Secretária Acadêmica: Cátia Silene Gehrke de Medeiros
Secretária Acadêmico Adjunto (Ijuí): Claudir Cesar Staats
Secretária Acadêmica Adjunta (Santa Rosa): Teresinha Silveira Brun
Possui uma equipe de 13 colaboradores, sendo 12 em regime de trabalho de 38 horas e 01 colaborador com 40 horas.
Possui duas colaboradoras, uma atua em regime de trabalho de 38 horas e outra com 36 horas.
A Secretaria Acadêmica tem como propósito “ser um espaço institucional de referência no atendimento, na gestão e preservação dos registros da vida acadêmica”, trabalhando com o objetivo de elevar o nível de acompanhamento e supervisão das atividades acadêmicas e também criar processos de inovação nos registros acadêmicos.
Neste sentido, procura aperfeiçoar suas atividades e criar dinâmicas que fortaleçam este propósito, se tornando realmente uma Unidade de referência nas questões acadêmicas, assessorando secretaria(s) de curso(s), estudantes, professores e garantindo a exatidão nos processos.
Destaca-se, a seguir, algumas das principais ações realizadas no ano de 2017, que aperfeiçoaram o trabalho da equipe/Unidade:
Campanha para aumentar a retirada de diplomas na UNIJUÍ: Este plano de ação foi desenvolvido, com o objetivo de diminuir o número de diplomas disponíveis para retirada. De acordo com o levantamento realizado em abril/2017, a Secretaria Acadêmica e C.A.A. possuíam em torno de 2.834 diplomas disponíveis para retirada, dos mais diversos anos, cursos e Campus. Considerando que o diploma é entregue sem custo e que muitos concluintes utilizam o Certificado de Colação de Grau como documento comprobatório da conclusão, sem saber que existe um diploma disponível, ou ainda, dificuldade de deslocamento para buscar o documento, várias ações foram realizadas para levar estas informações aos egressos: cartão informativo está sendo entregue junto com o certificado de Colação de Grau, no dia da formatura; foram enviados e-mails, SMS e realizadas ligações aos egressos que ainda estão com seu diploma na UNIJUÍ. Também teve início o envio de diplomas pelo correio, mediante o pagamento dos custos de envio por parte do interessado. Muitos contatos sem sucesso, considerando a desatualização das informações cadastrais. Porém, mesmo assim, foram entregues, de maio a dezembro de 2017, aproximadamente 955 diplomas destes mais antigos arquivados na Instituição, o que reduziu significativamente o estoque.
Normatização do tempo e local de guarda dos estágios curriculares não obrigatórios: o processo de guarda e arquivo dos estágios não obrigatórios (CIEE, CEFOR, FDRH,...) foi reavaliado, com participação/envolvimento da Secretaria Acadêmica, Arquivista do Museu e Vice-Reitoria de Graduação, respeitando a legislação vigente. As decisões/alterações foram oficializadas através do OF. CIRC. INT. VRG/SA nº 05/2017, enviado a todos os envolvidos.
Normatização da nova forma de distribuição de datas para o Calendário de Formaturas: através da instrução normativa VRG nº 02, de 07 de agosto de 2017, foi definida a nova forma de fixação de datas das Solenidades de Colação de Grau no Campus Ijuí. Ficou definido que, a partir das formaturas que acontecerão a partir do 2º semestre letivo de 2018, a data da Solenidade será definida através de sorteio.
Reformulação das Resoluções referentes ao Aluno Eventual e Artigo 51: Alterações aprovadas e normatizadas através da Resolução VRG 10/2017 para Estudante Eventual e Resolução VRG 11/2017 para Inscrição em disciplina Isolada de acordo com o Art. 68 do Regimento. A partir destas atualizações/alterações também foram realizadas as alterações nos contratos de matrícula para estas duas modalidades de ingresso.
Alinhamento com a Vice-Reitoria de Graduação da forma de controle e cobrança do fechamento das notas dos cadernos de chamada: a partir do encerramento dos prazos institucionais para encerramento das notas, a Secretaria Acadêmica assumiu, a partir do 2º semestre letivo de 2017, um prazo de 10 dias para contatar com os professores pendentes, realizando a cobrança/solicitando o encerramento. Esta ação será contínua, pois proporcionou um resultado muito positivo na agilidade no encerramento dos registros.
Implementada via SIE, a emissão dos documentos comprobatórios para o Aluno Eventual: esta ação agilizou e qualificou muito a emissão de documentos para os estudantes eventuais (estudantes de outras IES que, mediante autorização da coordenação do seu curso, realizam a matrícula em disciplinas isoladas na UNIJUÍ). Ao encerramento de cada disciplina o estudante eventual recebe uma Declaração de Aprovação na disciplina, juntamente com o conteúdo programático.
Digitalização da documentação acadêmica dos estudantes ingressantes (Vestibular e Extravestibular) a partir dos ingressantes 2018/1º: este foi um dos principais avanços nos processos de trabalho da Secretaria Acadêmica, no ano de 2017. A digitalização da documentação dos ingressantes foi realizada de forma integral, para todos os ingressantes dos cursos de Graduação, de todos os Campi e também para os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, não sendo retido nenhum documento físico destes estudantes. A partir deste processo, muitas outras atividades terão que ser implementadas de forma online, evitando a geração de documentos físicos. É o início de uma longa caminhada, de muitos avanços neste sentido, com perspectiva de, em breve, realizar a digitalização de todo arquivo passivo, das pastas de estudantes e egressos da Instituição.
1. Estudantes Matriculados Presencial e EaD (matrícula inicial) | 1º/2017 | 2º/2017 |
---|---|---|
Graduação | 8.446 | 7.473 |
Artigo 68 | 13 | 6 |
Estudante Eventual | 24 | 33 |
Pedidos de Vaga (matriculados) | 504 | 370 |
Créditos | 167.645 | 149.327 |
Cancelamentos | 948 | 860 |
Créditos Cancelados | 4.709 | 3.714 |
Trancamentos |
776 | 344 |
Créditos Trancados | 12.399 | 5.195 |
2. Formandos | ||
Análise de Currículo – prováveis formandos | 587 | 1.004 |
Certificados de Conclusão de Curso | 728 | 373 |
Diplomas da Graduação | 861 | 468 |
Históricos de Conclusão | 1.462 | 849 |
Número de Solenidades de Colações de Grau | 25 | 18 |
Número de Formados | 728 | 373 |
3. Documentos Expedidos/Recebidos/Outros | ||
Atestados Diversos | 4.259 | 3.959 |
Certificados de Extensão | 2.902 | 3.569 |
Conteúdos Programáticos | 4.700 | 3.637 |
Históricos Escolares | 7.790 | 633 |
Licença Gestante e Saúde (justificativa de faltas) | 329 | 242 |
Justificativa de Falta: Serviço Militar | 228 | 132 |
Transferências Expedidas | 26 | 21 |
Transferências Recebidas | 43 | 45 |
4. Vestibular | ||
Total de Vagas Ofertadas | 2.675 | 450 |
Total de Candidatos Inscritos | 2.904 | 521 |
EVENTO/ATIVIDADE | TIPO | Nº DE PARTICIPANTES DA SECRETARIA | PROMOÇÃO | CARGA HORÁRIA TOTAL |
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Visita Técnica à UNISC – para conhecer o processo de digitalização da Universidade (principalmente os processos de recebimento da documentação e armazenamento dos dados) | O | 01 | UNISC | 04h |
Formação em Coaching e Mentoring | C | 01 | ESGN/UNIJUÍ | 24h |
Tipo: C - Curso T - Treinamento R – Reunião O – Outros
O Setor de Ingresso é órgão de apoio vinculado à Secretaria Acadêmica, responsável pela seleção e classificação de candidatos à matrícula inicial na UNIJUÍ. Os processos seletivos para ingresso de discentes nos cursos de graduação da UNIJUÍ são denominados Vestibular ou Ingresso Extravestibular. Atualmente, utiliza-se como processo seletivo de ingresso na Instituição as seleções via bolsas ProUni e financiamento FIES que, porém, não são tratados pela Secretaria Acadêmica em sua seleção.
Com o intuito de qualificar todos os processos na realização dos Concursos Vestibulares, o Setor de Ingresso conta com representantes por campus. No ano de 2017, o Setor teve os seguintes colaboradores:
O Setor de Ingresso tem por objetivo qualificar cada vez mais seus processos de seleção. Para isto, utiliza-se do planejamento, execução, acompanhamento e avaliação das atividades e da sincronização da realização destas com as demais unidades da instituição. As principais atividades do setor são:
No ano de 2017 foram realizados 03 (três) processos seletivos. São eles:
– Modalidades Presencial e EaD, realizado no dia 04 de dezembro de 2016;
– Modalidades Presencial e EaD, realizado no dia 05 de fevereiro de 2017;
– Modalidade Presencial, realizado no dia 02 de julho de 2017.