2.1.3.10. COORDENADORIA FINANCEIRA

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Gerente: Roberto Montagner Büron

Chefe da Central de Atendimento ao Aluno: Sandro Bueno


A Coordenadoria Financeira é um órgão estratégico de apoio na gestão financeira da FIDENE, gerenciando recursos, prestando informações qualificadas, confiáveis e úteis para as tomadas de decisão da Instituição, coordenando, supervisionando, orientando e controlando os recursos, informações econômico-financeiras, prestando atendimento às demandas financeiras dos estudantes e gerenciando programas de benefícios e financiamentos educacionais.

Em 2019 a Coordenadoria avançou no equilíbrio financeiro da Instituição. Juntamente com a Reitoria foram desenvolvidas diversas ações em busca do equilíbrio entre entradas e saídas de caixa e a manutenção da regularidade fiscal, gerenciando o fluxo de caixa sem necessidade de novas captações no mercado financeiro.

Manter a regularidade fiscal para seguir o ciclo de recebimento de recursos do FIES, não captar recursos no mercado financeiro para cobertura do fluxo de caixa e reduzir o quadro de dívidas e, consequentemente, os custos financeiros, são os principais objetivos para os próximos períodos.

A Coordenadoria Financeira mantém-se inserida no Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Estratégico da FIDENE já iniciado em 2012, focando, principalmente, nos projetos que promovam o desenvolvimento financeiro e econômico da Instituição.

NÚCLEO DE TESOURARIA

No ano de 2019 o Núcleo de Tesouraria deu continuidade as suas atividades de gestão financeira da Instituição, gerenciando o Contas a Pagar, o Contas a Receber, as Contas de Mútuo de funcionários, bem como todo o ciclo de entradas e saídas de recursos da Instituição. Durante o ano de 2019 foi possível manter a adimplência com o sistema financeiro, compromissos trabalhistas e contingenciamento do conjunto de fornecedores.

Principais Atividades Desenvolvidas no Núcleo de Tesouraria:

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO ALUNO

A Central de Atendimento ao Aluno é um núcleo vinculado à Coordenadoria Financeira objetivando qualificar constantemente o atendimento ao aluno. A CAA possui o atendimento presencial nos Campi de Ijuí, Santa Rosa, Panambi, Três Passos e na Sede Acadêmica, e com atendimento virtual constituído por atendimento telefônico, e-mail e chat UUNIJUÍ. Esta estrutura de atendimento virtual qualifica o atendimento ao estudante e constitui mais uma alternativa de atendimento diferenciado, uma vez que se mantém em funcionamento contínuo, das 8h às 22h, sem intervalo.

As principais demandas de atendimento para a CAA continuam sendo bolsas e benefícios educacionais, podendo ser destacados os programas governamentais, como Fies e Prouni, e financiamentos privados internos e externos, que demandam um grande volume de atendimento e contatos com estudantes no ano. Em 2019 a UNIJUÍ gerenciou as seguintes bolsas e financiamentos educacionais:

Programas Estudantes que utilizaram os Programas
Número de Estudantes R$
ProUni – Programa Universidade para Todos 973

17.148.245,62

FIES – Fundo de Financiamento Estudantil 1.247

18.926.419,28

CrediUnijuí 442

8.820.829,25

Plano de Flexibilização de Pagamento 158

1.017.834,92

Modalidade de Pagamento Linear 92

256.796,70

Modalidade de Pagamento Estendido (em extinção) 121

507.344,81

Financiamento Banrisul (iniciou no 2º semestre) 7

146.996,25

A oferta de bolsas do ProUni, que faz parte da comprovação da filantropia da Instituição, teve no ano de 2019 oferta de 93 bolsas integrais do ProUni e preenchidas 91, e oferta de 1 bolsa parcial de 50% também preenchida.

Como principais atividades desenvolvidas, destacam-se: