2.1.3.10. COORDENADORIA FINANCEIRA

Download .doc Download .pdf
Voltar

Gerente: Roberto Montagner Büron

Chefe da Central de Atendimento ao Aluno - CAA:Sandro Bueno

A Coordenadoria Financeira é um órgão estratégico de apoio na gestão financeira da FIDENE, gerenciando recursos, prestando informações qualificadas, confiáveis e úteis para a tomada de decisões da Instituição, coordenando, supervisionando, orientando e controlando os recursos, informações econômico-financeiras, prestando atendimento às demandas financeiras dos estudantes, gerenciando programas de benefícios e financiamentos educacionais.

Em 2017 a Coordenadoria avançou no equilíbrio financeiro da Instituição. Juntamente com a Reitoria foram desenvolvidas diversas ações em busca do equilíbrio entre entradas e saídas de caixa e a manutenção da regularidade fiscal, gerenciando o fluxo de caixa sem necessidade de novas captações no mercado financeiro, o que também gerou economia de encargos financeiros no ano.

Manter a regularidade fiscal para manter o ciclo de recebimento de recursos do FIES, não captar recursos no mercado financeiro para cobertura do fluxo de caixa e reduzir o quadro de dívidas e consequentemente os custos financeiros são os principais objetivos para os próximos períodos.

A Coordenadoria Financeira mantém-se inserida no Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Estratégico da FIDENE já iniciado em 2012, focando principalmente os projetos que promovam o desenvolvimento financeiro e econômico da Instituição.


NÚCLEO DE TESOURARIA

No ano de 2017 o Núcleo de Tesouraria deu continuidade a suas atividades de gestão financeira da Instituição, gerenciando o contas a pagar, o contas a receber, as contas de mútuo de funcionários, bem como todo o ciclo de entradas e saídas de recursos da Instituição. Durante o ano de 2017 foi possível manter a adimplência com o sistema financeiro, compromissos trabalhistas e contingenciamento do conjunto de fornecedores.

Principais Atividades Desenvolvidas no Núcleo de Tesouraria:


CENTRAL DE ATENDIMENTO AO ALUNO

A Central de Atendimento ao Aluno - CAA é um núcleo vinculado à Coordenadoria Financeira e entrou em funcionamento em abril de 2010, objetivando qualificar o atendimento ao estudante.

A CAA possui o atendimento virtual, sendo constituída de atendimento telefônico, e-mail e o chat UNIJUÍ, esta estrutura qualifica o atendimento ao estudante e constituiu mais uma alternativa de atendimento diferenciado, já que se mantém em funcionamento contínuo, das 8 às 22h30min, sem intervalos.

As principais demandas de atendimento para a CAA continuam sendo bolsas e benefícios educacionais, podendo ser destacados os programas governamentais como Fies e ProUni, que demandam um grande volume de atendimento e contatos com estudantes no ano. No ano de 2017 a UNIJUÍ gerenciou as seguintes bolsas e financiamentos educacionais:

Programas Estudantes que utilizaram os Programas
1º semestre 2º semestre
ProUni – Programa Universidade para Todos 1.118 1.094
FIES – Fundo de Financiamento Estudantil 2.470 2.347
CREDIUNIJUÍ 0 34

A oferta de bolsas do ProUni, que faz parte da comprovação da filantropia da instituição, teve a seguinte oferta de bolsas: no primeiro semestre de 2017 foram ofertadas e preenchidas 138 bolsas integrais do ProUni, no segundo semestre de 2017 foram ofertadas e preenchidas 60 bolsas integrais do ProUni.

A oferta do financiamento estudantil do FIES no ano de 2017 foi distribuída da seguinte forma: no primeiro semestre de 2017 foram ofertadas 229 vagas, e efetivados 232 novos contratos do FIES; no segundo semestre de 2017 foram ofertadas 106 vagas e efetivados 104 novos contratos.

Como principais atividades desenvolvidas, destacam-se: