2.1.3.6. Assessoria Jurídica e de Legislação e Normas

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Coordenador: Lauro Antônio Pasche

A Assessoria Jurídica e de Legislação e Normas é um órgão suplementar, adscrito à Presidência da FIDENE e à Reitoria da UNIJUÍ.

Tem como atribuições assessorar todos os setores da Instituição em assuntos de natureza jurídica; fazer a interpretação de legislação a ser seguida em suas áreas de atuação; elaborar estudos, emitir pareceres e preparar informações; assistir a Direção da Instituição no controle interno da legalidade administrativa dos atos praticados ou já efetivados, e daqueles oriundos de órgão ou colegiado interno; elaborar e examinar textos de edital, contratos, convênios ou instrumentos congêneres a serem celebrados; examinar ordens e sentenças judiciais e acompanhar seu exato cumprimento.

As atividades desenvolvidas pela Assessoria Jurídica e de Legislação e Normas podem ser divididas em dois blocos.

Num primeiro bloco são elencadas as atividades desenvolvidas na parte jurídica em geral, que são as seguintes: assessoria jurídica preventiva; elaboração e análise de contratos e distratos, editais, convênios, pareceres, resoluções, portarias e outros atos normativos; acompanhamento de processos judiciais e extrajudiciais; encaminhamento e acompanhamento na tramitação de processos e documentos de professores-visitantes estrangeiros; assessoria e orientação jurídica aos diversos setores da instituição, tais como: Secretaria Acadêmica, Coordenadoria de Recursos Humanos, Coordenadoria Financeira, Coordenadora Patrimonial e Departamentos Universitários; Reitoria e mantidas da FIDENE.

Num segundo bloco são elencadas as atividades desenvolvidas, mais especificamente, na área educacional de Legislação e Normas, quais sejam: análise, do ponto de vista legal e jurídico, dos seguintes processos: projetos de criação e implantação de Cursos de Graduação, de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu; modificações nas propostas de cursos, quanto a currículo, semestralização, sistema de pré-requisitos, etc; elaboração e análise de Regimentos de Trabalho de Conclusão de Curso e/ou Estágios dos diversos cursos; elaboração de pareceres, portarias, resoluções, despachos, em nível da Reitoria e Conselhos Superiores; assessoria na área da legislação educacional à Reitoria, aos diversos Departamentos da Universidade, bem como aos setores, com ênfase à Secretaria Acadêmica e à mantida Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA.

1. Principais Atividades Desenvolvidas na Assessoria Jurídica e de Legislação e Normas

2. Participação em Eventos e Outras Atividades em 2017

Evento/Atividade Tipo Número de Participantes Promoção/Local Carga Horária
A Reforma Trabalhista e Previdenciária/A Reforma Trabalhista O 1 Auditório 6 horas
Capacitação de fiscais para o Vestibular de Inverno 2017 T 1 Sala do Vestibular 2 horas
Treinamento sobre a utilização do Serviço Central de Proteção ao Crédito T 1 Auditório da ACI Ijuí/RS 3 horas
Palestra "Da Luta eu não Fujo - a força das mulheres na sociedade" O 2 Salão Azul 3 horas
Palestra Volta às Aulas 2017 - 60 anos em 60 minutos O 3 Salão de Atos Reitoria/CMKT 3 horas
Dia do Profissional da Educação O 4 Programa Sinergia Salão de Atos 3 horas
Cerimônia alusiva aos 60 anos de Ensino Superior O 3 Salão de Atos 3 horas
Cuidados posturais nas diferentes atividades cotidianas O 2 SIPAT 3 horas
A inclusão na Universidade: Experiências e Práticas O 3 SIPAT 3 horas
Campanha de Vestibular de Verão UNIJUÍ 2018 O 6 CMKT 3 horas
Curso de leitura em língua estrangeira – espanhol C 2 Sala B6 20 horas
Formação – reunião de avaliação do Programa APRIMORA T 3 Sala D6/7 3 horas
Teatro da Fábula ao Real Seja Racional O 4 SIPAT/Salão de Atos 3 horas
Como Manter a Saúde do seu Coração O 2 Salão Azul 2 horas
Prevenção do Câncer de Pele e Medidas de Fotoproteção O 5 Salão Azul 1 horas
Curso de Libras – Módulo básico/intermediário/conversação – segunda turma 2017 C 1 Sala M/4 4 horas
Encontro de Agentes Ambientais O 2 Prédio H 2 horas
Reunião SINDIMAN O 1 SINDIMAN/Porto Alegre 4 horas
Reunião SINDIMAN O 1 SINDIMAN/Porto Alegre 4 horas
Reunião SINDIMAN O 1 SINDIMAN/Porto Alegre 4 horas
Reunião SINDIMAN O 1 SINDIMAN/Porto Alegre 4 horas
Reunião SINDIMAN O 1 SINDIMAN/Porto Alegre 4 horas
Reunião SINDIMAN O 1 SINDIMAN/Porto Alegre 4 horas
Reunião SINDIMAN O 1 SINDIMAN/Porto Alegre 4 horas
Reunião SINDIMAN O 1 SINDIMAN/Porto Alegre 4 horas
Reunião SINDIMAN O 1 SINDIMAN/Lajeado 4 horas
Reunião SINDIMAN O 1 SINDIMAN/Passo Fundo 4 horas
Reunião COMUNG – Filantropia O 1 COMUNG – Lajeado/RS 8 horas
Formação para Gestores – Comunicação Não Violenta S 2 Centro de Eventos 8 horas
Palestra e-Social UNIJUÍ O 1 Salão Azul 2 horas
Fórum De Gerentes O 1 Sala de Aula 2h30min
Evento Institucional – Dia do Profissional da Educação O 1 Salão Azul 3 horas
Evento Institucional – SIPAT 2017 Ijuí – Relações Interpessoais O 2 Salão Azul 3 horas
Reunião sobre Plano de Saúde O 2 Salão de Atos 2 horas
Fórum de Gestão do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Instituições Comunitárias de Educação Superior no RS – Reforma Trabalhista e Negociações Coletivas 2018 O 1 SINDIMAN Universidade La Salle – Canoas/RS 8 horas
Formação: apresentação dos setores O 1 Sinergia 1 hora
Qualidade em Serviços C 1 FGV online 15 horas
Capacitação para Guias do Profissional do Futuro 2017 O 1 CMKT/UNIJUÍ 2 horas
Guia do Profissional do Futuro 2017 O 1 CMKT/UNIJUÍ 3 horas
Ministrante de Cursos C 1 Programa Sinergia/UNIJUÍ 3 horas
Fiscal de provas O 1 UNIJUÍ – Ijuí/RS 5 horas
Fiscal de prova – Vestibular de Inverno O 1 UNIJUÍ – Ijuí/RS 3 horas
Escala de Matrícula O 1 UNIJUÍ – Ijuí/RS 4 horas
Capacitação sobre Atas e Documentos Oficiais T 1 NDRH/UNIJUÍ – Ijuí/RS 3 horas
Salão do Conhecimento O 1 VRG – Ijuí/RS 20 horas

S - Seminário C - Curso T - Treinamento O - Outros

NÚCLEO DE COBRANÇAS

Vinculado à Assessoria Jurídica e de Legislação e Normas a partir de abril de 2008, tem como principais atribuições: efetivar a cobrança administrativa (escrita) de débitos relativos a mensalidades escolares de estudantes ativos e inativos de cursos de graduação, de pós-graduação, EFA e Cursos Técnicos, contratos de confissão de dívidas, acordos judiciais, fundo rotativo, MPE, notas fiscais, contratos de aluguéis e de prestação de serviço.

As atividades do Núcleo de Cobranças podem ser resumidas em: análise da conta corrente, contratos e históricos dos estudantes, elaboração das notificações, envio das mesmas e controle do retorno, registro dos devedores no SPC e/ou SERASA, baixa dos registros junto ao SPC/SERASA, controle dos cadastros de negativação, organização de material e encaminhamento de débitos para cobrança judicial, negociação direta com os devedores pessoalmente, por telefone e e-mail, suporte aos colegas das CAAs dos outros Campi nas negociações de débitos em cobrança, confecção de contratos de confissão de dívidas.

No ano de 2014 houve reformulação do quadro funcional do Núcleo de Cobranças, passando a contar com apenas 04 colaboradores na cobrança administrativa, tendo sido transferidos 02 colaboradores para laborar diretamente com cobranças judiciais, permanecendo estes no ambiente do Núcleo de Cobranças. No ano de 2015 foi ampliada a equipe de técnicos que laboram diretamente com as cobranças judiciais, de dois para três, contando, no final de 2015, o setor, com 08 colaboradores. No ano de 2017 a equipe de técnicos que labora com cobranças administrativas foi reduzida para 03 colaboradores, contando o setor, ao final de 2017, com 07 colaboradores.

Cobranças específicas empreendidas em 2017 referente a exercícios do ano e anteriores: