Segunda turma é recebida para o projeto Enfermagem Unijuí na Alemanha - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 1º de agosto, a aula inaugural da segunda turma do projeto Enfermagem Unijuí na Alemanha, junto ao Centro de Eventos da Universidade. O encontro teve o intuito de apresentar aos 20 novos participantes, egressos e estudantes do curso de Enfermagem da Unijuí e de outras instituições de ensino superior do Brasil, detalhes do projeto viabilizado por meio de um convênio entre a Unijuí e o Grupo Helios, a maior rede de hospitais e clínicas da Europa. A parceria permite que os participantes aprendam uma nova língua e que tenham a experiência de atuar no mercado de trabalho europeu.

“É uma satisfação receber os participantes deste projeto, que vai prepará-los para inserção no mercado de trabalho internacional. O Escritório de Relações Internacionais - ERI  fará o acompanhamento de todos, durante todo o projeto, juntamente com a Unidade de Educação Continuada. Nesta segunda turma, metade dos participantes são egressos ou estudantes do curso de Enfermagem da Unijuí. Os demais vêm de outras cidades e estados, e todos são bem-vindos à Instituição”, destacou a assessora de Relações Internacionais da Unijuí, Vanderleia Haiski, lembrando que nesta segunda-feira foi aberta a seleção para a terceira turma. Interessados devem entrar em contato pelo e-mail eri@unijui.edu.br, até o dia 20 de setembro.

Coordenadora do curso de Enfermagem da Unijuí, a professora Marinez Pettenon destacou que a recepção da segunda turma é um momento especial para o curso, que já conta com uma trajetória de quatro décadas. “É muito importante para nós sermos os pioneiros nesse projeto, que permitirá que nossos estudantes realizem seus estágios curriculares na Alemanha e que até conquistem uma vaga de trabalho”, afirmou.

Como observou a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, o processo de internacionalização é trabalhado há muitos anos pela Universidade. Tanto que a Instituição possui convênios com diversas universidades em outros países, permitindo que estudantes da graduação e da pós-graduação tenham a oportunidade de realizar um intercâmbio. “O intercâmbio presencial acabou prejudicado por conta da pandemia, mas, neste período, novas oportunidades surgiram. Tivemos a internacionalização de forma online, permitindo que muitos estudantes, que não teriam condições de sair fora do Brasil, se conectassem com outras instituições e colegas de outros países”, destacou a vice-reitora. 

O projeto conta com três fases: a primeira inclui dois semestres de curso de língua alemã, com bolsa de estudos; a segunda fase compreende um estágio prático opcional nas clínicas e hospitais do Grupo Helios, na Alemanha; e a terceira fase consiste em uma seleção de emprego para atuar profissionalmente em um dos hospitais nos quais o Grupo Helios é conveniado. 

Diretamente da Alemanha, o vice-reitor de Administração, professor Dieter Rugard Siedenberg, incentivou egressos e estudantes a participarem da iniciativa. Como destacou, é uma oportunidade única poder trabalhar numa rede que conta com mais de 100 hospitais e clínicas na Europa. “Aprender o idioma não será fácil, mas é possível e vale a pena. É uma grande oportunidade poder realizar o estágio curricular aqui, mesmo antes de ter realizado a prova de proficiência em alemão, e depois ter a oportunidade de atuar profissionalmente na rede”, comentou o professor, em chamada de vídeo.

Para fechar a aula inaugural, os professores de língua alemã, Cristina Trentini e Gabriel Stapf, fizeram uma apresentação sobre o curso. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.