CHEFE: Maurício de Campos
Chefe Substituto: Peterson Cleyton Avi
Mandato: 06 de julho de 2017 a 05 de julho de 2020.
Chefe: Maurício de Campos - DCEEng
1ª Chefe Substituta: Patrícia Carolina Pedrali
Mandato: 01 de dezembro de 2016 a 05 de julho de 2017
Arquitetura e Urbanismo – Tarcisio Dorn de Oliveira
Ciência da Computação – Ijuí – Edson Luis Padoin
Ciência da Computação – Santa Rosa - Gerson Battisti
Design – Jose Paulo Medeiros da Silva
Engenharia Civil – Ijuí – Lia Geovana Sala
Engenharia Civil – Santa Rosa – Diorges Carlos Lopes
Engenharia Elétrica – Ijuí – Júlio Cézar Bolacell
Engenharia Elétrica – Santa Rosa – Taciana Paula Enderle
Engenharia Química - Fernanda da Cunha Pereira
Engenharia Mecânica – Patricia Carolina Pedrali
Matemática – Angela Patricia Grajales Spilimbergo
Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática - Airam Teresa Zago Romcy Sausen
Coordenador do Núcleo de Pesquisa do DCEEng – Paulo Sérgio Sausen
Coordenador do Núcleo de Extensão e Cultura do DCEEng – Nelson Adelar Toniazzo
CURSOS DE GRADUAÇÃO (por Campus) | ESTUDANTES 1° Semestre | ESTUDANTES 2° Semestre | ||||||
Total | Participaram da Avaliação | Total | Participaram da Avaliação | |||||
Modalidade Presencial | ||||||||
CAMPUS IJUÍ | ||||||||
Arquitetura e Urbanismo | 146 | 101 | 165 | 73 | ||||
Ciência da Computação | 126 | 77 | 112 | 69 | ||||
Design | 130 | 61 | 129 | 43 | ||||
Engenharia Civil | 581 | 307 | 518 | 250 | ||||
Engenharia Elétrica | 301 | 143 | 294 | 116 | ||||
Engenharia Química | 76 | 58 | 69 | 49 | ||||
Matemática | 54 | 38 | 45 | 37 | ||||
CAMPUS SANTA ROSA | ||||||||
Ciência da Computação | 99 | 75 | 88 | 48 | ||||
Engenharia Civil | 361 | 187 | 518 | 250 | ||||
Engenharia Elétrica | 123 | 67 | 107 | 43 | ||||
CAMPUS PANAMBI | ||||||||
Engenharia Mecânica | 307 | 168 | 279 | 120 | ||||
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Total do DCEEng | 2.308 | 1.284 | 2.130 | 1.003 |
COORDENADOR: TARCISIO DORN DE OLIVEIRA
O Curso de Arquitetura e Urbanismo está estruturado em 5 anos, noturno, porém 17% do curso é ofertado no turno diurno e/ou em períodos concentrados. Possui 3.750 horas aula, correspondendo a 240 créditos, com as disciplinas organizadas em 10 semestres no Campus de Ijuí e 150 horas de atividades complementares.
O curso está voltado a instrumentalização do arquiteto, através de cinco princípios norteadores, tendo como base a ideia de que o projeto é o meio que possibilita a concretização da obra, e não um fim em si mesmo. Desta forma, desde os primeiros rascunhos, a ideia de viabilização e materialização, através da tecnologia existente, tem de estar presente. A partir desses cinco princípios norteadores são definidos sete eixos de formação que se articulam, por meio dos conteúdos curriculares, em dois núcleos e um trabalho de conclusão de curso em sintonia com o Art. 6º da Resolução 02/2010, que institui as diretrizes curriculares nacionais para o curso de arquitetura e urbanismo.
Formar arquitetos-urbanistas aptos a compreender e a dar respostas as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação a concepção, planejamento, intervenção e/ou construção de edificações e do espaço urbano e regional, bem como a conservação e valorização do patrimônio construído, proteção do equilíbrio natural e a utilização racional dos recursos disponíveis.
COORDENADOR: EDSON LUIZ PADOIN
O Curso de Ciência da Computação tem 3.300 horas aula, correspondendo a 210 créditos e as disciplinas estão organizados em 10 semestres, com aulas no período noturno, nos Campi de Ijuí e Santa Rosa.
A estrutura curricular consiste em seis núcleos, devidamente articulados entre si: Matemática Computacional, Formação Básica, Programação, Engenharia de Software, Formação Aplicada e Formação Humanista e Empreendedorismo. O estudante ao concluir o curso recebe o título de Bacharel em Ciência da Computação.
COORDENADOR: GERSON BATTISTI
O Curso de Ciência da Computação tem 3.300 horas aula, correspondendo a 210 créditos. As disciplinas estão organizadas em 10 semestres, com aulas no período noturno. A estrutura curricular consiste em seis núcleos, devidamente articulados entre si: Matemática Computacional, Formação Básica, Programação, Engenharia de Software, Formação Aplicada e Formação Humanista e Empreendedorismo. O estudante ao concluir o curso recebe o título de Bacharel em Ciência da Computação.
COORDENADOR: JOSÉ PAULO MEDEIROS DA SILVA
O Curso de Design da UNIJUÍ forma designers capazes de atuarem como planejadores, executores e/ou administradores de projeto considerando seus aspectos funcionais, estéticos, econômicos, sociais, culturais, ecológicos e ergonômicos, ao mesmo tempo em que exercem o papel de agentes de transformação social ao desenvolverem as atividades projetuais com responsabilidade social e ecológica, com sustentabilidade e ética. Para isso, propõe que a inter-relação entre ensino, pesquisa e extensão seja uma meta permanente no desenvolvimento de projetos voltados para a melhoria das condições de vida da sociedade.
O projeto pedagógico do curso prevê uma carga horária total de 2.640 horas correspondente a 166 créditos, incluindo 150 horas de atividades complementares, com aulas no período noturno, no Campus Ijuí. A proposta curricular está organizada em oito semestres, propondo disciplinas integrantes do núcleo comum de formação básica do design: duas de formação humanística, uma de estágio supervisionado, uma de projeto de trabalho de conclusão de curso e uma de trabalho de conclusão de curso; e disciplinas referentes às ênfases organizadas em dois grupos de quatro.
As disciplinas referentes à formação básica do designer estão distribuídas ao longo dos oito semestres do curso de modo que sejam observadas as hierarquias, bem como graus de complexidade dos conteúdos referentes a esta formação. As ênfases se constituem a partir de quatro disciplinas específicas referentes ao Design Gráfico e de quatro disciplinas específicas referentes ao Design do Produto que são introduzidas gradativamente na grade curricular a partir do quarto semestre. Ao término do curso o estudante receberá o diploma de Bacharel em Design.
Aprovação de dois projetos de extensão para 2018/2019, com participação efetiva de professores do curso:
COORDENADORA: LIA GEOVANA SALA
O curso de graduação em Engenharia Civil da UNIJUÍ iniciou suas atividades no Campus Ijuí a partir do primeiro semestre de 1997. Na atual proposta (currículo 2017/1) de formação profissional do Engenheiro Civil na UNIJUÍ, várias ações inter-relacionam-se objetivando apresentar ao estudante, características reais de seu futuro como profissional e cidadão.
A matriz curricular do curso baseia-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Engenharia (Resolução CNE/CES 11/2002), que prevê a existência de três núcleos: o de conteúdos básicos, com 30% da carga horária mínima; o de conteúdos profissionalizantes, com 15% da carga horária mínima e o núcleo de conteúdos específicos, que totaliza a carga horária do curso. As sessenta e sete (67) disciplinas do curso têm duração semestral e estão dispostas na matriz curricular em uma sequência lógica para a construção do conhecimento. São 3.960 horas de atividades, distribuídas em 10 semestres. O curso comporta suas atividades de ensino nos períodos tarde e noite, nos campi Ijuí e Santa Rosa. O estudante, ao concluir o curso, recebe o título de Engenheiro(a) Civil.
Em sua totalidade, o currículo é coerente com o perfil desejado para o egresso, à medida que oferece disciplinas que desenvolvem os conhecimentos, as competências e as habilidades esperadas. Além disso, o curso de Engenharia Civil proporciona, ao estudante, um grande número de atividades acadêmicas que complementam seus conhecimentos e exige o cumprimento de 150 horas de atividades complementares, as quais estão previstas em regimento específico.
A atuação do Engenheiro Civil requer ampla visão da interação homem/ambiente, sendo fundamental ao profissional a capacidade de entender e respeitar os aspectos ambientais de sua atividade, promovendo o equilíbrio entre a necessidade de progresso das sociedades e a necessidade de preservação do ambiente.
O Engenheiro Civil deverá ter uma formação suficientemente ampla e firme para criar, assimilar, compreender, questionar e adaptar-se, sempre que entender oportuno, ao desenvolvimento tecnológico e cultural em constante transformação.
São objetivos específicos do curso de Engenharia Civil da UNIJUÍ:
COORDENADOR: DIORGES CARLOS LOPES
O curso de graduação em Engenharia Civil da UNIJUÍ iniciou suas atividades no Campus Santa Rosa em 2010. Na atual proposta (currículo 2017/1) de formação profissional do Engenheiro Civil na UNIJUÍ, várias ações inter-relacionam-se objetivando apresentar ao estudante características reais de seu futuro como profissional e cidadão.
A matriz curricular do curso baseia-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Engenharia (Resolução CNE/CES 11/2002), que prevê a existência de três núcleos: o de conteúdos básicos, com 30% da carga horária mínima; o de conteúdos profissionalizantes, com 15% da carga horária mínima; e o núcleo de conteúdos específicos, que totaliza a carga horária do curso. As sessenta e sete (67) disciplinas do curso têm duração semestral e estão dispostas na matriz curricular em uma sequência lógica para a construção do conhecimento. São 3.960 horas de atividades, distribuídas em 10 semestres. O curso comporta suas atividades de ensino nos períodos tarde e noite, nos campi Ijuí e Santa Rosa. O estudante, ao concluir o curso, recebe o título de Engenheiro(a) Civil.
Em sua totalidade, o currículo é coerente com o perfil desejado para o egresso, à medida que oferece disciplinas que desenvolvem os conhecimentos, as competências e as habilidades esperadas. Além disso, o curso de Engenharia Civil proporciona, ao estudante, um grande número de atividades acadêmicas que complementam seus conhecimentos e exige o cumprimento de 150 horas de atividades complementares, as quais estão previstas em regimento específico. E o engenheiro civil deverá ter uma formação suficientemente ampla e firme para criar, assimilar, compreender, questionar e adaptar-se, sempre que entender oportuno, ao desenvolvimento tecnológico e cultural em constante transformação.
São objetivos específicos do curso de Engenharia Civil da UNIJUÍ:
COORDENADOR: JULIO CÉZAR OLIVEIRA BOLACELL
O Curso de Engenharia Elétrica tem 3.810 horas aula, correspondendo a 254 créditos e as disciplinas estão organizados em 10 semestres, com aulas no período noturno, no Campus Ijuí. A estrutura curricular consiste em 10 módulos, devidamente articulados entre si: Formação Científico-Cultural e Formação Profissional. O estudante ao concluir o curso recebe o título de Engenheiro(a) Eletricista.
A formação generalista proposta pelo curso de Engenharia Elétrica da UNIJUÍ busca habilitar Engenheiros Eletricistas para que exerçam a profissão de forma qualificada e com senso crítico e de cidadania, praticando as seguintes atitudes, durante sua vida profissional: (I) Compromisso com a ética profissional; (II) Responsabilidade social, política e ambiental; (III) Espírito empreendedor: postura proativa e inovadora; (IV) Compreensão da necessidade de busca permanente de atualização profissional.
RESULTADOS:
COORDENADORA: TACIANA PAULA ENDERLE
O Curso de Engenharia Elétrica tem 3.915 horas, o que incluiu 150 horas em atividades complementares e 165 horas de estágio curricular obrigatório, ainda, correspondendo a 251 créditos e as disciplinas estão organizadas em 10 semestres (5 anos), com aulas no período noturno, nos Campi de Santa Rosa e Ijuí.
O Curso de Graduação em Engenharia Elétrica, ofertado no Campus Santa Rosa, com uma média de 110 estudantes matriculados em 2017, visa qualificar os estudantes nos segmentos de Sistemas de Energia, Automação e Controle e Eletrônica. Conforme a aprovação do Projeto Pedagógico do Curso versão 2017, o estudante, ao concluir o curso, recebe o título de Engenheiro(a) Eletricista.
COORDENADORA: PATRÍCIA CAROLINA PEDRALI
O Curso de Engenharia Mecânica tem 3.675 horas aula, correspondendo a 245 créditos e as disciplinas estão organizadas em dez semestres, com aulas no período noturno, no Campus Panambi, permitindo aos estudantes cursarem as disciplinas do NCEEng nos demais Campi.
A estrutura curricular consiste em quatro núcleos, devidamente articulados entre si: Núcleo de Conteúdos Básicos (incluindo a Formação Geral e Humanista), Núcleo de Conteúdos Profissionalizantes, Núcleo de Conteúdos Específicos e Atividades Complementares. O estudante ao concluir o curso recebe o título de Engenheiro(a) Mecânico(a).
Formar Engenheiros Mecânicos com uma sólida formação técnica, científica e profissional, além de um senso de constante atualização profissional, que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com uma visão ética e humanista, em atendimento às demandas da sociedade.
COORDENADORA: FERNANDA DA CUNHA PEREIRA
O Curso de Engenharia Química tem 3.600 horas aula relativas a 240 créditos e, ainda, 150h de atividades complementares que somadas correspondem à carga horária total do curso de 3.750 h. O curso está disposto em 10 semestres realizado em turno noturno (com 22% das atividades ofertadas de forma concentrada e/ou diurna), sendo ofertado no Campus Ijuí. O estudante, ao concluir o curso, recebe o título de Engenheiro(a) Químico(a).
Formar Engenheiros Químicos para atuar na elaboração, desenvolvimento, dimensionamento, melhoramento e aplicação de processos e de produtos. Supervisão e coordenação de projetos e serviços relacionados aos diversos ramos industriais, utilizando e desenvolvendo novas ferramentas e técnicas na elaboração de processos e produtos economicamente viáveis e com responsabilidade social e ambiental. E, habilitar Engenheiros Químicos para que exerçam a profissão de forma qualificada com embasamento científico e com senso crítico e de cidadania, com compromisso com a ética profissional; com responsabilidade social, política e ambiental; com espírito empreendedor, postura proativa e inovadora; e consciente da necessidade da busca permanente de atualização profissional.
COORDENADORA: ANGELA PATRICIA GRAJALES SPILIMBERGO
O Curso de Matemática é constituído por 2.850 horas, correspondendo a 175 créditos em disciplinas e 200 horas em Atividades Estudante – Científico – Culturais. O curso está organizado em oito semestres, com aulas no turno da noite no Campus Ijuí e utiliza 20% a distância conforme Portaria MEC 4.059/2004. A estrutura curricular consiste em seis blocos, devidamente articulados entre si que contemplam a Formação Específica em Matemática, a Formação Geral e Humanista, a Formação Geral do Professor, a Formação na Grande Área, a Prática de Ensino e os Estágios Supervisionados. Com relação ao profissional formado pelo curso de Matemática espera-se, entre outras coisas, que este profissional tenha identidade definida pelo seu conhecimento em Matemática, nas relações desta com outras Ciências e com a Educação; que seja um profissional responsável pelo seu próprio desenvolvimento e que seja um profissional com participação social na comunidade escolar em geral. O estudante ao concluir o curso recebe o título de Licenciado em Matemática.
Contribuir para a melhoria da educação praticada nas escolas de Educação Básica, bem como, em ambientes não formais de aprendizagem, mediante a formação de professores de Matemática, possibilitando a construção de conhecimentos, a reelaboração de concepções, o desenvolvimento de posturas e atitudes, enquanto profissionais munidos do princípio da educação continuada e qualificada.
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO – 9ª EDIÇÃO - CAMPUS SANTA ROSA
COORDENADOR: FERNANDO WYPYSZYNSKI
O curso tem 600 horas aula, divididas em 13 disciplinas. O estudante deverá integralizar o curso de especialização em engenharia de segurança do trabalho em um prazo máximo de 30 meses.
As aulas acontecem nas sextas-feiras, das 19 às 23h e nos sábados, das 9 às 12h e das 13h às 17h.
O título concedido é de especialista em engenharia de segurança do trabalho, para engenheiros e arquitetos diplomados, que forem aprovados em todas as disciplinas do curso de especialização.
Habilitar para o exercício profissional da engenharia de segurança do trabalho, de acordo com a Lei Federal Nº 7410 de 27/11/85, Decreto Federal Nº 92530 de 09/04/86 e Resolução Nº 359/91 de 31/07/91 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CONFEA.
O curso iniciou em março de 2016, com 27 estudantes, sendo que até dezembro de 2016 houve três trancamentos e um cancelamento; em 2017, não houve cancelamento nem trancamento, mantendo-se os 23 estudantes matriculados. Em 2017 foram encerradas todas as disciplinas, de acordo com a previsão do cronograma e defendidas nove monografias, correspondentes à integralização 39,13% da turma.
COORDENADOR: ANTONIO CARLOS VALDIERO
O curso tem 390 horas aula, sendo 360 horas em 15 disciplinas organizadas em quatro módulos e 30 horas para o Trabalho de Conclusão de Curso, devidamente articulados entre si: “Gestão Industrial”, “Projeto e Automação” “Manufatura” e “Instalações Industriais”. O estudante deve integralizar o curso em um prazo máximo de 24 meses. As aulas são nas sextas-feiras, das 19 às 22h30min, e nos sábados, das 9 às 14h, no Campus Panambi. O estudante ao concluir o curso recebe o título de especialista em Engenharia Industrial para portadores de diploma de curso superior que forem aprovados em todas as disciplinas do curso de especialização.
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia Industrial - 5ª edição – Campus Panambi, encerrou as atividades relacionadas aos trabalhos de monografia em 2017.
COORDENADORA: LIA GEOVANA SALA
O curso tem 600 horas aula, divididas em 13 disciplinas. O estudante deverá integralizar o curso de especialização em engenharia de segurança do trabalho em um prazo máximo de 30 meses.
As aulas acontecem nas sextas-feiras, das 19 às 23 horas e nos sábados, das 8 às 12h e das 13 às 17h.
O título concedido é de especialista em engenharia de segurança do trabalho, para engenheiros e arquitetos diplomados, que forem aprovados em todas as disciplinas do curso de especialização.
Especializar engenheiros, arquitetos e agrônomos para que possam habilitar-se ao exercício profissional da engenharia de segurança do trabalho, de acordo com a Resolução N.º 359/91 de 31/07/91 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CONFEA.
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho tem 18 estudantes matriculados; no ano de 2017 foram ministradas 10 disciplinas previstas no cronograma, sendo que as demais serão ministradas no ano de 2018.
Local de Oferta: Campus Ijuí
Carga horária: 12
Nº de participantes: 22
Data do Curso: 02/06/2017
Local de Oferta: Campus Santa Rosa
Carga horária: 60
Nº de participantes: 01
Data do Curso: 24/03/2017
Qualificação Profissional - Dimensionamento de Estruturas com perfis de aço formado a frio - 1ª edição
Local de Oferta: Campus Ijuí
Carga horária: 32
Nº de participantes: 19
Data do Curso: 11/11/2017
Local de Oferta: Campus Panambi
Carga horária: 12
Nº de participantes: 12
Data do Curso: 30/11/2017
Local de Oferta: Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) – Jóia/RS
Carga horária: 6 horas
Nº de participantes: 40
COORDENADORA: Airam Teresa Zago Romcy Sausen
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática possui uma área de concentração, nomeada Modelagem Matemática; 2 Linhas de Pesquisa: Modelagem Computacional, Otimização e Controle de Sistemas; e Modelagem Matemática Aplicada à Engenharia de Biossistemas, assim como dois Cursos, Mestrado e Doutorado. O Curso de Mestrado possui 480 horas aula, correspondendo a 32 créditos e o Curso de Doutorado possui 720 horas aula, correspondendo a 48 créditos. As disciplinas são organizadas em semestres, em regime integral, de segunda a quarta-feira, no Campus de Ijuí, no prédio do DCEEng. A estrutura curricular consiste de quatro módulos (disciplinas obrigatórias, disciplinas de pesquisa aplicada, disciplinas eletivas e disciplinas complementares). O profissional qualificado em modelagem matemática está preparado para atuar na docência de ensino superior e no setor produtivo industrial, assim como está capacitado para realizar estudos avançados e executar projetos de pesquisa em modelagem matemática aplicada nas áreas de Matemática, Física, Engenharias, Ciências Agrárias, Ciências da Computação, entre outras. O estudante ao concluir o Curso de Mestrado recebe o título de Mestre em Modelagem Matemática, e o estudante que concluir o Curso de Doutorado recebe o título de Doutor em Modelagem Matemática. Destaca-se que ao longo destes 23 anos de existência, o PPGMM da UNIJUÍ tem contribuído de maneira destacada para a formação de recursos humanos na área da matemática, em nível de Pós-Graduação, na região Sul do Brasil. Neste período, foram formados no PPGMM 304 Mestres, a grande maioria atua, como docentes e pesquisadores, em Universidades da região onde a UNIJUÍ está inserida e do país, outros ainda atuam em empresas de base tecnológica.
Conforme Regimento do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática, Capítulo I, Artigo 2º, o Programa tem como objetivo fomentar e consolidar a pesquisa na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul capacitando profissionais para atuarem em áreas de pesquisa vinculadas à Matemática Aplicada, na qual a Interdisciplinaridade é utilizada como instrumento articulador e a Modelagem Matemática é usada como temática central e ferramenta para compreender e propor soluções para problemas regionais nas diversas áreas do conhecimento.
COORDENADOR: PAULO SÉRGIO SAUSEN
Coordenador: ANTONIO CARLOS VALDIERO
Período de realização da pesquisa: 01/03/2014 - 29/02/2020
O projeto de pesquisa "Inovação e Projeto de Máquinas Inteligentes" é um subprojeto do projeto institucional “Pesquisa em Mecatrônica orientada aos Desafios da Sociedade” que tem apoio do CNPq e trata do projeto de máquinas modernas para indústria, agricultura e área florestal, inclusive de máquinas para o fortalecimento da agricultura de base ecológica através do desenvolvimento de soluções mecanizadas apropriadas às propriedades.
Público-alvo: Pequenos produtores, Comunidade científica.
Agência Empresa Financiadora: CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
É um subprojeto do projeto “Pesquisa em Mecatrônica orientada aos Desafios da Sociedade” que tem como resultados a Pesquisa e o Desenvolvimento de máquinas modernas para indústria, agricultura e área florestal, inclusive de máquinas para o fortalecimento da agricultura de base ecológica, utilizando-se os conceitos da Agricultura de Precisão. A partir de demandas da comunidade regional, foram desenvolvidos protótipos de inovações em máquinas agrícolas. Foram produzidos 16 trabalhos científicos e tecnológicos, entre os quais 1 monografia de especialização em Engenharia Industrial, 3 capítulos de livro, 10 trabalhos em eventos (3 em eventos internacionais, 2 em nacionais e 5 em regionais), participação em bancas de pós-graduação stricto sensu (UNIJUÍ, UFRGS e UFSM) e reencaminhamento de um projeto de P&D aprovado num edital do FINEP (PROINFRA) com valor reajustado para 750 mil reais. Além de estudantes de mestrado e doutorado, contou-se com a participação de 2 bolsistas de graduação e um estudante de curso de especialização.
Coordenador: ANTONIO CARLOS VALDIERO
Período de realização da pesquisa: 01/01/2004 - 31/12/2019
A “Pesquisa em Mecatrônica orientada aos Desafios da Sociedade” é um macro projeto que trata da sinergia de conhecimentos científicos e tecnológicos de engenharia mecânica, eletroeletrônica e computação para o desenvolvimento de produtos e processos automáticos. Constitui-se em importante elo de ligação e fortalecimento entre o Curso de Engenharia Mecânica da UNIJUÍ, o Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática, os cursos de especialização e a sociedade.
Público-alvo: Comunidade científica, Estudantes.
Agências Empresas Financiadoras: CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FAPERGS - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS e FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos.
Os principais resultados obtidos foram soluções em modelagem matemática, mecatrônica e robótica para aplicações na indústria, na agricultura de precisão e em outros setores. Fortaleceu-se as ações de interação com os centros de excelência, onde se destaca a participação na equipe de um projeto de pesquisa aprovado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, EUA) e a visita realizada na Ryerson University na cidade de Toronto no Canadá durante o mês de julho de 2017, com o objetivo de conhecer a experiência canadense na sinergia entre ensino, pesquisa e extensão nas áreas de engenharia, empreendedorismo e inovação. Foram 28 trabalhos de pesquisa publicados em capítulos de livros e anais de eventos regionais, nacionais e internacionais, 3 dissertações de mestrado orientadas e concluídas; 2 monografias de especialização em Engenharia Industrial orientadas e concluídas, e 1 relatório final de iniciação científica do programa PIBIC/CNPq. Além disso, foram construídos 4 protótipos experimentais de subprojetos de pesquisa. O projeto “Pesquisa em Mecatrônica Orientada aos Desafios da Sociedade” teve recentemente recursos financeiros aprovados no Programa Pesquisador Gaúcho -PqG (EDITAL FAPERGS 02/2017).
Coordenador: ANTONIO CARLOS VALDIERO
Período de realização da pesquisa: 01/08/2005 - 31/12/2020
Trata do fortalecimento da agricultura familiar de base ecológica por meio da pesquisa e do desenvolvimento de soluções mecanizadas apropriadas às pequenas propriedades. Inicialmente buscou-se o desenvolvimento de soluções para a colheita de plantas medicinais e aromáticas cultivadas em Três Passos/RS, Vencedora do Prêmio Gerdau Melhores da Terra em 2008 na Categoria P&D – Profissional e nos anos seguintes tem-se desenvolvido módulos de conjuntos acessórios e a automatização de implementos.
Público-alvo: Pequenos produtores, Comunidades locais, Comunidade científica, Estudantes
Agência Empresa Financiadora: CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e FAPERGS - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS.
Os principais resultados obtidos foram na área de Agricultura de Precisão no programa de mestrado e doutorado em Modelagem Matemática, os quais resultaram na publicação de 2 capítulos de livro pela Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola. Foi desenvolvida e construída 1 bancada para testes de atuador pneumático do tipo cabo voltado para aplicação em uma Estufa agrícola robotizada do tipo Gantry. Contou-se com a participação de 1 bolsista de iniciação científica do Programa PIBIC/CNPq. Foram 14 trabalhos publicados no ano de 2017 em capítulos de livro, anais de eventos nacionais e internacionais e 1 relatório final de iniciação científica do programa PIBIC/CNPq. Participou-se de duas bancas avaliadoras, uma de mestrado e outra de doutorado, ambas no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFSM.
Coordenador: ANTONIO CARLOS VALDIERO
Período de realização da pesquisa: 01/01/2008 - 31/12/2018
Caracteriza-se como pesquisa científica, por envolver aspectos de modelagem matemática das dinâmicas não lineares presentes neste sistema, de controle, de simulação computacional e da validação experimental; mas também possui característica tecnológica referente ao desenvolvimento e à construção de um protótipo viável a empresas do setor metal-mecânico; assim como o caráter de inovação porque se propõe novas aplicações de robôs pneumáticos visando o aumento da qualidade e competitividade.
Público-alvo: Comunidades locais, Comunidade científica, Estudantes.
Agências Empresas Financiadoras: CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e FAPERGS - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS.
O principal resultado obtido em 2017 foi o projeto de uma estufa robotizada de estrutura mecânica do tipo Gantry, relacionada à pesquisa de uma estudante de doutorado, e a construção, modelagem matemática e validação experimental de um atuador pneumático especial do tipo cabo-polia. Publicou-se 12 trabalhos científicos em interação com outros projetos de pesquisa em eventos regionais, nacionais e internacionais. Contou-se com a participação de uma bolsista do programa PROBIC/FAPERGS.
Coordenador: MANUEL MARTIN PEREZ REIMBOLD
Período de realização da pesquisa: 01/01/2011 - 31/12/2018
Os MEMS (Micro Electro Mechanical Systems) são transdutores eletromecânicos de dimensões micro e nanométricas. As leis físicas que os regem tornam a utilização dos modelos matemáticos caixa branca impraticáveis. Portanto, o objetivo deste projeto é investigar técnicas de Identificação de Sistemas, de forma que estas permitam obter o modelo matemático que caracteriza o desempenho eficiente e eficaz de MEMS.
Público-alvo: Comunidade científica, Estudantes.
Entre os resultados obtidos na realização do projeto estão: Duas plataformas para medir o empuxo dos motores brushless que são utilizados na construção de quadricopteros; Uma plataforma tipo gangora para desenvolver e aplicar modelos matemáticos aos movimentos do quadricoptero como roll e yaw. Início da construção de um quadricoptero. Plataforma computacional para medir empuxo do quadricoptero.
Coordenador: CARLOS ALBERTO SIMÕES PIRES WAYHS
Período de realização da pesquisa: 29/02/2012 - 28/02/2019
Projeto de pesquisa que pretende avaliar o comportamento de solo argiloso laterítico de Ijuí para uso em bases e sub-bases em pavimentos econômicos como material natural ou em mistura com agregados miúdos (areia ou pó de pedra) ou com agregados graúdos (britas).
Público-alvo: Comunidades locais, Comunidade científica, Autoridade locais, Lideranças comunitárias.
No final de 2014 foram adquiridos equipamentos para execução de ensaios da metodologia MCT voltada para a classificação de solos para uso em obras geotécnicas, bem como para a escolha de solos ou misturas para uso em pavimentos econômicos. Com isso, o projeto teve um grande impulso ao dinamizar os vários subprojetos, que são: estudo de misturas de solo e britas; estudo de misturas de solo e areia; estudo de misturas de solo com areia industrial; estudo de solos arenosos finos lateríticos do noroeste do RS; estudo de misturas de solo e resíduo da construção civil miúdo; classificação MCT de solos do noroeste do RS. Este último subprojeto iniciou a criação de um banco de dados de solos da região noroeste do RS que já possibilita à comunidade técnica acadêmica e profissional a consulta para apoio em projetos de obras geotécnicas. Inseriu-se no ano de 2016 no projeto drenagem de pavimentos e estudo de aterros de solos reforçados com parâmetros de solo local. No ano de 2017 obteve-se três premiações, uma inclusive de reconhecimento nacional para representação do Brasil em evento internacional e extensa produção científica.
Coordenador: MAURO FONSECA RODRIGUES
Período de realização da pesquisa: 01/08/2014 - 03/12/2018
O projeto Avaliação da pós-ocupação na habitação de interesse social visa, através de diversas metodologias e ensaios, avaliar e propor melhorias na cidade de Santa Rosa/RS, beneficiando diretamente a população atingida, bem como sugerir inovações para esse tipo de empreendimento.
Público-alvo: Organizações/movimentos populares, Comunidades locais, Família, Comunidade científica, Lideranças comunitárias, Moradores de área de ocupação.
O projeto HIS mantém suas atividades e o NECS está se renovando com novos participantes. Neste ano, o projeto passou pela estruturação de sua pesquisa junto ao CEP da instituição. Assim, estão sendo emitidas análises para o questionário que é aplicado aos residentes das áreas sob análise da pesquisa. Nesse período, vários estudantes bolsistas e voluntários estão se formando no curso e cabe ressaltar seus currículos acadêmicos, que foram muito bem avaliados nas seleções de Mestrado a que se submeteram. Quatro já estão selecionados, com bolsa para cursar esta etapa e outros ainda estão aguardando retorno das instituições. Com essa saída, foi necessário renovar o quadro e novos estudantes estão entrando para o NECS de forma a continuar sua trajetória de estudos, pesquisas e aplicações do conhecimento de Engenharia Civil e Arquitetura nas Habitações de Interesse Social de Santa Rosa. Nesse foco, o trabalho atendeu cerca de 50 famílias diretamente nas análises de seus ambientes domiciliares e nas propostas de melhorias para estes. O projeto realizou várias publicações no período, indo desde o Salão do Conhecimento, passando por Congressos nacionais e chegando até Congressos Internacionais.
Coordenador: CARLOS ALBERTO SIMÕES PIRES WAYHS
Período de realização da pesquisa: 25/05/2014 - 24/05/2019
Projeto de pesquisa que pretende avaliar a capacidade de carga e recalque de solos residuais do noroeste do Rio Grande do Sul para uso em fundações através de ensaios de placa de acordo com a NBR-6489/1984. Pretende-se complementarmente comparar os resultados obtidos com os valores calculados pelos métodos semi-empíricos e teóricos de estimativa de carga e recalque.
Público-alvo: Comunidade científica.
Com a chegada do equipamento para realização do ensaio de placa em solos adquirido pela Instituição no final de agosto de 2014 possibilitou a programação efetiva do primeiro estudo do comportamento de carga e recalque de um solo da região noroeste do Rio Grande do Sul para uso em fundações, realizado ainda no ano de 2014. Foi escolhido um solo da cidade de Pinhal, cidade da região do Médio Uruguai, classificado como Cambissolo Háplico, segundo o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Já no ano de 2015 estudou-se três solos regionais: Coronel Barros, Santa Rosa e Ijuí; em 2016 solos de dois novos locais da cidade de Ijuí; e, em 2017, solos de Cruz Alta e Panambi. No primeiro semestre de 2017 o bolsista PET Felipe Kirchner apresentou TCC com tema do projeto e durante o ano de 2017 foram apresentados e publicados em anais de eventos diversos trabalhos.
Coordenador: DIORGES CARLOS LOPES
Período de realização da pesquisa: 22/08/2016 - 22/08/2019
Projeto de pesquisa que pretende avaliar o comportamento de resíduos da construção civil, resíduos de processos industriais e materiais alternativos, tais como agregados na produção de concretos e argamassas, e ainda como adições minerais e/ou substituição parcial do cimento Portland.
Público-alvo: Comunidades locais, Comunidade científica, Estudantes, Professores do Ensino Superior.
Com a doação de materiais por parte da Empresa Resicon de Santa Rosa, desenvolveu-se estudos sobre a substituição parcial de agregados naturais pelos reciclados tanto na produção de concretos quanto argamassas. Utilizou-se dosagens de resistências usuais da região de abrangência da UNIJUÍ para concretos e argamassas. Verificou-se a viabilidade técnica de utilização destes materiais alternativos através do desempenho mecânico. Com a utilização da Câmara de Carbonatação possibilitou-se estudos mais aprofundados que auxiliaram na publicação de trabalhos em congressos nacionais e internacionais, devido a se tratar de estudos que não se caracterizam como pesquisas de base e sim, em âmbito maior, colocando assim a UNIJUÍ em ascensão ainda maior no que tange a estudos em concretos e argamassas com materiais alternativos. Durante este período inicial do grupo, foram realizados trabalhos de conclusão de curso dos estudantes, na área de argamassas, Katia Botelho, Guilherme Moraes e Jocácio Casal e, em desenvolvimento de concretos, Giovanni dos Santos, Felipe Soares e Jéssica Carls. Dentre os resultados, pode-se destacar ainda o desenvolvimento de equipamentos e técnicas de laboratório com materiais originados de doações, o que possibilitou um avanço em número e qualidade de resultados de ensaios com os materiais em estudo.
Coordenadora: FABRICIA CARNEIRO ROOS FRANTZ
Período de realização da pesquisa: 01/08/2013 - 31/07/2018
Este projeto pretende explorar uma área emergente conhecida como Search-based Software Engineering, a qual busca aplicar modelos matemáticos e técnicas de otimização para resolver de forma automática problemas de tomada de decisão nos distintos campos da Engenharia de Software.
Público-alvo: Comunidade científica.
Obteve-se como resultado: formação de recursos humanos, realização de evento científico, publicação científica em capítulo de livro e anais de congressos internacionais, nacionais e locais e realização de pós-doutorado. Foram concluídas três dissertações de mestrado acadêmico e duas bolsas de iniciação científica. Quanto a realização de evento, o grupo de pesquisa organizou o V Seminário de Formação Científica e Tecnológica, evento local do grupo. Quanto às publicações científicas, relacionadas ao projeto, foram publicados três capítulos de livros, 4 artigos completos em anais de congressos, sendo 2 internacionais, um nacional e um local, e 2 resumos expandidos em evento local. Além disso, no contexto do projeto, a coordenadora realizou atividades de pós-doutorado na Universidade de Sevilha, Espanha.
Coordenador: SANDRO SAWICKI
Período de realização da pesquisa: 01/09/2013 - 31/12/2020
Este projeto está inserido no âmbito da linha de pesquisa Modelagem Computacional, Otimização e Controle de Sistemas, do Programa de Mestrado em Modelagem Matemática da UNIJUÍ, o qual agrega estudantes de graduação e de pós-graduação visando prover a formalização matemática da tecnologia de integração de aplicações Guaraná.
Público-alvo: Comunidade científica.
O GCA promoveu um Seminário de Formação Científica e Tecnológica (SFCT) em Ijuí. Participaram todos os bolsistas de Graduação e de Pós-Graduação do grupo, além dos estudantes de graduação e professores. O coordenador do projeto, professor Sandro Sawicki finalizou seu pós-doc no Instituto Politécnico de Leiria, Portugal, no tema relacionado ao projeto e subprojeto de pesquisa. A produção científica resultante do projeto envolve o subprojeto: Otimização Multiobjetivo Aplicada à Escolha de Planos e Provedores de Computação em Nuvem.
Coordenador: RAFAEL ZANCAN FRANTZ
Período de realização da pesquisa: 01/08/2014 - 31/12/2020
Este projeto está centrado em explorar o campo de Simulação de sistemas no contexto da Integração de Aplicações Empresariais, buscando assim fomentar o uso de técnicas e ferramentas de simulação para analisar o comportamento e identificar gargalos de performance em soluções de integração de aplicações, utilizando modelos de simulação de sistemas de eventos discretos.
Público-alvo: Comunidade científica.
Os resultados abrangem a formação de recursos humanos, a realização de eventos científicos e publicações científicas. No que tange a formação de recursos humanos, foram finalizadas quatro dissertações de mestrado acadêmico e duas bolsas de iniciação científica. Ainda, o grupo GCA recebeu a visita científica de um pesquisador estrangeiro da Pontificia Universidad Javeriana (Colombia). Quanto a realização de eventos científicos, o grupo GCA organizou a 5ª edição do Seminário de Formação Científica e Tecnológica (SFCT). Um pesquisador do grupo finalizou no mês de março de 2017 seu pós-doutorado junto ao Instituto Politécnico de Leiria (Portugal) e no mês de julho de 2017 dois outros iniciaram estágio pós-doutoral junto à Universidade de Sevilha (Espanha). O projeto teve ainda 11 publicações científicas.
Coordenadores: EDSON LUIZ PADOIN e ANA KARINA MORALES MACHADO
Período de realização da pesquisa: 01/07/2015 - 31/12/2018
Este projeto de pesquisa visa discutir e apresentar soluções quanto aos desafios atualmente enfrentados para a construção dos futuros sistemas ExaFLOPS. Além de contribuir na busca de melhores desempenhos em sistemas de larga escala, busca melhorar a eficiência energética destes sistemas por meio de balanceamento de carga e ajuste de frequência dos processadores, seja em arquiteturas homogêneas ou heterogêneas.
Público-alvo: Comunidade científica.
Os resultados alcançados foram submetidos e publicados em periódicos, conferências e em capítulo de livro. Estudos de balanceamento de carga foram desenvolvidos envolvendo a área de pesquisa e sistemas paralelos e consumo de energia, objeto do projeto.
Coordenadores: MAURO FONSECA RODRIGUES, GILSON ROGÉRIO BATISTA, MATEUS FELZKE SCHONARDIE e GIULIANO CRAUSS DARONCO
Período de realização da pesquisa: 13/05/2015 - 31/07/2018
As energias renováveis podem e devem formar a base de qualquer sistema de geração de energia elétrica. Os aspectos de sustentabilidade e ecologia não podem mais ficar de fora desta avaliação, pois impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas. Então, ao compor a matriz elétrica, é importante considerar o percentual de fontes renováveis contempladas. Para isso, faz-se necessário avaliar o potencial de todas as fontes disponíveis de forma a compor uma matriz diversificada e sustentável.
Pequenos produtores, Organizações/movimentos populares, Comunidades locais, Autoridade locais, Lideranças comunitárias.
A pesquisa produziu, em 2 anos, 5 publicações em congressos nacionais, 3 em internacionais e 15 monografias de graduação. Além das participações em congressos de iniciação científica da própria Universidade e outras da região. No atual semestre, segundo de 2017, estão sendo realizados mais 5 trabalhos de conclusão de curso. Evidencia que as revisões bibliográficas iniciais geraram um número maior de publicações a partir dos levantamentos executados. Após, esses dados foram trabalhados para ratificar os resultados do projeto. A fase final do projeto contemplará a compilação de toda essa produção para verificar, através de ferramentas de Engenharia Econômica (EHRLICH & MORAES, 2005) o nível de potencial possível de ser explorado em comparação com as hidrelétricas do Rio Uruguai. Com os dados apurados até o momento é possível concluir que o investimento em fontes renováveis, distintas das hidrelétricas, é viável tecnicamente e pode significar um aporte de recursos descentralizado, diversificando a matriz de geração de energia elétrica. Evita-se, com isso, a concentração de recursos em uma única obra de maior porte, como é o caso que envolve as hidrelétricas.
Coordenadora: ISABEL KOLTERMANN BATTISTI
Período de realização da pesquisa: 01/06/2015 - 31/12/2017
A temática central do presente projeto de pesquisa é a mediação em aulas de matemática que consideram a significação de conceitos matemáticos, de forma especial os do campo da geometria com tratamento vetorial, por estudantes em formação acadêmica profissional.
Público-alvo: Comunidade científica.
Os resultados da pesquisa e a necessidade em discutir a formação acadêmica de outros profissionais para além de engenheiros e considerando outros conceitos matemáticos, conduziram a direcionar a pesquisa para ações que analisassem a organização do ensino pelo professor. Para tanto, optou-se em contemplar aspectos que envolvessem o ensino e a aprendizagem em matemática na formação acadêmica profissional do arquiteto urbanista - por atuar como professora da disciplina Tópicos de Matemática, disciplina esta que faz parte do Programa curricular do Curso Arquitetura e Urbanismo, da UNIJUÍ. Um dos resultados se mostra na organização do ensino para a referida disciplina, cuja avaliação realizada pelos acadêmicos foi muito positiva. Os resultados da pesquisa e o ensino organizado pela pesquisadora/professora foi socializado com professores que, no próximo semestre, deverão atuar na disciplina Tópicos de Matemática, no Curso de Arquitetura e Urbanismo.
Coordenadora: CÁTIA MARIA NEHRING
Período de realização da pesquisa: 02/01/2017 - 04/12/2020
O presente projeto de pesquisa tem como pressuposto central a organização das pesquisas desenvolvidas pelos membros do Grupo de Pesquisa GEEM - Grupo de Estudos em Educação Matemática, tendo como líder do grupo, a coordenadora deste projeto. Com uma trajetória de mais de quinze anos, tem desenvolvido pesquisas no campo da Educação Matemática, considerando como temáticas a formação do professor e a aprendizagem e o ensino de conceitos matemáticos inerentes ao currículo, seja ele da educação básica ou do ensino superior. Os membros do grupo são estudantes das licenciaturas em matemática ou pedagogia, mestrandos e doutorandos do Programa Educação nas Ciências, ligados à Linha 1 - Formação de professores e desenvolvimento de currículo. A proposição de um projeto guarda-chuva tem por objetivo identificar avanços teóricos e contribuições das pesquisas desenvolvidas pelos membros do GEEM, considerando a triangulação de dados e uma meta análise, na perspectiva de novas teorizações à formação do professor de matemática e ao desenvolvimento do currículo de matemática da educação básica e ensino superior.
Os resultados do projeto de pesquisa se materializam em duas teses de doutorado defendidas, uma dissertação de mestrado e cinco artigos publicados em periódicos científicos e publicação de um capítulo de livro. Além disso, houve 11 apresentações de comunicações científicas em eventos, com respectivas publicações na forma de artigo completo. Conseguiu-se avançar em termos de entendimento dos conceitos matemáticos a serem trabalhados na educação superior, bem como novos entendimentos de saberes necessários à constituição do professor de matemática. Salienta-se a necessidade de enfrentar, na formação de professores para educação básica, os processos de ensinar e aprender como condição de sua profissão. Para isso, torna-se necessário romper com a ideia de que saber o conteúdo matemático é suficiente para ensinar matemática. Em relação ao professor da Educação Superior há uma necessidade de enfrentamento e significativa ações em relação a formação no exercício da profissão, considerando que não se tem uma formação inicial que enfoque este nível de ensino. Considerando os conceitos matemáticos que estruturam os currículos, tanto da Educação Básica quanto da Superior, é fundamental o entendimento dos mesmos a partir da epistemologia do conceito, da história e das questões didáticas e pedagógicas do mesmo, para que assim o professor consiga ser um gestor de currículo.
COORDENADOR: NELSON ADELAR TONIAZZO
Em reuniões do núcleo foram priorizados debates sobre a formulação do “novo” edital. Os projetos aprovados no departamento estão de acordo com as ações projetadas no PDI. Assim, entende-se que esse item também mereça uma reflexão maior.
Coordenador: PAULO ERNESTO SCORTEGAGNA
Período de realização: 21/07/2016 - 28/02/2017
Apresentação: Para fins do Edital VRPGPE nº 13/2016, o Projeto Ações Multidisciplinares: Construção de Soluções para o Desenvolvimento com Sustentabilidade e Cidadania – Operação “Tocantins” – 2017, foi apresentado ao Comitê de Extensão e Cultura da UNIJUÍ, para participar do Edital nº 57/2016 e representar a Instituição, na Operação “Tocantins”, de Janeiro/Fevereiro/2017, do Projeto Rondon, embasado na Política e Diretrizes de Extensão da UNIJUÍ e em acordo como normas do edital do Rondon.
Público-alvo: Crianças e adolescentes, Idosos, Mulheres, Associações, Pequenos Produtores, Portadores de deficiência, Negros e/ou quilombolas, Indígenas, Organizações/movimentos populares, Migrantes ou imigrantes, Comunidades locais, Família, Comunidade científica, Autoridade locais, Lideranças comunitárias, Moradores de área de ocupação, Outras ONGs, Estudantes.
Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim
Objetivos: Proporcionar processos educativos que contribuam para a construção de soluções para o desenvolvimento com sustentabilidade do município que irá atuar; Intervir com Ações educativas de caráter teórico/prático nas áreas do Conjunto de Ações B: “Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho”; Propiciar a formação cidadã e a prática multidisciplinar aos acadêmicos que participarem do Projeto; Construir conhecimentos a partir do compartilhamento de saberes e interação dialógica.
Resultados: Atingir o máximo possível de cidadãos do Município onde o Projeto irá atuar.
Produção de sistematizações teóricas na forma de Resumos Expandidos para o Salão do Conhecimento 2017 da UNIJUÍ.
Produção do relatório final para encaminhamento ao Ministério da Defesa/Projeto Rondon;
Produção de uma exposição Fotográfica sobre a operação Tocantins - Equipe Rondon - UNIJUÍ;
Produção de um documentário audiovisual sobre a operação Tocantins - Equipe Rondon - UNIJUÍ;
Produção de sistematizações teóricas na forma de Resumos Expandidos para o Salão do Conhecimento 2017 - UNIJUÍ;
Produção de artigos científicos para submissão em eventos na área de Extensão Universitária e Outros;
Apresentação dos resultados nas semanas acadêmicas dos Cursos envolvidos na Equipe do Projeto Rondon - UNIJUÍ.
Coordenadora: CLAUDIA PIVA
Período de realização: 31/12/2016 - 31/12/2017
Apresentação: A principal característica deste projeto é a relação entre as áreas de formação básica e as instituições de ensino: Escolas e Universidade. O foco das ações desenvolvidas está na construção, de forma colaborativa, de softwares e atividades educacionais que serão aplicadas em aulas de Matemática e disponibilizadas para todos os alunos e professores das redes de Ensino, na página do projeto. Estas ações podem também servir como aporte para algumas das proposições da Feira Regional de Matemática.
Público-alvo: Crianças e adolescentes, Estudantes.
Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim
Objetivos: Elaborar e implementar softwares educacionais que envolvam conceitos matemáticos; Desenvolver, executar e disponibilizar atividades de ensino de matemática, através do uso de tecnologias; Organizar e implementar a Feira Regional de Matemática; Otimizar o uso das tecnologias disponíveis aos alunos.
Resultados: As ações propostas no projeto DISEAM, para o ano de 2017, foram desenvolvidas com êxito. Abaixo uma síntese das principais ações e resultados obtidos.
Criação do Math Go, que é um jogo de perguntas e respostas, com questões selecionadas de vestibulares e ENEMs, quatro objetos educacionais: 1. A Estatística e Consumo de Energia Elétrica; 2. Média, Mediana e Moda com Medidas de Energia; 3. Desvio Padrão Aplicado ao Tratamento de Resíduos Sólidos; 4. Probabilidade e Estatística. Foram elaboradas e aplicadas quatro oficinas utilizando o software GeoGebra, oferecidas para estudantes dos cursos de graduação da UNIJUÍ e professores das redes de ensino. A organização e implementação a I Feira Regional de Matemática do Estado do Rio Grande do Sul, tendo uma excelente participação de expositores e visitantes. Foram apresentados 81 trabalhos nas diferentes modalidades da Feira e atingiu-se um público de aproximadamente 3.000 pessoas. No que tange as publicações, o projeto aprovou doze publicações no ano de 2017. Aquisição de alguns equipamentos, 08 computadores de mesa e 4 notebooks, 2 tablets, 1 câmera digital ,1 impressora e 2.000 tangrams.
DORNELES, Lecir Dalabrida; SPILIMBERGO, Angela Patricia Grajales; PIVA, C.; PADOIN, Edson Luiz; AVI, Peterson Cleyton; PEREIRA, Tânia Michel; JOHANN, D.; SILVA, José Paulo Medeiros da.; CORRENTE, A. E. A Extensão Universitária e a Formação Inicial e Continuada dos Sujeitos Envolvidos: um processo dialógico. In: Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Instituições Comunitárias de Educação Superior. FOREXT.1 ed. Itajaí: UNIVALI, 2017, v. 7, p. 1-15.
AVI, Emanueli B.; AVI, Peterson C.; DORNELES, Lecir Dalabrida; PIVA, C. Feira de Matemática no Rio Grande De Sul: Perspectivas e Desafios. In: VI Seminário Nacional de Avaliação e Gestão de Feiras de Matemática, 2017, Camboriú. VI Seminário Nacional de Avaliação e Gestão de Feiras de Matemática. 2017.
MAROSKI, M. W.; PIVA, C. A razão áurea em um caso de não congruência de triângulos. In: I Feira Regional de Matemática, 2017, Ijuí. I Feira Regional de Matemática, 2017.
MAROSKI, M. W.; DORNELES, Lecir Dalabrida; SPILIMBERGO, Angela Patricia Grajales; PIVA, C. Explorando a geometria fractal com o geogebra. In: VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2017, Canos. VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas: ULBRA, 2017.
NOVISKI, Nadine Friedrich; AVI, Peterson Cleyton; AVI, Emanueli Bandeira. O Histórico das Feiras de Matemática no Brasil e o Processo de Implementação da I Feira no Rio Grande do Sul. In: XVIII Jornada de Extensão, 2017, Ijuí. Salão do Conhecimento 2017 – UNIJUÍ. 2017.
MAROSKI, Marcelo Wachter; DORNELES, Lecir Dalabrida; PIVA, Claudia; SPILIMBERGO, A. Patricia Grajales. A matemática por trás do olhar da Mona Lisa. In: XVIII Jornada de Extensão, 2017, Ijuí. Salão do Conhecimento 2017 – UNIJUÍ. 2017.
DORNELES, Lecir Dalabrida; SPILIMBERGO, A. Patricia; PIVA Claudia; PADOIN, Edson Luiz; MENDONÇA, Barbara Gündel; PEREIRA, Tânia Michel. Desenvolvimento e implementação de software educacional para a área de matemática: um projeto interdisciplinar. In: XVIII Jornada de Extensão, 2017, Ijuí. Salão do Conhecimento 2017 – UNIJUÍ. 2017.
SILVA, Eduardo Cristiano Siqueira da, FISCHER, Rafael; PEREIRA, Tânia Michel. Criação de ilustrações e interface gráfica para softwares educativos na área de matemática. In: XVIII Jornada de Extensão, 2017, Ijuí. Salão do Conhecimento 2017 – UNIJUÍ. 2017.
PRANTE, A. C.; MAROSKI, M.; AVI, P. C.; PADOIN, Edson L. Desenvolvimento de uma aplicação para testes de conhecimento em matemática. In: XVIII Jornada de Extensão, 2017, Ijuí. Salão do Conhecimento 2017 – UNIJUÍ. 2017. p. 1-6.
RODRIGUES, Gean Carlo Machado; SILVA, José Paulo Medeiros; MENDONÇA, Barbara Gündel; JOHANN, Diane Meri Weiller. Identidade Visual para um Jogo Didático de Matemática. In: XVIII Jornada de Extensão, 2017, Ijuí. Salão do Conhecimento 2017 – UNIJUÍ. 2017.
PRANTE, A. C.; PADOIN, Edson L.; MENDONCA, B. G.; PIVA, C.; DALABRIDA, L. D.; CAVALHEIRO, M.; AVI, P. C. Implementação de jogo educacional para o estudo de matemática dos alunos do ensino médio na preparação para a prova do ENEM. In: Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia, 2017, Ijuí. CRICTE XXVIII - COMUNGTEC - TECH DAY. 2017. p. 1-6.
PADOIN, Edson L.; MAROSKI, M.; PRANTE, A. C.; AVI, P. C.; DALABRIDA, L. D.; PIVA, C. MATH GO. O jogo de matemática para preparação para o ENEM. In: Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica, 2017, Ijuí. MoEduCiTec 2017. 2017. p.1-5.
Coordenador: NELSON ADELAR TONIAZZO
Período de realização: 02/01/2017 - 29/12/2017
Apresentação:
Na busca de alternativas para promover a difusão e a popularização da Física para todos os segmentos da sociedade, para produzir, junto às pessoas, uma imagem mais atrativa desta ciência e para sugerir, aos profissionais do ensino, procedimentos metodológicos mais adequados para ensiná-la, desde 1997 está sendo desenvolvido, pelo Grupo de Ensino de Física da UNIJUÍ, o projeto “Física para Todos”.
Público-alvo: Crianças e adolescentes, Mulheres, Família, Comunidade científica, Estudantes.
Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim
Objetivos: Promover a difusão e a popularização da Ciência, em particular da Física, para alunos, professores e comunidade em geral visando contribuir para a educação científica, inclusão social e a educação para o trânsito; socializar procedimentos e resultados que vêm sendo alcançados para a sociedade científica brasileira e para a população em geral; interagir com setores da UNIJUÍ para articular a participação do projeto em atividades permanentes da instituição.
Resultados: Oficinas de Robóticas envolvendo 70 alunos e professores de 10 escolas de Ijuí, com certificação de 32 horas; Seis Exposições em quatro cidades da região de abrangência da UNIJUÍ - Ijuí, São Luiz Gonzaga, Três Passos e Panambi, com as temáticas Eletromagnetismo, Astronomia e Robótica. As exposições foram visitadas por mais de 1.500 alunos das escolas das redes de ensino das cidades onde foram realizadas; Oficinas de Robótica na Escola, envolvendo diretamente 192 alunos de nove escolas do ensino médio das redes pública e particular e um público muito maior quando das realizações das competições entre os alunos.
TONIAZZO, N. A.; BONADIMAN, H. Física para Todos: uma Trajetória de 20 Anos. In: Salão do Conhecimento UNIJUÍ 2017, 2017, Ijuí. Anais do Salão do Conhecimento 2017, UNIJUÍ, 2017.
KURSCHNER, V. N.; TONIAZZO, N. A.; JAPPE, M. R.; VENDRUSCOLO, B. P.; STAATS, A. J.; VIERA, L. A. B. Física para Todos: os Elementos de Programação no Desenvolvimento do Simulador Veicular. In: Salão do Conhecimento 2017. UNIJUÍ, 2017, Ijuí. Anais do Salão do Conhecimento 2017, UNIJUÍ, 2017.
BANDEIRA, G. L.; SILVA, J. P. M.; LIBARDONI, G.; TONIAZZO, N. A.; SANTOS, A. Z. Proposta de Simulador Veicular de Tempo de Reação. In: Salão do Conhecimento 2017 UNIJUÍ, 2017, Ijuí. Anais do Salão do Conhecimento, UNIJUÍ, 2017.
TONIAZZO, N. A.; JAPPE, M. R.; KURSCHNER, V. N.; VENDRUSCULO, B. P.; STAATS, A. J.; VIERA, L. A. B. Física para Todos: os Elementos de Design Gráfico no Desenvolvimento do Simulador Veicular. 1 Physics For All: The Elements Of Graphic Design In The Development Of Vehicle Simulator. In: Salão do Conhecimento 2017 UNIJUÍ, 2017, Ijuí. Salão do Conhecimento, 2017.
SALÃO DO CONHECIMENTO UNIJUÍ 2017: XVIII Jornada de Extensão. Física Para Todos: Relato da Estruturação da Ação de Robótica e Avaliação de Resultados Parciais.
COBENGE 2017: XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Oficina de Robótica como possibilidade de aproximação entre Escola e Universidade para a Construção de Conhecimentos Interdisciplinares. Joinville – SC.
CRICTE 2017: XXVIII Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia. Física para Todos: Oficinas de Robótica com Alunos do Ensino Médio das Escolas Públicas de Ijuí.
TONIAZZO, N. A.; BONADIMAN, H. Física para Todos: uma Trajetória de 20 Anos. In: Salão do Conhecimento UNIJUÍ 2017, 2017, Ijuí. Anais do Salão do Conhecimento 2017, UNIJUÍ, 2017.
KURSCHNER, V. N.; TONIAZZO, N. A.; JAPPE, M. R.; VENDRUSCOLO, B. P.; STAATS, A. J.; VIERA, L. A. B. Física para Todos: os Elementos de Programação no Desenvolvimento do Simulador Veicular. In: Salão do Conhecimento 2017 UNIJUÍ, 2017, Ijuí. Anais do Salão do Conhecimento 2017 UNIJUÍ, 2017.
BANDEIRA, G. L.; SILVA, J. P. M.; LIBARDONI, G.; TONIAZZO, N. A.; SANTOS, A. Z. Proposta de Simulador Veicular de Tempo de Reação. In: Salão do Conhecimento 2017 UNIJUÍ, 2017, Ijuí. Anais do Salão do Conhecimento UNIJUÍ 2017, 2017.
TONIAZZO, N.A.; JAPPE, M. R.; KURSCHNER, V. N.; VENDRUSCULO, B. P.; STAATS, A. J.; VIERA, L. A. B. Física para Todos: os Elementos de Design Gráfico no Desenvolvimento do Simulador Veicular 1 Physics For All: The Elements Of Graphic Design In The Development Of Vehicle Simulator. In: Salão do Conhecimento 2017 UNIJUÍ, 2017, Ijuí. Salão do Conhecimento, 2017.
Salão do Conhecimento UNIJUÍ 2017: XVIII Jornada de Extensão. Física para Todos: relato da Estruturação da Ação de Robótica e Avaliação de Resultados Parciais.
COBENGE 2017: XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Oficina de Robótica como possibilidade de Aproximação entre Escola e Universidade para a Construção de Conhecimentos Interdisciplinares. Joinville – SC.
CRICTE 2017: XXVIII Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia. Física para todos: Oficinas de Robótica com Alunos do Ensino Médio das Escolas Públicas de Ijuí
Coordenadora: DIANE MERI WEILLER JOHANN
Período de realização: 27/10/2016 - 27/10/2019
Apresentação: O projeto se caracteriza por ações multi e interdisciplinares entre as áreas do DCEEng e outros Departamentos que busquem a inovação tecnológica, solução em projetos civis, como também promover a socialização do saber e intercâmbio entre os estudantes, UNIJUÍ e comunidade, extrapolando a vivência da sala de aula e trabalhando a tríade ensino-pesquisa-extensão.
Público-alvo: Crianças e adolescentes, Idosos, Associações, Portadores de deficiência, Comunidades locais, Família, Moradores de área de ocupação, Estudantes.
Projeto de cunho e responsabilidade social: Não
Objetivos: Aplicar fundamentos das áreas do DCEEng de forma interdisciplinar no desenvolvimento de Tecnologias Assistivas, Tecnologias Ocupacionais, Capacitação Técnica e Atividades de Projetos Civis e Urbanísticos para atendimento, tratamento de pacientes e apoio técnico à sociedade.
Resultados: O Projeto Casa de Projetos do DCEEng está constituído a partir de três pilares, nas linhas de "Capacitação Estudantil em Segurança, Prevenção e Proteção Contra Incêndios", "Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas no Atendimento e Tratamento de Pacientes em Reabilitação" e "Desenvolvimento de projetos Arquitetônicos para pessoas de baixa renda (encaminhadas através do Escritório Modelo do Curso de Direito)" e, no decorrer do ano, a linha de "estudo em instalações e serviços em eletricidade". Também cabe mencionar que resultou em dois TCCs a partir do projeto.
JOHANN, D.; PEDROZO, E. C.; MEDEIROS, J. P.; SOARES, I. N.; RODRIGUES, M. F.; MENDONÇA GÜNDEL, B. Casa de Projetos do DCEEng: Conjunto de Ações Multidisciplinares. In: Salão de Conhecimento, 2017, Ijuí. XVIII Jornada de Extensão, 2017.
SCHEFFER, W. V.; JOHANN, D.; MENDONÇA GÜNDEL, B.; MEDEIROS, J. P.; GROSSMANN, F. W. Desenvolvimento de adaptador para portadores de hemiplegia espástica em membros superiores. In: Salão do Conhecimento, 2017, Ijuí. XVIII Jornada de Extensão, 2017.
MACHADO, Gean Carlo. JOHANN, D.; MENDONÇA GÜNDEL, B.; MEDEIROS, J. P.; GROSSMANN, F. W. Elaboração de vídeo sensorial para estímulos visuais e auditivos. CRICTE 2017.
RADUNS, Caroline Daiane; COMMANDEUR, Caroline Denardi; MORASKI, Mateus Eichkoff; MARQUES, Uilisson Giordan Figueiró. Projeto do sistema de iluminação de emergência aplicado ao Departamento de Ciências Exatas e Engenharias da UNIJUÍ. CRICTE 2017.
RADUNS, Caroline Daiane; JASKULSKI, Fernanda Maria; SILVA, Thalia Klein da. Aplicação da legislação referente a sinalização de orientação e salvamento em uma edificação de uso escolar. CRICTE 2017.
LANGNER, Cristiano; MORASKI, Mateus Eichkoff; RODRIGUES, Mauro Fonseca. Projeto de Placa de Circuito Eletrônico para Interface Computacional de uma Cabine de Tecnologia Assistiva. CRICTE 2017.
OLIVEIRA, Tarcísio Dorn de; SOARES, Igor Norbert; BEIER, Alifer Andrei Veber; AMARAL, Bibiana dos Santos; SILVA, Thamyris Scholles. Projeto de Extensão? Casa de Projetos?. CRICTE 2017.
08 e 09/02 - Auditório do DCEEng
Nº DE PARTICIPANTES: 60
Campus Panambi (EGM)
21/02 - Auditório Campus Panambi
Nº DE PARTICIPANTES: 150
Proferida pelo professor Dr. Rafael Rieder, da Universidade de Passo Fundo, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática (PPGMM)
UNIJUÍ - Auditório do DCEEng, Ijuí, 13/03/2017.
Nº DE PARTICIPANTES: 50
Proferida pelo professor Dr. Armando Miguel Awruch, no Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática (PPGMM)
UNIJUÍ – Auditório do DCEEng, Ijuí, 04/04/2017.
Nº DE PARTICIPANTES: 35
Ijuí, Salão de Atos Argemiro Jacob Brum – UNIJUÍ - 5 a 7 de Abril de 2017
Nº DE PARTICIPANTES: 302
05/05 - Laboratório de Matemática – 5º andar da Sede Acadêmica - Ijuí
Nº DE PARTICIPANTES: 25
UNIJUÍ – Auditório do DCEEng, Ijuí, 09 e 16/05/2017.
Nº DE PARTICIPANTES: 45
Auditório DCEEng, Ijuí, 11 de maio
Nº DE PARTICIPANTES: 100
Laboratório de Física, maio e junho
Nº DE PARTICIPANTES: 90
Apresentação dos Projetos de Tese dos estudantes da turma 2015, do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática (PPGMM)
UNIJUÍ – Auditório do DCEEng, Ijuí, 23/05/2017
Nº DE PARTICIPANTES: 35
Auditório do DCEEng, Ijuí, 14 de junho
Nº DE PARTICIPANTES: 100
Ginásio UNIJUÍ, Ijuí, 25 de agosto
Nº DE PARTICIPANTES: 3.000
Laboratório DCEEng – Santa Rosa – 29 e 30 de agosto
Nº DE PARTICIPANTES: 43
Auditório do DCEEng – Ijuí, 1º de agosto
Nº DE PARTICIPANTES: 120
Proferida pelo professor Antônio José da Silva Neto, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional - SBMAC e Presidente Adjunto da Câmara Temática de Engenharia, Tecnologia e Gestão, da Área Interdisciplinar da CAPES, no Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática (PPGMM)
UNIJUÍ – Auditório do DCEEng, Ijuí, 26/09/2017
Nº DE PARTICIPANTES: 50
Parque ExpoIjuí - Ijuí - 11 de outubro de 2017
Nº DE PARTICIPANTES: 56
Parque ExpoIjuí - Ijuí – 16, 17 e 18 de outubro de 2017
Nº DE PARTICIPANTES: 1.000
Parque de Exposições, Ijuí, 20 de outubro
Nº DE PARTICIPANTES: 50
UNIJUÍ – Auditório do DCEEng, Ijuí, 23/10/2017
Nº DE PARTICIPANTES: 30
Salão Azul - Campus e Sede Acadêmica, Ijuí, 13 e 14 de novembro
Nº DE PARTICIPANTES: 100
Campus, Ijuí, 15 de novembro
Nº DE PARTICIPANTES: 50
Campus, Ijuí, 15 de novembro
Nº DE PARTICIPANTES: 80
Ijuí, 15 de novembro de 2017
Nº DE PARTICIPANTES: 500
Ijuí, de 15 a 17 de novembro de 2017
Nº DE PARTICIPANTES: 800
Laboratório DCEEng – Ijuí - 16 e 17 novembro
Nº DE PARTICIPANTES: 43
Tape Porã, Santa Rosa – 19 de novembro
Nº DE PARTICIPANTES: 500
AUGUSTIN, Álvaro Ricardo. Aprimoramento de um sistema de controle digital em malha fechada para simulação de chuva a campo ou laboratório. MESTRADO. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 10/08/2017. Professor Orientador: Leonardo Nabaes Romano. Membros da Banca: Leonardo Nabaes Romano, Dr. Eng. Mec. (UFSM), (Presidente/Orientador) Antonio Carlos Valdiero, Dr. Eng. Mec. (UNIJUÍ) r Gilmar Fernando Vogel, Dr. Eng. Agr. (UFSM)
BOLGENHAGEN, Lenize. Centro de Integração ao Educando em Getúlio Vargas. Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo em 12/12/2017. Professor Orientador: Carasek, M. Membros da Banca: Alves, F. H.; Frandoloso, M. A. L.; e Legonde, C. K.
BORGES, Fábio Augusto Pires. Controle em cascata de um atuador hidráulico utilizando redes neurais. DOUTORADO. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 22/5/2017. Professor Orientador: Eduardo André Perondi (UFRGS). Membros da Banca: Edson Roberto De Pieri, Dr. Eng. Ele. (UFSC), Antonio Carlos Valdiero, Dr. Eng. Mec. (UNIJUÍ), Rafael A. C. Laranja, Dr. Eng. Mec. (UFRGS) e Mario R. Sobczyk Sobrinho, Dr. Eng. Mec. (UFRGS)
BROCK, Luís Henrique. Complexo Penal de Reabilitação para Jovens Adultos em Passo Fundo. Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo em 12/12/2017. Professor Orientador: Frandoloso, M. A. L. Membros da Banca: Alves, F. H.; Carasek, M.; e Legonde, C. K.
BRUSCHI, Camila Luiza. Turismo Rural - Hotel Fazenda em Gaurama. Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo em 11/12/2017. Professor Orientador: Kalil, R. M. L. Membros da Banca: Panisson, E; Fritsch, R; e Oliveira, T. D.
CANSIAN, Gabriela Germann da Silva; WINNER, Cansian. Centro de Tênis. Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo em 12/12/2017. Professor Orientador: Maurício Lago Magro. Membros da Banca: Josiane Koswoski, Luiz Carlos Barbieux Oliveira e Igor Norbert Soares.
DALBERTO, Luane. Centro de Cultura e Lazer em Marau/RS. Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo em 12/12/2017. Professor Orientador: Maurício Lago Magro. Membros da Banca: Josiane Koswoski, Luiz Carlos Barbieux Oliveira e Igor Norbert Soarese
DALL PRÁ, Camila. Hotel Fazenda Quinto Rancho em Marcelino Ramos. Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo em 12/12/2017. Professor Orientador: Mascaró, J. J. Membros da Banca: Gosch, L. R. M.; Huther, M. C.; e Legonde, C. K.
DENARDIN, Tainara Gabriela. Malala Casa de Estudantes em Passo Fundo. Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo em 12/12/2017. Professor Orientador: Gelpi, A. Membros da Banca: Alves, F. H.; Frandoloso, M. A. L.; e Legonde, C. K.
DIAZ, Alessandra. Parque Municipal em Não-Me-Toque. Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade De Passo Fundo, Passo Fundo Em 12/12/2017. Professor Orientador: Huther, M. C. Membros da Banca: Gelpi, A.; Gosch, L. R. M.; e Legonde, C. K.
FEIJÓ, Taiane Girardi. Complexo da Erva Mate em Palmeira das Missões. Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo em 12/12/2017. Professor Orientador: Gosch, L. R. M. Membros da Banca: Gelpi, A.; Huther, M. C.; e Legonde, C. K.
GRANDO, Dionatan Gassen. Complexo Sociocultural Antiga Serramalte. Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo em 12/12/2017. Professor Orientador: Frandoloso, M. A. L. Membros da Banca: Alves, F. H.; Carasek, M.; e Legonde, C. K.
GUEDINI, Daniela Favero. Centro Dia para Doenças Psicossociais. Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo em 12/12/2017. Professor Orientador: Juan José Mascaró. Membros da Banca: Josiane Koswoski, Mauricio Lago Magro e Igor Norbert Soares.
KRESSIN, Melina Sincas. Parque Linear na Via Férrea de Carazinho. Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo em 11/12/2017. Professor Orientador: Gosch, L. R. M. Membros da Banca: Scottá, Luciane; Kalil, R. M. L.; e Oliveira, T. D.
LIMA, Daniela. Hospital Dia Oncológico em Passo Fundo/RS. Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo em 29/06/2017. Professor Orientador: Meusel, P. R. Von. Membros da Banca: Oliveira, L. C. B.; Tramontini, A.; e Legonde, C. K.
LOCATELLI, Nathalie Schmidt. Parque da Cerveja nos Antigos Edifícios da Cervejaria Serramalte. Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo em 12/12/2017. Professor Orientador: Maurício Lago Magro. Membros da Banca: Josiane Koswoski, Luiz Carlos Barbieux Oliveira e Igor Norbert Soares.
MOGNON, Giovana. Unio. Centro de Sociabilização para Crianças e Idosos. Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo em 11/12/2017. Professor Orientador: Mascaró, J. J. Membros da Banca: Scottá, Luciane; Kalil, R. M. L.; e Oliveira, T. D.
MOSSMANN, Angelica. Complexo Cultural em Sarandi. Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo em 12/12/2017. Professor Orientador: Huther, M. C. Membros da Banca: Gelpi, A.; Gosch, L. R. M.; e Legonde, C. K.
NETA, Antinesca J. Pissolatto. Centro de Apoio e Tratamento Oncológico em Passo Fundo/RS. Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo em 29/06/2017. Professor Orientador: Meusel, P. R. Von. Membros da Banca: Oliveira, L. C. B.; Tramontini, A.; e Legonde, C. K.
PRETTO, Nelita. Núcleo de Suporte ao Familiar e ao Paciente com Câncer em Passo Fundo. Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo em 11/12/2017. Professor Orientador: Kalil, R. M. L. Membros da Banca: Panisson, E; Fritsch, R; e Oliveira, T. D.
RIBEIRO, Odinei. Centro de Convívio Comercial em Marau/RS. Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo em 29/06/2017. Professor Orientador: TRAMONTINI, A. Membros da Banca: OLIVEIRA, L. C. B.; MEUSEL, P. R. Von; e LEGONDE, C. K.
RIEDEL, Silvana. Clínica de Reabilitação Motora em Passo Fundo. Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo em 11/12/2017. Professor Orientador: Panisson, E. Membros da Banca: Kalil, R. M. L.; Fritsch, R.; e Oliveira, T. D.
SANTOS, César Gabriel dos. Sistematização de conhecimento para qualificação de pontas aspersoras para simuladores de chuva. DOUTORADO. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 15/12/2017. Professor Orientador: Leonardo Nabaes Romano. Membros da Banca: Leonardo Nabaes Romano, Dr. Eng. Mec. (UFSM), (Presidente/Orientador), Antonio Carlos Valdiero, Dr. Eng. Mec. (UNIJUÍ) Alexandre Russini, Dr. Eng. Agr. (UNIPAMPA), Alexandre Aparecido Buenos, Dr. Eng. Mec. (UFSM) e Saul Azzolin Bonaldo, Dr. Eng. Agr. (UFSM)
WEBBER, Fernanda Carla. Revitalização do Hospital São Roque de Getúlio Vargas/RS. Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo em 29/06/2017. Professor Orientador: Meusel, P. R. Von. Membros da Banca: Oliveira, L. C. B.; Tramontini, A.; e Legonde, C. K.
ZIMMERMANN, Patricia. Turismo Rural: Hotel Fazenda em Gaurama. Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo em 11/12/2017. Professor Orientador: Kalil, R. M. L. Membros da Banca: Scottá, Luciane; Gosch, L. R. M; e Oliveira, T. D.
RESPONSÁVEIS: Barbara Gündel Mendonça (Coordenadora) e Bruna Altmayer Moura (Técnica-Administrativa)
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
a) Serviços prestados para o DCEEng:
b) Serviços prestados para o Curso de Design:
c) Serviços prestados para a UNIJUÍ:
d) Serviços prestados para a Comunidade Externa:
Atendimento às diversas demandas do curso, departamento e instituição, prestando serviços relacionados à assessoria técnica, consultoria técnica e desenvolvimento de projetos relativos às áreas de atuação do design. Além disso, oportunizou a realização de estágios não obrigatórios e estágios supervisionados para estudantes do curso.
PÚBLICO-ALVO: Comunidade científica; Estudantes – 150.
RESPONSÁVEIS: Carlos A.S.P. Wayhs; Lucas Fernando Krug; Luiz Irineu Donato
Laboratório de Blocos e Pisos de Concreto; Laboratório Cerâmico; Laboratório de Geotécnica; Laboratório de Pavimentação; Laboratório de Ensaios Especiais; e Laboratório de Concreto.
Nestes laboratórios realizam-se atividades práticas de ensino das disciplinas do curso de Engenharia Civil, focadas nas áreas de Materiais de Construção Civil, Mecânica dos Solos e de Pavimentação, bem como para o desenvolvimento de trabalhos práticos avaliativos. Além disso, o LEC realiza mensalmente a prestação de serviço para diversas empresas do setor da construção civil, destacando-se, principalmente, os ensaios relacionados ao controle tecnológico do concreto.
No ano de 2017 foram ministradas todas as aulas práticas de ensino das disciplinas de Materiais de Construção I e II, Mecânica dos Solos I e II, Rodovias I, II e III, dentre outras. Além disso, realizou-se a prestação de serviços para 25 empresas da região de Ijuí.
PÚBLICO-ALVO: Estudantes – 200; Empresas Externas – 25; Comunidades locais.
RESPONSÁVEIS: Diorges Carlos Lopes e Marcos Tres
Nestes laboratórios realizam-se atividades práticas de ensino das disciplinas do Curso de Engenharia Civil, focadas nas áreas de materiais de construção civil, mecânica dos solos e de pavimentação, bem como para o desenvolvimento de trabalhos práticos avaliativos, pesquisas e TCCs. Além disso, o LEC realiza prestação de serviço para diversas empresas do setor da construção civil, destacando-se, principalmente, os ensaios relacionados ao controle tecnológico do concreto, solos, pavimentação e materiais cerâmicos
No ano de 2017 o Laboratório de Engenharia Civil realizou diversas atividades, dentre as quais estão aulas práticas de ensino das disciplinas de: Materiais de Construção I e II, Construção Civil I, Mecânica dos Solos I e II, Topografia I e II, Rodovias II, Sistemas Prediais II, Geologia Aplicada à Engenharia.
Também foram realizados diversos trabalhos acadêmicos em laboratório, pesquisa científica, trabalho de conclusão de curso;
Foram desenvolvidos 18 TCCs, sete pesquisas científicas e na prestação de serviço foram realizados 3.125 ensaios.
Realizou-se prestação de serviços na área de: concreto, argamassa, materiais cerâmicos, solos e pavimentação. Foram desenvolvidos ensaios como: dosagem experimental de concreto, caracterização de agregados, ruptura de corpos de prova, ruptura de bloco cerâmico estrutural, esclerometria, absorção, compactação de solo, tração por compressão diametral de concreto, resistência à compressão de bloco intertravado, teor de betume e análise granulométrica de Cbuq.
Além disso, realizou-se a prestação de serviços para 18 empresas da região de Santa Rosa, totalizando 3.028 rupturas de peças de concreto, acréscimo de 89% em relação a 2016.
Importante destacar que se obteve uma receita em prestação de serviço de R$ 51.028,00, acréscimo de 155% em relação a 2016.
PÚBLICO-ALVO: Estudantes – 180; Empresas Externas – 10; Comunidades locais.
RESPONSÁVEL: Claudia Piva
Desenvolvimento de oficinas com escolas da rede pública e privada de diversos municípios da região; participação na Feira de Matemática no ano de 2017; participação no Profissional do Futuro - Campi Ijuí e Santa Rosa; organização do ambiente; formação de professor da rede municipal; participação do Salão do Conhecimento; participação de eventos com produção de artigos de estudantes, dentre outras atividades.
A partir do desenvolvimento e participação de diversas atividades o Laboratório de Ensino de Matemática pôde ser apresentado para várias escolas. E a importância deste lugar para o curso de Matemática e para os estudantes do curso contribui muito para a formação acadêmica de todos que estão envolvidos.
As atividades executadas pela estagiária do Laboratório contribuíram muito na formação da mesma, pessoal e profissionalmente.
PÚBLICO-ALVO: Crianças e adolescentes, Comunidades locais, Comunidade científica e Estudantes.
Número total de atendimentos: 200
RESPONSÁVEL: Pedro Afonso Schmidt
Durante o ano de 2017 foram atendidas em torno de 31 turmas de estudantes de graduação de diversos cursos da universidade. As atividades experimentais desenvolvidas foram basicamente relacionadas a experimentos envolvendo tópicos de física geral, mecânica, eletricidade, calor, fluídos, óptica.
Foram atendidas também turmas do ensino básico e médio da EFA e outras escolas das redes de ensino. Também foram produzidas melhorias/adaptações do roteiro de atividades experimentais relacionados às disciplinas de Física I, II e III, do NCT – DCEEng. Nesse trabalho, os experimentos foram construídos e testados no âmbito do laboratório. Também foi dado apoio técnico ao projeto Física para Todos e ao Laboratório de Medidas Físicas do Programa Stricto Sensu.
Houve ainda a reestruturação dos laboratórios de Física visando uma melhor dinâmica no atendimento das aulas.
Realizou com êxito as atividades experimentais contribuindo para que o processo de ensino e aprendizagem fosse mais eficaz.
PÚBLICO-ALVO: 10.000 estudantes (de graduação, da educação básica e comunidade em geral).
Área de avaliação (Qualis Capes): Interdisciplinar
A1 - PEIXOTO, E. et al. Analysis of zero field and field cooled magnetization curves of CoFe 2 O 4 nanoparticles with a T -dependence on the magnetization saturation. Journal of Alloys And Compounds, [S.l.], v. 721, p. 525-530, 2017.
A2 - COSTA, J. S. P. et al. Single and fractioned supply of nitrogen in wheat productivity. International Journal of Development Research, [S.l.], v. 7, p. 13055-13061, 2017.
A2 - KHATCHATOURIAN, Oleg A. et al. Models to predict the thermal state of rice stored in aerated vertical silos. Biosystems Engineering, [S.l.], v. 161, p. 14-23, 2017.
A2 - MAMANN, A. T. W. et al. The combination of hidrogel and nitrogen in wheat grain productivity. International Journal of Development Research, [S.l.], v. 7, p. 13088-13094, 2017.
A2 - OSMAR, Bruneslau Scremin et al. Nitrogen and hydrogel combination in oat grains productivity. International Journal of Development Research, [S.l.], v. 7, p. 13896-13903, 2017.
A2 - TRAUTMANN, A. P. B. et al. A proposal of simulation of wheat grain productivity by nitrogen and meteorological elements. International Journal Of Development Research, [S.l.], v. 7, p. 13985-13992, 2017.
B1 - BRONDANI, M. F. et al. Battery Model Parameters Estimation Using Simulated Annealing. TEMA: Tendências em Matemática Aplicada e Computacional, São Carlos, v. 18, p. 127-137, 2017.
B1 - BRONDANI, M. F. et al. Parameter estimation of lithium ion polymer battery mathematical model using genetic algorithm. Computational & Applied Mathematics, [S.l.], p. 1-18, 2017.
B1 – KRYSCZUN, D. K. et al. Growth regulator on oat yield indicators. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v. 12, p. 828-833, 2017.
B1 - LEAL, G. et al. Impact of high N <sub>2</sub> flow ratio on the chemical and morphological characteristics of sputtered N-DLC films. Surface And Interface Analysis, [S.l.], v. 49, p. 99-106, 2017.
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OLIVEIRA, T. D. (Org.). Educação, espaço construído e tecnologias: reflexões, desafios e perspectivas. Curitiba: CRV, 2017. 425 p. v. 2.
Capítulos de livros publicados
BATTISTI, Isabel Koltermann; NEHRING, Cátia Maria. A organização do ensino da disciplina de tópicos de matemática de um curso de arquitetura e urbanismo. In: OLIVEIRA, Tarcísio Dorn de (Org.). Educação, espaço construído e tecnologias: reflexões, desafios e perspectivas. Curitiba: CRV, 2017. p. 23-34. v. 1.
BINELO, M. F. B. et al. Battery Charge and Discharge Behavior Prediction Using Electric Mathematical Models. In: (Org.). Advances in Mathematics Research. New York: Nova Science Publishers, 2017. p. 120-150. v. 23.
PEREIRA, Fernanda da Cunha; SEHNEM, Nicole Teixeira; HICKERT, Lilian Raquel. Uma abordagem sobre etanol de segunda geração. In: OLIVEIRA, Tarcísio Dorn de (Org.). Educação, espaço construído e tecnologias: reflexões, desafios e perspectivas. Curitiba: CRV, 2017. p. 21-424. v. 2.
DARONCO, G. C. et al. Um sistema híbrido eólico fotovoltaico para suprimento de energia a uma estação de tratamento de esgotos em Alto Alegre, no Rio Grande Do Sul. In: OLIVEIRA, Tarcísio Dorn De (Org.). Educação, espaço construído e tecnologias: reflexões, desafios e perspectivas. Curitiba: CRV, 2017. p. 371-388. v. 1.
DARONCO, G. C. et al. Wetlands: uma solução sustentável para o tratamento de esgotos. In: PINTO, Mauricio; JIMENA, Estrella; GENNARI, Alejandro (Org.). Agua y Sociedad. Buenos Aires: Lajouane, 2017. p. 37-70. v. 1.
DORNELES, Lecir Dalabrida et al. A extensão universitária e a formação básica e continuada dos sujeitos envolvidos: um processo dialógico. In: SANTOS, Pédro Floriano dos (Org.). Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Instituições Comunitárias de Educação Superior FOREXT. Itajaí: Ed. da UNIVALI, 2017. p. 1-15. v. 7.
ECHEVERRIA, J. A. S.; HERMES, T. B.; SPECHT, L. P. Avaliação pós-ocupação e valor percebido pelo usuário um estudo de caso em uma habitação de Interesse social em Ijuí/RS. In: OLIVEIRA, Tarcísio Dorn de (Org.). Educação, espaço construído e tecnologias: reflexões, desafios e perspectivas. Curitiba: CRV, 2017. p. 143-152. v. 1.
ECHEVERRIA, J. A. S.; HERMES, T. B.; SPECHT, L. P. Reciclagem de material fresado como camada estrutural de pavimento de faixa adicional. In: OLIVEIRA, Tarcísio Dorn de (Org.). Educação, espaço construído e tecnologias: reflexões, desafios e perspectivas. Curitiba: CRV, 2017. p. 330-344. v. 1.
ECHEVERRIA, J. A. S.; SILVA, C. F. S. C. E.. Uso de fresado asfáltico como material de base para pavimentos flexíveis. In: OLIVEIRA, Tarcísio Dorn de (Org.). Educação, espaço construído e tecnologias: reflexões, desafios e perspectivas. Curitiba: CRV, 2017. p. 321-328. v. 1.
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JOHANN, D.; SCHEMMER, F. M. Sentir para ver: desenvolvimento de um jardim sensorial com base na acessibilidade e design inclusivo. In: OLIVEIRA, Tarcísio Dorn de (Org.). Educação, Eespaço construído e tecnologias: reflexões, desafios e perspectivas. Curitiba: CRV, 2017. p. 215-227. v. 1.
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KRAISIG, A. R. et al. Modelagem matemática de tratamento térmico: nitretação por plasma. In: Tarcisio Dorn de Oliveira (Org.). OLIVEIRA, Tarcísio Dorn de (Org.). Educação, espaço construído e tecnologias: reflexões, desafios e perspectivas. Curitiba: CRV, 2017. p. 273-281. v. 1.
KRUG, Lucas Fernando et al. Análise do comportamento do concreto com adição da fibra proveniente da recauchutagem do pneu. In: OLIVEIRA, Tarcísio Dorn de (Org.). Educação, eespaço construído e tecnologias: reflexões, desafios e perspectivas. Curitiba: CRV, 2017. p. 327-338. v. 2.
KRUG, Lucas Fernando et al. Uso de RCC como substituição parcial ao agregado graúdo e miúdo na produção de concretos com vista ao desempenho mecânico e durabilidade. In: OLIVEIRA, Tarcísio Dorn de (Org.). Educação, Eespaço construído e tecnologias: reflexões, desafios e perspectivas. Curitiba: CRV, 2017. p. 395-410. v. 2.
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