Na última sexta-feira, dia 1º de outubro, nos turnos da manhã e tarde, acadêmicos do 10º semestre do curso de graduação em Enfermagem da Unijuí apresentaram seus trabalhos de conclusão, referentes à disciplina de Estágio em Enfermagem III, sob orientação das professoras Cátia Matte Dezordi e Arlete Regina Roman. A atividade ocorreu junto ao auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
Na ocasião, além dos estudantes e professoras, estiveram presentes a equipe gestora da Secretaria Municipal de Saúde e os enfermeiros responsáveis pelas unidades de saúde onde se realizaram os estágios: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Colmeia; CAPS AD; Unidade de Saúde do bairro Luiz Fogliatto; Unidade de Saúde do bairro Modelo; Serviço de Atenção Especializada (SAE); Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) e Unidade de Saúde da Mulher.
Os temas abordados nos trabalhos da disciplina emergiram das experiências vivenciadas pelos acadêmicos. Dentre eles, estiveram a classificação de risco em uma unidade de pronto atendimento; cuidado integral às pessoas com o vírus da imunodeficiência humana e/ou com síndrome da imunodeficiência adquirida; padronização de diluição de medicamentos injetáveis visando a segurança do paciente; integralidade do cuidado aos usuários dependentes químicos em situação de vulnerabilidade social; otimização do fluxo de acompanhamento aos usuários de saúde mental em um Centro de Atenção Psicossocial e o monitoramento de sífilis na gestante e parcerias sexuais.
Os estudantes utilizaram a Metodologia Problematizadora como estratégia de ensino propulsora de conhecimentos no ambiente prático. Ela consiste em uma estratégia de inovação na área educacional de saúde e mostra-se tanto como um método de estudo, quanto de ensino, uma vez que promove nos sujeitos uma postura crítica, reflexiva e também investigativa, a partir da identificação de uma situação-problema e busca de resoluções. Esta metodologia e a socialização servem para dar significado às experiências profissionais vivenciadas durante a formação acadêmica, embasadas em estudos e pesquisas, de modo a ampliar a qualificação do processo de ensino e aprendizagem.