O presente Relatório e Balanço (Volumes I e II) apresenta as principais atividades desenvolvidas e os dados econômico-financeiros da FIDENE relativos a 2018, ano em que se manteve a consolidação de resultados qualitativos e quantitativos positivos e que tem marcado a trajetória recente desta Instituição, cuja diretriz estratégica é norteada pela profissionalização da gestão em todas as instâncias institucionais, sendo assumida pelos atores que a constituem e reconhecida por meio da efetivação coletiva do Plano de Desenvolvimento Institucional, que tem subsidiado as tomadas de decisão estratégicas.
Esta orientação vem disseminando os resultados percebidos nos últimos anos. Apesar dos cenários adversos que se apresentaram em 2018, como a continuidade da crise política e financeira, com desdobramentos em manifestações nacionais que impactaram no andamento das atividades fins da principal mantida da FIDENE, gerando, inclusive, o cancelamento das aulas por uma semana, bem como das sérias repercussões da crise financeira na possibilidade de manutenção dos estudantes mais carentes e desprovidos de benefícios públicos na Educação Superior, a Instituição conseguiu, com esforço, auferir um resultado financeiro positivo, retratado no superávit de cerca de 5 milhões de reais, o que demonstra que o trabalho realizado e alinhado às metas institucionais está alcançando os objetivos almejados.
O recebimento do Troféu de Responsabilidade Social, juntamente com o Certificado, conferido pela Assembleia Legislativa do RS pelo terceiro ano consecutivo e de forma novamente inédita na história do Prêmio até então, demonstra o reconhecimento do trabalho da Fundação e de suas mantidas. O Troféu é a menção máxima do Prêmio concedido pelo Legislativo Estadual às instituições que concorrem à premiação dentro de sua categoria. Desde 2001 a FIDENE/UNIJUÍ é certificada pelo Prêmio, e o Troféu foi recebido nos anos de 2006, 2016, 2017 e 2018.
A UNIJUÍ, principal mantida da FIDENE, garantiu o excelente resultado nas avaliações externas da graduação, mantendo o Índice Geral de Cursos (IGC) com conceito 4 em 2017, em uma escala de 1 a 5. A renovação desse conceito denota a consolidação de todo um compromisso histórico primado pela excelência acadêmica com investimentos em professores, estrutura, metodologias e projetos pedagógicos diferenciados. Em relação aos cursos de graduação, destacamos a oferta de três Programas Integrados (Gestores, Engenheiros e Formação de Educadores) que marcam a possibilidade de formação integrada entre diferentes novos profissionais. Além disso, destacamos a conquista da Portaria de Autorização do curso de Medicina, processo que se iniciou em 2012 com a participação de diferentes atores regionais da comunidade.
Em relação aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, destaca-se a aprovação do Minter e Dinter do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos – Doutorado – e o Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade – Mestrado –, todos com previsão de oferta para 2019.
Neste ano também tivemos, no âmbito da extensão, o primeiro Seminário dos Projetos Institucionais, aprovados com horas do fundo de extensão, envolvendo professores e estudantes, marcando a relação da instituição com a comunidade regional. Na pesquisa, destaca-se o alinhamento entre as políticas institucionais de pesquisa e de Pós-Graduação Stricto Sensu, considerando que os professores contemplados com horas de pesquisa estão sendo incorporados nos Programas Stricto Sensu. Além disso, houve o fechamento do primeiro ciclo dos Editais de pesquisa.
O Centro de Educação Básica Francisco de Assis – EFA –, que completou 50 anos de criação em 2018, conduziu suas atividades de modo coerente com seu projeto pedagógico, terminando o ano com um resultado positivo e aderente a sua proposta de atuação.
As mantidas Museu Antropológico Diretor Pestana – MADP – e Rádio Educativa UNIJUÍ FM tiveram um desempenho compatível com suas trajetórias históricas, procurando, a partir de inovações em suas práticas, ter um diferencial de atuação e de reconhecimento da comunidade. Destaca-se, em relação ao MADP, a execução de um projeto com recursos externos e seu impacto nas possibilidades de interação dos visitantes. Em relação à Rádio, destaca-se a proposição de novos programas e programetes, considerando conhecimento, informação e divulgação, com impacto positivo na receita.
É possível comemorar os muitos resultados positivos alcançados no último ano, e, porque não dizer, nos últimos, em especial na esfera acadêmica, em que se obteve excelentes avaliações externas que mantiveram a principal mantida da FIDENE, a UNIJUÍ, entre as melhores universidades do Estado no âmbito das comunitárias privadas. Atualmente, além da constante vigilância no processo de recuperação financeira, a excelência acadêmica continua sendo a grande ênfase a ser constantemente enfrentada, considerando o estabelecimento de relações intencionais entre as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão e cultura. Assim, o aperfeiçoamento de ferramentas, instrumentos e metodologias pertinentes à avaliação dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem, são fundamentais para entender como o jovem aprende e quais são as necessidades para a formação acadêmica e profissional, considerando a formação de um cidadão reflexivo que busca fazer a diferença na sociedade a partir do seu fazer. Assim, problematizar a questão das metodologias ativas é cada vez mais urgente e necessário, bem como a prospecção e identificação de novos programas estruturantes de ensino, levando em conta a demanda potencial, sua aderência às condições de cada área de conhecimento e às expectativas da sociedade.
Para tanto, é fundamental a manutenção do caráter comunitário pela interação permanente com os diferentes protagonistas envolvidos no desenvolvimento do território, o que também perpassa pela perspectiva de tornar o egresso um cidadão comprometido em sua escolha profissional e motivado para contribuir com a melhoria da sociedade em que atua. É com esta certeza, contando com a implicação de todos os atores, que se avança ano a ano para Consolidar e Avançar no projeto de vida e de sociedade chamado FIDENE/UNIJUÍ, que possui uma história de mais de 60 anos forjada na comunidade regional.
Profª Drª Cátia Maria Nehring
Presidente da FIDENE – Gestão 2017-2019