Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP)

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Diretora: Stela Mariz Zambiazi de Oliveira

Conselho de Direção:

Este relatório tem o objetivo de  apresentar o desenvolvimento das ações no ano de 2016 do Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP).

O Museu Antropológico Diretor Pestana, localizado em Ijuí, RS, foi fundado em 25 de maio de 1961. Inicialmente vinculado ao Centro de Estudos e Pesquisas Sociais da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (FAFI), hoje é mantido pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (FIDENE). Tem como Missão “Oportunizar conhecimento e reflexão por meio da pesquisa, comunicação, difusão e preservação do acervo, contribuindo no processo educacional, identitário e cultural, visando o desenvolvimento do Noroeste do RS”.

Em sequência à atuação no ano anterior, informamos que todas as metas previstas no P.O.D.E. (Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Estratégico) do Museu, referentes ao ano de 2016, foram alcançadas, resultando no pleno cumprimento do Plano de Trabalho do exercício de 2016, com superação de algumas metas.

Durante o exercício de 2016, o Museu buscou melhorar sua estrutura operacional tanto na área administrativa quanto na área técnica, com o trabalho da equipe que atua no Museu, e com a aquisição de vários equipamentos, através de projetos externos, visando a continuação da modernização do Museu (climatizadores, desumidificadores, equipamentos de trabalho, entre outros).

O MADP intensificou, ao longo do ano, o diálogo com instituições parceiras, objetivando a ampliação e formação de público do Museu.

No ano de 2016 promoveu diversas ações culturais como forma de aproximar a instituição museológica da sociedade, possibilitando reflexões sobre diversos temas e demonstrando sua potencialidade para públicos que serão no futuro, formadores de opinião.

Cabe ressaltar o fortalecimento da relação com a comunidade externa na organização e execução dos eventos realizados pelo Museu, através do expressivo leque de serviços disponibilizados ao público, conquistando, assim, novos espaços e alcançando maior visibilidade junto à sociedade de Ijuí e região.

Mais uma vez a busca de alternativas para a sustentabilidade financeira da Instituição foi necessária. Destaca-se o repasse, pelo poder público municipal, de recursos financeiros para manutenção do Arquivo Ijuí, no valor de R$ 90.000,00 (noventa mil reais), referente ao ano de 2015. Em relação ao ano de 2016 foi efetuado o repasse de R$ 50.000,00, além da compensação do valor de R$ 40.000,00 na contrapartida da filiação do Município à FIDENE como complemento desta contribuição ao Museu.

CONSELHO DE DIREÇÃO

Em 2016, o Conselho de Direção do MADP reuniu-se três vezes, para tratar e deliberar sobre Relatório de Atividades e Balanço do exercício de 2015; Avaliação do Primeiro Semestre e Planejamento do Segundo Semestre 2016; e Análise e deliberação do Orçamento Programa 2017. Nos encontros foram debatidos  diversos temas, como: projetos visando a busca de recursos financeiros aprovados pela Associação de Amigos do Museu; campanha para arrecadação de recursos via Ministério da Cultura (Mecenato); campanha para adesão de novos Membros Contribuintes; transferência do acervo histórico relativo ao artista Java Bonamigo para o Museu, que o guardará para fins de conservação em sua reserva técnica, em função da extinção desta sala; além de outros assuntos relacionados ao Museu, como a necessidade da continuidade da participação financeira do Poder Público Municipal na manutenção do Arquivo Ijuí, como forma de preservação histórico-documental do Município.

MEMBROS CONTRIBUINTES

Através dos Membros Contribuintes, o Museu busca diferentes formas de aprimorar e expandir suas atividades culturais e tornar-se independente  economicamente, dando sustentabilidade a sua manutenção.

Além de primar pela cultura, os membros contribuintes podem contribuir com ideias, sugestões e ações que venham dinamizar e garantir apoio às atividades de caráter científico e cultural do Museu. Para tornar-se Membro Contribuinte basta fazer a adesão junto ao Museu Antropológico Diretor Pestana. O Museu conta atualmente com 106 membros contribuintes.

ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO MUSEU ANTROPOLÓGICO DIRETOR PESTANA (AAMADP)

A Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana – AAMADP, fundada em 20 de agosto de 1983, tem por objetivo apoiar a integração do Museu Antropológico Diretor Pestana ao processo de dinamização cultural de Ijuí e da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, através da participação ativa de pessoas, empresas e grupos interessados.

Compõem a nominata para o mandato 2015-2017 os seguintes membros: Presidente: Josei Fernandes Pereira; Vice-Presidente: Maria Romi Bazzan Nachtigall; 1º Tesoureiro: Valdires Maria Kunzler; 2º Tesoureiro: Jeferson Luís Parolin; 1º Secretário: Belair Aparecida Stefanello; 2º Secretário: Márcia Adriana Krug. Conselho Fiscal: Ademar Campos Bindé, Bruno Ceretta e Maria Luiza Lucchese. Suplentes do Conselho Fiscal: Miriam Terezinha Bieger Spohr, Dóris Nelsa Pizzutti e Italo Drago.

A Associação de Amigos do MADP apoiou, no decorrer do ano de 2016, a realização dos eventos programados pelo Museu Antropológico Diretor Pestana, especialmente no que se refere a busca de recursos orçamentários, através de projetos financeiros externos.

DIVULGAÇÃO

A divulgação das ações realizadas pelo Museu é um importante serviço que valoriza e evidencia a Instituição. Além de exercer fascínio e despertar interesse, é uma maneira de incentivar o público a entender a história de Ijuí e da região

Durante o ano de 2016, o Museu manteve a divulgação, em nível nacional, das atividades desenvolvidas e dos serviços prestados, tanto na área de museologia como de documentação, através do site do Museu, do Comunica, das redes sociais da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), bem como na imprensa (jornais e rádios) local e regional.

 O Informativo Kema, que tem por objetivo divulgar as atividades desenvolvidas pelo Museu em diferentes áreas do conhecimento, contribuindo, desta forma, para a socialização do saber, é uma importante feramenta utilizada. O Kema é encaminhado por correio eletrônico (e-mail) para milhares de pessoas.

Vale ressaltar a boa relação com os meios de comunicação. A imprensa local cumpre o seu papel como divulgadora da cultura, viabilizando uma relação pró-ativa com esse segmento. Neste ano, foram concedidas inúmeras entrevistas para rádios, jornais e canais de televisão.

1 PROMOÇÕES DO MUSEU – AÇÕES CULTURAIS E EDUCATIVAS PROMOVIDAS PELO MUSEU

1.1 EXPOSIÇÕES E MOSTRAS

1.1.1 EXPOSIÇÃO DE LONGA DURAÇÃO

A exposição de longa duração do MADP tem por objetivo registrar a trajetória do homem em Ijuí e região. Montada num espaço de 491m² aborda aspectos históricos e culturais dos povos do período pré-missioneiro, do período missioneiro, dos povos indígenas atuais no Rio Grande do Sul e dos demais povos que colonizaram a região noroeste.

Em 2016 a exposição de longa duração do MADP não sofreu modificações significativas no que se refere a seu projeto expositivo. Foi incluído no espaço “casa” o acervo AP14.4675 – Máquina de Lavar Roupas.

Importante citar que alguns problemas de ordem física foram resolvidos, especialmente no que se refere à climatização, com a instalação de climatizadores novos e a instalação de películas refletivas nas janelas, possibilitando maior controle da entrada da luz solar.

O sistema de iluminação está sendo substituído gradativamente uma vez que não existe mais no mercado lâmpadas para reposição.

1.1.2 EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS

Foram desenvolvidas 8 Exposições Temporárias, na Sala de Exposições Temporárias e no Espaço Ijuí Hoje:

1.1.2.1 Exposição Artista Local - Preocupação com o Patrimônio

Exposição integrante do projeto “Artistas Locais”, aberta ao público no Espaço Ijuí Hoje, no período de 07 de outubro de 2015 a 02 de março de 2016. Foram expostas obras de Marli Schmitt, Ienete Seidler, Regina Gomes, Manfredo Spitzer e Luisa Marchner, que pintaram prédio antigos de Ijuí para chamar atenção para a necessidade da preservação do patrimônio arquitetônico.

Em 2015 a exposição foi visitada por 2.193 e em 2016 por 49 pessoas, totalizando 2.242 visitantes.

1.1.2.2 Exposição As Mulheres que estão no Mapa

O Museu Antropológico Diretor Pestana, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Direito e do Curso de Mestrado em Direitos Humanos da UNIJUÍ, SINTEEP Noroeste, SINPRO Noroeste, Fórum Permanente da Mulher e Coordenadoria da Mulher de Ijuí, realizou programação especial para o mês da Mulher com destaque para a Exposição “As Mulheres que estão no Mapa”.

Composta por fotos e de uma breve biografia das mulheres que dão nome às ruas de Ijuí, a exposição mostrou também gráficos e comparativos que mostram a desigualdade de gênero no reconhecimento/homenagem a homens e mulheres, tanto na nominação quanto no tamanho/importância das ruas. O objetivo principal foi dar visibilidade para a presença das mulheres na história local passada e presente, levantando um debate em torno da representação feminina no contexto das ruas de Ijuí.

No dia 10 de março, no Salão Azul, Campus Ijuí, foi realizado o “Seminário Gênero e História: a luta pelos direitos das mulheres”, com Ana Maria Colling, que também fez o lançamento de sua obra “Dicionário Crítico de Gênero”.

No dia 15 de março foi realizada uma Roda de Conversa sobre a história da luta das mulheres pela igualdade de direitos e os desafios do feminismo na atualidade, seguido de coquetel para associadas do SINTEEP Noroeste e visitação à Exposição “As Mulheres que estão no mapa”.

Na ocasião, a educadora do Museu Belair Aparecida Stefanello abordou a origem do 08 de março destacando a luta de gerações de mulheres e homens para construção de um mundo melhor com igualdade de gênero, de oportunidades, enfim um mundo que contemple o ser humano em sua diversidade. Também abordou as principais conquistas da última década como a Lei Maria da Penha, do feminicídio, o Programa Minha Casa Minha Vida e o Cartão Cidadão que prioriza as mulheres como beneficiárias, entre outras. Por fim, discutiu as principais lutas e desafios atuais no que se refere ao feminismo.

Durante todo o mês de março o filme “As Sufragistas” esteve disponível para exibição no auditório do Museu e na Câmara de Vereadores, a Exposição Itinerante “A Mulher e o Câncer de Mama no Brasil” (ver relatório exposições itinerantes).

A exposição esteve aberta ao público no Espaço Ijuí Hoje, no período de 03 de março a 29 de abril e foi visitada por 954 pessoas. O total de público atingido na programação sobre as mulheres foi de 1.251 pessoas.

1.1.2.3 Exposição Trabalho no Contexto dos Povos Indígenas

A questão indígena novamente foi abordada em exposição específica em 2016, tais exposições são realizadas pelo MADP a fim de potencializar as discussões sobre o reconhecimento do Brasil como um país pluriétnico e pluricultural e, consequentemente, a diversidade étnica como parte da identidade coletiva e individual do povo brasileiro; também procurou-se discutir os povos indígenas dentro do contexto da sociedade brasileira e o reconhecimento da necessidade desses  povos buscarem condições de sustentabilidade fora dos territórios de ocupação permanente (reservas indígenas), seja motivados pelos costumes de itinerância, seja motivados por questões econômicas e  sociais.

Neste ano, a temática escolhida foi o “Trabalho no Contexto dos Povos Indígenas”, sendo enfatizadas as diversas atividades realizadas pelos povos indígenas, desde a tradicional caça, pesca, coleta, roças, entre outros, até as atividades mais contemporâneas, como a confecção e venda de artesanato, trabalho assalariado formal ou informal, tais como trabalhador(a) rural, operário(a), empregado(a) doméstico(a), de professor(a), de funcionário(a) público(a), entre outras.

Nos dias 14 e 15 de abril foram realizadas as palestras Trabalho Indígena na Atualidade com Laisa Kaingang (Laisa Arlene Sales Ribeiro) - Kaingang, bióloga, especialista em Educação Indígena pela UFRGS e Educação e Diversidade Indígena pela EST, São Leopoldo, e Mestranda em Desenvolvimento e Políticas Públicas na UFFS e com Sandro Luckmann – Teólogo, Mestre em Educação pela UNIJUÍ, Educador Indigenista pelo COMIN, para 190 estudantes do ensino médio.

A Exposição foi visitada por 2.129 pessoas, no período de 28 de março a 27 de maio de 2016, na Sala de Exposições Temporárias.

1.1.2.4 Exposição Paisagens Culturais - Releitura da Exposição Diversidade Urbana: a Cidade de Ijuí – 1890-2010

Como forma de se inserir nas comemorações do Dia Internacional dos Museus e na 14ª Semana Nacional de Museus, articulada pelo ICOM e IBRAM, que em 2016 adotou o tema: Museus e Paisagens Culturais, o MADP optou por realizar uma releitura da Exposição “Diversidade Urbana”, articulada pelo IBRAM.

A Exposição formada por banners, inicialmente foi organizada em 2010, pela Associação de Amigos do MADP, Museu Antropológico Diretor Pestana, UNIJUÍ e EFA, com a curadoria de Bernadete Maria de Azambuja e representa a diversidade presente no espaço urbano e pelos diversos olhares sobre a cidade ao longo do tempo e pelos espaços dentro da cidade.

Com a releitura da Exposição Diversidade Urbana, pretendeu-se apresentar a diversidade presente na formação da cidade de Ijuí, relacionando a forma construída ao modo como a sociedade local apropriou-se da natureza e produziu um determinado espaço, fruto de relações sociais, econômicas, políticas e culturais.

Os banners foram expostos no Espaço Ijuí Hoje, no período de 03 de maio a 19 de setembro 2016, sendo visitados por 2.089 pessoas.

1.1.2.5 Exposição Conhecer para preservar – Evolu...indo?

Exposição promovida pelo Programa de Educação Tutorial – PET Biologia UNIJUÍ juntamente com o Museu Antropológico Diretor Pestana – MADP, no período de 06 de junho a 15 de julho de 2016, com a Coordenação e curadoria da professora doutora Mara Lisiane Tissot Squalli Houssaini.

A Exposição, inserida no “Projeto Conhecer para Preservar”, abordou a evolução da vida no planeta nas suas mais variadas nuances e manifestações.

Como o ambiente e as alterações geológicas e climáticas influenciaram na evolução dos organismos desde os primórdios até a atualidade?

A proposta foi trazer ao público uma reflexão a respeito do que já sabemos sobre a evolução da vida e como ela é percebida. As reticências indicam que a evolução é uma constante; ainda que percebida a longo prazo, ela continua a agir. A interrogação instiga a pensar os rumos da evolução, já que a humanidade está também determinando alterações no meio e, assim, influenciando a trajetória evolutiva. A Exposição foi visitada por 2.687 pessoas, na Sala de Exposições Temporárias.

1.1.2.6 Exposição Pandorgueando – Brinquedos, jogos e brincadeiras de geração a geração – 2ª Edição  

A exposição teve como objetivo principal mostrar a prática/uso de brinquedos, jogos e brincadeiras como elementos culturais, que são passados de geração a geração, compartilhando valores e promovendo saúde mental, emocional e social.

A exposição, além de divulgar o acervo de brinquedos tradicionais e antigos do MADP, promoveu também brincadeiras, brinquedos e jogos dos tempos passados, levando o público a compreender a importância do lúdico em diferentes épocas, bem como as transformações ocorridas, oportunizando diálogos entre as gerações.

O eixo central da exposição é um jogo de tabuleiro onde o público, na medida em que avança nas casas do jogo, vai entrando em contato com o universo lúdico infantil: pandorgas (pipas), jogos de bolitas, carrinhos artesanais, bonecas de pano e industrializadas, algumas quase centenárias, brincadeiras de pátio que foram ilustradas através de maquetes, os primórdios dos jogos eletrônicos, as parlendas e adivinhações.

As turmas eram divididas em dois times: leão e girafa, com seus respectivos mascotes que funcionavam como peças do tabuleiro. Na medida que os jogadores lançavam o dado, os mascotes avançariam ou retrocederiam e as equipes iriam executando desafios determinados pelas casas que caiam, interagindo com a exposição.

A exposição abordou também os aspectos sociais dos brinquedos, enquanto repassadores de valores e aspectos éticos, a divisão sexista, brincadeiras bélicas e a dinâmica de transformação cultural.

A exposição foi visitada por 2.372 pessoas, na Sala de Exposições Temporárias, no período de 16 de agosto a 30 de setembro de 2016.

1.1.2.7 Exposição Saberes e Sabores: Cana-de-açúcar

A exposição integra a 10ª Primavera dos Museus promovida pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. O tema escolhido para este ano Museus, Memórias e Economia da Cultura destaca o importante papel social desempenhado pelos museus na promoção de trocas simbólicas, culturais, de saberes e de experiências, assim como sua contribuição para a dinamização da cadeia produtiva da cultura de modo sustentável.

O objetivo da exposição foi apresentar e refletir sobre a cultura e processos da cana-de-açúcar, sua importância na economia local, produtos e todo universo de simbolismos. Foram usadas fotos do acervo do MADP e fotos coletadas junto a produtores de produtos derivados da cana-de-açúcar.

A exposição foi realizada no período de 19 de setembro a 29 de dezembro de 2016, no Espaço Ijuí Hoje.

1.1.2.8 Exposição Pluralidade Afro-Brasileiros no Noroeste do RS

A Exposição Pluralidade Afro-Brasileiros no Noroeste do RS, realizada pelo Museu Antropológico Diretor Pestana, faz parte do Projeto Conhecer para Transformar, aprovado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Composta por banners fotográficos, instrumentos musicais, vestuário, imagens e objetos ritualísticos de religiões afro-brasileiras. A exposição teve como objetivo buscar o reconhecimento efetivo da contribuição dos afro-brasileiros no processo de formação social, econômica e cultural do Rio Grande do Sul. Foram curadores da Exposição: Leandro Jorge Daronco, Marcelo Ordesto Rodrigues e Belair Aparecida Stefanello.

A exposição foi complementada pela Mostra de Pintura: Representação da Religiosidade na Cultura Afro, da artista plástica Lígia Fabrício, e pelas palestras “África no Brasil”, “África no RS! Qual a cara do negro gaúcho?” direcionada a estudantes do ensino médio e “História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Sala de aula”, direcionada a professores. Ambas proferidas pela professora Valeska Garbinato, especialista em História da África, realizadas no dia 20 de outubro de 2016, no auditório do DCEEng e na Sede Acadêmica, respectivamente.

A exposição foi realizada no período de 06 de outubro a 30 de dezembro de 2016, na Sala de Exposições Temporárias, atingindo um público de 2.062 pessoas.

1.1.3 EXPOSIÇÕES ITINERANTES E/OU FORA DO ESPAÇO DO MUSEU
1.1.3.1  Exposições Fotográficas Itinerantes Pluralidade – Afro-Brasileiros, Comunidades Indígenas e Imigração

Em 2016, foi dado prosseguimento a itinerância das exposições do Projeto Pluralidade. Até o mês de abril concluiu-se a agenda prevista no Projeto, com transporte pago pelo mesmo, e, a partir daí, o transporte ficou a cargo das instituições interessadas. No segundo semestre foi realizada uma parceria com o curso de História e a Coordenadoria de Marketing da UNIJUÍ para que estudantes do Curso organizassem a exposição em seus municípios.

O Projeto Pluralidade é composto pelas exposições:

- Exposição Fotográfica Itinerante PLURALIDADE – Comunidades Indígenas no Noroeste do Rio Grande do Sul. Curadores: Dulci Claudete Matte, Sandro Luckmann e Belair Aparecida Stefanello.

- Exposição Fotográfica Itinerante PLURALIDADE – Afro-brasileiros no Noroeste do Rio Grande do Sul. Curadores: Leandro Daronco, Marcelo Ordesto Rodrigues e Belair Aparecida Stefanello.

- Exposição Fotográfica Itinerante PLURALIDADE – Imigração no Noroeste do Rio Grande do Sul. Curadores: Jaeme Luiz Callai e Belair Aparecida Stefanello.

As exposições compõem a Meta 4 (quatro) do Projeto Institucional “Conhecer Para Transformar” e estão inseridas nas ações desenvolvidas pelo Museu com o intuito de aprofundar a discussão sobre a diversidade cultural sul-rio-grandense e incentivar a efetiva aplicação da Lei 11.465/2008 que inclui a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no currículo oficial da rede de ensino.

O objetivo central do projeto foi proporcionar à população da Região Noroeste do Rio Grande do Sul, especialmente ao público escolar, o acesso aos bens culturais representados pela cultura visual, através de exposições fotográficas referentes ao processo de formação no Noroeste do Estado do RS bem como buscar o reconhecimento efetivo da contribuição dos diversos grupos étnicos no processo de formação social, econômica e cultural do noroeste do Rio Grande do Sul.

Exposição Fotográfica Itinerante PLURALIDADE – Comunidades Indígenas no Noroeste do Rio Grande do Sul:

Local Período Total de Visitantes
Museu do Imigrante Marcos Bresolin, Pejuçara 04 e 05 de abril de 2016 537
UNIJUÍ Campus Três Passos 08 a 13 de abril de 2016 680
Museu de Arqueologia São Luiz Gonzaga 11 de abril a 05 de maio de 2016 666
Instituto Federal Farroupilha, Campus Panambi 15 e abril a 29 de abril de 2016 507

Exposição Fotográfica Itinerante PLURALIDADE – Imigração no Noroeste do Rio Grande do Sul:

Local Período Total de Visitantes
8ª FENII, Casa do Artesão, Parque de Exposição Wanderley Burmann 28 de abril a 01 de maio de 2016 299*
Festa do Milho, Paróquia Cristo Rei, Ijuí/RS 06 a 10 de abril de 2016 72*
Museu do Imigrante Marcos Bresolin, Pejuçara/RS 11 a 12 de maio de 2016 446
MARQ - São Luiz Gonzaga/RS 20 de maio a 12 de junho de 2016 651
SESC Ijuí/RS 09 a 25 de agosto de 2016 138
Casa de Cultura, Coronel Barros/RS 24 a 28 de setembro de 2016 300
Escola Estadual Amélio Fagundes – Independência/RS 17 a 18 de novembro de 2016 750

*O número se refere aos visitantes que assinaram as listas de presença, contudo observou-se que em festas/feiras o público visitante não tem o hábito de registrar presenças, dificultando o cômputo do número real de visitantes.

Exposição Fotográfica Itinerante PLURALIDADE – Afro-brasileiros no Noroeste do Rio Grande do Sul: Esta exposição foi realizada nas dependências do Museu e consta no relatório das exposições temporárias.

1.1.3.2 Exposição A Mulher e o Câncer de Mama no Brasil

A exposição “A Mulher e o Câncer de Mama no Brasil” originalmente é uma exposição virtual realizada pelo projeto “História do Câncer – atores, cenários e políticas públicas”, parceria INCA-COC/Fiocruz. Para facilitar o acesso, a Coordenadoria da Mulher e o Museu Antropológico Diretor Pestana, em 2015, com autorização do INCA, transformaram a exposição virtual em 31 banners impressos em lona de pvc, tamanho 90x90 cm, que estão disponíveis para empréstimo para percorrer as diversas instituições que trabalham com a saúde da mulher.

No ano de 2016, a Exposição A Mulher e o Câncer de Mama no Brasil foi organizada nos seguintes lugares:

Local Data Total de Visitantes
Exposição realizada na Câmara Municipal de Vereadores, Ijuí/RS 01 a 31 de março 47*
Exposição realizada no CACON, Ijuí/RS 30 de setembro a 20 de outubro 70

*O número se refere aos visitantes que assinaram as listas de presença, contudo observou-se que em festas/feiras/espaço público de circulação as pessoas não têm o hábito de registrar presenças, dificultando o cômputo do número real de visitantes.

1.2 OUTRAS ATIVIDADES EDUCATIVO CULTURAIS PROMOVIDAS PELO MADP

1.2.1 – Semana especial em comemoração aos 55 anos do MADP

Realizada no período de 18 a 22 de maio de 2016 com o objetivo de comemorar o aniversário de 55 anos do Museu, proporcionando visitação às exposições de forma gratuita, Cine-debate “Narradores de Javé” e visitas guiadas ao Bosque.

No domingo, dia 22 de maio de 2016, foi desenvolvida programação especial, promida pelo MADP, Associação de Amigos do Museu e Círculo de Escritores de Ijuí Letra Fora da Gaveta, composta de Roda de Chimarrão, Sarau Literário com apresentação do Coral da UNIJUÍ e lançamento do livro “Travessia no Tempo e no Vento”, de Maria Eli Braga Mannrich.

No Sarau Literário as atrações foram muitas, com a participação dos escritores Cláudio Trindade, Pedro Darci de Oliveira, Mário Ruchel, Juarez Folletto, Iolanda Gubert, Luiz Mar, Marli Terezinha Meiger Siekierski e Rosa Maria Schimitt.

1.2.2 – Exposição Virtual História do Voto em Ijuí

Organizada pelo Museu Antropológico Diretor Pestana, Curso de História da UNIJUÍ, PIBID/CAPES e EFA, com apoio da Associação de Amigos do MADP, a Exposição Virtual sobre a História Política da Ijuí teve como objetivo elaborar um levantamento bibliográfico e de fontes documentais sobre a história política local, pesquisar, organizar e apresentar a trajetória política ijuiense através de exposição virtual.

O projeto foi desenvolvido pelos estudantes da disciplina de Práticas de Graduação II, do curso de História da UNIJUÍ, ministrada pela professora Sandra Maria do Amaral; pelos bolsistas do PIBID/CAPES, vinculados ao subprojeto de História, coordenado pela professora Vera Trennephol; e por um grupo de alunos do terceiro ano da EFA, coordenados pelo professor Josei Fernandes Pereira. A assessoria técnica é realizada pela educadora Belair Aparecida Stefanello e pela arquivista Sandra Schinwelski Maldaner, do Museu Antropológico Diretor Pestana.

No decorrer do projeto foram surgindo outras propostas, especialmente de substituir a exposição por vídeos para serem postados no Youtube. Os trabalhos não foram concluídos devendo ser retomados no próximo ano, com outras turmas.

1.2.3 Oficina “Identificação de fotos de Acervo do Museu Antropológico Diretor Pestana – MADP, doados pelo Jornal da Manhã”

Esta oficina foi promovida pelo Curso de História da UNIJUÍ e pelo Museu Antropológico Diretor Pestana, com apoio da Associação de Amigos do MADP, e fez parte da Semana Acadêmica de História 2016, sob coordenação da professora Sandra Maria do Amaral – História/UNIJUÍ e da arquivista Amanda Keiko Higashi – Museu/FIDENE.

A atividade fez parte da disciplina “Práticas de Graduação III” do Curso de História da UNIJUÍ e foi realizada na Sala de Pesquisa do MADP, no período de outubro a novembro, sempre nas terças-feiras.

Participaram deste projeto sócios da Associação de Amigos do MADP, estudantes do curso de História da UNIJUÍ e pessoas da comunidade local.

1.3 PALESTRAS, DEBATES, SEMINÁRIOS, ENCONTROS, OFICINAS, PUBLICAÇÕES, CAPACITAÇÕES, SESSÕES DE CINEMA E OUTROS – PROMOÇÃO DO MUSEU

Título do Evento Tipo Nº Participantes Promoção/Local Carga Horária
Cine AIPAN
Filme: Zeitgeist: Addendum
Data: 02 de março de 2016
SC 4 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí
Auditório do MADP
3h
Cine AIPAN
Filme: Ursos
Data: 04 de março de 2016
SC 15 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí
Auditório do MADP
3h
Exibição do filme: “As Sufragistas” para equipe do Museu
Data: 08 de março de 2016
O 10 MADP
Auditório do MADP
2h
Seminário de Gênero e História: a luta pelos direitos das mulheres
Palestrante: Drª Ana Maria Colling
Data: 10 de março de 2016
S 154 MADP, Mestrado em Direitos Humanos, Sinteep, Sinpro Noroeste, Fórum Permanente da Mulher, Coordenadoria da Mulher
Salão Azul, Campus Ijuí
3h
Domingo no Museu. Exibição do Filme "As Sufragistas"
Data: 13 de março de 2016
O 12 MADP
Auditório do MADP
3h
Exibição do Filme "As Sufragistas" para a Escola Polivalente,  Curso de Jornalismo da UNIJUÍ e Escola Antônio Padilha
Período: mês de março
O 93 MADP
Auditório do MADP
3h
Oficina “Como pesquisar no Museu”
Facilitador: Amanda Keiko Higashi
Data: 31 de março de 2016
O 18 MADP
Sala de Pesquisa
3h
Cine AIPAN
Filme: Bebês
Data: 06 de abril de 2016
SC 5 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí
Auditório do MADP
3h
Cine AIPAN
Filme: A lenda de Sarila
Data: 08 de abril de 2016
SC 13 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí
Auditório do MADP
3h
O arquivo como fonte de pesquisa
Grupo: 1º ano do Ensino Médio – CEAP
Professora Responsável: Mariluza da Silva Lucchese
Facilitadoras: Miriam Bisognin Santi, Jaqueline Bussler Michael Krüger
Data: 13 de abril de 2016
O 20 MADP/CEAP
Sala de Pesquisa do MADP
1h30min
Palestra "Trabalho Indígena na Atualidade"
Palestrantes: Laisa Kaingang e Sandro Luckmann
Data: 14 de abril de 2016
P 100 MADP
Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa
3h
Palestra "Trabalho Indígena na Atualidade"
Palestrantes: Laisa Kaingang e Sandro Luckmann
Data: 15 de abril de 2016
P 99 MADP
Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Koehler
3h
Apresentação do Filme Narradores de Javé
Data: 04 de maio de 2016
O 10 MADP
Auditório do MADP
2h
Cine AIPAN
Filme: Blackfish
Data: 04 de maio de 2016
SC 10 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí
Auditório do MADP
3h
Cine AIPAN
Filme: Khumba
Data: 06 de maio de 2016
OSC 33 Promoção AIPAN, MADP, com apoio de Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí
Auditório do MADP
3h
Cine AIPAN
Filme: Khumba
Data: 10 de maio de 2016
OSC 39 Promoção AIPAN, MADP, com Apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí
Auditório do MADP
3h
Trilha no Bosque do MADP e ao Bosque dos Capuchinhos, orientada pelo Curso de Biologia
Período: março a setembro de 2016
O 1.540 MADP/PET
Bosque do MADP e Bosque dos Capuchinhos
2h
Discussão "Evolução: Educação e Conflitos com a Teologia"
Palestrantes: Maria Cristina Pansera de Araújo e Sandro Luckman
Data: 27 de junho de 2016
P 62 Programa de Educação Tutorial - PET Biologia UNIJUÍ e MADP
Auditório da Sede Acadêmica da UNIJUÍ
3h
Cine AIPAN
Filme: Mataram Irmã Dorothy
Data: 01 de junho de 2016
SC 6 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí
Auditório do MADP
3h
Cine AIPAN
Filme: Ponyo: Uma amizade que veio do mar
Data: 03 de junho de 2016
SC 4 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí
Auditório do MADP
3h
Sistemas de Arquivos FIDENE
Facilitadora: Sandra Schinwelsli Maldaner
Data: 28 de julho de 2016
C 2 MADP
Sala de Reuniões do DACEC
4h
Cine AIPAN
Filme: A conspiração da vaca
Data: 06 de julho de 2016
SC 4 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí
Auditório do MADP
3h
Cine AIPAN
Filme: Yellowbird - O Pequeno Herói
Data: 08 de julho de 2016
SC 19 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí
Auditório do MADP
3h
Cine AIPAN
Filme: Abelhinhas
Data: 18 de julho de 2016
SC 26 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí
Auditório do MADP
3h
Cine AIPAN
Filme: Yellowbird - O Pequeno Herói
Data: 19 de julho de 2016
SC 35 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí
Auditório do MADP
3h
Cine AIPAN
Filme: Amazônia
Data: 03 de agosto de 2016
SC 17 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí
Auditório do MADP
3h
Apresentação “O que é um Museu”
Professor responsável: Jaeme Luiz Callai
Facilitadores: Sandra Schinwelski Maldaner e Éder Ribeiro Oliveira
Data: 04 de agosto de 2016
O 24 Curso Italianos em Ijuí/MADP
MADP
2h30min
Cine AIPAN
Filme: Mogli – O menino lobo
Data: 05 de agosto de 2016
SC 43 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí
Auditório do MADP
3h
Cine AIPAN
Filme: Mogli – O menino lobo
Data: 10 de agosto de 2016
SC 9 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí
Auditório do MADP
3h
Atendimento a grupo dos alunos da disciplina de Edificações e Estruturas do curso de Arquitetura e Urbanismo.
Facilitador: Paulo Ernesto Scortegagna
Data: 24 de agosto de 2016
O 26 UNIJUÍ
Auditório do MADP
3h
Cine AIPAN
Filme: Estamira
Data: 14 de setembro de 2016
SC 6 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí
Auditório do MADP
3h
Cine AIPAN
Filme: Selvagem
Data 16 de setembro de 2016
SC 19 Promoção AIPAN, MADP, com apoio de Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí
Auditório do MADP
3h
Oficina "Identificação de fotos de Acervo do MADP, doadas pelo Jornal da Manhã"
Facilitadores: Sandra Maria Amaral e Amanda Keiko Higashi
Período: outubro e novembro de 2016
O 10 Curso de História UNIJUÍ, MADP
Sala de Pesquisa do MADP
18h
Cine AIPAN
Filme: Muito além do peso
Data: 05 de outubro de 2016
SC 4 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí
Auditório do MADP
3h
Cine AIPAN
Filme: O mundo dos pequeninos
Data: 07 de outubro de 2016
SC 13 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí
Auditório do MADP
3h
Palestra África no Brasil, África no RS! Qual a cara do Negro Gaúcho?
Palestrante: Valeska Garbinatto
Data: 20 de outubro de 2016
P 127 MADP, SME e 36ª CRE
Auditório do DCEEng
2h
Palestra “História e Cultura Africana na Sala de Aula”
Palestrante: Valeska Garbinatto
Data: 20 de outubro de 2016
P 78 MADP, SME e 36ª CRE
Auditório da Sede Acadêmica
3h
Cine AIPAN
Filme: Água e Cooperação
Data: 09 de novembro de 2016
SC 9 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí
Auditório do MADP
3h
Cine AIPAN
Filme: As aventuras do avião vermelho
Data: 11 de novembro de 2016
SC 10 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí
Auditório do MADP
3h
Cine AIPAN
Filme: Trashed – Para onde vai o nosso lixo
Data: 07 de dezembro de 2016
SC 4 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí
Auditório do MADP
3h
Cine AIPAN
Filme: Zootopia – Essa cidade é o bicho
Data: 09 de ndezembro de 2016
SC 26 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí
Auditório do MADP
3h

Tipo: P – Palestras, S – Seminários, C – Cursos, T – Treinamento, CP – Capacitações, SC – Sessão de Cinema, OF – Oficinas, O - Outros

2. Projetos/Assessorias/Parcerias

 2.1 PROJETOS

A prática de buscar recursos através de projetos externos tem sido importante à conservação e acondicionamento do acervo sob guarda do Museu.

2.1.1 PROJETOS ENCAMINHADOS NO ANO
2.1.1.1 Projeto: Difusão da Memória Social de Ijuí e Região Noroeste do Rio Grande do Sul: acesso eletrônico ao acervo fotográfico das atividades econômicas registradas no período de 1900-1990

Projeto inscrito no Edital de Concurso “Pró-cultura RS FAC dos Museus” (Edital Sedac nº 08/2016), no valor de R$ 24.989,09.

Proponente: Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana

Objetivo: Digitalizar parte do acervo fotográfico do MADP, a fim de garantir a preservação dos arquivos originais e o acesso aos representantes digitais, bem como disponibilizar a descrição através da internet.

Com o incentivo à democratização do conhecimento por leis de acesso à informação e os avanços tecnológicos, arquivos são divulgados em meio eletrônico e na Internet por instituições de preservação. Por isso, o MADP pretende digitalizar documentos que contemplam os acervos mais pesquisados nos últimos anos (arquivo Ijuí e coleções Família Beck e Eduardo Jaunsem), com referência à economia de Ijuí e noroeste gaúcho, disponibilizando suas informações ao pesquisador local e ao usuário da Internet, característica de público que vem aumentando. A partir das fotografias e negativos originais, serão criados arquivos digitais de preservação e imagens para acesso online, conforme recomendações publicadas pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). O projeto prevê recursos para a visualização de negativos, digitalização, armazenamento de dados e instalação de software de difusão, o que garantirá o acesso à pesquisa, reduzindo o manuseio do acervo analógico.

O Projeto foi habilitado pela Secretaria de Estado da Cultura, conforme publicação no Diário Oficial do Estado de Porto Alegre em 14 de outubro de 2016.

2.1.1.2 Projeto: Conservação Preventiva para Preservação do Patrimônio Arquivístico do Museu Antropológico Diretor Pestana - MADP

Projeto inscrito no Edital de Chamamento Público nº 05/2015, Modernização de Museus 2015 do IBRAM, no valor de R$ 361.642,08.

Proponente: Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - FIDENE

Objetivo: Assegurar a conservação preventiva do acervo documental preservado pelo Museu Antropológico Diretor Pestana, com vistas ao acesso do patrimônio regional à pesquisa para a comunidade.

O projeto prevê a aquisição de arquivos deslizantes para armazenamento do acervo de gênero textual, adquirir instrumentos/materiais para realizar a higienização e acondicionamento dos documentos textuais e iconográficos, bem como, armazenar/readequar o acervo acondicionado, aos novos arquivos deslizantes. Pretende-se, também, contratar consultoria especializada para análise e diagnóstico, contendo: parecer do estado de conservação de filmes (16mm, 8mm e Super 8) e rolos de fita magnética de áudio; recomendações para higienização e acondicionamento.

Prorrogado até 31 de dezembro de 2017, conforme Retificação do Edital de Chamamento Público, publicado no Diário Oficial da União do dia 14 de setembro de 2016.

2.1.1.3 Projeto: Adaptação do espaço da Exposição de Longa Duração, do Museu Antropológico Diretor Pestana, com vistas à universalização do acesso

Projeto inscrito no Edital da Caixa Econômica Federal - Programa Caixa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro - Patrocínio 2017/2018, no valor de R$ 363.927,93.

Proponente: Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana

Objetivo: Este projeto prevê o desenvolvimento de ações que consistem em adaptações na Exposição de Longa Duração do Museu, bem como seus acessos, visando maior acessibilidade, dinamismo, interação e segurança.

Pretende-se qualificar a Exposição de Longa Duração e seu entorno, com ações voltadas a acessibilidade cognitiva, sensorial e motora garantindo o acolhimento de todos os públicos, promovendo maior segurança para os visitantes e proporcionando mais dinamismo e interação nos espaços expositivos. A execução será realizada em três etapas: adequação e reforma dos espaços internos e externos com vistas à segurança e acessibilidade; adaptação do espaço Ijuí Hoje com vistas à exposição; e democratização de acesso à informação.

O projeto foi selecionado em dezembro do corrente ano e teve o valor aprovado de R$ 250.000,00 como patrocínio. A próxima etapa será a análise da documentação a ser enviada, bem como o ajuste na planilha orçamentária de acordo com o valor patrocinado.

2.1.1.4 Projeto: Conservação preventiva do acervo de médio e grande porte em reserva técnica no Museu Antropológico Diretor Pestana

Projeto inscrito no Edital de Concurso “Pró-cultura RS FAC Memória e Patrimônio” (Edital Sedac nº 14/2016), no valor de R$ 25.000,00.

Proponente: Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana

Objetivo: Buscar melhorias para o acondicionamento do acervo em Reserva Técnica do Museu Antropológico Diretor Pestana - MADP, adequando às normas da conservação preventiva, visando melhor funcionalidade e maior proteção do patrimônio cultural sob guarda do Museu.

É pretendido adquirir cinco móveis planejados, com prateleiras, que permitam o melhor aproveitamento do espaço, otimizando a guarda dos objetos, deixando corredores livres para circulação. Também pretende-se adquirir embalagens próprias para proteger o acervo individualmente contra a poeira e demais agentes de degradação.

O Projeto encontra-se em fase de habilitação.

2.1.2 PROJETOS EM ANDAMENTO
2.1.2.1 Projeto: Revitalização do Sistema de Climatização do Museu Antropológico Diretor Pestana

Projeto aprovado pelo Ministério da Cultura, PRONAC 149060, no valor de R$ 192.183,72, conforme publicação no Diário Oficial da União, do dia 20 de outubro de 2014.

Proponente: Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana

Objetivo: Atualizar o sistema de climatização do MADP, a fim de garantir a preservação e melhor salvaguarda dos acervos sob sua responsabilidade.

Pretende-se substituir os equipamentos de climatização existentes, adquirir desumidificadores para o controle da umidade relativa do ar, equipar as áreas de preservação e trabalho com material de proteção para a incidência de luz solar (películas e persianas) e atualizar o software de gerenciamento de temperatura e umidade, CLIMUS.

O projeto foi prorrogado até 31 de dezembro de 2017, conforme publicação do Diário Oficial da União do dia 05 de janeiro de 2017. Até o final deste ano foi captado o montante no valor de R$ 107.220,00, o que possibilitou a aquisição e instalação de alguns climatizadores, desumidificadores, películas e persianas que reduzem a incidência da luz solar e raios ultravioletas em algumas áreas do MADP.

2.1.2.2 Projeto de Requalificação do Museu Antropológico Diretor Pestana

Este projeto,  aprovado pela Presidência e Direção Executiva da FIDENE, foi elaborado pelo Escritório de Arquitetura e Urbanismo de Lorenzo Cunegato, para contemplar serviços técnicos de arquitetura para desenvolvimento de projeto arquitetônico de alterações dos espaços do Museu Antropológico Diretor Pestana, a partir de plano de necessidades, consistindo dos seguintes trabalhos: ampliação de área de arquivo (com proposta de construção de novos espaços ou adequação de layout existente); adequação à Norma 9050 (acessibilidade) dos espaços do Museu; adequação à Norma 9077 (saídas de emergência); melhoria na infraestrutura (goteiras, infiltrações, etc.).

A execução deste projeto vai ocorrer por módulos, sendo que a prioridade é o módulo que prevê a construção dos banheiros externos ao Museu, visando acessibilidade. O projeto da construção dos banheiros está concluído e foi encaminhado para concorrer ao edital da Caixa Econômica Federal “Programa Caixa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro – Patrocínio 2017/2018”.

2.1.3 PROJETOS CONCLUÍDOS
2.1.3.1 - Educação Ambiental: transformando/construindo conceitos, um olhar para o futuro

Projeto aprovado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SMMA e Conselho Municipal de Energia e Meio Ambiente de Ijuí – CONSEMA/Ijuí, no valor de R$ 5.000,00.

Proponente: Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana

Objetivo: Desenvolver ações que permitam colocar em prática os preceitos da Educação Ambiental. Consiste em envolver alunos da Educação Básica do municiío de Ijuí em atividades de conhecimento e reconhecimento de espécies nativas de plantas e animais e das interações ecológicas desempenhadas por eles durante visitas guiadas ao bosque.

O Projeto foi realizado pelo Museu Antropológico Diretor Pestana e o Curso de Ciências Biológicas - Programa de Educação Tutorial - PET Biologia (MEC/SESu).

As ações do projeto de extensão “Educação Ambiental: transformando/construindo conceitos, um olhar para o futuro” foram realizadas no Bosque do Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) e no Bosque Mario Osorio Marques (Bosque dos Capuchinhos), situados no bairro São Geraldo, no município de Ijuí, Rio Grande do Sul. A área é um remanescente florestal antropicamente modificado, utilizado como área de lazer, apresentando uma praça infantil, uma quadra poliesportiva e trilhas calçadas que se estendem por toda a área verde. O remanescente apresenta espécies vegetais exóticas e nativas e abriga representantes de vertebrados e invertebrados.

Os sujeitos das ações de extensão deste projeto foram os alunos das Escolas de Educação Básica do Município de Ijuí. No desenvolvimento destas ações, os alunos foram estimulados à percepção da biodiversidade existente neste remanescente florestal urbano; ofereceu-se aos alunos os conhecimentos específicos necessários à sua conscientização sobre a necessidade da conservação do Bosque do MADP e do Bosque dos Capuchinhos; os alunos da Educação Básica foram estimulados a observar os sinais da ação antrópica sobre o bosque e suas consequências; buscou-se ampliar a percepção e informação dos alunos sobre o descarte apropriado de resíduos sólidos; discutiu-se, frente aos possíveis focos de Aedes aegypti (mosquito da zica), as formas de prevenção das doenças transmitidas por este inseto.

A responsável técnica pelo projeto foi a professora doutora Mara Lisiane Tissot-Squalli e as atividades desenvolvidas foram monitoradas pelos estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

No período de 18 de maio a 30 de setembro de 2016, 1.540 (um mil quinhentos e quarenta) alunos de 19 (dezenove) escolas da rede de Educação Básica do município de Ijuí participaram do projeto. A maioria das turmas participantes foi de ensino fundamental, seguido de ensino médio e de educação infantil, das redes estadual, municipal e particular de Educação Básica.

2.1.3.2 Conhecer para Transformar – Meta 4

Projeto aprovado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Proponente: Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - FIDENE

Objetivo: Este projeto visa oportunizar aos públicos estabelecidos a visão da aplicação das ciências no cotidiano das sociedades, bem como de aproximá-los dos pesquisadores e das estruturas físicas que possibilitam o desenvolvimento de pesquisas científicas.

O Museu Antropológico Diretor Pestana também está inserido neste Projeto, sendo responsável pela execução da Meta nº 04, no valor de R$ 30.000,00, tendo como principal objetivo retratar o processo de imigração no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, através de três exposições itinerantes, com os seguintes temas: Comunidades Indígenas, Negros e Imigração no Noroeste do estado do Rio Grande do Sul.

A Meta 4 deste Projeto foi concluída em 2016, e através das três exposições itinerantes já está sendo possível proporcionar à população da região Noroeste do RS, especialmente ao público escolar, o acesso aos bens culturais representados pela cultura visual, com exposições fotográficas referentes ao processo de imigração no Noroeste do Estado.

Abaixo segue a relação das instituições que se beneficiaram com as exposições itinerantes durante os anos de 2015 e de 2016:

2.2 ASSESSORIAS

No primeiro semestre de 2016 foi prestada assessoria no arquivo Municipal, pela arquivista do Museu, junto a Prefeitura de Santo Augusto, em contrapartida ao saldo remanescente do Convênio de Filiação com a FIDENE/UNIJUÍ, sob o nº 02/2000, firmado em 04/01/2010 e o Primeiro Termo Aditivo firmado em 18/03/2011.

A assessoria prestada resultou na entrega do Diagnóstico do arquivo público da Prefeitura Municipal de Santo Augusto – RS mediante uma apresentação aos funcionários da Prefeitura.

3. PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS E OUTRAS ATIVIDADES

3.1 PARTICIPAÇÃO EM REUNIÕES

As reuniões realizadas em 2016 oportunizaram a interlocução com diferentes segmentos da comunidade. No decorrer do ano foram realizadas diversas reuniões, da equipe e com a comunidade externa, para planejamento das atividades, procedimentos decisórios, entre outros assuntos.

3.2. PARTICIPAÇÃO EM PALESTRAS, SEMINÁRIOS, FÓRUNS, CAPACITAÇÕES, CURSOS E OUTROS - Registra-se neste item a participação, da equipe do Museu, em eventos além dos promovidos pelo Museu.

Título do Evento/Data Tipo Número de Participantes Promoção/Apoio/Local Carga Horária
Volta às aulas 2016 dos docentes e técnicos-administrativos da UNIJUÍ
Data: 18 de fevereiro de 2016
O 10 UNIJUÍ/CMKT
Salão de Atos - UNIJUÍ
3h
Curso de Libras Básico
Período: 1º semestre de 2016
C 2 UNIJUÍ - RH - NAAI
Sala B5 - Campus Ijuí
20h
Curso Excel Básico
Ministrante: Tiago Rohde
Data: 4, 11, 18 de março de 2016
C 02 FIDENE/NDRH
UNIJUÍ - Campus Ijuí
12h
Oficina: Você sabe escolher seu hidratante?
Coordenação: Farmácia Universitária
Data: 08 de março de 2016
O 1 FIDENE/NDRH
Lounge da Recepção Institucional
1h30min
Oficina: Auto Maquiagem
Coordenação:  Espaço S Centro de Beleza
Data: 10 de março de 2016
O 1 FIDENE/NDRH
Salão de Atos
1h30min
Roda de conversa “A história da luta das mulheres pela igualdade de direitos e os desafios do feminismo na atualidade”
Data: 15 de março de 2016
O 5 MADP/SINTEEP
MADP
3h
Curso Excel Intermediário
Ministrante: Lia Micaela Bergmann
Data: 12, 19 e 26 de abril de 2016
C 01 FIDENE/NDRH
UNIJUÍ - Campus Ijuí
12h
Curso Internacional em Conservação Preventiva de Bens Culturais
Período: abril a junho 2016
C 01 Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa 44h
Curso de leitura em língua estrangeira – Espanhol
Ministrante: Ximena Arias Hodge
Período: maio a outubro de 2016
C 01
FIDENE/NDRH
Campus Ijuí
60h
Capacitação FAC dos Museus Edital 08/2016
Data: 13 de junho de 2016
C 01 Secretaria do Estado da Cultura do RS e Sistema Estadual de Museus
Auditório do Memorial do RS -Porto Alegre
4h
Imersão – Programa Sinergia
Data: 22 de março de 2016
O 1 Programa Sinergia
Vale Verde – Ijuí
7h
Cine “Não Sei como Ela Consegue”
Data: 05 de maio de 2016
O 2 Programa Sinergia Salão de Atos 2h
Alusão ao Maio Amarelo: "A Física e os Acidentes de Trânsito"
Palestrante: Nelson Toniazzo
Data: 25 de maio de 2016
P 01 SIPAT
UNIJUÍ - Campus Ijuí
4h
Reunião avaliadores Salão do Conhecimento
Data: 13 de julho 2016
O 1 Salão do Conhecimento
Auditório EFA
1h
Curso de Libras Intermediário
Período: agosto a novembro de 2016
C 2 FIDENE/NDRH e NAAI
Campus Ijuí
20h
Saúde da Mulher: Como cuidei das minhas mamas e do meu útero no último ano?
Data: 09 de agosto de 2016
P 2 Programa Sinergia
Laboratório de Habilidades
2h
Palestra: Inclusão na Universidade
Ministrantes: Profª Marta Estela Borgmann, e José Luis Bressam
Data: 16 de agosto de 2016
P 4 SIPAT
Salão Azul - Campus Ijuí
3h
Palestra: Quem ama abraça: Reflexões sobre a violência nas relações familiares - alusivo aos 10 anos da Lei Maria Penha
Data: 17 de agosto de 2016
P 3 SIPAT
Salão Azul - Campus Ijuí
2h
Palestra Verdades e Mitos sobre a Saúde Bucal
Palestrante: Fernanda Botega, Tiago Szamberlan Pompeo e Helena Monteiro
Data: 18 de agosto de 2016
C 1 SIPAT
Salão Azul - Campus Ijuí
3h
Atividades Orientadas no IRDeR: visita a toda estrutura, trilha ecológica, slack line, ascensão em cordas, rapel, trilha cega, arvorismo
Instrutor: Julio Suzuki
Data: 19 de agosto de 2016
C 1 SIPAT
IRDeR
8h
Palestra sobre doenças respiratórias e alérgicas
Data: 23 de agosto  de 2016
P 2 FIDENE/NDRH
UNIJUÍ - Campus Ijuí
2
Preservação de Documentos Arquivísticos
Data: 31 de agosto de 2016
P 1 Rede Cariniana 1h
Apresentação do Plano de Carreira para os Técnicos-Administrativos
Data: 12 de setembro de 2016
O 10 FIDENE/NDRH
Salão de Atos
Mudança Linguística e Repositórios de Preservação Digital
Data: 14 de setembro de 2016
P 1 Rede Cariniana 1h
Participação no Salão do Conhecimento
Período: 26 a 30 de setembro de 2016
S 03 UNIJUÍ
Campus Ijuí
20h
Avaliação do Salão do Conhecimento
Período: 26 a 30 de setembro de 2016
S 01 UNIJUÍ
Campus Ijuí
20h
Estratégias de Preservação em Repositórios Institucionais
Data: 29 de setembro de 2016
P 1 Rede Cariniana 1h
Avaliadora no Salão do Conhecimento
Data: 29 de setembro de 2016
S 1 Salão do Conhecimento Unijuí
Campus Ijuí
3h
Outubro Rosa: Prevenção do Câncer de Mama
Data: 27 de outubro de 2016
C 1 FIDENE/NDRH
Salão Azul - Campus Ijuí
3h
Workshop Estratégias de constituição de um ambiente turístico sustentável, com Nestor Tissot, prefeito de Gramado/RS
Data: 09 de novembro de 2016
P 04 UNIJUÍ, Sindilojas, ACI
UNIJUÍ – Campus Ijuí
3h
A preservação digital na visão da Arquivologia
Data: 29 de novembro de 2016
P 03 Rede Cariniana 1h
Reunião da Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana
Data: 08 de dezembro de 2016
O 08 AAMADP
Sala de Pesquisa - MADP
2h
Posse da Reitoria 2017-2019
Data: 13 de dezembro de 2016
O 11 UNIJUÍ
Salão de Atos Unijuí
3h

Tipo: P - Palestra S - Seminário C - Curso CP - Capacitação O – Outros

3.3. PARTICIPAÇÃO EM CONSELHOS E COMISSÕES

3.3.1 COMUCI e CONTUR

A Diretora, a Educadora, a Arquivista da DIS e a Analista de Projetos do MADP foram indicadas para representar o Museu no Conselho Municipal de Cultura (COMUCI) e no Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). No entanto, em 2016, não houve reconstituição destas comissões no Município de Ijuí.

3.3.2 Comissão de Estudos sobre Preservação de Documentos Arquivísticos Digitais

A Comissão de Estudos sobre Preservação de Documentos Arquivísticos Digitais na FIDENE durante o ano de 2016 realizou visita técnica à UFSM – Departamento de Arquivo Geral, representada pelos membros da Secretaria Acadêmica e da Coordenadoria de Informática.

O grupo foi recebido pelas arquivistas Débora Flores, Neiva Pavezi e Daiane R. S. Pradebon e Analista de TI Gustavo Zanini Kantorski. O objetivo da visita foi conhecer o projeto de informatização da gestão, preservação e acesso de documentos arquivísticos da UFSM, com vistas, principalmente, a implementação da digitalização dos documentos acadêmicos dos ingressantes na UNIJUÍ, garantindo a confiabilidade, disponibilidade e integridade das informações.

A visita iniciou com uma apresentação geral do Portal da Universidade e dos serviços oferecidos pela Web. A Instituição possui uma comissão técnica que está trabalhando fortemente na questão da digitalização de documentos e criação de documentos nato digitais.

No link http://w3.ufsm.br/gedai/index.php/comissao estão disponíveis várias informações sobre os processos da Universidade, inclusive será postado futuramente o projeto elaborado pela Comissão da Gestão de Documentos Arquivísticos Digitais, que envolve várias Unidades da Universidade (Biblioteca, CPD, DAG, DERCA, Gabinete do Reitor, PRA, PROGEP, PROGRAD, PROPLAN e PRPGP). Esse projeto contempla todos os processos a serem implementados na Universidade. A comissão também disponibilizou o e-mail de contato: gedai@ufsm.br

A partir desta visita, a intenção da Comissão da UNIJUÍ é iniciar o processo de digitalização dos documentos de entrada dos estudantes para o próximo processo seletivo.

3.3.3 Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da FIDENE - CPAD

A Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da FIDENE esteve envolvida durante o ano na Elaboração do Plano de Classificação de Documentos - PCD e Tabela de Temporalidade Documental da FIDENE - TTD, atividade-fim (Ensino, Pesquisa, Extensão) em acordo com a Portaria nº 1224 de 2013 do MEC e na elaboração e levantamento documental das atividades da Unidade de Controladoria, a pedido da Reitoria, para elaboração do Plano de Classificação de Documentos e da Tabela de Temporalidade Documental.

O levantamento documental na Unidade de Controladoria foi iniciado em maio de 2016, envolvendo a aplicação do questionário ao setor, visitas técnicas, reuniões com a equipe, elaboração da proposta de Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade documental.

Concomitante com esse trabalho, durante o ano foi enviado aos setores das instituições questionário para o levantamento documental das atividades desenvolvidas e documentos produzidos. Do total de 40 setores da instituição, apenas 18 setores retornaram o questionário solicitado, em decorrência disso, além de ser reenviado e solicitado novamente, ainda aguarda-se retorno até o final do ano, sendo assim necessárias visitas diretas às unidades para que o objetivo seja atingido e ocasionando atraso na realização do trabalho.

Quanto à Unidade de Controladoria, foi elaborado o Plano de Classificação de Documentos e a Tabela de Temporalidade em conjunto com os membros da Comissão Permanente de Avaliação dos Documentos da FIDENE - CPAD, aprovação e apresentação para a Reitoria, a qual obteve aprovação dos resultados apresentados e encaminhamento posterior para aprovação pelo Conselho Diretor da FIDENE em reunião realizada no dia 04 de novembro. O mesmo também autorizou a aplicação imediata destes instrumentos pela Unidade. Posteriormente, foi realizada uma capacitação dos instrumentos de gestão, PCD e TTD, com todos os funcionários da Unidade de Controladoria para iniciar sua aplicação. Foi definido em conjunto que a aplicação dos instrumentos é de responsabilidade da unidade produtora/acumuladora de documentos, bem como deverá sempre comunicar à CPAD quando irá realizar a eliminação de documentos, emitir Termo de Eliminação com aceite do dirigente superior da FIDENE e guarda deste para arquivo. Ficou também estabelecido com o Reitor o convite à Auditoria Interna para auxiliar na fiscalização da aplicação destes instrumentos na instituição.

Quanto aos demais setores da instituição que retornaram o levantamento documental, a equipe da Divisão de Documentação realizou o confrontamento das atividades que geram os documentos com o Plano de Classificação das IFES/IES e identificou as necessidades de inclusão de atividades e tipos documentais ou exclusão de atividades não desenvolvidas pela FIDENE. Para o ano seguinte será concluído com os demais setores para aplicação na instituição desses instrumentos.

4. Atividades por Divisões

O Museu tem seu acervo constituído por documentos museais, textuais, bibliográficos e iconográficos ordenados nas Divisões de Museologia (DM); Documentação (DD); e Imagem e Som (DIS).

Neste relatório estão sendo apresentadas informações gerais sobre as atividades de cada Divisão. Informações mais detalhadas encontram-se nos relatórios anuais, específicos da DM, DD e DIS, arquivados no Museu.

4.1 DIVISÃO DE DOCUMENTAÇÃO

Ao longo dos seus 55 anos reuniu expressivos documentos textuais, bibliográficos, cartográficos, audiovisuais, iconográficos, sonoros e museais, constituindo-se como uma das principais instituições museológicas do Noroeste do RS.

4.1.1 Arquivo FIDENE

Em 2016 foi desativada a Sala Java Bonamigo, alocada ao Curso de Artes. Conforme Ofício nº 011/2016 – VRPGPE, emitido em 03 de março de 2016, foi informado que o Departamento, não tendo mais condições de manter a estrutura nos moldes em que mantinha em função do encerramento das atividades do Curso de Artes Visuais, definiu a transferência do acervo histórico relativo ao artista Java Bonamigo para o Museu Antropológico Diretor Pestana,  com o objetivo de guardar, para fins de conservação em sua reserva técnica, fazendo exposições temporárias no Espaço Ijuí Hoje, conforme a temática que estiver em questão. Os documentos da Sala Java Bonamigo foram avaliados de maneira que foram selecionados os que representam as atividades da Sala e comprovam sua atuação e recolhidos ao Arquivo Fidene. O acervo pessoal de Juarês Antonio Bonamigo foi recolhido ao Museu para análise, sendo que o acervo documental foi inserido no Arquivo da Genealogia da família, sendo devolvida para a família a Coleção de Material didático de Juarês.

As atividades relacionadas ao Arquivo Fidene estiveram direcionadas ao levantamento documental nas unidades de trabalho da Instituição, com vistas a adequação ao Plano de Classificação do MEC e atividades de descrição dos Termos de Recolhimento e da Unidade de Controladoria.

Paralelo as demais atividades do Arquivo Fidene, foi realizado um acompanhamento presencial e direto ao Departamento de Humanidades e Educação, durante todo o ano, com ações de treinamento em preservação de acervos, além de visitas técnicas, devido ao grande volume documental acumulado neste departamento, proveniente da departamentalização e do próprio departamento. Às sextas-feiras à tarde, a equipe do DHE e arquivista Sandra S. Maldaner trabalharam na organização e classificação dos documentos. Os documentos são provenientes dos departamentos DELAC, DFP, DCS, DePe e um volume expressivo do projeto SPEP. Não foi possível terminar essa atividade, pois o volume de documentos é de aproximadamente 6 armários embutidos, sendo que as mesmas serão retomadas em março do próximo ano.

Na mesma linha de trabalho foi realizado também acompanhamento e orientação a organização e classificação de documentos do DCEEng, com capacitações do Arquivo FIDENE e à ASC, ambos com volume expressivo de documentos acumulados de anos anteriores e que precisam de tratamento.

Foram registrados 23 recolhimentos de documentos ao Arquivo FIDENE durante o ano.

 Em atendimento à solicitação da Secretaria do Mestrado em Modelagem Matemática da UNIJUÍ foi realizada orientação quanto a guarda/eliminação de documentos referentes a processos de seleção/processos seletivos, projetos de dissertação, provas de nivelamento, credenciamento dos professores, material entregue (currículo lattes).

Também foi realizada visita técnica com o objetivo de orientar à Assessoria de Assuntos Internacionais quanto ao levantamento documental do Arquivo Fidene.

Transferências internas de documentos

Durante o ano foi recebida uma transferência interna da Divisão de Museologia, Termo de Transferência Interna - DM N° 01/2016, referente a 71 documentos de grandes dimensões de gênero cartográfico.

4.1.2 Arquivo Ijuí

As atividades realizadas no Arquivo Ijuí se basearam, de modo geral na continuidade da classificação dos documentos pendentes e dos novos doados pela comunidade. Além disso, foi realizada  a avaliação dos documentos de Sady Strapazzon e feita a carta de doação, que já está assinada. Nesse sentido, ainda é necessário criar um quadro de arranjo dos documentos e incluí-los no Arquivo Ijuí.

Os documentos pessoais de Juarês Antonio Bonamigo recolhidos da Sala Java serão incluídos no Arquivo Ijuí, na genealogia. Para isso, também será realizado um quadro de arranjo com as principais atividades desempenhadas por ele.

No decorrer do ano foram classificados outros documentos com volume bem expressivos, entre eles os documentos transferidos da Divisão de Museologia para a Divisão de Documentação, na sua maioria árvores genealógicas que foram acondicionadas na mapoteca.

Não há documentos pendentes de anos anteriores para classificar, de volume expressivo, com exceção da documentação das Balas Soberanas, CD00005/2004.

Em paralelo ao processamento técnico foram atendidos pesquisadores por e-mail e presenciais.

4.1.3 Hemeroteca

O recolhimento dos jornais da Manhã e Hora H ocorreu de forma sequencial durante o ano.

4.1.4 Biblioteca

Em 26 de janeiro de 2016 foram realizadas alterações na classificação e organização das Produções Intelectuais – PI’s da FIDENE pela Biblioteca Mario Osorio Marques, ocasisonando a troca de etiquetas de todos os livros que continham a informação PI. Segundo orientações das bibliotecárias da BUMOM, e decisão da Vice-Reitoria de Graduação, estes livros deveriam fazer parte da classificação normal do acervo e não localizados e classificados de forma especial. A partir dessa decisão, foi o campo 509 no SIE como observação que o documento é uma Produção Intelectual, mas o número de chamada estará com classificação normal, sem diferenciação. Monografias, Teses e Dissertações ficam acrescidas das siglas PI normalmente.

No Museu foi realizada a troca das etiquetas das obras classificadas como PI, porém manteve-se a localização diferenciada dos PI’, assim como foi mantida a separação dos PI’s, pois entende-se que esse é um projeto institucional datado quando da publicação do Catálogo da Produção Intelectual e Científica da FIDENE/UNIJUÍ – 1957 a 1997 em comemoração aos 40 anos do ensino superior no Noroeste do Rio Grande do Sul. Esse catálogo visou resgatar toda a produção técnico-científica e histórica da UNIJUÍ, desde sua fundação como FAFI e FIDENE. A publicação dessa obra teve por objetivo reunir todas as obras elaboradas para fins didáticos (apostilas arquivadas no Museu), pelos primeiros professores (freis capuchinhos), além de toda produção técnico-científica dos atuais professores e daqueles que atuaram na FIDENE/UNIJUÍ. O trabalho contou com o esforço da Biblioteca Universitária, do Museu e da edição gráfica da Editora UNIJUÍ.

4.1.5 Ações do treinamento em preservação de acervos e vistas técnicas

No quadro abaixo, as capacitações, atendimentos e visitas técnicas realizadas durante o ano:

Título do Evento Tipo Nº. Part. Promoção/Local Carga Horária
Reunião de apresentação do projeto Conservação preventiva para preservação do patrimônio arquivístico do Museu Antropológico Diretor Pestana – MADP
Assunto: aprovação para encaminhamento do projeto, proponente FIDENE.
Data: 19 de fevereiro de 2016
R 02 MADP/Reitoria Reitoria 1h
Visita técnica – Escritório de Relações Internacionais
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Assunto: levantamento documental do Arquivo FIDENE, dúvidas na realização a atividade.
Data: 26 de fevereiro de 2016
VT 02 MADP/ERI 1h
Visita técnica – Sala Java Bonamigo
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Assunto: levantamento dos documentos para recolhimento da Sala Java Bonamigo.
Data: 29 de fevereiro de 2016
VT 03 MADP/DHE 1h
Visita técnica – Arquivo Público da Prefeitura de Santo Augusto
Elaboração de diagnóstico
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Público-alvo: funcionária responsável pelo arquivo público
Data: 09 de março de 2016
VT 01 MADP/ASC/Prefeitura Municipal de Santo Augusto 6h
Reunião de avaliação dos documentos da Sala Java Bonamigo
Público: Mário Atuatti, Alexandra Moraes, Paulo Scortegagna, Sandra Schinwelski Maldaner
Assunto: organização e recolhimento de documentos.
Data: 11 de março de 2016
R 04 MADP/DHE/DHE 6h
Oficina de classificação e avaliação de documentos do Arquivo Fidene
Público: secretárias do DCEEng
Assunto: organização do arquivo.
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Data: 21 de março de 2016
O 07 MADP/DCEEng 3h
Organização e seleção de documentos da Sala Java Bonamigo
Público: secretárias do DHE
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Data: 29 de março de 2016
O 04 MADP/DHE 3h
Oficina de classificação e organização do Arquivo Fidene
Público: secretária do Mestrado em Modelagem Matemática
Assunto: organização do arquivo.
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Data: 11 de abril de 2016
O 02 MADP/Secretaria do Mestrado em Modelagem Matemática 2h
Sistema de Arquivos FIDENE
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Data: 15 de abril de 2016
CP 06 MADP/ DCEEng 3h
Organização de documentos acumulados do Arquivo FIDENE
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Data: 19 de abril de 2016
O 05 MADP/DHE 3h
Orientação de aplicação do Sistema de Arquivos FIDENE
Valmir e Mariluci – documentos do laboratório, organização, seleção e recolhimento do Arquivo Fidene
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Data: 20 de abril de 2016
O 02 MADP/Laboratório de Solos 1h30min
Avaliação e orientação ao Laboratório de Engenharia Civil – LEC (avaliação de fichas)
Responsável: Luiz Henrique
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Data: 27 de abril de 2016
O 01 MADP/LEC 2h
Organização de documentos acumulados do Arquivo FIDENE
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Data: 06 de maio de 2016
O 5 DHE 3h30min
Orientações para levantamento documental do Arquivo FIDENE
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Data: 10 de maio de 2016
O 01 MADP/Pesquisador Institucional 1h30min
Reunião sobre digitalização dos documentos de estudantes da Secretaria Acadêmica
Assunto: definição e geração de formatos, padrão e resolução, visita técnica ao Departamento de Arquivo geral da UFSM.
Data: 24 de maio de 2016
R 05 MADP/Secretaria Acadêmica/COINF 1h30min
Demonstração System "novo sistema de gerenciamento eletrônico de documentos aos nossos setores internos e que tem o interesse, se encaixam para administrar tal sistema"
Assunto: mostra de software.
Data: 31 de maio de 2016
O 10 FIDENE 2h
Organização de documentos acumulados do Arquivo FIDENE
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Data: 03 de junho de 2016
O 5 MADP/DHE 3h30min
Sistema de Arquivos FIDENE
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Data: 06 de junho de 2016
CP 07 MADP/DCEEng 3h
Organização de documentos acumulados do Arquivo FIDENE
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Data:  10 de junho de 2016
O 5 MADP/DHE 3h30min
Projeto de recuperação da exposição Memória das Urnas
Data: 21 de junho de 2016

O
03 MADP/Curso de História/UNIJUÍ 1h
Organização de documentos acumulados do Arquivo FIDENE
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Data:  24 de junho de 2016
O 5 MADP/DHE 3h30min
Visita técnica ao DAG
Assunto: digitalização de documentos de alunos.
Data: 29 de junho de 2016

VT
4 MADP/UNIJUÍ/DAG - UFSM Todo dia
Organização de documentos acumulados do Arquivo FIDENE
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Data:  08 de julho de 2016
O 5 MADP/DHE 3h30min
Orientação quanto a organização de documentos
Data: 20 de julho de 2016
O 03 MADP/ASC 1h30min
Sistema de Arquivos FIDENE
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Data: 28 de julho de 2016
CP 25 MADP/DACEC 3h30min
Organização de documentos acumulados do Arquivo FIDENE
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Data: 29 de julho de 2016
O 5 MADP/DHE 3h30min
Organização de documentos acumulados do Arquivo FIDENE
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Data:  05 de agosto de 2016
O 5 MADP/DHE 3h30min
Visita técnica para avaliação de acervo
Data: 16 de agosto de 2016
O 03 MADP/Laboratório de Fotografia do Curso de Comunicação Social 2h
Organização de documentos acumulados do Arquivo FIDENE
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Data: 19 de agosto de 2016
O 5 MADP/DHE 3h30min
Oficina Organização de documentos do Sistema de Arquivos FIDENE
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Data: 06 de setembro de 2016
CP 6 MADP/DCEEng 2h
Organização de documentos acumulados do Arquivo FIDENE
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Data: 09 de setembro de 2016
O 5 MADP/DHE 3h30min
Organização de documentos acumulados do Arquivo FIDENE
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Data: 16 de setembro de 2016
O 5 MADP/DHE 3h30min
Sistema de Arquivos FIDENE
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Horário: 13h30min
Data: 22 de setembro de 2016
CP 05 MADP/FIDENE 3h30min
Organização de documentos acumulados do Arquivo FIDENE
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Data:  23 de setembro de 2016
O 5 MADP/DHE 3h30min
Organização de documentos acumulados do Arquivo FIDENE
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Data: 30 de setembro de2016
O 5 MADP/DHE 3h30min
Sistema de Arquivos FIDENE
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Data: 04 de outubro de 2016
CP 01 MADP/Campus Panambi 3h 30min
Sistema de Arquivos FIDENE
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Data: 21 de outubro de 2016
CP 11 MAPD/DHE 4h
Apresentação do Plano de Classificação de Documentos e Tabela de Temporalidade Unidade de Controladoria das atividades da CPAD
Data: 28 de outubro de 2016
O 07 MADP/Reitoria 1h
Sistema de Arquivos FIDENE
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Data: 28 de outubro de 2016
CP 09 DHE 4h
Apresentação do Plano de Classificação de Documentos e Tabela de Temporalidade Unidade de Controladoria das atividades da CPAD
Data: 04 de novembro de 2016
O 02 Conselho de Direção/FIDENE/MADP 1h
Reunião com Auditor Interno
Orientações para levantamento documental do PCD e Tabela de Temporalidade.
Data: 08 de novembro de 2016
R 02 MADP/Auditoria Interna 1h
Orientação quanto a organização de documentos
Data: 22 de novembro de 2016
O 03 MADP/ASC 3h30min
Sistema de Arquivos FIDENE - Tabela de Temporalidade Documental da Unidade de Controladoria
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Data: 28 de novembro de 2016
CP 11 MADP/Unidade de Controladoria 3h
Visita para levantamento documental – TTD
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Horário: 13:30
Data: 30 de dezembro de 2016
VT 02 MADP/Coordenadoria de Educação a Distância 2h30min
Organização de documentos acumulados do Arquivo FIDENE
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Data:  02 de dezembro de 2016
O 5 MADP/DHE 3h30min

Tipo: T – Treinamento, CP- Capacitação, VT – Visita técnica, AP – Atendimento à pesquisa de grupos, R – Reunião, O – Outros

4.1.6 Arquivo Cooperativismo

Não foram realizadas intervenções neste arquivo.

4.1.7 Arquivo Regional

Não foram realizadas intervenções neste arquivo.

4.1.8 Arquivo Sindicalismo

Não foram realizadas intervenções neste arquivo.

4.1.9 Arquivo Kaingang, Guarani e Xetá

Foi realizada a troca das pastas e remanejamento do arquivo Kaingang, Guarani e Xetá para os arquivos de aço doados pela ASC/AIPD e outro cedido pela Divisão de Imagem e Som - DIS.

4.1.10. Correio Serrano

Os CDs com as cópias do Jornal Correio Serrano para pesquisa foram acondicionados no arquivo deslizante, juntamente com o acervo iconográfico, sonoro e audiovisual, para a sua melhor conservação.

Ao total, o Museu possui na sala de pesquisa 5 computadores disponíveis para pesquisa no Correio Serrano e 1 para pesquisa no acervo fotográfico.

4.2 DIVISÃO DE IMAGEM E SOM

No decorrer do ano a DIS realizou as seguintes atividades: inclusão e classificação no SIE das imagens históricas do Arquivo FIDENE; atendimento à pesquisa; recebimento e avaliação de doações da comunidade; recolhimento de acervo institucional; diagnóstico para políticas de gestão dos documentos iconográficos, audiovisuais e sonoros; participação na elaboração e inscrição de projeto para aquisição de recursos financeiros públicos; elaboração e parceria em atividades de extensão à comunidade (Oficinas “Como pesquisar no Museu” e "Identificação de fotos de Acervo do MADP, doados pelo Jornal da Manhã").

4.2.1 Arquivo FIDENE

Recolhimentos realizados: acervo de setores extintos, que ainda estavam no DHE, sendo o primeiro do acervo de Java Bonamigo (da antiga Sala Java), acervo do antigo DePe, DELAC e DFP. O acervo recolhido consiste de gêneros documentais audiovisuais, iconográficos e sonoros, com o total de 521 documentos.

Classificação do acervo iconográfico produzido pela FIDENE: a classificação por assunto segue conforme os moldes implantados no início dos anos 2000. A mudança para a classificação arquivística, por funções e atividades institucionais, ainda está em análise pela arquivista da DIS, pois depende de diagnóstico da produção, que está sendo executado. Por enquanto, realizou-se o diagnóstico da produção já recolhida pelo MADP da Coordenadoria de Marketing, Secretaria Acadêmica e DCVida, em confronto com a classificação exigida pela Portaria do MEC nº 1224 de 2013, que recomenda a classificação e avaliação das atividades-fim para Instituições de Ensino Superior - IES. Pretende-se, com a gestão dos gêneros iconográficos, audiovisuais e sonoros, que a classificação dos mesmos ocorra na origem, antes da avaliação e do recolhimento, o que poderá depender, principalmente, da conscientização dos responsáveis pela produção documental, participando do processo de identificação e classificação documental. O trabalho também dependerá da adoção pela instituição de Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD) com os requisitos do E-Arq (Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos), que pode ser através de adaptação do SIE, além do Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq), para preservação e segurança dos documentos digitais, de forma a manter sua autenticidade. 

Orientações para produção das imagens digitais no MADP: com base nas capacitações produzidas à Coordenadoria de Marketing - CMKT, às Secretarias Acadêmicas e aos Departamentos de cursos, itens de orientação começaram a ser analisados para a orientação da produção fotográfica no MADP, principalmente pela Divisão de Museologia, com situações diferenciadas na criação e recebimento de imagens no decorrer do planejamento de exposições anuais e do acervo museológico para divulgação.

4.2.2 Acervo da Comunidade

Disponibilização de índices de pesquisa do acervo organizado: os índices mais recentes do ano foram disponibilizados na página do MADP, para consulta pelos pesquisadores que acessam a internet. O planejamento segue a atualização bimestral dos índices, quando existir alterações ou novas informações.

Impressões das fichas de descrição da Coleção Eduardo Jaunsem: as fichas de descrição do acervo no SIE foram impressas e em seguida elas foram dobradas e cortadas. Cerca de 3.600 fichas foram impressas e disponibilizadas para consulta.

Projeto de organização e descrição do acervo fotográfico de Luiz Germano Gieseler (27/07/1870-25/05/1954): o acervo com 386 documentos é composto praticamente por negativos de vidro produzidos ao longo da vida do fotógrafo, nascido em Kemberg-Alemanha, mas que passou a viver no Brasil no final do século XIX, residindo primeiro em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul e em seguida se estabelecendo em Ijuí. Luiz Germano Gieseler foi fotógrafo por distração e tinha nas atividades de seu moinho, próximo à Usina Velha e Rio Potiribu, o sustendo da família. O projeto de organização do acervo fotográfico passou pelas fases de higienização e acondicionamento e, em seguida, através da parceria com o neto do titular, Edgar Beno Gieseler, as imagens foram identificadas em um formulário, com base na norma internacional de descrição ISAD (G) e brasileira (NOBRADE), sendo aproximadamente 300 unidades. Posteriormente, pretende-se através de entrevistas com familiares registrar as informações pertinentes ao contexto histórico dos documentos. As atividades também integram o projeto de dissertação realizado pela arquivista da DIS como mestranda do curso de Pós-Graduação Profissionalizante em Patrimônio Cultural da UFSM. A proposta de pesquisa tem como objetivo apresentar uma metodologia de organização e descrição, com base nas teorias arquivísticas, aos documentos fotográficos da comunidade regional, especificamente dos arquivos pessoais. Ao final, a dissertação oferece a possibilidade de desenvolvimento de dois produtos: a descrição arquivística em sistema eletrônico com acesso à internet e um manual com recomendações direcionados aos doadores de seus documentos ao MADP.

4.2.3 Outras atividades desenvolvidas pela DIS

Consolidação do sistema de digitalização em mesa de digitalização: adquiriu-se o negatoscópio que será utilizado para digitalização/reprodução de imagens a partir do negativo de vidro. A outra função do negatoscópio é a visualização de negativos flexíveis. Ainda não é possível fazer uso completo da mesa, pois falta um computador para instalação de software de visualização simultânea da imagem e com servidor em rede para descarregamento dos arquivos produzidos pela câmera fotográfica. Espera-se a aquisição de um computador através do projeto “Difusão da memória social de Ijuí e região noroeste do Rio Grande do Sul: acesso eletrônico ao acervo fotográfico das atividades econômicas registradas no período de 1900-1990”, inscrito no edital “Pró-cultura RS FAC dos Museus”, que consiste na aquisição de equipamentos que faltam para a digitalização de documentos para difusão pelo MADP.

Reestruturação do antigo laboratório fotográfico da DIS: mudança das funções do laboratório de fotografias para sala de reprodução digital de documentos analógicos com uso da mesa de digitalização. O espaço também foi adaptado para comportar equipamentos eletrônicos para documentos sonoros como disco de vinil, fitas cassete e CD (compact disc). Com a reestruturação do ambiente, o espaço em que estava instalada a mesa e armazenavam materiais de acondicionamento, o mesmo foi planejado para guarda de obras raras da Divisão de Documentação (DD), aproveitando a mesma climatização dos demais ambientes da DIS, com a derrubada de divisória. Os armários de aço da DIS com acervo sem tratamento também foram readequados, de forma que toda a documentação esteja protegida. Os materiais de acondicionamento, tanto da DD como da DIS, foram transferidos para a sala de reprodução que contém armários adaptados.

Equipamentos de reprodução sonora: Sobre o uso de equipamentos de reprodução sonora doados pelo professor Dinarte Belato a alguns anos como aparelho de CD, aparelho toca-discos e aparelho com 2 decks de fita cassete o mesmo não possui mais a funcionalidade de toca fitas cassete e rádio, apenas serão aproveitados os módulos de disco de vinil e CD (compact disc). Foram adquiridos dois (2) aparelhos mini-system com 1 deck de fita cassete e toca CD, sendo um deles com defeito no toca CD. Um está disponível no MADP para uso na DIS e o segundo, para uso da DD, em função dos registros de história oral.

4.2.4 Atendimento à pesquisa e digitalizações:

4.3 DIVISÃO DE MUSEOLOGIA

No decorrer do ano de 2016, todas as atividades pertinentes da Divisão de Museologia foram continuadas, tais como documentação de acervos, montagem e desmontagem de exposições, monitorias e recepção dos visitantes, atendimento a pesquisadores.

Visando atender algumas demandas apontadas previstas no Plano Museológico foram elaborados dois projetos: “Adaptação do espaço da exposição de longa duração com vistas à universalização do acesso”, encaminhado à Caixa Econômoca Federal e “ Conservação preventiva do acervo de médio e grande porte em reserva técnica no Museu Antropológico Diretor Pestana”, encaminhado ao Pró-Cultura RS FAC Memória e Patrimônio”.

A elaboração dos referidos projetos exigiu da equipe reuniões de estudos e planejamento, interações e parcerias com técnicos de outros setores da instituição e fora dela, pesquisas sobre novas metodologias e tecnologias aplicadas a processos expográficos, de acondicionamento, bem como medição de grande parte do acervo para planejamento personalizado.

Visando a otimização da guarda e conservação de acervos foram retirados das molduras documentos e fotografias e transferidos para a DD e DIS, respectivamente.

Neste ano foram documentados 23 objetos doados em 2007, 17 objetos referentes a 2014, e 05 referentes a 2015. Este número, relativamente menor, comparado com os últimos anos é justificado pelos seguintes motivos:

- Decisão em conjunto com a equipe e direção de que os objetos somente serão destinados para reserva técnica, devidamente higienizados, tarefa esta que demanda relativamente mais tempo investido, aumentando o hiato temporal em que o objeto espera por documentação, já que o processo é imediatamente anterior à documentação. Muitos objetos são doados ao museu sem ter passado por nenhuma higienização recente, e mesmo nos que passam não é observado o rigor técnico que a tarefa exige.

- Procedimento de restauro e/ou intervenção de higienização rigorosa de objetos musealizados (recentemente doados e alguns já componentes do acervo) extremamente carentes de cuidados, sendo que alguns destes, desde sua chegada ao museu. O procedimento envolve pesquisa de materiais e métodos, experimentação teórica em materiais similares antes da devida aplicação e finalmente a intervenção, que dependendo da tipologia do objeto, pode envolver materiais e métodos distintos. Cabe a ressalva que o museólogo conhece técnicas de intervenção em materiais, já que foi aluno do curso de Conservação e Restauro da Universidade Federal de Pelotas, ainda que sem ter concluído esta segunda graduação.

Alguns dos objetos que receberam este procedimento no decorrer do ano:

Com relação ao processamento técnico, ressalta-se o refinamento da metodologia para tratamento de objetos musealizados compostos de metal para a remoção de acúmulo ferruginoso proveniente da oxidação nos objetos doados. A metodologia está plenamente desenvolvida, necessitando somente do respaldo acadêmico, colocando o Museu Antropológico Diretor Pestana entre os museus que pesquisam e desenvolvem metodologias com a finalidade de melhor preservar o acervo sob sua guarda, bem como contribuir com o trabalho museológico, uma vez que a metodologia for difundida. Cabe a lembrança de que a presente metodologia conflui conhecimentos da Química, Conservação e Restauro e Museologia, observando axiomas e propondo uma nova visão sobre o cuidado com objetos componentes de acervo museológico, prolongando a vida útil do objeto.

Trabalho, de forma mais estreita, no sentido de suporte técnico e cooperação no planejamento expográfico dos estudantes do Curso de Ciências Biológicas UNIJUÍ, envolvendo deslocamento do museólogo no período que antecede a exposição.

5. Gestão de Pessoas

Os funcionários do MADP vem recebendo apoio para qualificar seus conhecimentos específicos, inclusive com oferecimento de cursos externos. O MADP possui uma equipe qualificada, atenta às variáveis internas e aos processos de transformação, comprometida no processo, buscando sempre a melhoria do ambiente de trabalho e a qualidade nos atendimentos.

5.1 Atividades realizadas pelo estagiário CIEE

As atividades do estagiário CIEE tiveram início na Divisão de Documentação em 09 de maio de 2016 e foram as seguintes:

5.2 Atividades realizadas pelo Jovem Aprendiz

O ano foi encerrado com onze funcionários, um estagiário CIEE e um Jovem Aprendiz, sendo distribuídos nas seguintes divisões:

UNIDADE FUNÇÃO CARGA HORÁRIA
Unidade Administrativa Diretora 38
Unidade Administrativa Secretária 38
Unidade Administrativa Analista de Projetos 24
Unidade Administrativa Auxiliar de Limpeza 40
Divisão de Museologia Museólogo 24
Divisão de Museologia Educadora de Museu 38
Divisão de Museologia Assistente de Pesquisa e Extensão Junior 38
Divisão de Documentação Arquivista 38
Divisão de Documentação Assistente de Pesquisa e Extensão Junior 38
Divisão de Documentação Estagiário CIEE 30
Divisão de Imagem e Som Assistente de Pesquisa e Extensão Junior 38
Divisão de Imagem e Som Arquivista 28
Divisão de Imagem e Som Jovem Aprendiz 20

6. Política de parceria Museu/UNIJUÍ

As parcerias entre profissionais e estudiosos das diferentes áreas de produção de saberes apontam para a melhoria da qualidade dos projetos do Museu e o público visitante ganha em qualidade.

Nesse sentido, cabe destacar a intensificação do intercâmbio com a UNIJUÍ, através dos cursos de graduação e de pós-graduação, como Design, Ciências Biológicas, História e Mestrado em Direitos Humanos, que tiveram parcerias na realização de exposições temporárias e itinerantes, além de diversas ações educativo-culturais, que contribuíram nos resultados educacionais positivos, alcançados pelo Museu no decorrer do ano.

Nestas atividades parceiras, envolveram-se vários estudantes dos cursos de Ciências Biológicas de e História, vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID UNIJUÍ e ao Programa de Educação Tutorial/MEC-SESu, além de alunos do 3º ano do Ensino Médio da EFA.

7. Relatório em números

As informações a seguir têm a intenção de compartilhamento ao público da diversidade de ações realizadas pelo MADP, as quais contribuem para a construção de conhecimentos.

7.1.1 Pesquisa de Público - geral

Primeiramente, o Gráfico 1 apresenta informações sobre o número de visitantes e pesquisadores, por ano, que foram beneficiados através das ações educativo-culturais realizadas pelo Museu. Entre elas, pode-se citar as exposições (temporárias, de longa duração e itinerantes), palestras, sessões de cinema, cursos, seminários, oficinas e pesquisas realizadas em seus diferentes arquivos.

O MADP é reconhecido, enquanto centro museológico e documental, com características antropológicas, que contribui para a melhoria do processo educacional e cultural na região Noroeste do Estado do RS. Isto pode ser constatado no Gráfico 2, através das ações realizadas prestigiadas por usuários procedentes de diversas cidades do Rio Grande do Sul, de outros estados e até do exterior.

7.1.2 Visitas às Exposições

As exposições constituem-se como uma das principais ferramentas de comunicação utilizada pelo Museu. Elas são classificadas nas diferentes modalidades: Temporárias, de Longa Duração e Itinerantes.

Neste ano, 24.846 pessoas visitaram as exposições de Longa Duração, Temporárias e Itinerantes promovidas pelo Museu. Neste total está incluído o público envolvido diretamente nas exposições e em suas atividades complementares, como palestras, oficinas, minicursos, seminários, entre outros.

O Gráficos 3 apresenta o número de visitantes, nas exposições, por tipo de exposição e o Gráfico 4 o número de visitantes por ano.

7.1.3 Pesquisa

Os arquivos históricos são recursos fundamentais para o desenvolvimento de pesquisas promovidas pela equipe do Museu, por pesquisadores externos e pela comunidade.

Em 2016 foram realizadas 1.089 pesquisas nos arquivos do Museu e atendidos 324 pesquisadores. As pesquisas realizadas por arquivo podem ser visualizadas no quadro a seguir:

NÚMERO DE PESQUISAS 2016
Divisão de Documentação – documentos textuais, bibliográficos e cartográficos
AI AF AR AS AC AKGX HE BIB CS DD TOTAL
310 81 2 0 0 0 71 114 39 0 617
Divisão de Imagem e Som – documentos iconográficos e sonoros
AI CB CJ AF AC CM AS CW AR AKGX CG FITOTECA FILMOTECA TOTAL
151 189 82 0 7 0 0 0 0 0 0 2 461
Divisão de Museologia – documentos museológicos TOTAL
11
Total de pesquisas 1.089
Pesquisas pelo e-mail arquivofidene@unijui.edu.br 26
Pesquisas pelo e-mail madppesquisa@unijui.edu.br  146
Total pesquisa por e-mail 172

O grau de escolaridade dos pesquisadores no MADP no quadro abaixo é representado por um total de 324 pesquisadores no ano de 2016, destacando-se o atendimento ao Ensino Superior.

ESCOLARIDADE DOS PESQUISADORES - 2016
Ensino Fundamental Ensino Médio Ensino Superior Especialização Mestrado Doutorado Não informado Total
58 78 104 27 21 15 21 324

Quanto à procedência dos pesquisadores no MADP, foi possível identificar um número mais evidente para pesquisadores procedentes de Ijuí.

IJUÍ OUTRAS CIDADES RS OUTROS ESTADOS EXTERIOR NÃO INFORMADO TOTAL
252 48 13 5 6 324
7.1.4 Projetos Externos

No decorrer do ano foram centrados esforços para captação de recursos para o Projeto aprovado pelo MinC, via Lei Rouanet, “Revitalização do Sistema de Climatização do MADP”, em 2014, encaminhado pela Associação de Amigos do Museu, no valor de R$ 192.183,72, prorrogado até dezembro de 2017.

O Gráfico 7 mostra o valor captado nos anos de 2014 a 2016 para a execução do Projeto Revitalização do Sistema de Climatização do MADP.

7.1.5 Doações

O Museu possui peças, em seu acervo, que são marcas da memória de Ijuí e da região. A manutenção do patrimônio regional preservado só é possível graças às doações recebidas da comunidade.

O Gráfico 8 mostra o número de doações por gênero documental que enriqueceram o acervo preservado pelo Museu.

Cabe registrar que as Divisões de Museologia, Documentação e Imagem e Som produzem seus relatórios de atividades anual completos, preservados no Arquivo Institucional, sendo que é feita uma síntese das informações para compor este relatório.

Acredita-se que, durante o ano de 2016, o MADP cumpriu com suas obrigações, não só pelas metas atingidas, mas, principalmente, pelo êxito nas ações educativas-culturais realizadas pela equipe qualificada de colaboradores do Museu.