Gerente: Aline Morales dos Santos Theobald (até 18/07/19)
Laura Scheren Dalpiaz (a partir de 19/07/19)
Bibliotecárias:
Aline Morales dos Santos Theobald (responsável técnica pelas Bibliotecas da Sede Acadêmica e Mário Quintana)
Eunice Passos Flores Schwaste (responsável técnica pelas bibliotecas dos campi Panambi e Três Passos)
Ginamara de Oliveira Lima (responsável técnica pelas bibliotecas dos campi Ijuí e Santa Rosa)
A Biblioteca Universitária, órgão de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, vinculada à Vice-Reitoria de Graduação, disponibiliza acesso a conteúdo acadêmico-científico e cultural à comunidade acadêmica e externa. É responsável pelo contínuo provimento, processamento técnico, manutenção, atualização e divulgação do seu acervo, nas mais variadas áreas do conhecimento, priorizando as áreas dos cursos ofertados pela Instituição.
Em 2019, foi atualizada a Resolução que regulamenta a sua organização e funcionamento (Resolução CONSU nº 19/2019) com o objetivo principal de adequar à legislação e às mudanças do cenário contemporâneo. Assim, a Biblioteca Universitária, atendendo especialmente à inserção regional da Universidade, e também global a partir da modalidade EaD, é descentralizada para atendimento aos seus campi e pólos, estando organizada, conforme o suporte, em: I - Biblioteca Física - disponibiliza livros e periódicos físicos, além de outros meios de informação. II - Biblioteca Digital - disponibiliza, sem restrição, a partir do Repositório Institucional, a produção intelectual gerada no âmbito da universidade, em formato pdf, além de e-books e relatórios de acesso livre ou autorizados. III - Biblioteca Virtual - disponibiliza e-books e periódicos de acesso restrito a partir de contratos específicos e, ainda, acesso remoto à Base de Periódicos da Capes. O acesso a e-books e revistas eletrônicas de acesso restrito é gerenciado pela Biblioteca, em conjunto com a Coordenadoria de Informática e Núcleo de Educação a Distância, sempre considerando o PPC dos respectivos cursos.
Integram a estrutura desta Coordenadoria cinco Bibliotecas, sendo duas no campus e Polo de Ijuí (Sede Acadêmica e Campus) e as demais nos campi e polos de Panambi, Santa Rosa e Três Passos. Essa última em parceria com a Biblioteca Pública do Município. A Biblioteca Universitária também presta assessoria técnica ao Museu Antropológico Diretor Pestana e atende, na Sede Acadêmica, a Biblioteca Mário Quintana do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA).
Em 2019, com o objetivo de atender a necessidades legais e também de modernização das bibliotecas, foram adquiridas as bibliotecas virtuais PEARSON e MINHA BIBLIOTECA. Ambas as bibliotecas adquiridas possuem um acervo online com mais de 7.000 obras das principais editoras do País, sendo cada uma especializada em algumas áreas do conhecimento.
A Biblioteca Virtual Pearson (a partir do mês de maio) atendeu a demanda dos estudantes EaD e os respectivos professores. Já a Biblioteca Virtual Minha Biblioteca (a partir do mês de setembro) atendeu os estudantes dos cursos integrantes dos Programas Integrados de Formação de Gestores e de Engenheiros, além dos estudantes da EaD e da Medicina, bem como os respectivos professores.
Também foi mantida a assinatura da Revista dos Tribunais On-line, que possui mais de 40 anos de conteúdo doutrinário, com credibilidade e tradição reconhecidas na área das ciências jurídicas. A Revista disponibiliza artigos nacionais e estrangeiros dos mais famosos e conceituados doutrinadores, publicados na Revista dos Tribunais e nas revistas especializadas. Trata-se de uma verdadeira enciclopédia jurídica que, em razão de sua excelência, oferece o conhecimento necessário para a solução de qualquer problema relacionado à matéria, contribuindo para o sucesso da sua causa. Seu conteúdo é atualizado diariamente.
O catálogo online disponível para consulta no site da Biblioteca permite efetuar pesquisas aplicando diversos filtros de busca. O sistema disponibiliza diversas informações sobre o item pesquisado, como: disponibilidade de empréstimos, reservas, renovações, número de exemplares e localização dos materiais. Qualquer documento do acervo pode ser localizado por meio de consulta online.
A Biblioteca Digital, acessível via site da Biblioteca, é composta por uma seleção de links, sites, portais e home pages, com conteúdo científico ou acadêmico, voltados aos cursos oferecidos pela Instituição. Seu objetivo é selecionar, organizar, atualizar e avaliar as diferentes fontes de informação dispersas na Internet, criando uma ferramenta de busca especializada em diversas áreas do conhecimento.
O Repositório Institucional da UNIJUÍ tem como principal objetivo preservar a memória institucional, divulgar e disponibilizar a Produção Intelectual gerada no âmbito da Universidade mediante a publicação eletrônica, proporcionando ampla visibilidade e acessibilidade aos documentos bem como as suas coleções históricas e a outros documentos de relevância para a Instituição e que fazem parte de suas coleções, embora não produzidos por ela.
Este repositório traz benefícios para o processo de ensino e de pesquisa da UNIJUÍ, pois é um espaço aberto a todos os usuários que acessam a Internet, sem restrição ou discriminação a qualquer indivíduo que desejar utilizá-lo. Permite que a informação circule mais rapidamente, originando, assim, efetivas possibilidades aos investigadores, docentes e discentes, de poderem colaborar mais facilmente em termos educacionais.
A Biblioteca Universitária vem ampliando as capacitações aos usuários, ministradas pelas bibliotecárias, com o objetivo de intensificar a utilização dos recursos informacionais disponíveis para a comunidade acadêmica. Um dos principais objetivos é capacitar a comunidade acadêmica para a utilização do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para o qual a Biblioteca organiza um cronograma de capacitações presenciais. Estas são imprescindíveis para a comunidade acadêmica, uma vez que é a partir delas que os usuários passam a ter conhecimento dos recursos informacionais que a Universidade disponibiliza, dando suporte às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Neste sentido, também são feitas capacitações sobre normalização de trabalhos acadêmicos, muito procuradas pelos professores das disciplinas de Projeto de Pesquisa e de TCC.
A Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques busca dar continuidade à qualificação dos serviços direcionados aos usuários (estudantes, professores e funcionários), tais como empréstimos, devolução, renovação via web, renovação via telerrenovação, reserva de materiais via web e pesquisa, facilitando a vida do usuário.
A aquisição de materiais bibliográficos é administrada pela Biblioteca Universitária dentro da cota orçamentária anual estabelecida na Resolução das Diretrizes Orçamentárias e no Orçamento Programa. Esta recebe o encaminhamento das necessidades de aquisição de materiais bibliográficos dos coordenadores de curso e faz o levantamento das quantidades de exemplares existentes, levando em consideração o Projeto Pedagógico dos cursos e os critérios estabelecidos pelo MEC. Após a avaliação, sugere a quantidade de exemplares a serem adquiridos, encaminha ao Setor de Compras da Instituição e, após a cotação de preços, envia o relatório à Vice-Reitoria de Graduação para aprovação das compras.
Em 2019, foi optado pela não realização da pesquisa de satisfação específica de iniciativa da Biblioteca, tendo em vista que a CPA realizou a pesquisa bianual sobre a Infraestrutura, em que havia questões pontuais sobre a Biblioteca, como espaços físicos e bibliografia. O resultado demonstrou-se satisfatório, sendo que em torno de 74% dos participantes da pesquisa optaram pelas alternativas “muito satisfeito” ou “satisfeito” nessas questões.
Um dos itens que impactam na avaliação da Biblioteca é sua infraestrutura física, a qual, embora seja considerada muito boa em vários aspectos, necessita de constante modernização de seus espaços de estar e de estudos, bem como de ampliação da climatização, em especial no campus Ijuí (Bairro Universitário), onde concentra-se a maior parte das atividades da Universidade. Neste sentido, em 2019 foram colocados (e/ou tiveram manutenção) ventiladores de teto em todas as salas de estudos, sendo que o investimento no espaço físico desse campus e nas bibliotecas virtuais está previsto para ser ampliado em 2020, constituindo-se numa meta institucional. Por outro lado, a Biblioteca do campus Santa Rosa recebeu climatização em parte de seus espaços, tanto no atendimento como na sala de estudos, proporcionando maior comodidade ao público que a frequenta. O investimento foi realizado a partir de uma parceria com a FENASOJA.
A seguir são apresentados destaques de atividades realizadas pela Biblioteca juntamente com alguns dados numéricos e suas análises, como a evolução do acervo, os investimentos na coleção, o número de usuários, os serviços prestados e as capacitações oferecidas à comunidade acadêmica em 2019, além de outras informações julgadas relevantes.
O ano de 2019, tendo em vista a revisão de Projetos Pedagógicos de vários cursos que impactarão em aquisições futuras, foi um ano de investimentos reduzidos no acervo físico das Bibliotecas da UNIJUÍ. A partir deste ano se observa o investimento nas bibliotecas virtuais.
As aquisições realizadas, tanto de acervo físico (mesmo em menor número) como virtual, tiveram como critérios:
Na Resolução de Diretrizes Orçamentárias 2019 (RDO) e Orçamento Programa 2019 (OP) foram previstos R$ 422.000,00 para investimentos em bibliografia, sendo gasto em torno de 55% desse valor, conforme o quadro 1:
Quadro 1 - INVESTIMENTOS EM MATERIAIS | VALOR |
Livros físicos (incluindo transferências de livros da Editora; compras com recursos de projetos externos; doação com recursos do FAAE para o Escritório Modelo; doação do CPM da EFA e doações por multas) | 20.018,45 |
Bibliotecas Virtuais:
Pearson Minha Biblioteca |
103.679,84 |
Periódicos Virtuais e normas técnicas (RT; PINIWeb; CMA) | 41.246,51 |
Assinaturas de Jornais (material de consumo) | 3.810,33 |
TOTAL | 168.755,13 |
Fonte: Controladoria e Biblioteca Universitária.
Em multas por atraso de entrega de livros, a Biblioteca arrecadou R$ 42.213,00 no ano de 2019. Esse valor é agregado ao caixa institucional e tem objetivo pedagógico e não monetário, tendo em vista ser cobrado, sem atualização há muitos anos, o valor de R$ 1,00 por obra e dia de atraso, sem contar sábados, domingos, férias coletivas e feriados.
No quadro 2 é visualizada a evolução do acervo físico, no qual se observa uma redução de exemplares. Este fato se dá em função de que em 2019, com a concordância da Vice-Reitoria de Graduação, houve a baixa de monografias de graduação e de pós-graduação lato sensu impressas que estavam no acervo há mais de cinco anos (anterior a 2011) e da baixa procura por essas em função da disposição online desses documentos a partir de 2011. Houve baixas de dissertações e teses de outras instituições tendo em vista o estado de deterioração desses materiais (grande parte em fotocópia), da antiguidade e da baixa procura. Também houve a baixa de periódicos antigos e com coleções incompletas, bem como de alguns títulos de livros desatualizados de algumas áreas, como do Direito.
Ano | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Total Exemplares | 359.578 | 358.172 | 362.729 | 369.526 | 373.669 | 359.819 | 335.471 | 323.341 |
Fonte: Biblioteca Universitária.
A Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques possui em seu acervo físico 323.341 exemplares de materiais bibliográficos divididos entre as diversas áreas do conhecimento, conforme os quadros na sequência.
Áreas do MEC | Ijuí – Campus | Ijuí – Sede | Santa Rosa | Panambi | Três Passos | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
Ciências Agrárias | 6.165 | 102 | 358 | 157 | 212 | 6.994 |
Ciências Biológicas | 4.598 | 588 | 805 | 103 | 197 | 6.291 |
Ciências da Saúde | 12.399 | 3.811 | 3.189 | 266 | 801 | 20.466 |
Ciências Exatas e da Terra | 4.777 | 5.944 | 2.714 | 1.133 | 306 | 14.874 |
Ciências Humanas | 32,050 | 5.804 | 10.001 | 1.390 | 2.850 | 52.095 |
Ciências Sociais e Aplicadas | 35.981 | 4.872 | 14.647 | 3.936 | 6.234 | 64670 |
Engenharias e Tecnologia | 2.537 | 2.479 | 1.494 | 2.516 | 68 | 9.094 |
Linguística, Letras e Artes | 19243 | 9.117 | 3.485 | 369 | 2.040 | 34.254 |
Multidisciplinar | 561 | 119 | 147 | 12 | 15 | 854 |
Total | 118.311 | 32.836 | 36.850 | 8.882 | 12.723 | 209.602 |
Fonte: SIE 15.02.99.22.01 - dez. 2019.
CAMPUS/ DESCRIÇÃO | Ijuí | Santa Rosa | Panambi | Três Passos | Total |
Catálogo | 338 | 76 | 46 | 47 | 507 |
CD-Base Dados | 8 | 1 | - | - | 9 |
CD-Monografias | 559 | 156 | 74 | 7 | 796 |
CD-Música | 157 | 3 | - | 3 | 163 |
CD-Periódicos | 299 | 68 | - | 18 | 385 |
CD-ROM | 1.836 | 456 | 172 | 187 | 2.651 |
Dissertação | 1.631 | 654 | 13 | 146 | 2.444 |
DVD | 300 | 35 | 6 | 9 | 350 |
Folheto | 9.506 | 2.524 | 1.472 | 1.684 | 15.186 |
Livro | 164.867 | 40.206 | 9.351 | 14.670 | 229.094 |
Mapa | 66 | 33 | 6 | 17 | 122 |
Norma Técnica | 548 | 35 | 147 | 6 | 736 |
Periódico | 52.070 | 10.529 | 4.288 | 3.340 | 70.227 |
Relatório | 150 | 256 | 1 | 2 | 409 |
Tese | 167 | 30 | 8 | 3 | 208 |
Vídeo | 49 | 3 | - | - | 52 |
Total Geral | 242.486 | 56.080 | 16.018 | 20.887 | 323.341 |
Fonte: SIE 15.02.99.22.02 - dez. 2019.
O Repositório Institucional, que conforme já descrito acima, armazena principalmente, de forma eletrônica, teses, dissertações, monografias e relatórios oriundos da produção institucional, além de outros títulos autorizados e de interesse institucional. O total de títulos constantes no Repositório em 2019 foi de 5.900, sendo 886 itens incluídos neste ano.
Faz parte desses materiais a produção acadêmica da UNIJUÍ nos diversos programas de graduação e de pós-graduação lato e stricto sensu.
Os acessos ao Repositório Institucional da UNIJUÍ vêm crescendo nos últimos anos. Em 2019 totalizaram 252.067, enquanto que em 2018 foram 228.512 acessos. Atribui-se o aumento à divulgação dos serviços da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, em especial junto aos cursos de pós-graduação, que também têm aumentado suas produções.
Meses | |
Jan | 9.350 |
Fev | 15.073 |
Mar | 23.230 |
Abr | 24.448 |
Maio | 27.366 |
Jun | 22.124 |
Jul | 14.846 |
Ago | 23.203 |
Set | 29.089 |
Out | 26.888 |
Nov | 25.992 |
Dez | 10.998 |
Total | 252.607 |
Fonte: Google Analytics.
A Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques tem como função maior estabelecer o contato dos usuários com a informação, contribuindo para a melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão. Para auxiliar nesta busca pelo conhecimento, a Biblioteca conta com uma série de serviços, que visam a prestar um melhor atendimento, de modo a responder a estas necessidades de informação.
Durante o ano de 2019 foram efetuadas 88.908 consultas no catálogo online do site da Biblioteca.
ANO | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 |
---|---|---|---|---|
Número Consultas WEB | 114.873 | 101.297 | 102.796 | 88.908 |
Fonte: SIE 15.03.99.13.
Observa-se, no quadro supra, uma redução do número de consultas via web em relação ao ano anterior. Esta redução, apesar do trabalho de divulgação dos serviços da Biblioteca e das facilidades de pesquisas via Internet, tende a ser reflexo da redução do número de estudantes e da tendência do uso de outras fontes de pesquisa via internet.
Os usuários da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, exceto os da Comunidade Externa, podem retirar materiais bibliográficos mediante a apresentação do Cartão Institucional de Identificação (CI) em seu próprio nome. O Sistema da Biblioteca possibilita que o usuário requisite, reserve e devolva as obras em qualquer uma das Bibliotecas da UNIJUÍ.
Biblioteca/Campus | Ijuí | Sede
Acadêmica |
Três Passos | Santa Rosa | Panambi | Mario
Quintana |
Museu | |
Estudantes/Grupos | Empréstimo e Renovação | Total Geral | ||||||
Estudante de Graduação | 87.712 | 11.854 | 4.900 | 16.847 | 3.357 | 253 | 58 | 124.981 |
Estudante de Pós-Graduação | 7.017 | 831 | 233 | 355 | 178 | 13 | - | 8.627 |
Alunos EFA | 110 | 5.265 | 116 | 1 | - | 8.534 | - | 14.026 |
Egressos | 1843 | 428 | 217 | 325 | 17 | 28 | - | 2.858 |
Professor | 3013 | 734 | 65 | 431 | 259 | 51 | 2 | 4.555 |
Técnico-
Administrativo |
2.520 | 434 | 80 | 250 | 7 | 65 | 1 | 3.357 |
Total Geral | 102.215 | 19.546 | 5.611 | 18.209 | 3.818 | 8.944 | 61 | 158.404 |
Fonte: SIE 15.03.99.03.
Os empréstimos e renovações de materiais bibliográficos em 2019 totalizaram 158.404, havendo uma redução do número de empréstimos neste ano em relação a 2018 (169.033). Isto se deve em função da redução do número de estudantes e às facilidades de pesquisa via bases de dados virtuais.
O SIE possibilita que seus usuários requisitem, reservem e devolvam as obras em qualquer uma das Bibliotecas da UNIJUÍ.
ANO | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 |
Total de empréstimos e renovações | 209.746 | 178.891 | 169.033 | 158.404 |
Fonte: SIE 15.03.99.03.
Este serviço é oferecido a todos os usuários das Bibliotecas da UNIJUÍ, e consiste na transferência de materiais bibliográficos de uma Biblioteca para outra dentro das disponibilidades de cada biblioteca. O empréstimo entre bibliotecas é considerado um recurso facilitador de acesso à informação e representa uma integração entre as bibliotecas, porém os títulos mais emprestados de uma biblioteca estão em quantidade inferior na outra, manifestando a necessidade da aquisição de mais exemplares para, assim, atender a demanda local.
Em 2019 foram realizadas 653 transferências entre os campi, sendo a grande maioria de Ijuí para os demais.
A circulação ou movimentação de usuários nas bibliotecas para leitura, estudo ou pesquisa em 2019 foi a seguinte:
BIBLIOTECA | RETIRADAS | DEVOLUÇÕES | RENOVAÇÃO BALCÃO, TELE-RENOVAÇÃO e RT | RENOVAÇÃO WEB | TOTAL CIRCULAÇÃO BIBLIOTECAS |
---|---|---|---|---|---|
Mario Quintana | 4.039 | 4.044 | 4.720 | 199 | 13.002 |
Campus Ijuí | 18.937 | 19.097 | 22.214 | 71.134 | 131.382 |
Campus Panambi | 731 | 722 | 307 | 2.780 | 4.540 |
Campus Santa Rosa | 3.536 | 3.614 | 1.968 | 12.705 | 21.823 |
Campus Três Passos | 861 | 931 | 1.279 | 3.728 | 6.799 |
Museu | 11 | 10 | 4 | 47 | 72 |
Sede Acadêmica | 5.430 | 5.482 | 4.349 | 9.767 | 25.028 |
Total Circulação Usuários em 2019 | 33.545 | 33.900 | 34.841 | 100.360 | 202.646 |
Fonte: SIE 15.03.99.10 e estatísticas dados RT.
Em 2019 a Biblioteca do campus Ijuí foi a que apresentou o maior fluxo na circulação de usuários em seu ambiente, com 131.382 entre empréstimos, devoluções, renovações e consultas, além da consulta à Revista dos Tribunais. Em 2018 esse número foi de 134.974, evidenciando-se um pequeno decréscimo, assim como nas demais bibliotecas.
Grupo de Usuários | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 |
Estudantes de Graduação | 6.669 | 5.819 | 5.116 | 4.011 |
Estudantes de Pós-Graduação | 595 | 501 | 459 | 413 |
Alunos EFA | 361 | 320 | 317 | 482 |
Professores | 319 | 286 | 278 | 253 |
Egressos | 284 | 277 | 257 | 210 |
Técnicos-Administrativos | 183 | 170 | 173 | 166 |
Total | 8.426 | 7.373 | 6.600 | 5.535 |
Fonte: SIE 15.03.99.11.
Nos últimos quatro anos houve uma redução do número de leitores que utilizou as Bibliotecas em consequência da redução do número de estudantes e também devido às facilidades de pesquisa via internet.
Já a Revista dos Tribunais teve em 2019 um total de 9.938 buscas realizadas por estudantes e professores, tendo um pequeno aumento com relação a 2018, como demonstra o quadro a seguir.
Ano | Jan | Fev | Mar | Abr | Maio | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez | Total |
2018 | 467 | 643 | 1567 | 1007 | 641 | 262 | 47 | 1085 | 2129 | 1144 | 584 | 285 | 9.861 |
2019 | 83 | 268 | 738 | 894 | 1439 | 531 | 459 | 1627 | 1174 | 1548 | 820 | 357 | 9.938 |
Fonte: Thomson Reuters – RT.
Para garantir uma produtividade eficiente no processamento técnico foi adotada a recomendação do MEC de catalogação, que é de 16 obras por dia para cada bibliotecário.
Analisando o relatório que mede a produtividade da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques no sistema, neste ano de 2019, a catalogação de registros, inclusões e/ou alterações bibliográficas atingiu a média per capita de 26 por dia entre as três bibliotecárias. Houve uma pequena redução em relação ao ano anterior em função do aumento do trabalho de revisão de PPCs e das capacitações ministradas.
É importante ressaltar que as teses e dissertações são catalogadas no SIE e no Repositório Institucional, conforme a Resolução VRPGPE nº 02/2011, e monografias defendidas pelos estudantes da Instituição são catalogadas no Repositório Institucional, de acordo com a Resolução VRG nº 02/2011.
Para estas obras estarem à disposição dos usuários outras atividades, além da catalogação, foram realizadas: classificação, indexação e preparação do material para disposição no acervo.
É importante destacar o trabalho realizado para a qualidade do vocabulário controlado referente ao Catálogo de Autoridades (autores, editoras, localizações e assuntos), como análises, verificação e validação no SIE, contribuindo para a sua padronização e facilidades de recuperação de informações pelo usuário.
Esta atividade é desempenhada atualmente por três bibliotecárias. As mesmas têm a formação exigida para exercerem esta função, assim como inscrição ativa em seu devido Conselho.
Processamento técnico (catalogação/inclusão/alteração) | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 |
Média de produtividade/dia por bibliotecária | 54 | 54 | 37 | 26 |
Fonte: SIE 15.02.99.26.
Em 2019 foi realizado pelas bibliotecárias a finalização da revisão de bibliografias de 19 PPCs de cursos de graduação que tiveram alterações neste ano; a revisão de bibliografias de 13 PPCs com alterações a partir de 2020; e, ainda, a revisão inicial de bibliografias de 08 PPCs também com alterações a partir de 2020.
A Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques da UNIJUÍ, em datas determinadas por meio de um cronograma específico, promove capacitações para atender estudantes, funcionários, professores e pesquisadores da comunidade acadêmica. As capacitações têm por objetivo auxiliar e divulgar os serviços e produtos oferecidos pela biblioteca, como também o seu acervo e as fontes de informação. No ano de 2019 foram capacitados 1.058 usuários.
O agendamento pode ser individual ou coletivo, descrevendo qual o tipo de capacitação, orientação ou visita que deseja receber.
Os Módulos de capacitação ministrados pela Biblioteca são:
Módulo 1 - Capacitação para o uso da Biblioteca (calouros): Utilização dos serviços básicos da Biblioteca (empréstimo, renovação, reserva, multas, localização de materiais bibliográficos nas estantes). Inclui, opcionalmente, visita orientada à Biblioteca para conhecimento da disposição do acervo (CDU e CUTTER) e informações sobre o regulamento da Biblioteca;
Módulo 2 - Capacitação Biblioteca Virtual: Pesquisa em bases de dados, que capacita os usuários a usar o Portal de Periódicos da CAPES, ao qual a Universidade tem acesso via Rede CAFe, bem como orienta a pesquisa em outras bases de várias áreas do conhecimento.
Módulo 3 - Capacitação sobre Normalização de Trabalhos Acadêmicos: Capacita os pesquisadores quanto à apresentação, normalização e estruturação de trabalhos acadêmicos (trabalho de conclusão de curso, artigos, dissertação e tese) de acordo com as normas e os padrões de documentação nacionais (ABNT).
As capacitações são ações imprescindíveis no Serviço de Referência da biblioteca, cuja finalidade é manter o relacionamento com a comunidade acadêmica, ampliar contatos e promover o marketing dos serviços.
A Biblioteca Universitária oferece à comunidade acadêmica o serviço de pesquisa em várias áreas do conhecimento por meio das bases de dados disponíveis, especialmente online.
Psicologia:
Medicina Veterinária:
Saúde:
Administração, Contabilidade e Turismo:
Fisioterapia:
Teses e Dissertações:
Revistas Científicas:
Fontes de acesso livre:
O levantamento bibliográfico é um serviço que oferece aos Departamentos e aos usuários a busca e recuperação de bibliografias sobre assuntos, temas, autores e obras do acervo das bibliotecas da UNIJUÍ ou em fontes de informação, como internet, bases de dados, outras bibliotecas e centros de informação.
Esse serviço tem também por objetivo reunir num documento todos os materiais que a Biblioteca Universitária possui sobre determinado assunto ou autor. A maioria dos levantamentos bibliográficos é elaborada para compor os processos de avaliação/reconhecimento de cursos, solicitações dos Departamentos e de usuários.
A Comutação Bibliográfica – COMUT é um serviço que consiste na busca e recuperação de artigos de periódicos, dissertações, teses, anais, entre outros, em bibliotecas, centros de documentação e informação, nacionais ou internacionais, quando não são encontrados nas bibliotecas da UNIJUÍ. O serviço de COMUT é oferecido na Biblioteca do campus Ijuí – Bairro Universitário.
A COMUT – da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques faz parte da rede nacional de COMUT/IBICT-CAPES. Esta rede propicia a localização de documentos, obtendo-se cópias de artigos de periódicos e outros documentos em qualquer parte do país, por meio do Catálogo Coletivo Nacional – CCN –, alimentado por cerca de mil bibliotecas brasileiras. No ano de 2019 não houve solicitação de nenhum documento via COMUT.
A Catalogação na Publicação é um serviço de auxílio editorial oferecido principalmente à Editora UNIJUÍ e aos Departamentos que publicam trabalhos em anais ou artigos de periódicos. A Biblioteca Universitária cataloga todas as obras publicadas pela Editora e também as Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da UNIJUÍ. Em 2019 foram efetuadas 126 catalogações, sendo 24 para a Editora UNIJUÍ e 83 catalogações para cursos de pós-graduação stricto sensu.
Em 2019 foram organizadas ações culturais e comunicação visando cumprir com a finalidade da Biblioteca de disponibilizar acesso a conteúdo acadêmico-científico e cultural à comunidade acadêmica e externa.
Neste sentido, foi organizado, em conjunto com a Coordenadoria de Marketing da Universidade, uma campanha de divulgação da Biblioteca, que abrangeu matérias no Comunica (jornal eletrônico da UNIJUÍ); posts no Facebook Institucional sobre dicas de leitura, vídeos sobre os tutoriais de uso da Biblioteca, além de atualização da homepage e nova “roupagem” para os totens de identificação das áreas no acervo do campus Ijuí.
Em parceria com a Rádio Unijuí FM foram veiculadas dicas de leitura alusivas a datas comemorativas a profissões, além de outras alusivas a datas culturais do estado, país e do mundo.
No dia 29 de outubro, Dia Nacional do Livro, foi organizada uma programação especial. A Biblioteca Universitária promoveu, em parceria com o curso de Letras, um Sarau Literário. A data marcou também o dia em que a Biblioteca Universitária, em 29 de outubro de 2003, recebeu o nome de "Mario Osorio Marques", um dos fundadores da Instituição.
A programação, que foi realizada no Espaço Cultural junto ao Gasteiz Vitória, no campus Ijuí, iniciou com a entrega de um brinde, em parceria com a Editora Unijuí, aos quatro estudantes que mais retiraram livros na Biblioteca neste ano. Foram eles:
- Mestrando em Direitos Humanos, Flávio Fagundes, com 92 livros - entregue pela Reitora, professora Cátia Nehring;
- Mestrando em Direitos Humanos, André Giovane de Castro, com 55 livros – entregue pela Vice-Reitora de Graduação, Cristina Pozzobon;
- Estudante de Direito, Thales Rauber Figueiró, com 48 livros - entregue pelo Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando González;
- Estudante de Medicina Veterinária, Luiz Felipe Danrat, com 47 livros - entregue pelo Vice-Reitor de Administração, Dieter Siedenberg;
O evento contou com a participação do Patrono da Feira do Livro de Ijuí, o empresário e escritor Juarez Folletto, que falou um pouco do evento que acontece de 06 a 10 de novembro na Praça da República de Ijuí, e também apresentou um pouco da sua produção de poesias (Estalos e Sonhos de Poeta). Também houve a participação do curso de Letras da Universidade, iniciando pela professora Taise Neves Possani, depois com estudantes que também são escritores: Érico Hammaerström, Franciele Oliveira e Dominique Amaral, e o convidado Marcelo Frota, autor e aluno do Mestrado em Educação nas Ciências. Os estudantes do Doutorado em Educação nas Ciências, Juan Gabriel Perilla Jiménez e Jacqueline Ramirez, oriundos da Colômbia, socializaram poemas de autores de língua espanhola. A música ficou por conta do integrante do Laboratório de Ensino de Línguas - LELU, tutor e professor, Lucas Prauchner.
Além do Sarau, A Biblioteca Universitária promoveu, durante o dia 29 de outubro, a contação histórias na Biblioteca da Sede Acadêmica para os alunos da EFA - Educação Infantil e Anos Iniciais. As histórias escolhidas foram "Ted, meu tênis" e "Imagine", tradução de Marina Colasanti da letra da música de John Lennon. As histórias foram contadas pelas técnicas-administrativas da Biblioteca, que também organizaram uma exposição de curiosidades sobre alguns livros da Biblioteca: os mais lidos do mundo; o mais velho; os menores; o com a frase mais longa; em braile; os mais vendidos de autor brasileiro; e o primeiro livro escrito em máquina de escrever, em edição impressa (todos disponíveis na Biblioteca). Na oportunidade, foi feita uma fala didática sobre os cuidados que as crianças precisam ter ao manusear os livros.
No campus Três Passos, a Biblioteca Universitária, que atua em parceria com a Biblioteca Pública do Município, realizou contação de histórias e roda de leitura para os alunos do 4º ano da Escola Estadual Águia de Haia. As histórias escolhidas foram "Os olhos que não queriam dormir", "Mamãe natureza", "O macaco e o jacaré", "Faniquito e siricutico no mosquito Frederico". Os alunos também fizeram desenhos sobre as histórias.
A Hora do Conto é uma ação específica da Biblioteca do Campus Três Passos, que funciona em parceria com a Biblioteca Pública Municipal. Destina-se a crianças e adolescentes das escolas da região Celeiro e tem por objetivo principal estimular o gosto pela leitura, desenvolver a imaginação e o lúdico. As histórias são narradas utilizando-se recursos como fantoches, teatro de sombras, cartonas, avental, fantasias e dramatizações.
O uso dos recursos de marketing, com a assessoria da Coordenadoria de Marketing, juntamente com a comunicação e as capacitações, é o responsável pela promoção da Biblioteca e seus serviços. Contribui com a educação do usuário, divulgação da cultura, lazer e incentivo ao hábito de leitura, além de promover a cidadania e transformação social e individual, contribuindo para a formação humanística dos indivíduos.
No mês de maio, duas bibliotecárias participaram do Curso Mendeley (4h), ofertado gratuitamente pela UFRGS, em Porto Alegre. O Mendeley é um gerenciador de referências bibliográficas. As principais funções dos gerenciadores de referências são: criar e organizar uma biblioteca pessoal de referências, imagens e PDFs; facilitar a organização de suas leituras, reunindo referências bibliográficas automaticamente a partir de bases de dados ou do seu computador; facilitar o fichamento (anotações, resumos, comentários); formatar citações instantaneamente de acordo com as normas da ABNT, Vancouver ou outras; gerar bibliografias; compartilhar referências com pares, entre outras funções.
Apresenta os grupos, pastas, tags, anotações, importação direta de resultados (plugins), duplicatas, inserção de citações e referências entre outros recursos específicos de Mendeley.
Ambas as bibliotecárias podem, a partir do Curso, compartilhar esse aprendizado com a comunidade acadêmica.
Em 2019 não houve o Encontro das Bibliotecas do COMUNG, que passou a ter edição bianual.
Anualmente, é realizado o inventário do acervo nas bibliotecas dos campi Ijuí, Panambi, Santa Rosa, Três Passos e Sede Acadêmica (incluindo a Biblioteca Mario Quintana da EFA), além do acervo alocado no Museu Antropológico Diretor Pestana. Essa atividade visa a verificação da permanência ou extravio dos itens, ou dos exemplares, e suas condições de uso. Serve também para o desenvolvimento de coleções como forma de averiguar a quantidade de itens sobre determinado assunto e seu estado físico.
A partir de uma demanda institucional impulsionada pela VRPGPE e a VRG, a Biblioteca trabalhou em uma proposta de "Guia Unijuí de Formatação de Trabalhos Acadêmicos" com o objetivo de dar identidade à produção acadêmica da Universidade de modo que todos os Cursos e Programas trabalhem com o mesmo padrão de formatação para esses trabalhos, visando também a sua publicização qualificada.
Para tanto, no dia 09 de setembro foi realizada uma reunião de apresentação e de qualificação da proposta do "Guia" com a participação de professores representantes de todos os Departamentos e Programas. Na oportunidade, foram acolhidas sugestões de melhoria, bem como apontamentos de pontos frágeis na condução das formatações. Durante os meses de setembro a dezembro, a formatação do Guia foi trabalhada pela Biblioteca e Editora Unijuí, com o fundamental apoio de alguns professores que auxiliaram com sugestões pontuais ao conteúdo e forma do documento, em especial a professora Vânia Lisa Cossetin (DHE) e o professor Fernando Jaime González (VRPGPE).
A proposta é que o Guia seja editado no formato e-book com a parceria da Editora Unijuí e que esteja disponível no início do primeiro semestre de 2020.