A Assessoria de Assistência Social é ligada diretamente ao Gabinete do Presidente da Fidene e tem como objetivos contribuir para a valorização da cidadania e melhoria da qualidade de vida, principalmente das populações em situação de vulnerabilidade social. Neste sentido, os projetos sociais que não são ligados a ações de extensão conduzidas pelos departamentos são abrigados nessa assessoria, com o acompanhamento da Chefia de Gabinete da Reitoria/Presidência.
Coordenador: Alex Lenz Stragliotto
Coordenadores Pedagógicos: Mauro Bertollo e Márcia Michael
O Projeto Ijuí Pró-Vôlei, idealizado pelo ex-atleta da seleção brasileira de voleibol, Alex Lenz Stragliotto, implementado numa parceria envolvendo a FIDENE/UNIJUÍ e a Prefeitura Municipal de Ijuí, teve seu início efetivo no mês de setembro de 2009. O projeto atende alunos das redes de ensino públicas municipal, estadual e particular. Tem como principais objetivos: a) oportunizar a inclusão e a integração sociais de crianças e adolescentes entre sete e quatorze anos através da prática desportiva de qualidade, assistida e dirigida; b) ensinar às crianças e jovens participantes do projeto os fundamentos e valores morais da modalidade esportiva voleibol, baseadas em modelo pedagógico que preza tanto a formação de cidadãos como o surgimento de futuros atletas.
No ano de 2016 o projeto teve 2.171 alunos participantes, nos 19 núcleos de atividades mantidos pelo projeto. Destes, 1.471 alunos (68%) são oriundos das escolas municipais, 655 alunos (30%) vêm das escolas estaduais e 45 alunos (2%) das escolas particulares.
A equipe do Pró-Vôlei é formada pelo coordenador geral, Alex Lenz Stragliotto, pelos coordenadores pedagógicos professores Márcia Michael e Mauro Bertollo. Conta, ainda, com dez estagiários do Curso de Educação Física, dois bolsistas do Núcleo de Eventos do Curso de Educação Física da Unijuí e um estagiário do Curso de Comunicação Social, que trabalham junto aos núcleos do projeto. Um dos bolsistas do Núcleo de Eventos está desenvolvendo trabalho de pesquisa qualiquantitativa, em uma investigação que visa buscar os significados do projeto na concepção das direções das escolas envolvidas, tendo como orientador o professor Mauro Bertollo, do curso de Educação Física da Unijuí. A primeira etapa da pesquisa, da parte quantitativa, foi apresentada no Salão do Conhecimento de 2016 com o título "Ijuí Pró-Vôlei: uma análise quantitativa". A segunda etapa, da parte qualitativa da pesquisa, continua sendo analisada para elaboração de relatório na próxima edição do Salão do Conhecimento.
Durante o ano, além das aulas regulares nos núcleos e dos eventos realizados com o objetivo de motivar os alunos e integrá-los, o Ijuí Pró-Vôlei participou de várias competições regionais e estaduais, tanto com as equipes masculinas, como com as femininas, tendo como técnico o estudante Mateus Dallabrida, bolsista, supervisionado pelo coordenador geral Alex Lenz Stragliotto, CREF 013149/RS e pela coordenadora Márcia Michael. O desafio para 2017 é a manutenção do convênio, que sofreu cortes financeiros devido à crise econômica que afetou as contas públicas, bem como a adaptação do número de núcleos e de alunos participantes de acordo com o investimento destinado à consecução do projeto, além da contínua busca por mais recursos financeiros que viabilizem um melhor desempenho no trabalho realizado com as equipes representativas.