Assessoria Jurídica e de Legislação e Normas

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Coordenador: Lauro Antônio Pasche

A Assessoria Jurídica e de Legislação e Normas é um órgão suplementar, adscrito à Presidência da FIDENE e à Reitoria da UNIJUÍ.

Tem como atribuições assessorar todos os setores da Instituição em assuntos de natureza jurídica; fazer a interpretação de legislação a ser seguida em suas áreas de atuação; elaborar estudos, emitir pareceres e preparar informações; assistir a Direção da Instituição no controle interno da legalidade administrativa dos atos praticados ou já efetivados, e daqueles oriundos de órgão ou colegiado interno; elaborar e examinar textos de edital, contratos, convênios ou instrumentos congêneres a serem celebrados; examinar ordens e sentenças judiciais e acompanhar seu exato cumprimento.

As atividades desenvolvidas pela Assessoria Jurídica e de Legislação e Normas podem ser divididas em dois blocos.

Num primeiro bloco são elencadas as atividades desenvolvidas na parte jurídica em geral, que são as seguintes: assessoria jurídica preventiva; elaboração e análise de contratos e distratos, editais, convênios, pareceres, resoluções, portarias e outros atos normativos; acompanhamento de processos judiciais e extrajudiciais; encaminhamento e acompanhamento na tramitação de processos e documentos de professores-visitantes estrangeiros; assessoria e orientação jurídica aos diversos setores da instituição, tais como: Secretaria Acadêmica, Coordenadoria de Recursos Humanos, Coordenadoria Financeira, Coordenadora Patrimonial e Departamentos Universitários; Reitoria e mantidas da FIDENE.

Num segundo bloco são elencadas as atividades desenvolvidas, mais especificamente, na área educacional de Legislação e Normas, quais sejam: análise, do ponto de vista legal e jurídico, dos seguintes processos: projetos de criação e implantação de Cursos de Graduação, de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu; modificações nas propostas de cursos, quanto a currículo, semestralização, sistema de pré-requisitos, etc.; elaboração e análise de Regimentos de Trabalho de Conclusão de Curso e/ou Estágios dos diversos cursos; elaboração de pareceres, portarias, resoluções, despachos, em nível da Reitoria e Conselhos Superiores; assessoria na área da legislação educacional à Reitoria, aos diversos Departamentos da Universidade, bem como aos setores, com ênfase à Secretaria Acadêmica e ao Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA.

  1. Principais Atividades Desenvolvidas na Assessoria Jurídica e de Legislação e Normas
a)      prestou assessoria jurídica e preventiva;
b)      representou e acompanhou os processos em juízo ou fora dele;
c)       assessorou a Reitoria e a Presidência, bem como os demais setores da Instituição e as mantidas da FIDENE, na resolução de assuntos da área jurídica;
d)      elaborou estudos e emitiu pareceres e pronunciamentos, bem como, prestou informações e orientação oral;
e)       elaborou e examinou editais, contratos, distratos e convênios;
f)        elaborou resoluções, portarias e demais documentos legais relacionados à Instituição;
g)      pesquisou e estudou na legislação, na jurisprudência e na doutrina jurídica, para fundamentar análise, conferência e instrução de processos;
h)      analisou, do ponto de vista legal, documentos como: projetos de criação de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação; modificações nas propostas dos Cursos em relação a: currículo, semestralização, sistemas de pré-requisitos; regimentos diversos.
i)        assessorou a Reitoria, Departamentos da Universidade e EFA em questões relacionadas com a legislação educacional.
  1. Participação em Eventos e Outras Atividades em 2016
Evento/Atividade Tipo Número de Participantes Promoção/Local Carga Horária
Palestra Novembro Azul - Prevenção na Saúde do Homem em relação ao Câncer de Próstata O 3 Salão Azul 3 horas
Palestra do SIPAT O 1 Salão Azul/SIPAT 3 horas
2016/250-3 - SIPAT 2016 IJUÍ - Atividades Orientadas no IRDeR: visita a toda estrutura, trilha ecológica, slack line, ascensão em cordas, rapel, trilha cega, arvorismo S 1 SIPAT 2 horas
Palestra sobre Doenças Respiratórias e Alérgicas - Dr. Carlos Henrique Ramirez François O 1 Salão Azul 2 horas
Apresentação do Plano Carreira O 7 Recursos Humanos 2 horas
Matemática Financeira C 1 Big Master – Santo Ângelo 30 horas
Organização e Técnicas Comerciais C 1 Big Master – Santo Ângelo 20 horas
Língua Portuguesa C 1 Big Master – Santo Ângelo 30 horas
Ética C 1 Big Master – Santo Ângelo 16 horas
Conceitos Básicos de Economia C 1 Big Master – Santo Ângelo 30 horas
Como conduzir negociações eficazes C 2 SEBRAE/RS e RH 15 horas
Curso de Espanhol C 1 NDRH – Unijuí 60 horas
5ª Jornada Virtual de Liderança 2016 O 1 RH.com.br 10 horas
Outubro Rosa: Prevenção do Câncer de Mama O 5 NDRH/UNIJUÍ – Ijuí 3 horas
Mês da Mulher: Oficina - Você sabe escolher seu hidratante? O 2 NDRH/UNIJUÍ – Ijuí 2 horas
Mês da Mulher: Oficina - Avaliação da pele e hidratação O 3 NDRH/UNIJUÍ – Ijuí 2 horas
Mês da Mulher: Oficina – Conhecendo os rótulos dos alimentos O 1 NDRH - DCVida/UNIJUÍ – Ijuí 30 min
Mês da Mulher: Oficina – Intimidade: Como posso me cuidar? O 1 NDRH - DCVida/UNIJUÍ – Ijuí 30 min
Capacitação: Educação Ambiental – Funcionalidades da Coleta Seletiva T 1 NDRH/UNIJUÍ – Ijuí 4 horas
Capacitação de fiscais para o Vestibular de Inverno 2016 T 1 NDRH/UNIJUÍ – Ijuí 2 horas
Palestra sobre doenças respiratórias e alérgicas S 1 SESMT/RH – Ijuí 3 horas
Vestibular de inverno 2016 O 1 VRG/UNIJUÍ – Ijuí 5 horas
Vestibular de verão 2016 O 1 VRG/UNIJUÍ – Ijuí 5 horas
Excel Básico na UNIJUÍ C 2 NDRH/UNIJUÍ – Ijuí 12 horas
Excel Intermediário C 1 NDRH/UNIJUÍ – Ijuí 12 horas
Quem ama abraça: Reflexões sobre a violência nas relações familiares - alusivo aos 10 anos da Lei Maria Penha O 2 SIPAT/UNIJUÍ – Ijuí 3 horas
Salão do Conhecimento - Comissão Avaliadora/Painelista S 1 UNIJUÍ - Ijuí 20 horas
Fiscal de Prova O 1 UNIJUÍ – Ijuí 4 horas
- LIBRAS - BÁSICO – Técnicos-Administrativos e de Apoio C 1 RH – Ijuí 2 horas
Agente Sinergia T 1 RH  
Salão do Conhecimento – Comissão Avaliadora/Painelista S 1 VRG – Ijuí 20 horas
Eleições SINDIMAN O 1 SINDIMAN/Porto Alegre 8 horas
Reunião SESCOOP O 1 SESCOOP/Porto Alegre 2 horas
Reunião SINDIMAN O 1 SINDIMAN/Porto Alegre 6 horas
Curso “Capacitação e Gerenciamento de Crises” C 2 Reitoria/Marketing 32 horas
Reunião SINDIMAN O 1 SINDIMAN/Porto Alegre 4 horas
Encontro de Dirigentes do Setor de Educação - Seminário Filantropia S 1 Grupo A Educação – Porto Alegre/RS 8 horas
Palestra UNIJUÍ “Viver e ser uma pessoa feliz” O 1 UNIJUÍ – Ijuí 4 horas
Reunião COMUNG O 1 COMUNG – Porto Alegre/RS 6 horas
Seminário COMUNG – Filantropia e e-Social S 1 COMUNG – Porto Alegre/RS 8 horas
Seminário COMUNG – Filantropia e e-Social S 1 COMUNG – Lajeado/RS 6 horas
Reunião COMUNG O 1 COMUNG – Lajeado/RS 4 horas
Reunião SINDIMAN O 1 SINDIMAN – Lajeado/RS 4 horas
Reunião SINDIMAN O 1 SINDIMAN – Porto Alegre/RS 4 horas

S - Seminário C - Curso T - Treinamento O - Outros

NÚCLEO DE COBRANÇAS: vinculado à Assessoria Jurídica e de Legislação e Normas a partir de abril de 2008, tem como principais atribuições: efetivar a cobrança administrativa (escrita) de débitos relativos a mensalidades escolares de estudantes ativos e inativos de cursos de graduação, pós-graduação, EFA e Cursos Técnicos, contratos de confissão de dívidas, acordos judiciais, fundo rotativo, MPE, notas fiscais, contratos de aluguéis e de prestação de serviço.

As atividades do Núcleo de Cobranças podem ser resumidas em: análise da conta corrente, contratos e históricos dos estudantes, elaboração das notificações, envio das mesmas e controle do retorno, registro dos devedores no SPC e/ou SERASA, baixa dos registros junto ao SPC/SERASA, controle dos cadastros de negativação, organização de material e encaminhamento de débitos para cobrança judicial, negociação direta com os devedores pessoalmente, por telefone e e-mail, suporte aos colegas das CAAs dos outros Campi nas negociações de débitos em cobrança, confecção de contratos de confissão de dívidas.

No ano de 2014 houve reformulação do quadro funcional do Núcleo de Cobranças, passando a contar com apenas 04 colaboradores na cobrança administrativa, tendo sido transferidos 02 colaboradores para laborar diretamente com cobranças judiciais, permanecendo estes no ambiente do Núcleo de Cobranças. No ano de 2015 foi ampliada a equipe de técnicos que laboram diretamente com as cobranças judiciais, de dois para três, contando, no final de 2015, o setor, com 08 colaboradores.

Cobranças específicas empreendidas em 2016 referente a exercícios do ano e anteriores:

  1. Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu – aproximadamente 270 devedores cobrados (valor nominal de R$ 786.100,41). Valor nominal efetivamente recuperado: R$ 602.038,05 (99 estudantes).
  2. Fundo Rotativo – efetuada cobrança de 155 devedores e fiadores (valor nominal de R$ 656.973,10). Valor nominal efetivamente recuperado: R$ 654.584,00 (82 estudantes).
  3. Graduação - aproximadamente 417 devedores cobrados (valor nominal de R$ 1.395.475,77). Valor nominal efetivamente recuperado: R$ 2.611.198,71 (880 estudantes).
  4. P.E. – aproximadamente 167 devedores cobrados (valor nominal de R$ 398.454,04). Valor nominal efetivamente recuperado: R$ 167.500,61 (104 estudantes).
  5. Contratos de Renegociação e Acordos Judiciais: aproximadamente 804 devedores e/ou fiadores cobrados (valor nominal de R$ 3.210.858,10). Valor nominal efetivamente recuperado foi de R$ 1.350.132,20 (358 estudantes).
  6. Curso Técnico em Enfermagem e Qualificação/EFA: aproximadamente 10 devedores cobrados (valor nominal de R$ 14.951,17). Valor nominal efetivamente recuperado: R$ 31.187,22 (15 alunos).
  7. EFA (ensino fundamental e médio): aproximadamente 128 devedores cobrados (valor nominal de R$ 235.350,86). Valor nominal efetivamente recuperado: R$ 91.687,98 (40 alunos).
  8. No decorrer do ano de 2016 foram efetivados 1.499 registros de negativação de devedores junto ao SPC e foram ajuizadas 754 ações judiciais de cobrança de débitos.