Diretor: Luiz Henrique Berger/Cláudia Cristina Gesing Bohrer
Coordenador Operacional de Radiodifusão: João Carlos Cazali
Coordenadora Pedagógica: Carine Prediger Da Pieve
Conselho Superior:
- Luiz Henrique Berger/Cláudia Cristina Gesing Bohrer (Presidente do Conselho)
- Maria Regina Johann (Representante Corpo Docente dos Cursos de Licenciatura da UNIJUÍ)
- Celestino Perin (Representante do Colegiado do Curso de Comunicação Social da UNIJUÍ)
- Giancarlo Dari Bottega (Representante da Coordenadoria de Marketing da FIDENE)
- Mariele Bottega/Arthur Roberto Fabrício Pereira (Representante do Corpo Discente da UNIJUÍ)
15 anos: um debate sobre o futuro do rádio
Ao completar 15 anos, a UNIJUÍ FM cumpriu o desafio de fazer uma rádio educativa contemplando a produção de conteúdo para as diferentes plataformas tecnológicas, a interatividade com os ouvintes, a relação com a comunidade e a divulgação das atividades da UNIJUÍ.
Em julho de 2016, no mês de aniversário da emissora, essas novas faces e possibilidades do rádio foram discutidas ao vivo na programação. A ideia foi ouvir profissionais e estudiosos, neste momento, definido como de reinvenção do rádio.
Essa mídia que se encontra em transformação está desafiada a manter seus tradicionais ouvintes, mas também buscar novos – que acessam o veículo não mais pelo aparelho, mas por smartphones, pela web e outros dispositivos móveis. O rádio sempre foi o meio mais digital, interativo, móvel, ágil e imediato, todos os atributos hoje valorizados no digital.
O rádio na internet está em curso com um modelo novo de convergência de mídias. Paralelo às possibilidades tecnológicas que se apresentam, está o desafio de entender os melhores caminhos e identificar a essência desse veículo que serve principalmente como distração e companhia, conforme pesquisa recente feita com ouvintes na América Latina. Mas que no contexto de ser a rádio da Universidade, também agrega a geração de conhecimento, o viés informativo e a possibilidade de ser um recurso utilizado no processo de ensino e aprendizagem em escolas.
O rádio sempre se adaptou ao longo de mais de 80 anos e muitos estão atentos à possibilidade de proporcionar, por exemplo, maior interatividade. Uma atenção especial para a necessidade de dar resposta com qualidade em outras plataformas.
Além de cumprir o papel reflexivo ao debater sobre o futuro do rádio, as comemorações dos 15 anos ainda adentraram ao espaço acadêmico, ao ser tema de trabalho para o 7º semestre de Publicidade e Propaganda, na disciplina de Criação e Produção em Vídeos Publicitários II. Os estudantes desenvolveram vinhetas em vídeo e selo comemorativo para reforço de marca, materiais que fizeram parte da campanha oficial de aniversário veiculada em site, redes sociais e telão do Campus Ijuí.
A voz da Universidade e da comunidade
No jornalismo para o rádio e para a web, nos apoios culturais, em registros fotográficos para Facebook, em chamadas para Twitter e Instagram, ali estiveram os cursos, os departamentos, os eventos promovidos pela UNIJUÍ, Reitoria, VRG e VRPGPE, além da participação de especialistas, professores e convidados da instituição.
Ao longo de 2016 a UNIJUÍ FM ainda deu voz às ações do Escritório de Relações Internacionais, Agência de Inovação e Tecnologia, Cia Cadagy, Grupo de Teatro UNIJUÍ, Coral UNIJUÍ, Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), Museu Antropológico Diretor Pestana, Laboratório de Análises de Sementes, Núcleo de Gestão Ambiental, Farmácia Escola, entre outros. Destaque para coberturas dos eventos à noite e para a parceria entre UNIJUÍ FM e CMKT, com a participação ao vivo de jornalistas e estagiários dos dois setores.
Das coberturas que se destacam pelo conteúdo relevante e de interesse do público, estão as Semanas Acadêmicas e Jornadas da instituição, bem como o lançamento da Escola Superior de Saúde, a Jornada de Pesquisa Literária da EFA, a Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo, o Café & Conversa e o projeto Descongele suas Ideias (do Mestrado em Direitos Humanos), o projeto Plurais (do curso de Comunicação Social), Campanha do Agasalho, ações de combate ao mosquito Aedes Aegypty (Dia D de Mobilização, evento de sensibilização com o Governo do Estado, visitas às salas de aula dos quatro campi), projeto Extensão Produtiva e Inovação (AGIT), Tertúlia Universitária, Olimpíada Empreendedora, Profissional do Futuro, Festicom, os 31 anos de atuação da UNIJUÍ no Ensino Superior, os Vestibulares do ano, eleições e posse da Reitoria para a gestão 2017-2019.
Entre eles, destaca-se a cobertura do Salão do Conhecimento, que se apresenta como laboratório para estudantes do curso de Comunicação Social, pois auxiliam na cobertura das atividades para o rádio, redes sociais e registros fotográficos.
A UNIJUÍ também se fez presente levando a marca da Universidade em eventos externos, como coletivas do Poder Executivo, reuniões da ACI, Sindilojas, UETI, acompanhando atividades de entidades parceiras como HCI, Hospital Unimed, Lar da Criança Henrique Liebich, SESC e eventos como Tec-E-Inova, Eleições Municipais e Feira do Livro.
Dando o play em novidades
A fim de manter o público ouvinte sempre bem informado e incrementar seu acervo musical, a UNIJUÍ FM investiu na produção do Direto do Forno, programa que vai ao ar sábado às 17h com reprise no domingo às 18h com as revelações do mundo da música, transitando por um mosaico de gêneros vindo de vários locais do Brasil e do mundo.
Em 2016 teve muita gente conhecida do cenário musical brasileiro que lançou álbum novo: a voz e a o violão de Nando Reis, o swing de Carlinhos Brown, os remixes de Jota Quest, a revelação do folk brasileiro Clarice Falcão e ainda Marisa Monte, Ney Matogrosso, Ed Motta, Apanhador Só, Criolo, Silva, Emicida e Zeca Baleiro.
Foram ao ar as novidades nas vozes internacionais que já são do repertório da UNIJUÍ FM: a obra póstuma de David Bowie, as garotas do Fifth Harmony, o filho de Paul McCartney James McCartney, Bob Dylan e as releituras de Frank Sinatra, Red Hot Chili Peppers, Elton John, Bon Jovi, Gwen Stefani, Rihanna, Ariana Grande, Amy Lee, Goo Goo Dolls, Ellie Goulding, Jake Bugg, Three Doors Down, Azealia Banks, Animal Collective, Joe Bonamassa, Simple Plan, Peter Bjorn, The Kills, Adele, The Kills, Radiohead e Muse.
Também foi pauta do programa a união vocal de quem já é sucesso e se transforma em mais: Ben Harper e Perry Farrell, Samuel Rosa e Lô Borges, Iggy Pop e Josh Homme, MC Inútil e Roger, do Ultraje a Rigor, Ana Popovich e Joe Bonamassa.
Também passou pelo Direto do Forno uma pitadinha de cada região do País: banda Versalle (de Rondônia), os pernambucanos da Matafuego, o carioca Bian, os gaúchos de Santa Maria da Guantánamo Groove, artista goiano Stefanini, banda alagoana Figueroas, a paranaense Jaloo, o carioca da MPB Caio Nunez, banda pernambucana Casaprima, o pantaneiro Dario Julio & Os Franciscanos, os cariocas da Baleia, as garotas da As Bahias e a Cozinha Mineira, e o rap nacional de Aláfia e Pizzol.
Democratizando o acesso à música que vem do povo, que vem da Internet, que vem por indicações de ouvintes e parceiros, também foi novidade no Direto do Forno, passando a integrar o acervo musical da Rádio, músicos não tão conhecidos: Camões, Mariamadame, Clara Valente, MASM, Yokohama Café, Chuva a Granel, punk rock da Intrusivos, banda Barro, Vanessa Forero, Universo Relativo, Gentileza, Pélico, Código de Conduta, Dom Quixote a Rir Sozinho, Fióti, Não chegam, Peu Del Rey, Clamore, Deftones, Rico Dalasam, trio Cayetana, BRVNKS, Bloc Party, Phill veras, o projeto D.A.R.K. (ex-Smiths e Cranberries), a banda de hard rock The Cult, Running Like Lions, AlunaGeorge, PJ Harvey, A$AP Ferg, Panic! At The Disco, Elliphant, Grimes, Zayn, Golden Duck Orchestra, César Lacerda, João Perreka e os Alambiques, entre outros.
Jornalismo à frente da UNIJUÍ FM
Apresentando-se como carro-chefe da programação da UNIJUÍ FM e da forma de fazer jornalismo, o Rizoma esteve no ar em 2016 das 9 às 12h, trazendo assuntos de destaque da conjuntura social, política, cultural e econômica e de interesse da comunidade acadêmica. Com a definição de um tema por semana e com convidados trazendo análises a partir das várias áreas do conhecimento, o programa se configurou pelas entrevistas ao vivo, resumo da semana às sextas-feiras e materiais disponibilizados em podcast no site e nos canais do Audioboom e Mixcloud da Rádio.
Entre os assuntos debatidos em 2016 no Rizoma, estiveram: A relação entre professores e alunos, entre o ensinar e o aprender, trazendo não só entrevistas, mas também giros pelas salas de aula; Semana da Mulher e as questões desigualdade de gênero, violência contra a mulher e direito do corpo; Mercado nacional de quadrinhos com convidados e sorteio de HQs; Esportes além da bola e as modalidades menos tradicionais, com praticantes do futebol americano, levantamento de peso, ciclismo e paraquedismo; Empatia, tendo como base para o debate o projeto plurais, desenvolvido por estudantes do curso de Comunicação Social; As redes sociais como lugar de expressão e trabalho; A influência e o impacto da música na vida das pessoas; Espetacularização da violência; Alimentação e relações com o estilo de vida e a sociabilidade; Protagonismo estudantil em nível de Ensino Médio e Superior; Hábitos e compulsões, nas esferas da Comunicação, Medicina e Psicologia; Honestidade, nos ângulos da Educação Física, Filosofia, Jornalismo, Sociologia e Política; Olimpíadas; Mobilidade Urbana; Consumo e produção de alimentos orgânicos; Ditadura da Beleza; Coleções; entre outros.
Importante destacar que o programa se transformou em referência de jornalismo principalmente para professores da UNIJUÍ, que procuram o espaço para divulgação de suas atividades e participações em eventos. Uma novidade fica por conta da criação de um grupo no WhatsApp, aberto a qualquer ouvinte que queira participar, com o objetivo de trocar ideias, sugerir pautas e realizar comentários sobre os temas, que são lidos no ar ao vivo de forma a incentivar a interatividade no programa, a modelo do que já vem acontecendo na relação entre Rádio e ouvinte.
Para melhor acompanhar os eventos da UNIJUÍ, o programete “Notícias da Universidade” passou a ir ao ar em três edições diárias: às 8h, no Expresso Sonoro; às 14h, no Rádio Ideia; e às 20h30, no Mix UNIJUÍ. O boletim serve como uma espécie de agenda, divulgando os acontecimentos e como registro das atividades desenvolvidas na Universidade.
A produção de reportagens especiais também norteou o eixo jornalístico da Rádio, como no caso da reportagem especial sobre a inclusão de estudantes surdos no Ensino Superior. A realidade da Unijuí foi mostrada a partir de diferentes perspectivas que passam pelo Vestibular, a sala de aula, o currículo, a formação de professores, a comunicação com os colegas, o ensino de Libras na Universidade e a formação para o mercado de trabalho.
A história do professor de Língua Brasileira de Sinais e estudantes do curso de Pedagogia da Unijuí, Paulo Augusto Matter conduziu a narrativa de sonhos e desafios. Também foi trazida a realidade da instituição através do Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional. Além da participação de professores e intérpretes que trabalham diretamente com estudantes surdos, a reportagem abordou a opinião de quem atua nos espaços da Universidade sobre a importância de aprender a Língua Brasileira de Sinais para a comunicação e a promoção da inclusão.
O material, além de ser veiculado na programação da UNIJUÍ FM e em podcast no site, também ganhou vídeos de divulgação com cenas dos bastidores para a produção da reportagem. A partir de uma iniciativa do NAAI, pensando na inclusão dos estudantes surdos, os vídeos ganharam legenda, trabalho feito pela Coordenadoria de Informática.
Vestibular
As três edições de Vestibular da UNIJUÍ ganharam cobertura na UNIJUÍ FM através de transmissão ao vivo no rádio, matéria para site, Live em Facebook e atualização das demais redes sociais. Em pauta o processo de divulgação das campanhas, orientações aos inscritos, movimentação dos dias de prova, lembretes de gabarito, listão de aprovados, processo de matrículas e bate-papo com os primeiros colocados.
Ainda sobre a campanha do Vestibular de Verão, durante os meses de outubro e novembro, locutores da UNIJUÍ FM fizeram chamamento ao vivo com informações dos cursos, diferenciais da Universidade e mercado de trabalho, além das datas importantes do processo seletivo. Cada locutor realizou a leitura de dois cursos por dia, de forma a atender o público ouvinte daquela faixa de horário com todas as ofertas da Universidade. A forma de transmitir as informações aconteceu de maneira personalizada, surtindo efeito junto ao ouvinte, diferente da divulgação do processo caso fosse feita por meio de spot ou propaganda.
Reforço para o nativismo
Além do projeto Na Trilha dos Festivais e do nativismo já presente no início das manhãs (5h às 7h) e aos domingos (10h às 14h), o gênero ganhou reforço com a estreia do programa “Do Outro Lado do Rio”, aos sábados, das 12h às 13h. Apresentado pela cantora nativista e estudante do curso de Direito da UNIJUÍ, Mariana Marques, o programa surgiu com a proposta de compartilhar histórias, vidas, costumes e personalidades através de canções de países do Mercosul.
Sobre os eventos transmitidos pelo projeto Na Trilha dos Festivais, a UNIJUÍ FM esteve presente em 2016 no Reponte da Canção de São Lourenço do Sul; Carijo de Palmeira das Missões; Coxilha Nativista de Cruz Alta; Canto Missioneiro em Santo Ângelo; Canto de Luz e Lamparina da Canção, em Ijuí; Moinho da Canção de Panambi; e mais a transmissão do Desfile de 20 de Setembro.
Conjuntura econômica em debate
O projeto “O que está pegando?” estreou na UNIJUÍ FM em 2016, a partir de iniciativa do curso de Ciências Econômicas da UNIJUÍ. A fim de estimular a reflexão e o debate na comunidade regional, o programa ia ao ar sempre às terças-feiras, às 9h, no formato de coletiva de imprensa, em que convidados explanavam sobre o tema e abria-se para rodada de perguntas da imprensa e/ou convidados.
Com a participação de entidades parceiras, alguns programas saíram das dependências da Universidade e foram transmitidos ao vivo da ACI e do HCI, por exemplo. Entre os assuntos debatidos ao longo do ano, estiveram: Perspectivas da economia brasileira; Financiamento da Saúde; Planejamento estratégico regional focando sobre o processo de elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento da região Noroeste Colonial; Desafios da organização da ExpoIjuí; Estratégias no planejamento da Fenadi; Questões de crédito e o fenômeno do endividamento; Salão do Conhecimento da UNIJUÍ, evento considerado uma sala de aula ampliada; Manejo e conservação do solo; Agricultura familiar; Planejamento estratégico do Esporte Clube São Luiz; e Crise Econômica e Política. Na sequência, os debates ganhavam destaque no site e nas redes sociais a partir da divulgação em podcast.
Olhares sobre a maternidade
A iniciativa da UNIJUÍ FM em parceria com o DCVida e o DHE da UNIJUÍ colocou no ar a primeira edição do programa Cheirinho de Bebê no Ar, durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno, em agosto de 2016. Para falar sobre amamentação em diferentes perspectivas e com um olhar especial nas áreas da Enfermagem, Nutrição e Psicologia, os programas debateram temas como a amamentação ainda na gestação, a construção da maternidade, os primeiros dias com o bebê, quando o ato se torna prazeroso e o período de desmame.
Os programas se configuraram como bate-papos sobre questões que fazem parte do universo feminino, dicas, dúvidas, orientações, a realidade e o dia a dia das mamães e futuras mamães. E o grande diferencial foi a participação de ouvintes relatando suas experiências e realizando questionamentos às profissionais da saúde através das redes sociais e em áudio via WhatsApp.
O trabalho realizado pela UNIJUÍ FM debatendo o tema no Cheirinho de Bebê no Ar foi apresentado pelas professoras do DCVida, Arlete Regina Roman e Rosane Gonçalves Mastella, durante a IV Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento, realizada em Brasília, em novembro.
Produção de conteúdo
A produção de conteúdo educativo também é uma das prioridades da Rádio, contando com apoio de professores e departamentos da instituição. Nas Olimpíadas, por exemplo, a UNIJUÍ FM apresentou uma série de programetes produzidos pelo professor Robson Borges, do curso de Educação Física com informações, curiosidades e detalhes envolvendo cada modalidade praticada nos jogos.
Foi ao ar ainda em 2016 o programete “Mulheres que estão no Mapa”, a fim de divulgar a exposição de mesmo nome do Museu Antropológico Diretor Pestana. O conteúdo curto, trazendo informações pessoais e profissionais de personagens femininos que dão nome às ruas de Ijuí antecediam o convite para visitação ao MADP.
O projeto “Popularização da Ciência”, da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí também ganhou versão para o rádio. Com o objetivo de divulgar a produção e ações dos professores e bolsistas de projetos de Pesquisa e de Extensão da Universidade, boletins foram ao ar em vários horários da programação, bem como divulgação na sessão de podcast no site da rádio.
A UNIJUÍ FM também realizou um trabalho em conjunto com o curso de Letras ao disponibilizar sua infraestrutura para exercício de sala de aula. Com orientação do professor Anderson Amaral de Oliveira, na disciplina de Literatura Norte Americana, estudantes gravaram suas produções poéticas nos estúdios da Rádio, a fim de experimentar a musicalidade, as rimas, a entonação, entre outros elementos da estética verbal em questão. O material foi reproduzido na Semana Acadêmica de Letras, sendo inscrito em concurso, com premiação.
Um momento de homenagem
A UNIJUÍ perdeu em 2016 uma importante figura referência do Ensino Superior, ao falecer o professor Argemiro Jacob Brum, em agosto. Para registrar o momento, mas principalmente para deixar o material para a história foi que a UNIJUÍ FM produziu uma série de depoimentos sobre a trajetória do professor na FIDENE/UNIJUÍ. Falaram na rádio no dia de seu falecimento os professores Walter Frantz, Telmo Frantz, Adelar Baggio, Paulo Frizzo, Jaeme Callai, Gilmar Bedin, Eronita Barcellos, Antônio José Grison e Martinho Kelm. O material, em MP3, passou a fazer parte dos Informes Oficias da Universidade.
Causa social em destaque
Através do programa interno de relacionamento da UNIJUÍ, o Sinergia, a UNIJUÍ FM colocou a causa animal no município de Ijuí em debate, por ocasião do Dia do Amigo, em julho. Uma série de entrevistas com associações que são referência no assunto trouxe temas como a situação dos animais em abandono e em emergência em Ijuí, a parceria com o Poder Público e clínicas veterinárias, a falta de estrutura para a castração em massa no município, a conscientização da sociedade, o apoio das redes sociais e a legislação que protege os animais e dá apoio ao trabalho das ONGs.
Além da produção de conteúdo para o rádio, a Rádio protagonizou a campanha “Adote, cuide, alimente e tenha um amigo” para a arrecadação de ração e cobertores para os animais. Além da comunidade, instituições parceiras do comércio local ajudaram na coleta de 170kg de alimentos.
Relação com a comunidade escolar
Em 2016 a UNIJUÍ FM ministrou oficinas a alunos das escolas Otávio Caruso Brochado da Rocha e Thomé de Souza, integrando o projeto “Cultura socioambiental em duas comunidades escolares de Ijuí”, da Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (Aipan), que foi selecionado como Ponto de Cultura através do Governo do Estado do RS.
Entre os conteúdos trabalhados, estiveram: “Educomunicação”, em que foram trabalhadas as formas de comunicação para que os alunos fossem protagonistas deste processo, utilizando ferramentas como celular, máquina fotográfica, rádio, redes sociais, meio impresso como fonte de informação e divulgação; “Oficina de Rádio”, que contou também com visita à Rádio Educativa UNIJUÍ FM; “Oficina de Programa de Rádio”, com produção e apresentação de um programa de rádio, com entrevistas, vinhetas, trilhas, músicas, entre outros elementos.
Os encontros aconteceram de forma semanal e puderam envolver os alunos com os encantamentos do veículo rádio e pelo formato do programa proposto, sendo “verdadeiros protagonistas da comunicação”.
Ações Sustentáveis nas Escolas
Pensando numa programação em que o rádio pudesse atuar como recurso educativo, sendo ouvido no ambiente escolar, aproximando conteúdos da realidade dos alunos, servindo como base para a produção de conhecimento foi que surgiu o projeto Ações Sustentáveis nas Escolas, em 2013, com reaplicação em 2015 e 2016.
Desenvolvido em 12 escolas de Ensino Fundamental de Ijuí, mais de 1.600 alunos sintonizaram a UNIJUÍ FM em sala de aula para ouvir conteúdos ambientais preparados pedagogicamente a partir da escolha de cada escola. Após as audições, alunos do Pré ao 5º ano realizaram atividades lúdicas, práticas e reflexivas, para que na etapa de visitação da Rádio à escola pudessem compartilhar as produções, os debates e os ensinamentos, que também envolveram a comunidade escolar e familiar.
A novidade de 2016 ficou por conta das oficinas de Produção em Rádio ministradas na UNIJUÍ aos alunos do 6º ao 9º anos. Em dois encontros, mais de 700 alunos puderam conhecer a história e a rotina, além de experimentar e praticar os vários formatos que integram a programação da emissora, tendo como tema o meio ambiente. As informações serviram como base para a realização de exercício de produção textual em sala de aula, material encaminhado à UNIJUÍ FM para compartilhamento em redes sociais.
Neste ano, todos os participantes do projeto Ações Sustentáveis nas Escolas foram presenteados com garrafa squeeze pensando em evitar o desperdício de copos plásticos no ambiente escolar e também com marcadores de páginas feitos de papel-semente, para o plantio de cravos. No total, o projeto contemplou um público de mais de 6 mil pessoas a contar pelos alunos, familiares e turmas envolvidas na escola.
O blog http://acoessustentaveisnasescolas.blogspot.com.br/ mais uma vez serviu como importante referência do projeto, uma vez que professores acompanharam em sala de aula as informações, o cronograma, áudios dos conteúdos e entrevistas, fotos da visita, sendo, inclusive, trabalhado em sala de aula.
Em 2016, mais premiações como reconhecimento do trabalho. Em agosto, o projeto ganhou o Prêmio Ben Hur Lenz César Mafra, do Poder Executivo e Secretaria Municipal de Meio Ambiente durante o 8º Fórum Gaúcho de Arborização Urbana. Em outubro, o projeto passou a integrar o Banco de Dados do Ministério Público do Trabalho de Santo Ângelo, sendo aprovado em edital para destinação de bens, serviços e valores decorrentes do inadimplemento de obrigações em procedimentos e ações patrocinadas pelo MPT/Procuradoria do Trabalho no município de Santo Ângelo. Até o momento aguarda liberação de valores para a compra de computadores e notebooks, o que pode – ou não – ocorrer até junho de 2017.
E em dezembro venceu o Prêmio Pioneiras da Ecologia, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul através da Comissão de Saúde e Meio Ambiente. Com o mote “a preservação do meio ambiente também passa pelo rádio”, a premiação aconteceu na categoria “Institucional”, atendendo ao critério de “Geração e Acesso ao Conhecimento”. A cerimônia ocorreu na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.
A tecnologia a favor do rádio
O rádio, como nunca antes, é muito mais que somente rádio, dizem estudiosos e especialistas. E, nesta linha, a UNIJUÍ FM agregou alguns processos com o uso das tecnologias. Em transmissões de eventos com a participação de um grande número de profissionais envolvidos, como as Eleições Municipais, foi experimentado o compartilhamento de áudios através do WhatsApp. Esse processo permitiu que os jornalistas apurassem informações, gravassem entrevistas e registrassem um maior número de sessões eleitorais e fatos ocorridos no dia.
O uso do WhatsApp agilizou as transmissões, não sendo preciso a instalação de linha telefônica nos locais do evento – o que onera custos –, apenas o uso da Internet 3G ou Wi-Fi, nem sendo preciso aguardar o tempo da ligação e a espera para entrar ao vivo, resultando também em materiais sempre à disposição para auxiliar o locutor ao vivo na programação.
Em se tratando de coberturas, durante a ExpoIjuí foi utilizado em caráter experimental um aplicativo multiplataforma que permite acessar computadores remotamente. Deixando um canal de comunicação aberto no estúdio, o sistema proporcionou que o repórter operasse e controlasse todos os recursos para uma intervenção de qualquer lugar do Parque de Exposições Wanderley Burmann, não precisando estar presente no estúdio, em frente ao computador, como em transmissões rotineiras.
O software de acesso remoto tem contribuído até o momento para a realização de manutenção da máquina, de ajuste de horário de início de programas e do sistema de automação nas madrugadas, finais de semana e feriados. O processo auxilia o trabalho do técnico em momentos em que a rádio interrompe a transmissão ou que necessite ser feita a sincronização e permite a eficiência ao solucionar o problema de forma mais rápida e à distância, sendo por intermédio do computador, notebook ou aplicativos móveis, do tipo IPhone e Android.
As tecnologias também fazem com que o rádio repercuta em outras plataformas. Não só a possibilidade de ouvir a programação ao vivo, mas também o acesso ao acervo de entrevistas e programetes na sessão de podcast do site. As principais produções da UNIJUÍ FM nas áreas cultural e educativa, como o “Hoje na História” – com os principais fatos do dia, “Toque Literário” e “Toque Cinemeiro” – trazendo dicas culturais e o “Ações Sustentáveis nas Escolas” – resultado do projeto que atua junto ao Ensino Fundamental para a Educação Ambiental – fizeram-se disponíveis para audição nos canais que a Rádio mantem no Audioboom e Mixcloud.
Também as transmissões In Live no Facebook e a atualização em tempo real das redes sociais durante coberturas de eventos como o Domingo no Campus e Vestibular UNIJUÍ fizeram com que a Rádio estivesse presente em outras plataformas, contemplando pessoas com o conteúdo do rádio ao vivo em texto, foto e vídeo. Além de novidades como a produção de conteúdos que transcenderam o sonoro e o multimídia, como a estreia do programa Encontro Casual em vídeo, gravado com convidados na Literatus Xok’s – espaço do apoiador cultural do programa –, com música ao vivo e conteúdo veiculado no canal do Youtube da Rádio.
A relação da UNIJUÍ FM com os ouvintes que se alimentam de música e informação através de outras plataformas fez com que o ano de 2016 fechasse com aproximadamente 50 mil acessos no site e 8.921 curtidas no Facebook, 1.171 a mais do que no ano anterior.