FARMÁCIA ESCOLA

RESPONSÁVEL: VANESSA ADELINA CASALI BANDEIRA

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

A Farmácia Escola se constitui num espaço acadêmico-profissional onde são realizados estágios curriculares e extracurriculares, os quais oportunizam tanto uma vivência de ensino do processo relativo à manipulação de medicamentos e cosméticos, bem como visa à inserção profissional, uma vez que possibilita o contato com o usuário e com as rotinas da farmácia. Nesse sentido, o estudante envolve-se no planejamento e execução das atividades, na padronização de procedimentos, na análise de matérias-primas, processos e produtos e na interação com os sujeitos, o que permite uma visão de todas as atividades relacionadas a área magistral. Também proporciona aos estudantes a atuação junto aos usuários, realizando serviços farmacêuticos, como aferição da pressão arterial, glicemia capilar, orientação de uso dos medicamentos, acompanhamento farmacoterapêutico e atividades junto à comunidade.

OBJETIVOS:

RESULTADOS:

Prestamos serviços à Universidade com o fornecimento de produtos como: sabonete líquido e álcool gel. Também fornecemos produtos para proteção individual como filtro solar e repelente para o uso de colaboradores através da Saúde do Trabalhador SESMT/UNIJUÍ. São preparados diversos produtos para as aulas práticas do curso Tecnólogo em Estética e Cosmética, Clínica de Reabilitação – UNIR e Hospital Veterinário. Também, em 2019 mantivemos a parceria com a Coordenadoria de Marketing para o fornecimento de Kits para os eventos institucionais. Outros produtos farmacêuticos manipulados como cápsulas, cremes, pomadas, géis, soluções, suspensões, produtos cosméticos e Florais de Bach são preparados diariamente mediante solicitação individual. No ano de 2019 a Farmácia Escola produziu 3.262 fórmulas incluindo medicamentos e cosméticos. A Farmácia Escola realiza o recebimento de medicamentos vencidos ou em desuso, com pontos de coleta na própria farmácia escola e no hall de entrada do prédio central, esses medicamentos após serem devidamente selecionados, são encaminhados à Secretaria Municipal de Saúde para o devido descarte.

A divulgação da Farmácia Escola e de seus produtos é realizada através de e-mail, mural de recados e informativos. Em 2019, realizamos oficinas para os colaboradores da UNIJUÍ sobre cuidados faciais, com demonstração e divulgação dos produtos.

PÚBLICO-ALVO: Atividades institucionais, funcionários e estudantes da UNIJUÍ, bem como público externo.

NÚMERO DE PESSOAS ATENDIDAS E/OU ATENDIMENTOS REALIZADOS: 1.428.

UNIR - UNIDADE DE REABILITAÇÃO FÍSICA DO MUNICÍPIO DE IJUÍ/UNIJUÍ

RESPONSÁVEL: CARLA TAIS TISOTT MERGEN

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

A UNIR - Unidade de Reabilitação Física do município de Ijuí/UNIJUÍ tem a função de possibilitar ao indivíduo portador de deficiência física, o acesso aos meios terapêuticos com fins de reabilitação. São atendidos usuários pertencentes aos municípios de abrangência da 17ª e 9ª Coordenadorias Regionais de Saúde.

A equipe da UNIR é composta por profissionais que formam uma equipe multi e interdisciplinar, entre eles médica, fisioterapeuta, fonoaudióloga, nutricionista, terapeuta ocupacional, assistente social, psicóloga e enfermeira.

Na unidade são realizadas consultas médicas, avaliações funcionais e adaptações de tecnologias que atendam a reabilitação funcional e reabilitação física desses indivíduos através de:

OBJETIVOS:

Prestar assistência em reabilitação a pessoa portadora de deficiência física, encaminhada pelos serviços da rede de atenção à saúde constituindo-se na referência de média complexidade em reabilitação física, de acordo com os princípios definidos pela NOAS-SUS 01/2001, integrada a uma rede regionalizada e hierarquizada de assistência ao portador de deficiência física;

Garantir o acesso do portador de deficiência física ao atendimento ambulatorial em reabilitação física;

Proporcionar a participação acadêmica no processo técnico, no nível de avaliação, prescrição e reabilitação de portadores de deficiência física.

RESULTADOS:

O trabalho na UNIR está voltado a reabilitação e a reinserção dos pacientes ao convívio social. Todo o trabalho é desenvolvido a partir das necessidades de cada indivíduo e de acordo com o impacto da deficiência sobre sua funcionalidade.

Ingressaram uma média de 400 pacientes novos na UNIR. Atualmente estamos com uma média de 240 pacientes em reabilitação/mês. Durante o ano de 2019 dispensamos 1.173 OPMs – órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, entre eles: bengalas, próteses de mama, próteses transfemural e transtibial, órteses, cadeiras de rodas e banho, andador, colete, calçados ortopédicos, palmilhas e realizamos 19.514 atendimentos.

PÚBLICO-ALVO: Portadores de deficiência física, crianças e adolescentes, idosos, mulheres, família indígenas.

NÚMERO DE PESSOAS ATENDIDAS E/OU ATENDIMENTOS REALIZADOS: 19.514.

LABORATÓRIO DE ANÁLISES AMBIENTAIS - CENTRAL ANALÍTICA

RESPONSÁVEL: IVANICE W. MARQUESIN

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

O laboratório de Análises Ambientais – Central Analítica realiza atividades de análises físico-químicas e microbiológicas em águas e efluentes líquidos, análises físico-químicas em combustíveis (Etanol Hidratado Combustível, Etanol Anidro Combustível, Gasolina A, Gasolina C, Óleo Diesel, Biodiesel), através de contrato firmado com distribuidoras.

OBJETIVOS:

Desenvolver, validar e padronizar metodologias analíticas inerentes à determinação qualitativa e quantitativa de amostras de águas, efluentes líquidos e combustíveis, a fim de prestar ensaios físico-químicos e microbiológicos, atendendo diferentes segmentos, como a pesquisa, a comunidade em geral e o ensino. Comprometendo-se em prestar serviços com excelência, em conformidade com ISO/IEC 17025:2017, visando atender as expectativas dos seus clientes, sociedade técnico-científica, das autoridades regulamentadoras e da Rede Metrológica/RS, da Fundação de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler - FEPAM, bem como analisar amostras de combustíveis para fins de controle de qualidade, conforme Normas estabelecidas pela Agência Nacional do Petróleo.

RESULTADOS:

Número de clientes atendidos no período 02/01/2019 a 29/12/2019 = 450 clientes.

Quantidade de relatórios Microbiológicos e Físico Químicas em águas e efluentes emitidos no período 02/01/2019 a 29/12/2019 = 1.556 Amostras Analisadas.

Quantidade de relatórios de Combustíveis emitidos para a Base da Petrobrás em Ijuí e da Base da Raízen em Ijuí = 388 Amostras Analisadas.

A Central Analítica é um laboratório reconhecido junto à Rede Metrológica do RS desde 2016, atendendo a ISO/IEC 17025:2017, desta forma, está reconhecida dentro de um sistema internacional de qualidade, o que permite que o laboratório preste serviços com excelência Técnica reconhecida. Atualmente a prestação de serviços em ensaios químicos ou microbiológicos está atrelada ao reconhecimento, credenciamento ou acreditação junto a entidades regulamentadoras, a implantação do sistema de qualidade segundo a ISO/IEC 17025:2017, permite que a Central Analítica conste como laboratório reconhecido pela FEPAM, e tenha seus relatórios/Laudos aceitos para amostras ambientais, bem como, junto à Vigilância Sanitária.

Os investimentos constantes em equipamentos, instrumentos, adequações, treinamentos de recursos humanos têm norteado a Central Analítica a fim de oferecer a exatidão, qualidade e agilidade que o cliente necessita. A busca do reconhecimento de sua competência técnica junto a Rede Metrológica do RS, coloca o laboratório com destaque no cenário regional, estadual e até mesmo nacional, contendo seu escopo certificado, registrado sob nº 20401, disponível no site da Rede Metrológica RS.

Em dezembro de 2019 foi solicitado a renovação do certificado, colocando-se a disposição para avaliação e auditoria de seus sistema de gestão (sistema de qualidade e sistema técnico) por uma equipe de profissionais da Rede Metrológica RS. A avaliação foi rigorosa e abordou cada um dos requisitos da norma NBR ISO/IEC 17025:2017, dessa forma, proporcionou a Central Analítica uma visão completa da sua situação atual quanto a conformidade com a norma, bem como, das ações corretivas necessárias.

Diversas medidas vêm sendo tomadas com o intuito de melhorar os processos, agregar valor para os clientes e consolidar a Central Analítica como referência na área de análises ambientais.

Além do Reconhecimento do Sistema de Qualidade e de Competência Técnica conferida, garantimos confiabilidade das nossas análises realizadas através da participação no Programa de Ensaio de Proficiência em Análises Ambientais 2019 – PEP 002 FQ e PEP Micro desenvolvidos pela Rede Metrológica RS com nível “Excelente” para as análises do escopo.

A Central analítica também possui Alvará Sanitário junto ao Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria de Estado da Saúde, Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Divisão de Vigilância Sanitária e Núcleo de Vigilância em Estabelecimentos de Saúde. O Alvará sanitário foi liberado para a Central Analítica, a qual pode atender seus clientes de acordo com os requisitos avaliados pelo órgão fiscalizador.

A Central Analítica conta com os serviços de cinco funcionários (38 horas/semanais), quatro com formação na área de Química, um com formação na área de Biologia, e dois estagiários da Engenharia Química e um estagiário de Ciências biológicas (30 horas), que possibilitam o atendimento do público de segunda a sexta-feira, recebendo também estudantes e professores que necessitam das atividades desenvolvidas pelo laboratório.

Temos também um rigoroso Programa de Controle Interno de Qualidade, garantindo a exatidão e precisão dos resultados dos nossos ensaios.

PÚBLICO-ALVO: Pequenos produtores, associações, comunidade em geral, comunidade científica, autoridades locais, estudantes, hospitais, indústrias cooperativas, prefeituras, distribuidoras de combustível, frigorífico/matadouros.

NÚMERO DE PESSOAS ATENDIDAS E/OU ATENDIMENTOS REALIZADOS: 450 clientes, 1.944 relatórios e 7.787 análises.

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DA UNIJUÍ - UNILAB

RESPONSÁVEL: ELIANA DURKS

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

O Unilab se constitui como um espaço acadêmico-profissional de prestação de serviços técnico-laboratorial à comunidade, e também para realização de estágios curriculares e extracurriculares, oportunizando tanto uma vivência de ensino do processo relativo às atividades laboratoriais, quanto à inserção profissional, uma vez que possibilita o contato com pacientes e toda rotina pré-analítica, analítica e pós-analítica desenvolvida em um laboratório de Análises Clínicas. Esta rotina inicia no atendimento ao cliente, perpassando a coleta e processamento de amostras biológicas, a análise laboratorial, análise crítica dos resultados e emissão do laudo a ser entregue ao paciente, processos nos quais se enfatiza o controle de qualidade, a organização e manutenção do laboratório, bem como a postura ética a ser adotada pelo profissional no ambiente de trabalho. Desta forma, os acadêmicos têm a oportunidade de vivenciar e praticar os ensaios químicos e biológicos realizados pelo Unilab, um local apto a prestar serviços à comunidade, que dispõe de estrutura física, recursos humanos e habilitação junto aos órgãos de classe e vigilância sanitária. Dessa forma, o UNILAB se constitui num espaço de aproximação da UNIJUÍ com a comunidade na qual a universidade está inserida.

OBJETIVOS:

Campo de estágio e extensão universitária para estudantes dos Cursos de Biomedicina, Farmácia e Ciências Biológicas;

Realização de exames laboratoriais para a comunidade regional e acadêmica, convênios e projetos de pesquisa institucionais;

Realização dos exames institucionais de admissão, periódicos, demissionais, mudança de função e retorno.

RESULTADOS:

O UNILAB realizou 2.156 atendimentos e realizou cerca de 17.042 exames. A maioria dos atendimentos são originados do convênio com a prefeitura de Ijuí com aproximadamente 1.300 atendimentos e 10.042 exames realizados (apenas de agosto a dezembro). Pacientes particulares, obtivemos um total de 280 atendimentos e aproximadamente 560 exames. Já o atendimento aos pacientes oriundos do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da UNIJUÍ somam 570 atendimentos e 5.540 exames realizados. Do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde foram 6 projetos e aproximadamente 900 exames realizados.

Neste ano, dentro do plano de atividades do planejamento estratégico do laboratório, realizado em conjunto com a VRA, realizamos convênio com o SUS e credenciamentos com diversas instituições: Consórcio Intermunicipal de Saúde do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (CISA); Prefeitura Municipal de Ijuí; Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE) e UNIMED Noroeste.

Em função da ampliação dos atendimentos, o UNILAB necessitou aumentar e qualificar seu espaço físico, bem como ampliar o número de colaboradores, sendo contratado mais um biomédico (38 horas), duas estagiárias CIEE/CEFOR (19 horas), bem como implantado um sistema laboratorial que permite a gestão e controle da demanda (em processo de implantação) e aquisição de equipamentos bioquímicos e hematológicos.

Desde 2018 uma série de ações desencadeadas pelos responsáveis técnicos do UNILAB, com a coordenação do curso de Biomedicina, Chefia do DCVida e VRA foi possível qualificar e ampliar os serviços. Com isso, em 2018 foi possível uma redução de 50% no déficit e no ano de 2019 (com apenas quatro meses de atendimento ao Convênio da Prefeitura Municipal de Ijuí) obteve-se um resultado positivo em termos de valores.

PÚBLICO-ALVO: Comunidades locais, científica e acadêmica.

Número total de atendimentos: 2.156.

7. PUBLICAÇÕES DO DEPARTAMENTO

Artigos publicados em periódicos

TÍTULO PERIÓDICO AUTOR
A CONTRIBUIÇÃO DE PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA TEAR: REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, V. 8, p. 1-, 2019. KIEREPKA, J. S. N.; GULLICH, R. I.; ZANON, L. B.
A INCONTINÊNCIA URINÁRIA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO: UMA-DOENÇA SILENCIOSA- COMUNICACAO, MIDIA E CONSUMO (ONLINE), V. 16, p. 291-313, 2019. DREHER, D. Z.; MOCELIN, C. E.; SCHWENGBER, M. S. V.
A PESQUISA NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES REVISTA DE ENSINO DE BIOLOGIA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DE BIOLOGIA (SBENBIO), V. 12, p. 259-269, 2019. NECKEL, J. M.; ARAÚJO, M. C. P. DE
AÇÕES DE CUIDADO DE REDUTORES DE DANOS ÀS PESSOAS USUÁRIAS DE DROGAS SOUTH AMERICAN JOURNAL OF BASIC EDUCATION, TECHNICAL AND TECHNOLOGICAL, V. 6, p. 461-473-, 2019. TISOTT, Z. L.; TERRA, M. G.; SOCCOL, K. S.; NASI, C.; SCHNEIDER, J. F.; FREITAG, V. L.; TORRES, M. E. L.
ADESÃO AO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO EM PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA EM HEMODIÁLISE O MUNDO DA SAÚDE (ONLINE), V. 43, p. 800-813, 2019. KLEIN, K. B.; PRETTO, C. R.; KLEIBERT, K.; CAMPOS F; ROSA, M. B. C.; STUMM, E. M. F.; COLET, C. DE F.
ADHERENCE TO DRUG TREATMENTS IN PATIENTS WITH CHRONIC KIDNEY DISEASE ON HEMODIALYSIS O MUNDO DA SAÚDE (CUSC. IMPRESSO), V. 43, p. 800-813, 2019. KLEIN, K. B.; PRETTO, C. R.; KLEIBERT, R. U. K.; CAMPOS, F.; ROSA, M. B. C. DA; STUMM, E. M. F. ; COLET, C. DE F.
AMAMENTAÇÃO: INFLUÊNCIA DO TEMPO DE TRANSIÇÃO DA SONDA PARA VIA ORAL EM PREMATUROS REVISTA CONTEXTO & SAÚDE, V. 19, p. 5-10, 2019. STRASSBURGER, S. Z.; GOMES, J. S.; BARBOSA, G. K.; VARGAS, C. L.; FERREIRA, P. F.; ROPPA GARCIA, M. C.
ANALYSIS OF PAIN AND FREE CORTISOL OF NEWBORNS IN INTENSIVE THERAPY WITH THERAPEUTIC PROCEDURES BRAZILIAN JOURNAL OF PAIN, V. 2, p. 159-165, 2019. REBELATO, C. T. DA C.; STUMM, E. M. F.
ANTIOXIDANT EFFECT OF FAR INFRARED RADIATION PRODUCED BY BIOCERAMICS IN INDIVIDUALS WITH INTERMITTENT CLAUDICATION: A RANDOMIZED, CONTROLLED PILOT STUDY ALTERNATIVE THERAPIES IN HEALTH AND MEDICINE, V. 25, p. 34-43, 2019. SILVA, F. G.; MARTINS, D. F.; WINKELMANN, E. R.; HERR, G. E. G.; CIDRAL-FILHO, F. J.; PETRONILHO, F. C.; DANIELSKI, L. G.; FLORENTINO, D.; BOBINSKI, F.; LUDTKE, D. D.; CARON, C. V.
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E PROJETOS NA FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FACULDADE CNEC SANTO ÂNGELO REVISTA CNEC EDUCAÇÃO, V. 2, p. 112-125, 2019. KAIM, M.; ANTUNES, G. A.; COMPARSI, B.
ARTIGO ORIGINAL VALIDAÇÃO PSICOMÉTRICA DE INSTRUMENTO QUE AVALIA A CULTURA DE SEGURANÇA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA ACTA PAULISTA DE ENFERMAGEM, V. 32, p. 642-50, 2019. SOARES, M.; SANTOS, A. B. DOS; WEICH, T. M.; MÂNICA, G. G.; BITTENCOURT, P. I. H. DE; LUDWIG, M. S.; HECK, T. G.
ASMA, RINITE E ATOPIA EM ESCOLARES DE DUAS CIDADES AMBIENTALMENTE DISTINTAS: METRÓPOLE INDUSTRIALIZADA E REGIÃO AGRÍCOLA SCIENTIA MEDICA (PORTO ALEGRE. ONLINE), V. 29, p. 34336-7, 2019. STRASSBURGER, M. J.; STRASSBURGER, S. Z.; RONCADA, C.; PITREZ, P. M.; STEIN, R. T.
ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE COMO CENÁRIO DE AVALIAÇÃO DA CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE REVISTA PREVENÇÃO DE INFECÇÃO E SAÚDE, V. 5, p. 1-12, 2019. SCHMIDT, C.; SOUZA, M. M.; LORO, M. M.; KOLANKIEWICZ, A. C. B.
ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE LIMPEZA EM UM CENTRO DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO REVISTA SOBECC (SÃO PAULO), V.24, P.50-53, 2019. STRIEDER, A. T.; GRAUBE, S. L.; DEZORDI, C. C. M.; STUMM, E. M. F.; MENEGHETE, M. C.; BITTENCOURT, V. L. L.
AUTOMEDICAÇÃO E USO INADEQUADO DE MEDICAMENTOS NA TERCEIRA IDADE REVISTA SAÚDE E MEIO AMBIENTE Â013 RESMA, V. 8, p. 21-35, 2019. ARAÚJO, B. N.;DE ARAUJO, BRUNA NADALETTI; GALINA, D.; GEREMIA, C. T.; BROCK, F.; BUENO, A. L. G.; PAGLIARINI, E. M.
AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE CUIAS PARA CHIMARRÃO: ESTRATÉGIAS PARA PREVENÇÃO DA SAÚDE VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM DEBATE: SOCIEDADE, CIÊNCIA & TECNOLOGIA, V. 7, p. 87-93, 2019. KAUFMANN, J. V. M.; MALDANER, K. L.; PLETSCH, M.; COLET, C. DE F.
CHARACTERIZATION OF SCHINUS LENTISCIFOLIUS MARCH (ANACARDIACEAE) BARK EXTRACT AND ITS EFFECTS ON LYMPHOCYTE OXIDATIVE STRESS AND HEAT SHOCK RESPONSE CHEMISTRY & BIODIVERSITY, V. 16, p. E1800303-, 2019. CÔRREA, J. B.; GERHKE, I. T. S.; HECK, T. G.; MOREIRA, B. P.; LOHMANM, L.; SULZBACHER, L. M.; SANTOS, A. B. DOS; RUIZ, A.; LUDWIG, M. S.; HISCH, G. E.; SANTOS, C.
CONCEPÇÕES DE SAÚDE NOS PROJETOS DE CURSO DA UNIJUÍ (BR) E DA UMINHO (PT) BIO-GRAFIA: ESCRITOS SOBRE LA BIOLOGIA Y SU ENSENANZA, V. 11, p. 1691-1701, 2019. PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C.; DALLAVECHIA, G. S. O.
CONFIABILIDADE E CONCORDÂNCIA INTRA E INTERAVALIADORES NA AVALIAÇÃO DA PRESSÃO PERINEAL EM NULÍPARAS SCIENTIA MEDICA (PORTO ALEGRE. ONLINE), V. 29, p. 32614-, 2019. MARTINS, M.; DREHER, D. Z.; CALLEGARO, C. C.; BERLEZI, E. M.
CORRELAÇÃO DO TESTE DE SENTAR E LEVANTAR, TESTE DE CAMINHADA E CIRCUNFERÊNCIA DE CINTURA PRÉ CIRURGIA CARDÍACA O MUNDO DA SAÚDE (CUSC. IMPRESSO), V. 43, p. 767-781, 2019. GONCALVES, E.; COLET, C. F.; WINDMOLLER, P.; WINKELMANN, E. R.
CUIDADO ÀS PESSOAS COM TRANSTORNO MENTAL: SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS POR TRABALHADORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, V. 8, p. 468111442-, 2019. PRETTO, D. DOS S.; TISOTT, Z. L.; FREITAS, F. G.; TERRA, M. G.; MELLO, A. DE L.; PIRES, F. B.; SIQUEIRA, D. F. DE
DRUG INTERACTIONS AND ADVERSE EVENTS IN A COHORT OF WARFARIN USERS ATTENDING PUBLIC HEALTH CLINICS INTERNATIONAL JOURNAL OF CARDIOVASCULAR SCIENCES (ONLINE), V.32, P.110-117, 2019. COLET, C. DE F.; AMADOR, T. A.; HEINECK, I.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENFOQUE CTSA: SUBSÍDIOS PARA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO BIO-GRAFIA: ESCRITOS SOBRE LA BIOLOGIA Y SU ENSENANZA, V. 01, p. 885-894, 2019. DATTEIN, R. W.; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C.; BIANCHI, V.
EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO EM IDOSOS FRAGILIZADOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA FISIOTERAPIA E PESQUISA, V. 26, p. 210-217, 2019. TISOTT, Z. L.; TERRA, M. G.; HILDEBRANDT, L. M.; SOCCOL, K. L. S.; SOUTO, V. T.
EFFECT OF EDUCATIONAL INTERVENTION ON THE QUALITY OF LIFE OF HYPERPHOSPHATHEMIC CHRONIC RENAL PATIENTS ON HEMODIALYSIS TEXTO E CONTEXTO. (UFSC IMPRESSO), V. 28, p. 1-14, 2019. STUMM, E. M. F.; BENETTI, E. R. R.; PRETTO, C. R.; BARBOSA, D. A.
EFFECTS OF HIGH-FAT DIET ON EHSP72 AND EXTRA-TO-INTRACELLULAR HSP70 LEVELS IN MICE SUBMITTED TO EXERCISE UNDER EXPOSURE TO FINE PARTICULATE MATTER JOURNAL OF DIABETES RESEARCH, V. 2019, p. 1-13, 2019. KOSTRYCKI, I. M.; HECK, T. G.; DONATO, Y. H.; SANTOS, A. B. DOS; BEBER, L. C. C.; FRIZZO, M. N.; LUDWIG, M. S.; KEANE, K. N.; CRUZAT, V. F.; RHODEN, C. R.
EFFECTS OF THE USE OF BIOCERAMIC WRAPS IN PATIENTS WITH LOWER LIMB VENOUS ULCERS: A RANDOMIZED DOUBLE-BLIND PLACEBO-CONTROLLED TRIAL JOURNAL OF INTEGRATIVE MEDICINE, V. 18, p. 26-34, 2019. HERR, GERLI E. G.; WINKELMANN, E. R.; DA SILVA, F. G.; CIDRAL-FILHO, F. J.; PETRONILHO, F.; DANIELSKI, L. G.; DE SOUZA GOLDIM, M. P.; SALGADO, A. S. I.; BOBINSKI, F.; MARTINS, D. F.
ESTRATÉGIAS DE COPING UTILIZADAS POR PAIS DE NEONATOS EM TERAPIA INTENSIVA, REVISÃO INTEGRATIVA ENFERMAGEM EM FOCO DO COFEN, V. 10, p. 36-40, 2019. STÜBE, M.; DA CRUZ, C. T.; SIQUEIRA, F. D.; STUMM, E. M. F.
ESTRESSE PERCEBIDO EM FAMILIARES DE PACIENTES EM SALA DE ESPERA DE UM CENTRO CIRÚRGICO ENFERMAGEM EM FOCO DO COFEN, V. 10, p. 22-27, 2019. GUERREIRO, M. P. P.; SIQUEIRA, F. D.; DEZORDI, C. C. M.; KIRCHNER, R.; DALMOLIN, G. L.; STUMM, E. M. F.
ESTUDO DO FENÓTIPO DE FRAGILIDADE EM IDOSOS RESIDENTES NA COMUNIDADE CIÊNCIA & SAÚDE COLETIVA, V. 24, p. 4201-4210, 2019. BERLEZI, E. M.; GROSS, C. B.; PIMENTEL, J. J.; PAGNO, A. R.; FORTES, C. K.; PILLATT. A. P.
EVALUATION OF PAIN, STRESS AND COPING IN PUERPERAL WOMEN AFTER CESAREAN SECTION / AVALIAÇÃO DA DOR, ESTRESSE E COPING EM PUÉRPERAS NO PÓS-OPERATÓRIO DE CESÁREA REVISTA DE PESQUISA: CUIDADO É FUNDAMENTAL, V. 11, p. 270-, 2019. FRIEDRICH, V. DA. R.; GUERREIRO, M. P. P.; BENETTI, E. R. R.; GOMES, J. S.; KIRCHNER, R. M.; STUMM, E. M. F.
EVIDÊNCIAS SOBRE PRÁTICAS TRADICIONAIS E COMPLEMENTARES EM HEMODIÁLISE REVISTA DE ENFERMAGEM UFPE ONLINE, V. 13, p. 1454-1464, 2019. PRETTO, C. R.; ROSA, M. B. C.; DEZORDI, C. C. M.; BENETTI, S.W.; COLET, C. F.; STUMM, E. M. F.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIO DA PESQUISA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA ROTEIRO, V. 45, p. 1-19, 2019. ALMEIDA, C.; BOFF, E. T. DE O.; LOPES, A. R. L. V.
HÁ ASSOCIAÇÃO ENTRE CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS, COMPLICAÇÕES, DEPRESSÃO, ADESÃO MEDICAMENTOSA E QUALIDADE DE VIDA EM HEMODIÁLISE? REVISTA ENFERMAGEM ATUAL, v. 87 n. 25 (2019): EDIÇÃO 87, 25, Jan-Fev-Mar, p. 1-3, 2019. PRETTO, C. R.; STUMM, E. M. F.
HEAT SHOCK RESPONSE IN NOISE-INDUCED HEARING LOSS: EFFECTS OF ALANYL-GLUTAMINE DIPEPTIDE SUPPLEMENTATION ON HEAT SHOCK PROTEINS STATUS BRAZILIAN JOURNAL OF OTORHINOLARYNGOLOGY, V. XX, p. XX-XX, 2019. SOARES, M.; SANTOS, A. B. DOS; WEICH, T. M.; MÂNICA, G. G.; BITTENCOURT, P. I. H. DE; LUDWIG, M. S.; HECK, T. G.
HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS COMO MEDIDA PARA SEGURANÇA DO PACIENTE NA ATENÇÃO BÁSICA REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS EM SAÚDE, V. 8, p. 28-40, 2019. MATTER, P.; FELDHAUS, C.; RUTKE, T. C. B.; MARINEZ KOLLER PETTENON; KOLANKIEWICZ, A. C. B.; LORO, M. M.
HIPERFERRITINEMIA E ANEMIA AO LONGO DO TRATAMENTO HEMODIALÍTICO REVISTA SAÚDE INTEGRADA, V. 12, p. 54-68, 2019. MARTINS, M.; DREHER, D. Z.; CALLEGARO, C. C.; BERLEZI, E. M.
HYDROLYSIS OF ATP, ADP, AND AMP IS INCREASED IN BLOOD PLASMA OF PROSTATE CANCER PATIENTS PURINERGIC SIGNALLING, V. 15, p. 95-105, 2019. GARDANI, C. F. F.; MORRONE, F. B.; CAPPELLARI, A. R.; DE SOUZA, J. B.; DA SILVA, B. T.; ENGROFF, P.; MORITZ, C. E. J.; SCHOLL, J. N.; BATTASTINI, A. M. O.; FIGUEIRÓ, F.
IDENTIDADE DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL: DESNATURALIZAÇÃO DO SEXO NAS AULAS DE BIOLOGIA A PARTIR DA SITUAÇÃO DE ESTUDO (SE) REVISTA DE EDUCACIÓN EN BIOLOGÍA, V. 22, p. 46-58, 2019. DE ABREU; RAVASIO, M. H.; BOFF, E. T. DE O.
INFLAMMATION, OXIDATIVE STRESS AND ALTERED HEAT SHOCK RESPONSE IN TYPE 2 DIABETES: THE BASIS FOR NEW PHARMACOLOGICAL AND NON-PHARMACOLOGICAL INTERVENTIONS ARCHIVES OF PHYSIOLOGY AND BIOCHEMISTRY, V. XX, p. 1-15, 2019. HIRSCH, G. E.; HECK, T. G.
INSPIRATORY MUSCLE STRENGTH AND SIX-MINUTE WALKING DISTANCE IN HEART FAILURE: PROGNOSTIC UTILITY IN A 10 YEARS FOLLOW UP COHORT STUDY PLOS ONE, V. 14, p. E0220638-, 2019. RAMALHO, S. H. R.; CIPRIANO JUNIOR, G.; VIEIRA, P. J. C.; NAKANO, E. Y.; WINKELMANN, E. R.; CALLEGARO, C. C.; CHIAPPA, G. R.
INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO NA PRÁTICA DE ENSINO DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS REVISTA INSIGNARE SCIENTIA - RIS, V. 2, p. 292-312, 2019. EMMEL, R.; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C.
KNOWLEDGE OF HAND HYGIENE IN THE PERSPECTIVE OF NURSING PROFESSIONALS FROM AN EMERGENCY SERVICE REVISTA DE PESQUISA: CUIDADO É FUNDAMENTAL (ONLINE), V. 11, p. 517-523, 2019. KORB, J. P.; JEZEWSKI, G.; AOZANE, F.; FELDHAUS, CARINE; KOLANKIEWICZ, A. C. B.; LORO, M.M.
MOTIVAÇÕES DA RECAÍDA AO USO DE DROGAS POR MULHERES: ESTUDO FENOMENOLÓGICO REVISTA DE ENFERMAGEM DA UFSM, V. 9, p. 1-15, 2019. SOCCOL, K. S.; TERRA, M. G.; RIBEIROI, D. B.; PILLON, S. C.; SEQUEIRA, D. F.; TISOTT, Z. L.
MOTIVOS DA AÇÃO DO REDUTOR DE DANOS JUNTO AO USUÁRIO DE DROGAS: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO REVISTA GAÚCHA DE ENFERMAGEM, V. 40, p. 1-7, 2019. TISOTT, Z. L.; TERRA, M. G.; HILDEBRANDT, L. M. A; SOCCOL, K. L. S.; SOUTO, V. T.
MULTIVARIATE OPTIMIZATION OF STAPHYLOCOCCUS XYLOSUS AD1 BIOMASS PRODUCTION USING SUGARCANE MOLASSES PLUS YEAST EXTRACT AND SOYBEAN MEAL ACTA SCIENTIARUM. BIOLOGICAL SCIENCES (ONLINE), V. 41, p. E47487-, 2019. PREICHARDT, L. D.; HAUBERT, L.; SAWITZKI, M. C.; BERTOL, T. M.; VICENZI, R.; MEINHART, A. D.; SILVA, W. P. DA; FIORENTINI, Â. M.
O CONCEITO ENERGIA NAS INTERAÇÕES ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES MEDIADAS PELOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA REVISTA INSIGNARE SCIENTIA - RIS, V. 2, p. 138-150, 2019. WIRZBICKI, S. M.; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C.; DEL PINO, J. C.
O DESAFIO DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO NO TECER E ENTRELAÇAR OS FIOS EM AVALIAÇÃO NO ENSINO REVISTA FORMAÇÃO@DOCENTE, V. 11, p. 173-194, 2019. UHMANN, R.; ZANON, L. B.
O OTI-PESSIMISMO EM MORIN E AS PERSPECTIVAS SOBRE O FUTURO DA HUMANIDADE REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, V. 36, p. 287-304, 2019. PIOVESAN, V. H. B.; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C.
O PIBID COMO TERCEIRO ESPAÇO: ELEMENTOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA PROFISSÃO INTERFACES DA EDUCAÇÃO, V. 10, p. 423-444, 2019. BERVIAN, P. V.; SANTOS, E. G.; ARAÚJO, M. C. P. DE
OVARIECTOMY PREDISPOSES FEMALE RATS TO FINE PARTICULATE MATTER EXPOSURE?S EFFECTS BY ALTERING METABOLIC, OXIDATIVE, PRO-INFLAMMATORY, AND HEAT-SHOCK PROTEIN LEVELS ENVIRONMENTAL SCIENCE AND POLLUTION RESEARCH, V. XX, p. XX-XX, 2019. GOETTEMS-FIORIN, P. B.; COSTA-BEBER, L. C.; DOS SANTOS, J. B.; FRISKE, P. T.; SULZBACHER, L. M; FRIZZO, M. N.; LUDWIG, M. S.; RHODEN, C. R.; HECK, T. G.
PARQUE ECOTURÍSTICO MUNICIPAL SÃO LUÍS DE TOLOSA: CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL REVISTA HÚMUS, V. 9, p. 79-101, 2019. KOSCHINSKI, P. F. S.; PANSERA-DE-ARAÚJO, M.C.; MARCHESAN, J.; WOITOWICZ, F. C. G.; VARGAS, L. P.
PERCEPÇÃO SOBRE A ALTA HOSPITALAR DE PESSOAS INTERNADAS EM UNIDADE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL REVISTA BRASILEIRA EM PROMOÇÃO DA SAÚDE (ONLINE), V. 32, p. 1-9, 2019. MENDES, V. C.; TISOTT, ZAIRA.; SOUTO, V. T.; TERRA, M. G.; SEQUEIRA, D. F.; RODRIGUES, B. V.
PROBLEMATIZAÇÃO E RECONHECIMENTO DE TEORIAS E PRÁTICAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM FOCO NO EDUCAR PELA PESQUISA INSIGNARE SCIENTIA, V. 2, p. 1-, 2019. KIEREPKA, J. S. N.; ZANON, L. B.
PULMONARY ACINUS: UNDERSTANDING THE COMPUTED TOMOGRAPHY FINDINGS FROM AN ACINAR PERSPECTIVE LUNG, V. 197, p. 259-265, 2019. HOCHHEGGER, B.; ALTMAYER, S.; MARCHIORI, E.; LANGER, F. W.; IRION, K.; SOUZA, A.; MOREIRA, J.; BALDISSEROTTO, M.; PALLAORO, Y.; MULLER, E.; MEDEIROS, T. M.
SITUAÇÃO DE ESTUDO (SE) RELAÇÕES BIÓTICAS E ABIÓTICAS EM UMA MATA: DA SUA ELABORAÇÃO A IMPLEMENTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL REVISTA INSIGNARE SCIENTIA, V. 2, p. 375-295, 2019. BEBER, L. C. C.; BIANCHI, V.
SOCIODEMOGRAPHIC AND CLINICAL PROFILE OF ELDERLY PEOPLE CHRONIC USERS OF OMEPRAZOLE ATTENDING THE BASIC HEALTH NETWORK / PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E CLÍNICO DE IDOSOS USUÁRIOS CRÔNICOS DE OMEPRAZOL NA REDE BÁSICA DE SAÚDE REVISTA DE PESQUISA: CUIDADO É FUNDAMENTAL, V. 11, p. 900-907, 2019. COLET, C. DE F.; LORENZ, C.; OLIVEIRA, K. R.; SCHNEIDER, A.
SUPEROXIDE IMBALANCE TRIGGERED BY VAL16ALA SOD2 POLYMORPHISM INCREASES THE RISK OF DEPRESSION AND SELF REPORTED PSYCHOLOGICAL STRESS IN FREE LIVING ELDERLY PEOPLE MOLECULAR GENETICS & GENOMIC MEDICINE, V. 8, p. 1-12, 2019. JUNG, I.; PICCOLI, J. C. E.; BICA, C.; DUARTE, M. M. M. F.; CRUZ, I. B. M.; BARBISAN, F.; TROTT, ALEXIS; HOUENOU, L. J.; TURRA, B. O.; DUARTE, T.; PRAIA, R. S.; MAIA-RIBEIRO, E. A.
TERAPIA ALTERNATIVA PARA TRATAMENTO DA DEPRESSÃO: MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS REVISTA CIENTÍFICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE, V. 10, p. 123-130, 2019. LOPES, J. S.; DE SOUZA, W. G.; RODRIGUES, A. DE S.; GRETZLER, V. DA S.; SANTANA JUNIOR, E. J. DE; CARDOSO JÚNIOR, D. A. C.; NUNES, J. DA S.
THE HEALTH PROFILE OF BASIC CARE NETWORK USERS ACCORDING TO THE E-SUS INDIVIDUAL REGISTRY REVISTA DE PESQUISA: CUIDADO É FUNDAMENTAL (ONLINE), V. 11, p. 1266-1271, 2019. DIETRICH, A.; COLLET, C. DE F.; WINKELMANN, E. R.
THE HEALTH PROFILE OF BASIC CARE NETWORK USERS ACCORDING TO THE E-SUS INDIVIDUAL REGISTRY/PERFIL DE SAÚDE DOS USUÁRIOS DA REDE DE ATENÇÃO BÁSICA BASEADO NO CADASTRO INDIVIDUAL E-SUS REVISTA DE PESQUISA: CUIDADO É FUNDAMENTAL (ONLINE), V. 11, p. 1266-, 2019. DIETRICH, A.; COLET, C. F.; WINKELMANN, E. R.
VIVÊNCIAS E DESAFIOS DE ESTOMIZADOS ASSISTIDOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE REVISTA SAÚDE INTEGRADA, V. 12, p. 69-80, 2019. IANISKI, V. B.; ALPE, A. C. O. E. S.; RIOS, K. R.; OLIVEIRA, K. R.; STUMM, E. M. F.

Livros e coletâneas

TÍTULO AUTORES LOCAL/EDITORA
FORMAÇÃO DOCENTE: RECRIAÇÃO DA PRÁTICA CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR CAMBRAIA, A. C.; ZANON, L. B. CURITIBA: APPRIS, 2019. V. 11. 215 p.
FRAGILIDADE EM IDOSOS: CAUSAS E DETERMINANTES BERLEZI, E. M.; PILLATT, A. P.; FRANZ, L. B. B. IJUÍ: EDITORA UNIJUÍ, 2019. V. 120 p.
GENÉTICA TROTT, ALEXIS INDAIAL: UNIASSELVI, 2019. V. 1. 213 p.

Capítulos de livros

TÍTULO AUTORES DADOS DA OBRA
A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES DE ENFERMAGEM. PROENF- PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM - SAÚDE DO ADULTO. ARAÚJO, B. N.; JORA, D. R. F. A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES DE ENFERMAGEM. PROENF- PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM - SAÚDE DO ADULTO. 14. ED. PORTO ALEGRE: ARTMED/PANAMERICANA EDITORA, 2019, V. 3. p. 11-52.
A QUÍMICA ESCOLAR NA INTER-RELAÇÃO DE SABERES CONSTITUTIVOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA TODOS ZANON, L. B.; MALDANER, O. A. SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A.; MACHADO, P. F. L (ORG.). ENSINO DE QUÍMICA EM FOCO. 2ª EDIÇÃO REVISADA. 2. ED. IJUÍ: UNIJUÍ, 2019, V. 1. p. 87-108.
AGROBIODIVERSITY AND FOOD SECURITY: THE RELATION OF AGROCHEMICALS WITH THE HUMAN HEALTH DOBLER, G. H.; EHMKE, D. P.; BIANCHI, V.; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C. CARBONERA; R., FRAGA, D. DA R.; SILVA, J. A. G. DA (ORG.). ANAIS - SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PERSPECTIVAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS NO SUL DO BRASIL. 1. ED. IJUÍ: UNIJUÍ, 2019, V. 1. p. 61-62.
APROXIMAÇÃO E AMBIENTAÇÃO FENOMENOLÓGICA JUNTO AOS REDUTORES DE DANOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA TISOTT, Z. L.; SCHNEIDER, J. F.; MELLO, A. DE L.; SOCCOL, K. L. S.; FREITAG, V. L. FUNDAMENTOS DA ENFERMAGEM 2. 1. ED. ANTONELLA CARVALHO DE OLIVEIRA, 2019, V. 2. p. 137-144.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E FRAGILIDADE EM IDOSOS FRANZ, L. B. B.; DALLEPIANE, L. B. BERLEZI, E. M.; PILLATT, A. P.; FRANZ, L. B. B. (ORG.). FRAGILIDADE EM IDOSOS: CAUSA E DETERMINANTES. 1. ED. IJUÍ: UNIJUÍ, 2019, V. 1. p. 35-46.
CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA), NO DEBATE SOBRE CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C. MACIEL, M; DE L.; MANASSERO-MAS, M. A.; ALBRECHT, E. (ORG.). CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: ENSINO, PESQUISA E FORMAÇÃO. 1. ED. SÃO PAULO: TERRACOTA EDITORA, 2019, V. 2. p. 89-106.
COMUNIDADE APRENDENTE DO CONHECIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSOR NA RECRIAÇÃO CURRICULAR EM CICLOS DE PESQUISA-AÇÃO CRÍTICA E EMANCIPATÓRIA CAMBRAIA, A. C.; ZANON, L. B.; BIONDO, U. L. R. CAMBRAIA, A. C.; KESKE, C.; NONENMACHER, S. E. B. (ORG.). COMUNIDADE APRENDENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 1. ED. CURITIBA: EDITORA CRV, 2019, V. 1. p. 15-28.
CONHECIMENTO DIDÁTICO DO CONTEÚDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PROFISSIONAL CAMBRAIA, A. C.; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C. CAMBRAIA, A. C.; KESKE, C.; NONENMACHER, S. E. B. (ORG.). COMUNIDADE APRENDENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 1. ED. CURITIBA: CRV, 2019, V. 1. p. 29-42.
CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ?SEMENTINHA? DO QUE PODE SER A CONSTRUÇÃO COM A CRIANÇA PINTO, C. B.; RISTOF, L. S.; BUSNELLO, M. B.; WESCHENFELDER, N. OLIVEIRA, T. D. DE (ORG.). COLEÇÃO - DESENVOLVIMENTO, TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS MULTIDISCIPLINARES. 1. ED. CURITIBA: CRV EDITORA, 2019, V. IV. p. 253-261.
DESENVOLVIMENTO DE MASSA ALIMENTÍCIA TIPO TALHARIM SEM GLÚTEN A PARTIR DE FARINHAS ALTERNATIVAS HERMANNS, G.; SKITTBERG, C.; VICENZI, R.; PREICHARDT, L. D. CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS. 1. ED. BELO HORIZONTE - MG: POISSON, 2019, V. 3. p. 12-15.
DESENVOLVIMENTO DE MASSA ALIMENTÍCIA, SEM GLÚTEN, A PARTIR DE FARINHAS ALTERNATIVAS FRANCO, J. M. A.; LUDWIG, D.; SEVERO, J.; VICENZI, R.; VIEIRA, E. L.; HERMANNS, G. VIERA, V. B.; PIOVESAN, N. (ORG.). AVANÇOS E DESAFIOS DA NUTRIÇÃO 3. 1. ED. PONTA GROSSA (PR): ATENA EDITORA, 2019, V. 3. p. 268-274.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA POTENCIAL DE CINCO ESPÉCIES DE ERIOCAULON (ERIOCAULACEAE) KRAHN, C. DE O.; PEREIRA, E. T.; FACHINETTO, J. M. AS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE NA CONTEMPORANEIDADE 4. 1. ED. ATENA EDITORA, 2019, V. p. 124-130.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL IMBRICADA AO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL CABELEIRA, M. D. S.; DOBLER, G. H.; BIANCHI, V. CARBONERA; R., FRAGA, D. DA R.; SILVA, J. A. G. DA (ORG.). ANAIS - SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PERSPECTIVAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS NO SUL DO BRASIL. 1. ED. IJUÍ: UNIJUÍ, 2019, V. 1. p. 198-199.
EFICIÊNCIA DOS SISTEMAS DE COMPOSTAGEM PROTEGIDA NA REDUÇÃO DE ARTRÓPODES, POTENCIAIS VETORES DE DOENÇAS SCHULZ, M. S.; BIANCHI, V.; CENCI, D. R. MEIO AMBIENTE, SUSTENTABILIDADE E AGROECOLOGIA 3. 1. ED. ATENA EDITORA, 2019, V. p. 263-270.
ESTRESSE NA PERSPECTIVA DE LIDERANÇAS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO EM UMA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR FUCHS, M.; ARAÚJO, B. N.; TRINDADE, L. F.; SPIES, J.; FLORES, G. C.; PLUTA, P.; KOLANKIEWICZ, A. SOMBRA, I. C. DE N. (ORG.). DISCURSOS, SABERES E PRÁTICAS DA ENFERMAGEM. 01. ED. PONTA GROSSA - PR: ATENA, 2019, V. 01. p. 291-304.
FRAGILIDADE E SARCOPENIA: DETERMINANTES E REPERCUSSÕES NA SAÚDE DO IDOSO BERLEZI, E. M.; PILLATT. A. P; TIECKER, A. P.; BENTO, L. B. BERLEZI, E. M.; PILLATT, A. P.; FRANZ, L. B. B. (ORG.). FRAGILIDADE EM IDOSOS: CAUSAS E DETERMINANTES. 1. ED. IJUÍ: EDITORA UNIJUÍ, 2019, V. 1. p. 11-24.
FRAGILIDADE E USO DE ANTIDEPRESSIVOS EM IDOSOS BANDEIRA, V. A. C.; COLET, C. F.; BERLEZI, E. M. BERLEZI, E. M.; PILLATT, A. P.; FRANZ, L. B. B. (ORG.). FRAGILIDADE EM IDOSOS: CAUSAS E DETERMINANTES. 1. ED. IJUÍ: EDITORA UNIJUÍ, 2019, V. 1. p. 25-33.
MAPAS CONCEITUAIS NA SISTEMATIZAÇÃO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DECORRENTES DOS EIXOS CURRICULARES DO CURSO DE AGRONOMIA BIANCHI, V.; ARAÚJO, M. C. P. DE; HENICKA, R. O. CARBONERA; R.; FRAGA, D. DA R. , SILVA, J. A. G. DA (ORG.). ANAIS - SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PERSPECTIVAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS NO SUL DO BRASIL. 1. ED. IJUÍ: UNIJUÍ, 2019, V. 1. p. 314-316.
MODELAGEM DE NICHO ECOLÓGICO DE QUATRO ESPÉCIES BRASILEIRAS DE ERIOCAULACEAE DE AMPLA DISTRIBUIÇÃO JACOBOSKI, B. K.; SECCO, T. R.; OLIVEIRA, R. C.; FACHINETTO, J. M. AS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE NA CONTEMPORANEIDADE 4. 1. ED. ATENA EDITORA, 2019, V. p. 219-226.
O LOCAL E O GLOBAL NAS RELAÇÕES AMBIENTAIS DA SUB-BACIA DO LAJEADO DOS FRAGOSOS, CONCÓRDIA/SC PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C.; MARCHESAN, J.; BERNARDO, E. L. AMORIM. W. L. (ORG.). DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO E REGIONALIDADES. 1. ED. ERECHIM RS: EDITORA DEVIANT LTDA, 2019, V. 1. p. 181-196.
OS SABERES E CONHECIMENTOS DO PROFESSOR DATTEIN, R. W.; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C. CARBONERA; R., FRAGA, D. DA R.; SILVA, J. A. G. DA (ORG.). ANAIS DO 3 SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PERSPECTIVAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS NO SUL DO BRASIL. 3. ED. IJUÍ: EDITORA UNIJUÍ, 2019, V. 3. p. 353-356.
OSTEOPOROSE E FRAGILIDADE PILLATT, A. P.; SCHNEIDER, R. H. BERLEZI, E. M.; PILLATT, A. P.; FRANZ, L. B. B. (ORG.). FRAGILIDADE EM IDOSOS: CAUSAS E DETERMINANTES. 1. ED. IJUÍ: EDITORA UNIJUÍ, 2019, V. p. 71-82.
PAPEL DO ESTRESSE OXIDATIVO NA SARCOPENIA INDUZIDA PELO ENVELHECIMENTO BEBER, L. C. C.; LUDWIG, M. S.; HECK, T. G. PILLATT, A. P.; BERLEZI, E. M.; FRANZ, L. B. B. (ORG.). FRAGILIDADE EM IDOSOS: CAUSA E DETERMINANTES. 1. ED. IJUÍ: UNIJUÍ, 2019, V. 1. p. 47-56.
PESQUISA EDUCACIONAL E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DO PROFESSOR DE QUÍMICA MALDANER, OTAVIO A.; ZANON, L. B. SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A.; MACHADO, P. F. L. (ORG.). ENSINO DE QUÍMICA EM FOCO - 2ª EDIÇÃO REVISADA. 2. ED. IJUÍ: UNIJUÍ, 2019, V. p. 289-309.
UMA REVISÃO SOBRE O POTENCIAL FORRAGEIRO DO GÊNERO PASPALUM L SECCO, T. R.; FACHINETTO, J. M. AS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE NA CONTEMPORANEIDADE 4. 1. ED. ATENA EDITORA, 2019, V. 4. p. 238-245.