Coordenador: Alex Lenz Stragliotto
Coordenadores Pedagógicos: Mauro Bertollo e Márcia Michael
O Projeto Ijuí Pró-Vôlei, idealizado pelo ex-atleta da seleção brasileira de voleibol, Alex Lenz Stragliotto, criado numa parceria envolvendo a FIDENE/UNIJUÍ e a Prefeitura de Ijuí, teve seu início efetivo no mês de setembro de 2009. O projeto atende alunos das redes de ensino públicas municipal, estadual e particular. Tem como principais objetivos: a) desenvolver atividades de iniciação esportiva, para crianças e jovens, entre 07 (sete) e 15 (quinze) anos, baseadas em modelo pedagógico que preza tanto a formação de cidadãos como o surgimento de futuros atletas, repercutindo os fundamentos e valores morais intrínsecos ao esporte.; b) desenvolver o ensino do voleibol de rendimento e fomentar o surgimento de jovens atletas de performance competitiva, desde o nível escolar, inclusive em âmbito municipal, regional, estadual e federado;
No ano de 2019, as atividades de iniciação esportiva e estímulo à educação física escolar, aconteceram em 12 escolas públicas, sendo 8 municipais: Anita Garibaldi, Davi Canabarro, Dona Leopoldina, Imeab, Joaquim Porto Villanova (Lambari), Ruy Ramos, Soares de Barros e XV de Novembro; e 4 estaduais: Ciep, Ijuizinho, Modelo e São Geraldo. O projeto Ijuí Pró-Vôlei também manteve, um núcleo centralizado, no Ginásio Wilson Mânica, espaço destinado para alunos das escolas públicas e privadas que participam dos treinamentos, com o objetivo na formação e desenvolvimento de atletas jovens e equipes de categorias de base para competições, nas categorias sub12, sub14 e sub16.
No decorrer do ano, o projeto alcançou a marca de 2.105 alunos participantes nos 12 núcleos. Destes, 1.534 alunos (72,9%) são oriundos das escolas municipais, 554 (26,3%) das escolas estaduais e 17 alunos (0,8%) das escolas particulares, totalizando 1.053 meninos (50%) e 1.052 meninas (50%).
A equipe técnica do Ijuí Pró-Vôlei é formada pelo coordenador geral, Alex Lenz Stragliotto, e pelos coordenadores pedagógicos professores Márcia Michael e Mauro Bertollo, que atuam no projeto via Empresa Stravoli Esportes, contratada pela FIDENE para executar as ações. Conta, ainda, com seis estagiários do curso de Educação Física remunerados pela Prefeitura, que atuam como monitores de voleibol junto aos núcleos do projeto.
Durante o ano, além das aulas regulares de iniciação esportiva nos núcleos e dos eventos realizados com o objetivo de motivar os alunos e integrá-los, o Ijuí Pró-Vôlei participa e organiza competições de caráter regional, com equipes masculinas e femininas.
O projeto tem sua vigência até 4 de maio de 2020, sendo necessário para a prorrogação do convênio, a renovação de compromisso do Termo de Fomento 004/2019.