Estratégias de Comunicação Digital são destaques na abertura da Semana Acadêmica dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Na noite de segunda-feira, 7 de outubro, a Semana Acadêmica "Práticas e Vivências em Comunicação", dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí, deu início às suas atividades com um bate-papo sobre "Mídia e estratégias de comunicação: influenciadores, inteligência artificial e transformação digital nas organizações". A conversa foi conduzida pelo relações públicas, professor e pesquisador,  Fábio Frá Fernandes, e contou com a presença de estudantes, professores, egressos e profissionais da área para refletir sobre os desafios que moldam o futuro da comunicação.

Ao longo do bate-papo, Fernandes abordou temas como o uso de dados na comunicação digital, a crescente influência dos criadores de conteúdo e o impacto das tecnologias emergentes nas organizações. Os estudantes tiveram a oportunidade de refletir sobre essas inovações e sobre os espaços que podem ocupar como futuros profissionais da comunicação em um cenário de transformação constante.

A estudante do 2º semestre de Publicidade e estagiária da Usina de Ideias, Nicoli Klawa, compartilhou suas impressões sobre a experiência. “Essa é minha primeira semana acadêmica, e estou gostando muito da experiência! Foi uma fala muito interessante, principalmente sobre a importância de entendermos como os dados e as novas ferramentas digitais estão moldando as estratégias de comunicação.”

Keila Rosa, estudante do 6º semestre de Jornalismo, também comentou sobre as dicas trazidas por Fernandes. “Algo muito interessante foi ele apresentar materiais produzidos por ele e por outros profissionais, focando em estratégias de comunicação e eventos, principalmente no pós-pandemia. Além disso, ele nos incentivou a trabalhar com a nossa realidade, a aprender as ‘receitas’ da comunicação, mas também a adaptá-las ao nosso contexto.”

Sobre a escolha da temática para Semana Acadêmica e o porquê dela ser importante para a formação dos estudantes, a coordenadora dos cursos, Nilse Maldaner, explica que a temática traz muito das competências que os estudantes realmente querem desenvolver, e que precisam para serem bons profissionais da área da comunicação. “Nós procuramos trazer para a semana acadêmica práticas e vivências de interesse dos alunos, onde nós buscamos contemplar várias questões de produção, edição e que também estão relacionadas com o campo da comunicação digital.”

A programação da Semana Acadêmica segue até quinta-feira, 10 de outubro, oferecendo aos estudantes de graduação uma série de oficinas teórico-práticas e encerrando com o aguardado Festicom, o Festival da Comunicação. Confira as atividades programadas:

09/10

  • Oficina de Edição Criativa com imagens com João Barasuol e Aline Conrad - Studio 33.
  • Oficina de Edição de vídeo com o Premiere com Celio Ferrazza, Editor de Vídeo dos cursos de Jornalismo e Publicidade.
  • Oficina de Fotografia com Queli Rieth, Fotógrafa e Publicitária.
  • Oficina: Tenho o roteiro, e agora? com Amanda Ritter, Lays Borges e Nessa Rosa, colaboradoras da Assessoria de Marketing da Unijuí.

10/10 

  • Premiação FESTICOM, encerrando a semana com uma celebração das melhores produções dos estudantes de comunicação.  

Por Martina Neubauer, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias

Fotos: Rubian Bottega e Martina Neubauer


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.