O presente Relatório e Balanço (Volumes I e II) apresentam as principais atividades desenvolvidas e os dados econômico-financeiros da FIDENE relativos ao ano de 2017, ano em que se manteve a consolidação de resultados qualitativos e quantitativos positivos e que tem marcado a trajetória recente desta Instituição, cuja diretriz estratégica é norteada pela profissionalização da gestão em todas as instâncias institucionais, sendo assumida pelos atores que a constituem e reconhecida através da efetivação coletiva do Plano de Desenvolvimento Institucional, que tem subsidiado a tomada de decisões estratégicas.
Esta orientação vem disseminando os resultados percebidos nos últimos anos. Apesar dos cenários adversos que se apresentaram em 2017, como a crise política e financeira, aliada ao retrocesso na legislação do FIES, que agravou ainda mais a possibilidade de ampliação do Programa em 2017, afetando a principal mantida da Fundação, a UNIJUÍ, a Instituição conseguiu, com muito esforço, auferir um resultado financeiro positivo, retratado no superávit acima de 10 milhões de reais, o que demonstra que o trabalho realizado e alinhado às metas institucionais está alcançando os objetivos almejados.
O recebimento do Troféu de Responsabilidade Social, juntamente com o Certificado, conferido pela Assembleia Legislativa do RS, pelo segundo ano consecutivo e de forma inédita na história do Prêmio até então, demonstram o reconhecimento do trabalho da Fundação e de suas mantidas. O Troféu é a menção máxima do Prêmio concedido pelo Legislativo Estadual às instituições que concorrem à premiação, dentro de sua categoria. Desde 2001 a FIDENE/UNIJUÍ é certificada pelo Prêmio, sendo o Troféu foi recebido nos anos de 2006, 2016 e agora, 2017.
A UNIJUÍ, principal mantida da FIDENE, manteve o excelente resultado nas avaliações externas da graduação, mantendo o IGC (Índice Geral de Cursos) com conceito 4 em 2016, de uma escala de 1 a 5. A renovação desse conceito denota a consolidação de todo um compromisso histórico primado pela excelência acadêmica com investimentos em professores, estrutura, metodologias e projetos pedagógicos diferenciados. A significativa melhora na avaliação realizada pela CAPES para os programas de pós-graduação stricto sensu mantidos pela Instituição também evidenciam a evolução da qualidade institucional.
O Centro de Educação Básica Francisco de Assis – EFA conduziu suas atividades de modo coerente com seu projeto pedagógico, terminando o ano com um resultado positivo e aderente à sua proposta de atuação.
As mantidas Museu Antropológico Diretor Pestana - MADP e Rádio Educativa UNIJUÍ FM mantiveram um desempenho compatível com suas trajetórias históricas, procurando, a partir de inovações em suas práticas, ter um diferencial de atuação e de reconhecimento da comunidade.
Embora seja possível comemorar os muitos resultados positivos alcançados no último ano, e porque não dizer, nos últimos, em especial na esfera acadêmica, que obteve excelentes avaliações externas que mantiveram a principal mantida da FIDENE, a UNIJUÍ, entre as melhores universidades do Estado no âmbito das comunitárias privadas. Atualmente, além da constante vigilância no processo de recuperação financeira, a excelência acadêmica continua sendo a grande ênfase a ser constantemente enfrentada, considerando o estabelecimento de relações intencionais entre as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. Assim, o aperfeiçoamento de ferramentas, instrumentos e metodologias pertinentes à avaliação dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem são fundamentais, entender como o jovem aprende, quais são as necessidades para a formação acadêmica e profissional, considerando a formação de um cidadão reflexivo que busca fazer a diferença na sociedade a partir do seu fazer. Assim, problematizar a questão das metodologias ativas é cada vez mais urgente e necessário, bem como a prospecção e identificação de novos programas estruturantes de ensino, considerando a demanda potencial, sua aderência às condições de cada área de conhecimento e às expectativas da sociedade.
Para tanto, é fundamental a manutenção do caráter comunitário pela interação permanente com os diferentes protagonistas envolvidos no desenvolvimento do território, o que também perpassa pela perspectiva de tornar o egresso um cidadão comprometido em sua escolha profissional e motivado para contribuir com a melhoria da sociedade em que atua. É com esta certeza, contando com a implicação de todos os atores, que se avança ano a ano para Consolidar e Avançar no projeto de vida e de sociedade chamado FIDENE/UNIJUÍ que chegou, em 2017, à marca de sessenta anos de história forjada na comunidade.
Profª Drª Cátia Maria Nehring
Presidente da FIDENE Gestão 2017-2019