Gerente: Roberto Montagner Büron
Chefe da Central de Atendimento ao Aluno: Sandro Bueno
A Coordenadoria Financeira é um órgão estratégico de apoio na gestão financeira da FIDENE, gerenciando recursos, prestando informações qualificadas, confiáveis e úteis para as tomadas de decisão da Instituição, coordenando, supervisionando, orientando e controlando os recursos, informações econômico-financeiras, prestando atendimento às demandas financeiras dos estudantes e gerenciando programas de benefícios e financiamentos educacionais.
Em 2019 a Coordenadoria avançou no equilíbrio financeiro da Instituição. Juntamente com a Reitoria foram desenvolvidas diversas ações em busca do equilíbrio entre entradas e saídas de caixa e a manutenção da regularidade fiscal, gerenciando o fluxo de caixa sem necessidade de novas captações no mercado financeiro.
Manter a regularidade fiscal para seguir o ciclo de recebimento de recursos do FIES, não captar recursos no mercado financeiro para cobertura do fluxo de caixa e reduzir o quadro de dívidas e, consequentemente, os custos financeiros, são os principais objetivos para os próximos períodos.
A Coordenadoria Financeira mantém-se inserida no Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Estratégico da FIDENE já iniciado em 2012, focando, principalmente, nos projetos que promovam o desenvolvimento financeiro e econômico da Instituição.
No ano de 2019 o Núcleo de Tesouraria deu continuidade as suas atividades de gestão financeira da Instituição, gerenciando o Contas a Pagar, o Contas a Receber, as Contas de Mútuo de funcionários, bem como todo o ciclo de entradas e saídas de recursos da Instituição. Durante o ano de 2019 foi possível manter a adimplência com o sistema financeiro, compromissos trabalhistas e contingenciamento do conjunto de fornecedores.
Principais Atividades Desenvolvidas no Núcleo de Tesouraria:
A Central de Atendimento ao Aluno é um núcleo vinculado à Coordenadoria Financeira objetivando qualificar constantemente o atendimento ao aluno. A CAA possui o atendimento presencial nos Campi de Ijuí, Santa Rosa, Panambi, Três Passos e na Sede Acadêmica, e com atendimento virtual constituído por atendimento telefônico, e-mail e chat UUNIJUÍ. Esta estrutura de atendimento virtual qualifica o atendimento ao estudante e constitui mais uma alternativa de atendimento diferenciado, uma vez que se mantém em funcionamento contínuo, das 8h às 22h, sem intervalo.
As principais demandas de atendimento para a CAA continuam sendo bolsas e benefícios educacionais, podendo ser destacados os programas governamentais, como Fies e Prouni, e financiamentos privados internos e externos, que demandam um grande volume de atendimento e contatos com estudantes no ano. Em 2019 a UNIJUÍ gerenciou as seguintes bolsas e financiamentos educacionais:
Programas | Estudantes que utilizaram os Programas | |
Número de Estudantes | R$ | |
ProUni – Programa Universidade para Todos | 973 |
17.148.245,62 |
FIES – Fundo de Financiamento Estudantil | 1.247 |
18.926.419,28 |
CrediUnijuí | 442 |
8.820.829,25 |
Plano de Flexibilização de Pagamento | 158 |
1.017.834,92 |
Modalidade de Pagamento Linear | 92 |
256.796,70 |
Modalidade de Pagamento Estendido (em extinção) | 121 |
507.344,81 |
Financiamento Banrisul (iniciou no 2º semestre) | 7 |
146.996,25 |
A oferta de bolsas do ProUni, que faz parte da comprovação da filantropia da Instituição, teve no ano de 2019 oferta de 93 bolsas integrais do ProUni e preenchidas 91, e oferta de 1 bolsa parcial de 50% também preenchida.
Como principais atividades desenvolvidas, destacam-se: