2.1.3.8. COORDENADORIA PATRIMONIAL E DE SERVIÇOS – CPS

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Gerente: Jéferson Maturana Dalla Rosa

Chefe do Núcleo Patrimonial: Luciano A. Metztorf

Chefe do Núcleo de Suprimentos: João Lucas P. dos Santos

Chefe do Núcleo de Serviços: Ines T. Ruppel Dambroz

Chefe do Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança: João Lucas P. dos Santos


À Gerência da Coordenadoria Patrimonial e de Serviços estão adscritos os Núcleos: Controle Patrimonial, Manutenção, Ajardinamento e Marcenaria, de Serviços, de Suprimentos, Engenharia, Projetos e Obras e de Gestão Ambiental e Biossegurança no Campus Ijuí e as atividades relativas a Coordenadoria Patrimonial e de Serviços dos Campi de Panambi, de Três Passos e de Santa Rosa. Também sob a gestão direta da Gerência estão os Serviços de Central de Cópias, os Serviços Postais e Importações.

A Coordenadoria Patrimonial e de Serviços, em consonância com a necessidade de redução de custos da Instituição em maio de 2019, passou por uma revisão em sua estrutura funcional do setor de transportes. Além da mudança de processos, terceirização das linhas para os campus, dispensou a função do encarregado, ficando a gestão direta à chefe do Núcleo de serviços.

A Gerência é responsável pelo relacionamento interpessoal dos colaboradores e gestores de cada Núcleo, para o desenvolvimento das ações, almejando disponibilizar estruturas e serviços institucionais em nível de excelência. Os serviços de Projetos, Engenharias e obras estão sob coordenação direta da gerência.

Compete à Coordenadoria Patrimonial e de Serviços o controle dos espaços físicos para uso interno ou locação para terceiros.

A gestão da Coordenadoria Patrimonial e de Serviços utiliza com principal ferramenta de gestão o Balanced Scorecard – BSC, o PDI e o orçamento, com dos planos de ações discutidos e estabelecidos pela Reitoria, tendo guiado seu desempenho por um conjunto de indicadores, mensurados pelo SA - Strategic Adviser.

O atendimento às demandas institucionais e atividades relacionadas à coordenadoria são prioridades da gerência, que prima pela gestão profissionalizada e descentralizada. Para que isso se efetive busca-se motivar os colaboradores, conceder autonomia e condições para as chefias e encarregados atuarem com vistas a metas operacionais pré-estabelecidas, qualificação constante dos processos, voltados para uma gestão eficaz.

Central de Cópias

No que tange aos Serviços de Cópias, continuou-se com a política de pontos de atendimento ao público terceirizados, com a troca da dinâmica de atendimento na Sede Acadêmica, com a estrutura para atendimento à comunidade externa. Deixou-se de prestar atendimento no prédio C, devido a baixa venda do terceirizado.

Quanto a administração das máquinas copiadoras distribuídas nas unidades administrativas e departamentos são locadas de dois fornecedores, com leitura feita pelo colaborador de cada unidade ou departamento e o lançamento das cópias no centro de custos pelos funcionários do Núcleo de Controle Patrimonial.

Núcleo Patrimonial

O Núcleo Patrimonial é constituído pelos Serviços de Controle Patrimonial, de Ajardinamento, de Marcenaria e de Manutenção.

Serviço de Controle Patrimonial

O setor é responsável pela manutenção do cadastro de todos os bens móveis permanentes da Instituição, nos seus diversos campi e espaços locados, realizando baixas, movimentações e cadastro de novos bens, através da conferência da documentação para os devidos registros contábeis e patrimoniais. Atualmente, o cadastro mantém 42.259 bens do ativo imobilizado.

Em 2019 foram cadastrados 635 novos bens permanentes nas diversas contas contábeis, conforme quadro abaixo:

Descrição da Conta Total de Bens
Aplicativos para informática – Software 7
Audiovisuais e comunicações 60
Bens recebidos em comodato 44
Prédios 1
Equipamentos para Esporte e Lazer 6
Hardware 124
Infraestrutura 2
Instalação predial 2
Laboratórios 110
Máquinas e aparelhos para oficina 4
Móveis, equipamentos e utensílios 273
Tratores e implementos agrícolas 1
Veículos 1
TOTAL 635

Foi dada sequência ao trabalho de localização dos bens através de inventário nas diversas contas patrimoniais em todos os setores da Instituição. Houve a manutenção da conciliação das contas contábeis e patrimoniais conforme registros.

Em trabalho conjunto com a Controladoria foi dado continuidade a revisão da vida útil e valor residual de cada bem patrimonial. Também foi feito trabalho de identificação e encaminhamentos de bens que estão totalmente depreciados (valores zerados), mas ainda em uso, e realocados ao patrimônio.

O Serviço de Controle Patrimonial responsabilizou-se pela qualidade dos mobiliários de salas de aula, sendo encaminhados reparos em 410 cadeiras estofadas.

Vários eventos foram realizados durante o ano de 2019 e o núcleo esteve envolvido no agendamento dos espaços institucionais, organização dos espaços, disponibilização da infraestrutura e controle de entrada de pessoas nos eventos realizados do Salão de Atos, através de pulseiras personalizadas, tanto para eventos internos, quanto para locação para terceiros.

Serviços de Manutenção Predial, Obras e Infraestrutura

Os Serviços de Manutenção e Obras executa grande diversidade de atividades diárias que se referem a instalações e reparos de redes elétricas, lógica, telefônica, hidráulica, cloacal e pluvial; pinturas, reparos em edificações, instalações de máquinas e equipamentos de uso geral.

É responsável por disponibilizar a estrutura necessária para a realização de eventos institucionais, tais como: Profissional do Futuro; Feiras/Exposições Estaduais; vestibular; Volta às aulas; e eventos desenvolvidos pelos Departamentos, MADP, Rádio e EFA.

As demandas encaminhadas por meio do sistema “Solicitação de Atendimento” (help desk patrimônio) chegaram a 4221 chamados. Esse número representa um acréscimo de 15,44% nos atendimentos em relação ao ano de 2018.

O Serviço de Manutenção esteve à frente da política de manutenção preventiva e higienização dos climatizadores com mão de obra terceirizada.

Reformas ou ampliações projetadas e executadas no ano de 2019

Os projetos necessários para a sua execução foram desenvolvidos pela equipe do Núcleo Patrimonial, com apoio, fiscalização e o acompanhamento da obra pelo Serviço de Engenharia, ligada a Gerência da Coordenadoria Patrimonial e de Serviços:

Serviços de Ajardinamento

O ajardinamento do Campus no ano de 2019 priorizou a manutenção e remodelação de alguns espaços existentes.

Foram realizadas algumas ações de ajardinamento na AFFI, visando a abertura da temporada.

Foi realizado trabalho de remoção e poda de árvores, tanto no campus como na sede, todas com a devida autorização das autoridades competentes, pois a maioria causava danos diretos a estruturas dos prédios.

A manutenção dos projetos implantados em anos anteriores contou com o corte de grama, recolhimento de folhas, podas, corte de galhos e árvores danificadas por temporais, reposição e substituição de plantas, irrigação, controle fitossanitário, etc.

O ajardinamento contou com a implantação de várias mudas de raiz nuas, produzidas no Campus ou retiradas de alguns espaços existentes.

O Serviço de Ajardinamento atua em consonância com o Núcleo de Gestão Ambiental, realizando limpezas e manutenções de áreas que auxiliam na manutenção do processo de licenciamento da FIDENE. Pode-se destacar os trabalhos com compostagem e manutenção das áreas de preservação que demandam trabalhos diários da equipe.

As plantas utilizadas no ajardinamento geral encontram-se relacionadas no quadro a seguir:

Quadro demonstrativo do Ajardinamento no ano de 2019

Descrição Procedência Total
Forrações anuais Compra 6.450 mudas
Forrações permanentes Compra 2.100 mudas
Produção própria 900 mudas
Doação 60 mudas
Arbustos Compra 190 mudas
Produção própria 45 mudas
Árvores Compra 88 mudas
Grama Compra 60 m2
Limitador de jardim Compra 200m
Manta de jardim Compra 36m
Casca de pinos Compra 87 sacos
Pedrisco Compra 46 sacos
Vasos plásticos (resinados) Compra 26 unidades
Pratos para vasos Compra 38 unidades
Decks plásticos Compra 18 unidades

Serviços de Marcenaria

Os Serviços de Marcenaria no ano de 2019 continuaram com uma grande participação na realização de manutenções, por várias vezes, agregando os Serviços de Manutenção. Realizaram diversas outras atividades em conjunto com as demais equipes, com destaque na realização de eventos institucionais em que se faz necessária a montagem de palcos, divisórias e estruturas. Há também enfoque na manutenção dos móveis e utensílios existentes.

Com a realização de diversas alterações de layouts ou novos projetos, ocorreu a produção de móveis, montagem de estrutura em prédios reformados, com a produção de portas e bancadas em fórmica para os laboratórios, com a produção de mobiliário e as transferências dos diversos setores que ocorreram durante o ano, nas quais os serviços de marcenaria se fizeram fundamentais para desmontagem e montagem de móveis e as necessárias adequações.

A seguir estão listados os móveis classificados como bens permanentes produzidos e serviços realizados pela Marcenaria no ano de 2019:

Quadro demonstrativo da produção da Marcenaria no ano de 2019

Especificação Quantidade
Revitalização de Balcão em MDF 10
Revitalização de Bancadas em MDF 5
Revestimento de quadros existentes com fórmica 20
Quadros com fórmica (lousa) para salas de aula 10
Portas em madeira 10

Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança

O Núcleo de Gestão Ambiental tem como norteador princípios administrativos usados para melhorar a performance da sustentabilidade empresarial. Isto ocorre a partir da gestão de recursos e atividades visando promover o menor impacto possível ao meio ambiente. É dessa maneira que a FIDENE/UNIJUÍ busca equilibrar suas atividades de ensino, pesquisa e extensão com o uso dos recursos naturais existentes. A supervisão, o controle e o monitoramento são ferramentas intrínsecas à gestão e plenamente aplicáveis à gestão ambiental.

Licenças Ambientais

As licenças ambientais das atividades desenvolvidas pela instituição são objeto de constantemente análise pelo Núcleo considerando as exigências específicas para cada uma delas.

No campus Santa Rosa a licença foi concedida pela prefeitura com vigência até 14 de julho de 2021. Neste documento o principal foco está na informação e destinação dos resíduos gerados.

Em Três Passos, a licença foi obtida no ano de 2018 tendo sua vigência de apenas um ano sendo. No ano de 2019 foi encaminhado a renovação e com isso sua vigência passou a ser até junho de 2023.

O Campus Panambi não possui licença ambiental neste momento. Porém será objeto de licenciamento para o próximo ano, sendo necessário alguns ajustes burocráticos para o atendimento integral da documentação necessária para abertura do processo.

Para o Campus Ijuí, em 2019 foi encaminhada a renovação da L.O. 7235/2015-DL, a qual encontra-se renovada “de ofício” aguardando a realização de vistoria por técnicos da FEPAM. Além da renovação, no ano de 2019 foi obtida a Licença Prévia de Ampliação e após a Licença de Instalação de Ampliação que viabilizou o início das obras dos futuros laboratórios que irão abrigar as atividades do curso de medicina.

Áreas de Preservação Permanente

Às Áreas de Preservação Permanente estiveram e sempre estarão em constante monitoramento pelo núcleo. Neste sentido a fim de avaliar e diagnosticar possíveis melhorais, estabeleceu-se parceria com o curso de biologia para o uso destes locais como campo de estudos e pesquisas, através de aulas práticas e estudos de campo como formas de levantar informações dos estágios de recuperação que essas áreas se encontram.

Monitoramento dos Efluentes Sanitários

O monitoramento dos efluentes durante o ano, produziu a compilação dos resultados através de relatórios técnicos. A partir dos parâmetros analisados conclui-se que o atual modelo utilizado para destinação dos efluentes é ineficaz para o atendimento das normas. Neste sentido o núcleo procurou formar um projeto que possa atender as necessidades institucionais e mitigar os efeitos ambientais negativos que a emissão de efluente sanitário possa causar ao ecossistema.

Gerenciamento de Resíduos

No ano de 2019 tudo o que foi considerado como resíduo, necessitou de destinação adequada, sempre considerando as características do material que seria descartado. Abaixo os gráficos demonstram os valores obtidos pela coleta seletiva nos campi.


gráfico 1

gráfico 2

gráfico 3

gráfico 4

Núcleo de Suprimentos

O Núcleo de Suprimentos constitui-se em dois serviços: Suprimentos e Almoxarifado Central. O Serviço de Suprimentos é responsável por realizar todo o processo de compras institucionais, a partir de uma solicitação oriunda das unidades demandantes finalizando com o lançamento de notas fiscais para posterior pagamento aos fornecedores. Já o Serviço de Almoxarifado Central desempenha as funções de recebimento, conferência, armazenamento e distribuição de diversos materiais considerados estocáveis e de primeira necessidade. São classificados como papelaria, manutenção e limpeza.

Serviço de Suprimentos

Em 2019, os processos de compras e suprimentos buscaram a atender as mais diversas demandas institucionais. Estas são mensuradas através de solicitações e empenhos registrados no SIE. Ao longo do ano foram registrados 14.024 empenhos de notas fiscais de compras. Nos processos licitatórios, habitualmente usados em aquisições de maior expressão, resultaram em 94 cartas convite e 97 orçamentos formais. Para além destes processos formais de levantamento de preço, são realizados inúmeros orçamentos através de e-mail.

Almoxarifado Central

Responsável pelo recebimento, conferência, armazenamento, registro e distribuição dos materiais, conforme Orçamento Programa. No período o almoxarifado atendeu a 5.503 pedidos de matérias classificados em material de escritório, laboratório, manutenção, limpeza e de gêneros alimentícios. O almoxarifado fechou o ano com 1.063 tipos de itens em estoque e um valor final de R$151.847,12.

Núcleo de Serviços

O Núcleo de Serviços é constituído pelos Serviços de Limpeza, Copa e Cozinha; Transportes, Vigilância, Multimeios e Serviços Postais. Cabe ao Chefe fazer a gestão das unidades que compõe o Núcleo.

A partir do mês de maio de 2019, a Chefe do Núcleo de Serviços passou a coordenar e executar diretamente as atribuições até então atribuídas ao Encarregado do Setor de Transportes.

Durante o ano foram realizadas reuniões para socializar informações e discutir as dinâmicas de cada setor que compõe o Núcleo, bem como capacitações através do Núcleo de Administração de Recursos Humanos.

A Chefe deste Núcleo, representa a UNIJUI no Colegiado Pedagógico Administrativo da EFA, e na condição de suplente integra o Fórum Permanente da Agenda 21 Ijuí; enquanto Técnico-Administrativo indicado pela Reitoria, integra o Conselho Administrativo da UNICASA.

A seguir serão apresentadas as principais atividades desenvolvidas pelos Serviços que compõem o Núcleo.

Serviços de Limpeza, Copa e Cozinha

Encarregado: Rafael Metztorf dos Santos - até o mês de maio de 2019

Felipe Renah Schmidt - a partir do mês de junho de 2019

Os Serviços de Limpeza, Copa e Cozinha desempenham suas atividades em todos os espaços institucionais. Para além do atendimento a salas de aula, laboratórios, setores/unidades, atende também a seminários, palestras, formaturas, matrículas, vestibular, Expo Ijuí. Também, atendem aos eventos promovidos por outras instituições, porém realizados nos espaços Institucionais.  

Sob a orientação do Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança e com o apoio do Serviços de Jardinagem operacionaliza a coleta seletiva do lixo.

A equipe marcou forte presença nas capacitações oferecidas por esta IES, e em reuniões realizadas no setor, buscando o aprimoramento de competências técnicas e comportamentais, com o intuito de qualificar o trabalho e também na perspectiva de sempre primar pela qualidade de vida no trabalho. 

Considerando a necessidade de aliar as competências técnicas com resultados alcançados a instituição investiu na melhoria e padronização dos produtos utilizados e dos processos para os procedimentos de limpeza. 

Com o intuito de otimizar o atendimento das demandas da Instituição nos três turnos - manhã, tarde e noite -, a equipe incluindo os Campi Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos é assim composta:

Jornada de Trabalho Nº de Funcionárias
40h 02
38h 28
36h 03
30h 16
20h 01
Total  50

Serviços de Transportes

Encarregado: Airton Dallepiane Junior (até maio de 2019)

Os Serviços de Transportes, deu continuidade ao seu trabalho de atendimento das demandas Institucionais, realizando o transporte de pessoas e materiais, sempre considerando a dimensão de que os profissionais desta área conduzem muito mais do que veículos, conduzem vidas.

Por comunicado recebido do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – DAER esta Instituição não necessita de autorização desta Autarquia para realizar o transporte de Professores e Funcionários e Alunos. Por decisão desta Coordenadoria decidiu-se manter o mesmo padrão de qualidade e segurança como até então era exigência do DAER, quanto a manutenção e documentos do veículo e seguro de passageiros. 

Neste ano de 2019, a Linha Fixa entre os câmpus Ijuí/Santa Rosa ao meio-dia foi operacionalizada até Santo Ângelo, havendo neste local a troca de passageiros. A partir de Ijuí o transporte foi realizado com transporte próprio. A partir de Santa Rosa com a serviços terceirizados, empresa VDR. 

A Linha Fixa para as aulas do turno da noite a partir do Câmpus Ijuí ao Campus Santa Rosa foi realizada com serviços terceirizados da Empresa Líder Turismo de segunda a quinta-feira e às sextas-feiras, em virtude do reduzido número de professores foi realizada pela empresa Canal Turismo.

A Linha Fixa para as aulas do turno da noite a partir do Campus Santa Rosa a Ijuí foi realizada com transporte próprio. No mês de outubro deste ano, para realização destas viagens a Instituição adquiriu um veículo Mercedes Benz Sprinter com capacidade para 13 passageiros. 

A Linha Fixa para as aulas do turno da noite a partir do Campus Ijuí ao Campus Três Passos foi realizada com serviços da empresa MW TUR.

A Linha Fixa para as aulas do turno da noite a partir do Campus Ijuí ao Campus Panambi foi realizada com serviços da empresa Marcos Rogério G. de Sá. Em dias com número reduzido de professores a viagem era realizada com transporte próprio. 

As viagens com veículo de passeio da frota Institucional, sempre que demandadas são realizadas com motorista do Setor de Transportes, porém quando houver consenso, os condutores são os próprios demandantes professores e/ou funcionários da Instituição. 

Também, em situações específicas, professores e funcionários realizaram deslocamentos com veículo próprio. A operacionalização deste procedimento se dá através da firmatura de contrato entre a FIDENE e o respectivo professor ou funcionário e o devido pagamento da quilometragem percorrida. Neste ano foram pagos 41.202 km, denominado de quilometragem paga a terceiros. Estas quilometragens geralmente referem-se a viagens à Porto Alegre, aulas de Pós-Graduação e deslocamento diário - Serviço de Pró-Reitoria. O valor pago por km rodado é de R$ 0,70 (setenta centavos). 

Este setor manteve o controle da documentação dos veículos de passeio junto ao DETRAN, de acordo com a legislação vigente.

Manteve também, atualizados, os cursos de Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros e Condutores de Veículos de Transporte Escolar aos motoristas que integram o quadro do Serviços de Transportes.

Para renovação da frota foram vendidos quatro veículos: uma Parati ano 2010/2011; uma Parati 2011/2012; uma Saveiro 2008/2008 e um Fiesta Sedan 2007/2008. Aponta-se para o ano de 2020 a necessidade de substituição de, no mínimo, três veículos de passeio. Também há a necessidade de estudo para a substituição do veículo de transportes dos funcionários adstritos ao IRDeR, este, se efetivado, remete para a venda de micro-ônibus. 

Quadro Demonstrativo

As informações demonstram parte dos números que compõem o centro de custos dos serviços de transportes do período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2019. A Instituição, primando pelo bem-estar e qualidade de vida de seus professores, e considerando o ano de fabricação de seus veículos de transporte de passageiros, deu continuidade a terceirização das linhas fixas, de transporte para os Campi. Com isso houve a redução em rubricas diretamente relacionadas, como por exemplo o combustível, porém, por outro lado houve maior investimento em despesas com serviços de terceiros, rubrica onde são lançadas as viagens com empresas terceirizadas. Manteve o pagamento de quilometragem paga a terceiros o que permite melhor gerenciamento dos veículos da frota e também garante maior segurança para quem realiza viagens longa por conhecer melhor a sistemática de seu próprio veículo. A rubrica de materiais e peças para manutenção manteve-se elevada, o que reafirma a necessidade de constante renovação da frota dos veículos de passeio, primando pela redução dos custos com manutenção e garantindo também maior estabilidade e segurança e conforto nas viagens.

Descrição Quantidade
Veículos de passeio 20 unid.
Micro-ônibus 03 unid.
Ônibus 02 unid.
Caminhão 01 unid.
Utilitários  04 unid.
Moto 02 unid.
Km rodados com veículos da frota 497.457 km
Km pago a veículos de terceiros 41.202 km
Combustível (litros) 44.857 litros
Média de consumo carro de passeio e utilitários 11,53 km/litro
Média de consumo Ônibus/caminhão 5,65 km/litro
Despesa com seguro R$ 30.086,29
Despesa com materiais e peças para manutenção R$ 91.755,49
Despesa com combustível R$ 203.262,79
Despesas com diversos e serviços de terceiros R$ 343.745,28
Despesa de viagens/alimentação/hotel/pedágios R$ 16.145,54
Sinistros com perda total de veículo 0
Sinistro com pequenos e médios danos 01

Serviços de Vigilância

Encarregado: Rafael Metztorf dos Santos - até o mês de maio de 2019

Felipe Renah Schmidt - a partir do mês de junho de 2019

Fiscais: Gelson Malaquias; José Carlos Trindade e Roges Korb

A Vigilância Orgânica da FIDENE/UNIJUÍ busca atender ao compromisso específico de sua função, cumprindo o que determina a legislação vigente, associado a um trabalho de forma integrada com as demais unidades, no que tange a informações e orientações institucionais.

Esta Instituição conta com Alvará concedido pelo Departamento de Polícia Federal, de autorização de funcionamento de Serviço Orgânico de Segurança Privada, na atividade de Vigilância Patrimonial, devendo sua Renovação ser encaminhada anualmente.

Visando atender o que determina a legislação da Polícia Federal, os Vigilantes desta IES, realizaram o Curso de Reciclagem ao Curso de Formação de Vigilantes. Os Cursos continuam sendo realizados neste Município, após a instalação da Escola Colmeia Formação de Vigilantes neste Município. 

Também foi encaminhado pedido de Renovação do Certificado Registro junto ao Ministério do Exército - Comando da 3ª Região Militar - 27ªGAC, solicitação. Este registro faz-se necessário pela utilização de Coletes a Prova de Bala. O Certificado foi recebido e tem vencimento em novembro de 2021. 

Principais Atividades Desenvolvidas:

Neste ano deu-se continuidade às capacitações de Vigilantes para atuar enquanto brigadistas em eventos da Instituição, em situações de emergência como, por exemplo, prevenção e combate de incêndios, primeiros socorros e evacuação de ambientes, controle de presença limitando o número de pessoas conforme a capacidade do espaço, impedindo o uso de instrumentos sonoros e de pirotecnia. A Brigada de Incêndio é normatizada através da NBR 14.276.

Serviços de Multimeios

Os Serviços de Multimeios deu continuidade ao seu trabalho de assessoria às atividades acadêmicas e os eventos institucionais com a instalação de equipamentos de multimeios. 

O Núcleo de Serviços é constituído pelos Serviços de Limpeza, Copa e Cozinha; Transportes, Vigilância, Multimeios e Serviços Postais. Cabe ao Chefe fazer a gestão das unidades que compõe o Núcleo.

Durante o ano foram realizadas reuniões para socializar informações e discutir a dinâmica de cada Unidade. Também foram realizadas capacitações através do Núcleo de Administração de Recursos Humanos.

A Chefe deste Núcleo, representa a UNIJUÍ no Colegiado Pedagógico Administrativo da EFA, e na condição de suplente no Fórum Permanente da Agenda 21 Ijuí; enquanto Técnico-Administrativo indicado pela Reitoria, integra o Conselho Administrativo da Unicasa.