A solidariedade vai marcar a recepção da primeira turma do curso de Medicina da Unijuí aos calouros que ingressaram neste segundo semestre. O “trote solidário”, que será realizado em parceria com o núcleo acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), vai envolver os estudantes com a comunidade.
O cronograma das ações beneficentes conta com a doação de sangue, do dia 30 de agosto até o dia 9 de setembro. E, neste sábado, 31 de agosto, serão arrecadados, nos mercados Zaffari, Walmart e Rei das Frutas, alimentos não perecíveis. Os estudantes do Curso de Medicina da Unijuí estarão identificados, vestindo uma camiseta verde do Trote Solidário. “Este movimento tem como objetivo realizar uma ação social que integra os estudantes e a comunidade, e promove conscientização sobre a importância do comprometimento dos futuros médicos com a comunidade. Os alimentos são depois doados a entidade local. A Unijuí, através do seu Curso de Medicina, participa pela primeira vez deste evento de solidariedade”, observa o coordenador do curso, professor Jorge Brust.
Também já está ocorrendo a arrecadação de tampinhas plásticas para ajudar o Instituto do Câncer, com pontos de coleta próximas as lixeiras e no hall da Biblioteca Mario Osorio Marques, no Campus Ijuí.
O “trote solidário” é uma parceria das universidades, bancos de sangue e bancos de alimentos do Rio Grande do Sul. Todas as universidades do Estado que possuem o curso de Medicina são convidadas pelo Simers a participar do trote solidário. Segundo dados do Sindicato, na edição de 2018 houve um crescimento de 30% nas doações de sangue, beneficiando cerca de 4 mil pessoas. Além disso foram arrecadadas mais de 56,8 toneladas de alimentos não perecíveis, destinados para mais de 113 mil pessoas.